Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Olha que não é!
Eu uso RAID1, e dificilmente tens o azar de avariarem os 2 discos ao mesmo tempo!

E isto não é o melhor sistema de segurança! Muitas outras coisas podem acontecer para que possas perder os dados!

Se queres segurança total, bastava teres RAID1, e um backup noutro lado.

É a minha opinião
Eu pretendo juntar tudo o que tenho espalhado, ficar acessível para qq dispositivo em casa (talvez até fora), ter um dispositivo que permita um pequeno servidor multimédia. E me ofereça "garantias" de não perder dados, sobretudo fotos da miúda desde que nasceu.
 
O RAID5 não é de todo a melhor coisa para segurança... Só tens tolerância de 1 disco e em discos de grande capacidade e grandes volumes há inúmeros relatos de problemas com RAID5...eu próprio já o vi acontecer...
Mudei pra RAID1 e 1spare... diferenças de problemas?! Da noite para o dia...
 
Nem todos os sistemas permitiam um Hot Spare Disk, como a QNAP.
Dlink não tinha, mas tinha sim uma rotina de backups para outro disco externo.
Também é de inícios de 2011/2012 :)
 
O RAID5 não é mais seguro que o RAID1, em ambos se falhar mais do que 1 disco a informação toda perde-se.
O RAID5 tem a vantagem de ser mais rápido que o RAID1 e permitir fasear o investimento inicial. Por exemplo pode comprar o NAS e apenas dois discos e à medida que for ficando sem espaço ir adicionando discos para aumentar a capacidade.

O RAID1 se ficar sem espaço terá que comprar dois discos de maior capacidade.
Se optar por uma solução RAID1 veja bem a capacidade dos discos que vai adquirir. Hoje em dia os videos ocupam cada vez mais espaço, 4K e 8K, assim como as fotos. Antes comprar a mais do que a menos.

Independentemente da opção que escolher um NAS por si só não é um backup, ou seja, se a informação só residir no NAS não é um backup e se houver um problema com o NAS como um todo, por exemplo queimar com um pico de corrente, toda a informação perde-se. É por isso que é recomendado fazer backups periódicos do NAS para 1 disco externo.

O que pretende fazer com o NAS? O uso do NAS condiciona a escolha do NAS que vai adquirir. No meu caso uso para partilha de ficheiros, VPN, servidor multimédia e no futuro sistema de video vigilância.

O QNAP TS-231k tem um processador fraquinho e apenas 1GB de RAM. Se é apenas para fazer de servidor de ficheiros serve, se quiser correr o Plex então já tem muitas limitações, nomeadamente não consegue fazer transcoding. Pode dar uma vista de olhos aqui: https://nascompares.com/2020/03/16/plex-qnap-nas-performance-list-2020-edition/

Se tem um budget de 300€ para o NAS então comprava 1 com processador intel pois da-lhe muito mais flexibilidade. Por exemplo o TS-251D, 2 baias e com 2GB de RAM, cabe dentro do seu orçamento. Pessoalmente comprava com 4 GB de RAM, a diferença não é muita. Eu tenho 1 com 4GB de RAM.

Antes de comprar o que quer que seja aconselho a dar uma vista de olhos na página https://nascompares.com/
Ele faz análises a vários NAS de diversas marcas, comparações entre marcas, etc.
 
O RAID5 não é mais seguro que o RAID1, em ambos se falhar mais do que 1 disco a informação toda perde-se.
O RAID5 tem a vantagem de ser mais rápido que o RAID1 e permitir fasear o investimento inicial. Por exemplo pode comprar o NAS e apenas dois discos e à medida que for ficando sem espaço ir adicionando discos para aumentar a capacidade.

O RAID1 se ficar sem espaço terá que comprar dois discos de maior capacidade.
Se optar por uma solução RAID1 veja bem a capacidade dos discos que vai adquirir. Hoje em dia os videos ocupam cada vez mais espaço, 4K e 8K, assim como as fotos. Antes comprar a mais do que a menos.

Independentemente da opção que escolher um NAS por si só não é um backup, ou seja, se a informação só residir no NAS não é um backup e se houver um problema com o NAS como um todo, por exemplo queimar com um pico de corrente, toda a informação perde-se. É por isso que é recomendado fazer backups periódicos do NAS para 1 disco externo.

