Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Mete um deco na sala ligado a porta do router e ligas a Box a outra porta do deco.

Ligas os outros 2 decos onde estão os wifi extenders.

Manténs o switch poe como está.
 
Ok, então os 3 Deco em modo AP e com o wifi no router desligado.

Os 3 Decos apenas se criam uma única rede wifi.

É isto certo?

Obrigado pelo esclarecimento.
 
Malta, alguém tem feedback do Eero 6+ ?

Para uma casa onde todos podem estar ligados por cabo de rede, à excepção de um satélite.

Ou pelo preço arranjam-se melhores soluções ?
 
Boas pessoal, será que me podiam dar uma informação. Queria saber o melhor aparelho para amplificar um sinal de WiFi que me chega ao quarto por powerline (com o TPLink HomePlug AV600, the TL-PA4010 KIT). Tenho net de 500/100 e o que preciso é de um sinal Wifi estável no quarto para ver TV (IPTV e TV com a aplicação da MEO).
 
Última edição:
Boas, pessoal

Vou usar esta thread para evitar criar uma nova, espero que seja o sítio certo. Peço desde já desculpa pelo testamento, mas vou tentar dar o máximo de detalhes possíveis.

Tenho pesquisado pela net mas a maioria das recomendações que vejo são muito 'à americana' do tipo "passa cabo pelas paredes e está feito" que claramnente não é a nossa realidade em Portugal com paredes de tijolo.

Alguns detalhes da minha casa/sistema atual:
  • Apartamento (com dezenas de outras wifi vizinhas)
  • Cerca de 80m2, construção dos anos 90
  • De momento a usar um sistema mesh (Asus AC-88U + AC-68U) e powerline (TP-Link AV1300) - powerline uso para levar net estável a uma NUC noutra divisão
  • Sem fichas rj45, coax só na sala e cozinha e até tomadas limitadas (2 por divisão)
  • Sistema de casa inteligente, HomeAssistant, com centenas de dispositivos (sensores de porta/janela, tomadas inteligentes, todas as luzes, etc.)
  • Velocidade contratada de 500mbps
O maior desafio é levar wifi ao quarto, que apesar de estar 'perto' do router principal (~3m) leva com três paredes no meio.

Queria um upgrade por duas razões: 1) O router secundário (AC-68U) esta conectado por AIMesh mas de tempos a tempos perde conexão 2) Os routers AC-88U/68U já têm uns anos e gostava de implementar Wifi 6

Conheço as soluções mais 'prosumer' da Unifi, mas não tenho forma de passar cabos pela casa e não quero fazer obras e gastar uns milhares da forma como a economia está neste momento. Deixo em baixo alguns checks:
  • Orçamento de cerca de 400€ (por todo o sistema, caso sejam vários routers)
  • WiFi 6/6E
  • Tri-banda (deveria criar um sistema mesh mais estável)
    • Também posso usar as powerlines mas nesse caso só consigo ter cerca de 80/90 mbps
  • Suporte para WPA3 para o futuro
  • Poder personalizar definições - uso piHole portanto tenho de poder mudar DNS/etc.
Já tentei pesquisar pelos suspeitos do costume em mesh (Eero, Deco, Asus, Orbi) e estou inclinado para o Asus the RT-AX92U, mas como já foi lançado em 2020 não sei se haverão melhores opções. Duas questões portanto:
  • Será o RT-AX92U uma boa escolha? (a tri-banda deverá ajudar em mesh se comprar o pack de 2 routers)
  • Alguma opção melhor pelo preço?
Obrigado desde já a todos!
 
Boa tarde!
Será o sistema Xiaomi Mesh System AX3000 Dual-Band WiFi 6, em Condições?
Preciso de 3, comprava o pack de 2 + 1!

A questão é pelo preço, valem a pena?

Obrigado
 
Boas, estive a ler as últimas 20 páginas e cheguei à conclusão que irei comprar 2x deco X20.

A minha questão seria onde os colocar. Ou se 3 faria alguma diferença, mas dado o tamanho diria que não.

Deixo abaixo a planta da casa, feita à pressa, do apartamento com 100m2. A ideia seria ter um bom sinal no escritório. A minha ideia até era bastante simples, um ligado ao router e outro no hall da entrada. E não sei se o facto de estar encostado aos elevadores faça alguma diferença no que toca ao sinal de rede.

