Que NAS comprar? Synology vs QNAP

@Im-Ho-Tep

Tens requisitos minimos e básico pelo que "qualquer um serve" parece-me que se pode aplicar a ti. Dito isto, só tenho experiência com Synology e o software é bom e permite tudo o que precisas. As apps mobile são fracas, mas fazem o seu trabalho (podes sempre usar Samba shares e usares uma app qualquer em vez das oficiais). Ou seja, a minha recomendação recai sobre Synology. Quanto ao modelo especificios, não te sei dizer qual será o mais apropriado.


Queria só destacar esta parte porque RAID NÃO É BACKUP. Se não sabes as diferenças, informa-te melhor antes de tomares uma decisão para que possas tomar uma decisão informada e gastares o necessário, dado que tens um budget apertado.

Já pesquisei um pouco posso ter confundido algumas coisas, o que pretendo é ter dois discos, com um a fazer backup do outro para o caso de algum avariar.

O budget é apartado mesmo por se correr mal ser pouco o investimento, e como temos necessidades básicas não vale a pena gastar rios de dinheiro para dizermos que temos o melhor ;)

Obrigado pelo feedback.
 
Ele tem razão no que diz, raid não é backup, é protecção contra falha. Por exemplo se alguém apagar tudo sem querer desaparece a informação toda em ambos os discos. O Backup é efectuado noutro dispositivo (cloud, disco externo, outro nas, etc.) e é feito temporalmente de acordo com as necessidades e de preferivelmente não havendo sobreposição do anterior (mais crítico no caso dos automáticos).
 
Ele tem razão no que diz, raid não é backup, é protecção contra falha. Por exemplo se alguém apagar tudo sem querer desaparece a informação toda em ambos os discos. O Backup é efectuado noutro dispositivo (cloud, disco externo, outro nas, etc.) e é feito temporalmente de acordo com as necessidades e de preferivelmente não havendo sobreposição do anterior (mais crítico no caso dos automáticos).

Se percebi bem o RAID é se um sector do disco 1 avariar, tens o ficheiro no disco 2, é isso?
 
O Synology 718+ faz isso que pretendes (só tenho dúvidas no sync com o google photos) mas é capaz de ficar fora do orçamento. O transcoding 4K é que torna problemático arranjar nessa gama de preços.

Um 218play ou 218+ não seria suficiente? No limite posso ir para um até 400eur e acrescentar um disco de 3Tb. Posteriormente meto outro de 3TB para ter redundância dos dados. Mas preferia colocar logo os 2 discos porque é por isso que estou a ir para um NAS em vez de ter um disco ligado ao router por SMB1
 
Boas,

Após várias semanas de pesquisas decidi-me por comprar QNAP e vou optar por comprar novo para a garantia. Estou indeciso agora se opto por um modelo menos recente TS-231P onde tenho duas opções já com disco a um preço interessante

- Qnap TS-231P NAS + 2 x Toshiba N300 NAS 4TB 3.5" SATA3 por 475€


- Qnap TS-231P NAS + Seagate IronWolf NAS 4TB SATA3 por 485€

ou por um mais recente Qnap TS-251+-2G NAS por 354€ com discos a parte. (mais caro)

O objectivo é o seguinte:
* Usar os dois discos idênticos em RAID1 ou backup - tenho internet GSM com tráfego limitado pelo que nao posso copiar para a Cloud facilmente)
* Armazenar backup de dados
* Servir de mediacenter para fotos e Videos (Máximo Full HD)

Que opções sugerem?

Obrigado
 
Última edição:
Um 218play ou 218+ não seria suficiente? No limite posso ir para um até 400eur e acrescentar um disco de 3Tb. Posteriormente meto outro de 3TB para ter redundância dos dados. Mas preferia colocar logo os 2 discos porque é por isso que estou a ir para um NAS em vez de ter um disco ligado ao router por SMB1

Sim, a ds218play parece uma boa opção. Só tinha visto por alto na página dos equipamentos mas vendo as especificações está lá.


Hardware Transcoding Engine 10-bit H.265 (HEVC), MPEG-4 Part 2, MPEG-2, VC-1; maximum resolution: 4K (4096 x 2160); maximum frame rate per second (FPS): 60

Só é pena ter apenas 1GB de RAM, não sei até que ponto afectará o desempenho, procura alguma review dele.
 