O que pretende fazer com o NAS? O uso do NAS condiciona a escolha do NAS que vai adquirir. No meu caso uso para partilha de ficheiros, VPN, servidor multimédia e no futuro sistema de video vigilância.

O QNAP TS-231k tem um processador fraquinho e apenas 1GB de RAM. Se é apenas para fazer de servidor de ficheiros serve, se quiser correr o Plex então já tem muitas limitações, nomeadamente não consegue fazer transcoding. Pode dar uma vista de olhos aqui: https://nascompares.com/2020/03/16/plex-qnap-nas-performance-list-2020-edition/

Se tem um budget de 300€ para o NAS então comprava 1 com processador intel pois da-lhe muito mais flexibilidade. Por exemplo o TS-251D, 2 baias e com 2GB de RAM, cabe dentro do seu orçamento. Pessoalmente comprava com 4 GB de RAM, a diferença não é muita. Eu tenho 1 com 4GB de RAM.

Antes de comprar o que quer que seja aconselho a dar uma vista de olhos na página https://nascompares.com/
Ele faz análises a vários NAS de diversas marcas, comparações entre marcas, etc.
O meu uso será bastante similar ao seu, excepto a parte da vigilância. Preciso é de ter consciência do que comprar. A questão do raid a aplicar não é liminar, queria uma solução adequada ao meu uso e não tenho muitos conhecimentos por isso questionei.

Se raid 1 fico bem servido pode ser essa opção.

Raid 5 com 2 discos não dá pelo que percebi.

O transcoding será, a ser necessário, só de áudio.
 
Eu sei que RAID5 com 2 discos não dá. O que quis dizer é que pode começar com RAID1 e depois evoluir para RAID5 quando tiver falta de espaço.

O RAID1 é uma solução, só tenha cuidado com a capacidade dos discos que vai comprar. Quanto espaço vai ocupar à partida com os dados que tem e tentar fazer uma previsão de quanto vai necessitar daqui a 4 ou 5 anos.

Comparação entre RAID1 e RAID5 aqui
 
Boas,

alguém me consegue tirar uma duvida/dar uma ajuda?
Comprei uma Synology DS720+ e queria utilizar a segunda porta Lan para ligar a minha Nvidia Shield e ter acesso directo aos ficheiros guardados na NAS pelo cabo de rede? Tal é possível? E utilizar a segunda porta Lan para fazer "passthough" de ligação à Internet?

Obrigado
 
Na QNap tem várias opções para 2ª LAN, não sei se synology será igual.
Eu sei que RAID5 com 2 discos não dá. O que quis dizer é que pode começar com RAID1 e depois evoluir para RAID5 quando tiver falta de espaço.

O RAID1 é uma solução, só tenha cuidado com a capacidade dos discos que vai comprar. Quanto espaço vai ocupar à partida com os dados que tem e tentar fazer uma previsão de quanto vai necessitar daqui a 4 ou 5 anos.

Comparação entre RAID1 e RAID5 aqui
E é boa sugestão; foi precisamente o que eu fiz nos meus sistemas e também o sugiro, se a intenção for expansibilidade.
Nunca esquecer a integridade, nunca será a mesma de uma solução tipo raid-Z.
 
Última edição:
Eu sei que RAID5 com 2 discos não dá. O que quis dizer é que pode começar com RAID1 e depois evoluir para RAID5 quando tiver falta de espaço.

O RAID1 é uma solução, só tenha cuidado com a capacidade dos discos que vai comprar. Quanto espaço vai ocupar à partida com os dados que tem e tentar fazer uma previsão de quanto vai necessitar daqui a 4 ou 5 anos.

Comparação entre RAID1 e RAID5 aqui
Um NAS que permita essa evolução? O ts 328 dá? Penso é que não dá para o plex pelo que li.
 
Eu pessoalmente não compraria pois tem processador Realtek, a RAM não é expansivel. Para além disso é um NAS já com 3 anos.
Pelo preço prefiro o TS-251D com 4GB de RAM.
 
Back
Topo