Sem-t-tulo.png


Desde já obrigado.
 
com essa disposição ate te safavas com um router bom no hall
pois foi o que eu pensei, não há assim dificuldade. alguma recomendação no router?
gostaria de ter sempre o máximo possível em qualquer divisão. posso gastar até 200 euros pois será com um voucher da empresa.

caso contrário fico me pelos 2x x20
 
Num apartamento T2, onde tenho Fibra Meo (router FiberGateway GR241AG) situado numa ponta do apartamento (sala). No corredor (situado no meio do apartamento) tenho um Extensor TP-LINK TL-WA850RE ligado por WI-FI ao FiberGateway GR241AG). A dificuldade que acontece, principalmente com os telemóveis, é que quando ando com estes pelo apartamento noto que ficam sem internet, durante segundos até a ligação restabelecer.
 
Num apartamento T2, onde tenho Fibra Meo (router FiberGateway GR241AG) situado numa ponta do apartamento (sala). No corredor (situado no meio do apartamento) tenho um Extensor TP-LINK TL-WA850RE ligado por WI-FI ao FiberGateway GR241AG). A dificuldade que acontece, principalmente com os telemóveis, é que quando ando com estes pelo apartamento noto que ficam sem internet, durante segundos até a ligação restabelecer.
Isso é normal nos wifi extenders. Num sistema mesh é muito raro isso acontecer. Eu moro numa moradia com 4 decos (dois M4 e dois E4) e em 99% das vezes o meu telemóvel nunca perde sinal quando muda de deco.
 
pois foi o que eu pensei, não há assim dificuldade. alguma recomendação no router?
gostaria de ter sempre o máximo possível em qualquer divisão. posso gastar até 200 euros pois será com um voucher da empresa.

caso contrário fico me pelos 2x x20

Por esse preço consegues comprar 2x deco x50.
 
Boa tarde!
Será o sistema Xiaomi Mesh System AX3000 Dual-Band WiFi 6, em Condições?
Preciso de 3, comprava o pack de 2 + 1!

A questão é pelo preço, valem a pena?

Obrigado
Avancei para a compra de 3 módulos (pack 2 + 1)
Tenho o gateway da meo em mode bridge ligado por rede na porta 4 ao mesh na porta wan, nas outras portas do mesh, 2 vão ligar a outros dois mesh na porta wan, e outra a 1 switch, para ligar outros equipamentos!
As 2 box meo ligam direto o gateway da meo por rede
Testei e tenho a velocidade máxima de Internet (500mb) em 2 pisos
Tudo a funcionar, boa extensão!
excepto num módulo mesh que está apenas a dar quase 100mb que está noutro piso!
Ainda não reiniciei a ver se resolvia!

Obrigado
 
Avancei para a compra de 3 módulos (pack 2 + 1)
Tenho o gateway da meo em mode bridge ligado por rede na porta 4 ao mesh na porta wan, nas outras portas do mesh, 2 vão ligar a outros dois mesh na porta wan, e outra a 1 switch, para ligar outros equipamentos!
As 2 box meo ligam direto o gateway da meo por rede
Testei e tenho a velocidade máxima de Internet (500mb) em 2 pisos
Tudo a funcionar, boa extensão!
excepto num módulo mesh que está apenas a dar quase 100mb que está noutro piso!
Ainda não reiniciei a ver se resolvia!

Obrigado
Boas.
E que tal é a experiência com esse sistema mesh. Parece interessante pelo preço e pelas velocidades. Interessa-me saber se tem uma boa cobertura, mesmo com paredes mais grossas.
Obrigado
 
Boas.
E que tal é a experiência com esse sistema mesh. Parece interessante pelo preço e pelas velocidades. Interessa-me saber se tem uma boa cobertura, mesmo com paredes mais grossas.
Obrigado
Em questões de alcance, mesmo com paredes grossas (casa construída este ano)... Acho que funciona bem... Apesar de não ter termo de comparação!
Tenho 3 pisos e tenho um módulo em cada piso, não tenho problemas nenhuns, tenho vários shelly + AC's + eletrodomésticos todos ligados à rede... E não tenho problema, a não ser no tal módulo que falei que não consigo velocidades acima de 90Mb, seja cabo ou Wi-Fi... Ainda não tive tempo de ver qual o problema!
 
Back
Topo