Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Boas.
Comprei um Qnap ts -228a, acontece que tenho dois discos seagate de 2Tb.
Não o consigo configurar, inicio o wizard para instalar o software e depois de fazer os passos todos, o último passo é esperar 300s. Depois disso não acontece nada e parece que fica corrompido a instalação
 
Boas.
Comprei um Qnap ts -228a, acontece que tenho dois discos seagate de 2Tb.
Não o consigo configurar, inicio o wizard para instalar o software e depois de fazer os passos todos, o último passo é esperar 300s. Depois disso não acontece nada e parece que fica corrompido a instalação
Depois de esperares o tempo, se fores ao browser no ip que configuraste o que te aparece?
 
Boa noite,

Estou a pensar adquirir um QNAP ou Snynology e a derradeira pergunta faz-se: o que comprar?

No fundo, as minhas necessidades são as mesmas que as do Progressivo e o Crow-. Digamos que eu irei explorar ainda mais: pretendo ter um servidor aplicacional (Apache Tomcat, maybe?) a correr para publica uma ou duas páginas, aceder por VPN à minha rede local, Plex server.. essas coisas.

O budget não será uma restrição, o que interessa aqui é comprar realmente o melhor dos dois, depois é escolher aquele que tem specs adequadas às minhas necessidades.

@Crow- chegaste a adquirir qual?

Cumps.
 
Última edição:
Estou mesmo inclinado para o synology ds418play.
queria um NAS de 4 baias e processador intel, o preço é que não está nada agradável.
alguém sabe de uma promo para estes equipamentos, ou onde andam a melhor preço?
 
Última edição:
Relativamente a RAID & Backups, visto que ao ler posts passados encontrei alguns cépticos em torno deste tema, deixo aqui um artigo interessante para elucidar para os problemas óbvios: http://www.petemarovichimages.com/2013/11/24/never-use-a-raid-as-your-backup-system/

A dúvida é: que sistema utilizar para backup. Ter um disco externo attached ao Synology também não parece ser o ideal..
Qual é a dúvida?
Nenhum raid é backup, se a informação por crítica é necessário outro meio de backup adicional.
Na empresa onde estou usamos precisamente um disco externo no qnap, com cópias diárias, primativo mas funcional.
 
Qual é a dúvida?
Nenhum raid é backup, se a informação por crítica é necessário outro meio de backup adicional.
Na empresa onde estou usamos precisamente um disco externo no qnap, com cópias diárias, primativo mas funcional.

A dúvida reside em ter um sistema de backup no mesmo local. É certo que um RAID não é um backup, aí não restam dúvidas. Mas um incêndio numa casa onde tens um NAS com um disco externo ligado, nada te salva. Para salvaguardar estes desastres físicos, estou a pensar ter cópias dos dados mais relevantes nos laptops que possuo, que nem sempre estão no mesmo sítio e poucas as vezes estão no mesmo local que o NAS. O sincronismo seria manual ou intencionalmente automático, i.e., ao aceder por VPN faz sync auto. Assim, salvaguardo-me também para situações em que apaguei um ficheiro sem querer e quero ir ao backup.. que estará no QNAP ou nos Laptops, dependendo de ontem utilizei os ficheiros.

Ou.. alternativamente pagar por um serviço cloud, que não sou de todo apologista.
 
Podes fazer sync entre NAS distintas por Rsync em vez de "armazenar conteúdo sensível" num servidor "qualquer".
A dúvida reside em ter um sistema de backup no mesmo local. É certo que um RAID não é um backup, aí não restam dúvidas. Mas um incêndio numa casa onde tens um NAS com um disco externo ligado, nada te salva. Para salvaguardar estes desastres físicos, estou a pensar ter cópias dos dados mais relevantes nos laptops que possuo, que nem sempre estão no mesmo sítio e poucas as vezes estão no mesmo local que o NAS. O sincronismo seria manual ou intencionalmente automático, i.e., ao aceder por VPN faz sync auto. Assim, salvaguardo-me também para situações em que apaguei um ficheiro sem querer e quero ir ao backup.. que estará no QNAP ou nos Laptops, dependendo de ontem utilizei os ficheiros.

Ou.. alternativamente pagar por um serviço cloud, que não sou de todo apologista.
 
Fiz upgrade de 1 para 4gb no meu DS216+II, parece um avião agora :p
15 minutos e £19 bem gastos :D

image.png


image.png
 
Última edição:
onde compraste a RAM @jjmaia?
comprei hoje um DS918+, está a 529,90€ numa loja nacional, andava atras do bicho já a algum tempo e ainda não o tinha visto tão baixo.
para quem estiver interessado neste modelo, aproveite que está a bom preço.

ele trás 4GB de RAM, e como vai ser para reproduzir filmes bem pesados (4K HDR), talvez equacione colocar-lhe mais 4GB

para já vai com uns discos que andam aqui por casa, depois tenho de investir nuns de 4TB

O DS418, está a um excelente preço, 389,90€, quem estiver a pensar comprar, que aproveite
 
Curioso que estou a pensar ir comprar um DS918+ a essa loja para substituir o meu DS215j. Este último vai para 200km de distância e servir de backup.

Mas entretanto e durante uns meses vou passar os discos para o novo NAS e adicionar outro disco, mas encontrei um possível problema.
O novo disco será de 7200rpm e os outros são de 5400rpm e não sei se terei problemas por adicionar outro tipo de vibração ao conjunto. Alguém sabe se poderá ser potencialmente perigoso para os discos ?
Não estou nada preocupado com performance só e apenas com a vida dos discos.
 
bom, eu acho que a questão acaba somente por estar na velocidade com que escreve/lê nos diferentes discos

@jjmaia, compraste da synology ou de outra marca?
há quem diga que fica registado na bios do NAS, se for de outra marca e que a synology invalida a garantia se não for da marca deles. não sei até que ponto isso possa ser legal, mas enfim...
 
Como tinha cá em casa RAM de portáteis que foram para o lixo, experimentei colocar vários módulos no meu Synology DS210+ (32bit). Com um módulo de 1GB DDR2 (667 Mhz), da Kingston, nem arrancava. Depois coloquei um módulo de 4GB DDR2 (800Mhz), também da Kingston, e funcionou, mas o sistema deteta apenas 1 GB. O módulo original era de 512 MB (667 Mhz).

info.jpg


ram.jpg


Comprei o meu Synology DS210+ em 2010 e como o processador é de 32bits estou limitado ao DSM 5.2, com uns esporádicos updates de segurança. Vou ponderar se vale a pena comprar um novo modelo de 64bits.
 
Última edição:
dependendo do que esperas gastar, há algumas unidades a bom preço numa loja nacional, dá uma vista de olhos a ver se te interessa.
promoções na synology é coisa mesmo muito rara, portanto, fica de olho
 
Back
Topo