Sim, no melhor dos cenários é por aí. Se falhar um disco completamente também tens o outro disco como cópia, mas nunca protege contra remoção acidental, por exemplo.
Queria só acrescentar o seguinte... Em RAID1, se um disco pifar (por qualquer motivo) o sistema continua a funcionar mas em modo "degradado". Ou seja, o recomendado é desligar imediatamente o sistema, comprar um disco novo (se o problema for hardware), e só voltar a ligar o sistema depois de inserir o novo disco e deixar o array de discos ser reconstruido. Não sendo possível ter o sistema em baixo durante este tempo, é possível continuar a usar o mesmo mas é muito recomendado comprar novo disco e substituir o estragado ASAP. Porquê? Porque se por qualquer motivo o único disco no RAID1 também tiver algum problema, perdes os dados todos.

Daí RAID não ser backup. Backup é uma cópia dos teus dados num outro NAS, numa cloud, whatever. Outro sitio qualquer que possas aceder para restaurar os dados todos.

Sugestão, pensa bem na importância dos dados que tens e do quão valorizas a recuperação dos mesmos no caso de uma "catástrofe". E com isso vê se vale a pena investires nalgum sistema de backups (para além do RAID). Eu sei que uma pessoa nunca pensa nestas coisas porque é raro acontecerem, mas é quando acontecem que uma pessoa pensa "dass, porquê que eu não fiz backups".

Não sei o teu orçamento mas se bem me lembro ias ter 1TB+1TB, certo? Considera aderir ao Synology C2 (https://c2.synology.com/en-global/backup#tab_plan) ao plano de 1TB, são 60€/ano (5€/mês) e tem integração com o Synology (podes automatizar os backups e facilmente restaurar dados e/ou recuperar versões antigas de ficheiros até 30 dias). Há serviços bem mais baratos por aí, mas têm uma diferença crucial, são serviços que cobram para recuperares dados (o preço é normalmente por cada GB recuperado). No caso deste Synology C2, podes recuperar o que quiseres que não pagas mais por isso. Mas lá está, depende das tuas necessidades.
 
Queria só acrescentar o seguinte... Em RAID1, se um disco pifar (por qualquer motivo) o sistema continua a funcionar mas em modo "degradado". Ou seja, o recomendado é desligar imediatamente o sistema, comprar um disco novo (se o problema for hardware), e só voltar a ligar o sistema depois de inserir o novo disco e deixar o array de discos ser reconstruido. Não sendo possível ter o sistema em baixo durante este tempo, é possível continuar a usar o mesmo mas é muito recomendado comprar novo disco e substituir o estragado ASAP. Porquê? Porque se por qualquer motivo o único disco no RAID1 também tiver algum problema, perdes os dados todos.

Daí RAID não ser backup. Backup é uma cópia dos teus dados num outro NAS, numa cloud, whatever. Outro sitio qualquer que possas aceder para restaurar os dados todos.

Sugestão, pensa bem na importância dos dados que tens e do quão valorizas a recuperação dos mesmos no caso de uma "catástrofe". E com isso vê se vale a pena investires nalgum sistema de backups (para além do RAID). Eu sei que uma pessoa nunca pensa nestas coisas porque é raro acontecerem, mas é quando acontecem que uma pessoa pensa "dass, porquê que eu não fiz backups".

Não sei o teu orçamento mas se bem me lembro ias ter 1TB+1TB, certo? Considera aderir ao Synology C2 (https://c2.synology.com/en-global/backup#tab_plan) ao plano de 1TB, são 60€/ano (5€/mês) e tem integração com o Synology (podes automatizar os backups e facilmente restaurar dados e/ou recuperar versões antigas de ficheiros até 30 dias). Há serviços bem mais baratos por aí, mas têm uma diferença crucial, são serviços que cobram para recuperares dados (o preço é normalmente por cada GB recuperado). No caso deste Synology C2, podes recuperar o que quiseres que não pagas mais por isso. Mas lá está, depende das tuas necessidades.

Já me aconteceu, roubaram-me um portátil na desmontagem de um salão "felizmente" o portátil era novo tinha feito backup para trocar os dados do portátil antigo uns dois meses antes, actualmente faço backup uma vez por mes.

No meu orçamento para já é para utilizar dois discos antigos de 500GB, se calhar o RAID1 será benéfico no caso de falha de um dos discos, vou estudar a opção do Synology C2, os 300gb chegam fica a 2€ por mês, tenho de "namorar" o patrão ele é daqueles que prefere pagar logo a cabeça que ficar com mais uma prestação ao final do mês.
 
Não estou dentro destes dispositivos (estive para adquirir, mas vou montar um desktop para o efeito), mas se não precisares de transcoding, qualquer um deve dar (dependendo apenas da tua rede).
 
Já me aconteceu, roubaram-me um portátil na desmontagem de um salão "felizmente" o portátil era novo tinha feito backup para trocar os dados do portátil antigo uns dois meses antes, actualmente faço backup uma vez por mes.

