Que NAS comprar? Synology vs QNAP

People adquiri um synology ds920+ com dois discos de 8 TB cada da Iron Wolf pro, há muitos anos que não mexo em NAS, tenho algumas dúvidas sendo elas as mais principais estas:

- como automatizar pastas a serem copiadas automaticamente quer do smartphone, pc etc,

- como aceder ao NAS fora de casa sem sem ser pelo easy conect, obrigado
 
Iniciei-me à relativamente pouco tempo no mundo da fotografia e vídeo, e já vi que um NAS é quase obrigatório... Têm alguma recomendação de um NAS relativamente barato? De preferência com 2 baías para fazer RAID (certo?)?

Obrigado.
 
@salvador66
Para sync tens a app deles (ds cloud/synology drive). Se é acessivel/fiável, n sei.

Para acesso, o ideal é configurar uma VPN para teres acesso a tua rede interna/nas quando estiveres fora. A próprio nas deve ter uma opção interna ou via apps.

Eu para acesso ao meu nas (desktop), uso wireguard (VPN) e, em Android, x-plore (file management com pesquisa auto de LAN) para transferência de ficheiros.
 
@salvador66
Para sync tens a app deles (ds cloud/synology drive). Se é acessivel/fiável, n sei.

Para acesso, o ideal é configurar uma VPN para teres acesso a tua rede interna/nas quando estiveres fora. A próprio nas deve ter uma opção interna ou via apps.

Eu para acesso ao meu nas (desktop), uso wireguard (VPN) e, em Android, x-plore (file management com pesquisa auto de LAN) para transferência de ficheiros.
Obrigado mas isso já é fruta a mais, podias dar me umas aulas visto que agora tenho tempo estou em casa de isolamento 7 dias, obrigado.
 
People já tenho o seguinte:

UPS 1200 WATTS com ligações para 4 tomadas 220,

- synology ds920+ update com 12 gbs de ddr4 + 2 discos 8 TB

- PASTAS criadas, users etc.

A minha ou as minhas dúvidas agora é o seguinte.

Tenho meo, ligado ao fibergatway tenho em bridge o router Xiaomi Mi R1D, e a este tenho o NAS ligado.

Como acedo do exterior ao NAS como se estivesse ligado na minha rede doméstica, alguém ajuda obrigado
 
Para aceder fora da rede tens o quickconnect ou definires um nome de domínio para o synology nas.
Por exemplo: meunas.synology.me:5001

A porta que a synology costuma usar é a 5000 em http ou 5001 em https. Mas podes usar outras

Aceder ao nas a partir do exterior é muito simples

Painel de controlo > acesso externo > DDNS

Portal de início de sessão > DSM (aqui defines que porta queres usar)
 
Para aceder fora da rede tens o quickconnect ou definires um nome de domínio para o synology nas.
Por exemplo: meunas.synology.me:5001

A porta que a synology costuma usar é a 5000 em http ou 5001 em https. Mas podes usar outras

Aceder ao nas a partir do exterior é muito simples

Painel de controlo > acesso externo > DDNS

Portal de início de sessão > DSM (aqui defines que porta queres usar)
Isso está tudo feito o problema é abrir portas não entendo nada
 
Não aconselho a utilizar o upnp... não tens controlo sobre as portas abertas no router e estás a expor a tua rede a ataques...
Abre apenas as portas estritamente necessárias para o que precisas!
 
Fazer um up as minhas duvidas que algumas safeime sozinho

Já agora outra duvida para quem tem QNAP, eu nao consigo calar a treta dos beeps no boot, alguem já passou por isso?
Tenho tanto a opcao do boot como dos outros alertas desligados, nunca consigo prevenir no boot.

Este topico continua em aberto, continua a fazer beep no boot, mas nao no shutdown/restart.


Alguem me ajuda aqui com uma coisa... porque raio nao consigo ter mais ficheiros no meu volume?

A pool tem 7.26TB
O volume 6.73 (supostamete o resto é para snapshots)

Porque raio me aparece oversubscrive com 3.45TB, Free 3.46 mas já nao posso escrever mais nada?
Parece que tem a haver com o Allocated (3.32TB) mas nao sei onde terei isso defenido ou porque raio assim nasceu.

Inicialmente tinha como thick volume, mas por causa do mesmo "erro" o painel recomendou trocar para thin, e agora se tentar voltar para tick o limite indica:
Pool capacity 7.26
Current: 6.79
Allocated: 3.32

New capacity(ao converter) 3402GB



Capture.png

Já este topico, foi mais facil, basicamente o snapshot apesar de eu ter reduzido o minimum storage ele nao apaga automaticamente o que estiver a mais, tive de ir apagar snapshots a mão, porque raio nao aparece logo o motivo do oversubscrive ou poder ver algures o espaço ocupado como um todos é estupido...
 
Usar upnp é um erro, então nos dias que correm ainda pior. Se bem que desde o início da guerra na Rússia deixei de receber tentativas de login
 
Usar UPnP ou abrir portas no router nos dias de hoje é um erro. Por favor parem de dar péssimos conselhos.

@salvador66 O tailscale é super fácil de instalar no Synology, e é só isso que tens de fazer, instalar, não é preciso configurar nada. Depois instalas o tailscale no telemóvel ou no portátil. E depois é só aceder ao Synology através do IP do tailscale ou do nome (se o MagicDNS estiver activo). Lê a documentação no site, é fácil de perceber e configurar para uma utilização básica.
 
Usar UPnP ou abrir portas no router nos dias de hoje é um erro. Por favor parem de dar péssimos conselhos.

@salvador66 O tailscale é super fácil de instalar no Synology, e é só isso que tens de fazer, instalar, não é preciso configurar nada. Depois instalas o tailscale no telemóvel ou no portátil. E depois é só aceder ao Synology através do IP do tailscale ou do nome (se o MagicDNS estiver activo). Lê a documentação no site, é fácil de perceber e configurar para uma utilização básica.
O problema para mim é que já passaram mais de 25 anos pufff, se pudesses adicionar o meu número xxxxx e quando te desse jeito mandavas um toque que eu ligava, obrigado uma vez mais.

Obs.: brutal, já consegui o que queria, no final, acho super simples, era mesmo isto que queria, muito obrigado camarada.
 
Última edição:
não é preciso tailscale nem de aplicações terceiras.
se queres ligar por vpn, instalas o vpn server do proprio NAS e ligas-te por aí.
tens vários protocolos disponíveis.
eu por exemplo ligo por openvpn. mas tambem podes usar webdav, quickconnect, DDNS, etc, há varias formas.
por VPN, basta abrires a 1194 UDP por exemplo e ja fazes o que queres

mas desde que consigas o que queres e quilo que te satisfaça, é esse que deves usar.
tailscale serve os teus propositos, excelente
 
Ainda não consegui perceber o drama que é, o utilizador comum ter portas abertas….
Segurança é sempre segurança, nada contra isso, mas na minha opinião não é preciso chegar a extremos.

Para empresas, concordo plenamente, para nós aceder a alguma coisa útil a um servidor nosso em casa, não acho necessário tanto drama.

Minha opinião claro
 
Back
Topo