No meu orçamento para já é para utilizar dois discos antigos de 500GB, se calhar o RAID1 será benéfico no caso de falha de um dos discos, vou estudar a opção do Synology C2, os 300gb chegam fica a 2€ por mês, tenho de "namorar" o patrão ele é daqueles que prefere pagar logo a cabeça que ficar com mais uma prestação ao final do mês.

A Qnap tem algum serviço semelhante? Não me importava de pagar 2€ por mês por 300 Gb de cloud.
 
Boas.
Estou a pensar compara uma NAS para utilização básica:
Backup fotos, videos, docs dos pc's e telemóveis.
Servir de media center (DLNA) para ver filmes na tv (alguns 4k), e pouco mais.

Inicialmente estava a pensar numa NAS de 1bay por ser mais barata, mas talvez de 2bays seja melhor para o futuro e mais versátil fazendo RAID, talvez.
Estive a analisar e as mais baratas (+-equivalentes) são a QNAP TS-230 e synology DS218, sendo a synology bem mais cara, apesar das características serem iguais (pelo menos pela minha análise, que percebo pouco ou nada do assunto).

Valerá a pena gastar um pouco mais por 2bay? passo sempre fazer back up para um externo ocasionalmente, já que não vou guardar nada de muito importante lá.

Se for 2bays, qual a mais indicada entre estas duas (ou uma outra, não sei)?

Obrigado desde já.
 
@Costodio

Experimentei durante algum tempo essa qnap, mas não me serviu (velocidade de transferência sem queixa, mas se tiveres alguns serviços, nota-se rapidamente a baixa de performance dos mesmos), pelo que optei por ir por um pc dedicado a Nas (g5400, 4gb RAM, 240ssd, 4tb Seagate ironwolf), que embora seja mais difícil de configurar e por tudo a funcionar, é muito mais flexível e melhor desempenho. Foi mais 100€. (qnap a 160€). Eu foi para usar synching (backup portátil e sync de um server exterior) , cloud, plex (e serviços relacionados;) )
A não ser que tenhas espaço limitado, ou não queiras instalar OS (em qualquer das opções tens de estudar o OS), um desktop acaba por ser a melhor opção (terá um consumo um pouco mais elevado, mas não será muito), permitindo uma muito maior adição de discos, sem custo acrescido.
 
Eu tenho um HP Proline Gen 8 já com uns 3 anos, a correr freenas num SDcard, e até ao momento 5*.

Custou-me cerca de 180€, e foi das melhores compras que fiz.
Já fiz um upgrade de 4 para 8gb, tenho 4hdd wdred em raid, e tenho um ssd ligado ao local que era para a drive.

Uso o emby, seja na rede ou fora de casa, os filmes rodam 5*.
Uso para backups,servidor multimedia, para o meu HomeAssistant, e afins. Tudo o que consigo coloco lá!

Comprando um NAS que já tenho sistema operativo, torna-se mais fácil, mas na minha opinião, há no mercado sistemas livres e mais abertos, que podemos instalar e tirar mais proveito!
 
@lftg

O consumo pode ter uma diferença considerável. Inicialmente também tive um sistema itx a fazer de NAS é acabei por mudar para um NAS dedicado e notei bem na factura da luz.
 
Se fores para cpu de gama alta e tiveres processos gulosos (edição por ex), claro, mas sabes que ele não se nega, quando num nas de entrada, não o faria (ou a muito custo/lento).
Agora se fores para um de baixo consumo (existem cpus mais poupados que o q meti) e não encher completamente de processos e serviços até não ter descanso, não será muita.

Por ex, os Nas da qnap/synology de entrada, em utilização, consume entre 10-15w.
O Intel g5400, em full load, consome 25w.
O AMD 200ge, em full load, consome 19w.
Nos Nas, é o consumo da board, enquanto nos cpu temos da adicionar motherboard e ram. Mas dificilmente estará muito tempo (se algum) em full load... O consumo do hdd será igual em todos os casos.

Em relação ao ser complicado, como já indiquei, qualquer que seja a opção tomada, terás de estudar o OS que irás usar, porque difere do que usamos. Se fores por Desktop, só terás mais uns passos extra (sacar a imagem, grava-lá na pen, instalar). No desktop, podes optar por OS dedicado a Nas (openmediavault, freenas) ou OS mais normal (ubunto / windows).
 
Estás a esquecer da eficiência da fonte que não é nada boa em baixos consumos e é aí que perde para os nas que trazem alimentadores para trabalharem perto da eficiência máxima.
 
Back
Topo