Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Quantos metros quadrados tem cada andar?
Não tens qualquer cabo de rede certo?
Pretendes manter os 500/100? Ou aumentar a velocidade da net?
Por último, tens algum orçamento?
Muito obrigado pela resposta @Metro

Isso não sei dizer em concreto, mas se for necessário eu arranjo a saber.

A casa não tem qualquer cabo de rede... já tem alguns anos e na altura nada disso era obrigatório.

Sim vou manter os 500/100, chega e sobra para o que eu necessito.

Não queria gastar muito dinheiro e pelos routers que vi da Xiaomi, se funcionarem seria o ideal, porque na verdade não preciso de algo muito "hi-tech".
Era mesmo só conseguir aumentar um pouco a velocidade no piso de baixo. No piso de cima em qualquer lado consigo apanhar no minimo uns 400 Mbps, que para mim já é otimo, se em baixo conseguisse o mesmo, era o ideal.
 
A questão é que ajudar-te é complicado porque a barreira que é a placa entre os andares não conseguimos dizer-te o que vai ser suficiente para resolver o problema. Se consegues os 400 Mbps no andar de cima perfeito. O problema entre andares é que a placa é de facto uma enorme barreira. Os Netgear Orbi Tri-band costumam ser melhores do que os outros mas são mais caros. Claro que um cabo de rede resolvia todos os problemas. Uma outra opção pode ser os P9:
https://tropicalprice.com/product/B083G3QR53
https://tropicalprice.com/product/B07XY7WJ4W

Eu preferia comprar os 3 satélites pela diferença de preço. Se algum dia precisares é preferível. Os P9 têm powerline. Vê se funcionam bem. Já tivemos queixas aqui no fórum mas parece-me que podem ser mesmo o que precisas. Mas foi como disse antes. Cada caso é um caso.
 
Boas. Estou prestes a comprar um Deco M4 (2 unidades) mas gostava de ter a certeza que serve para a minha necessidade.

Tenho, atualmente, o seguinte esquema:

SALA
- MEO 200 MB;
- Router Technicolor TG 789vac V2;
- Do router saem cabos de rede para:
1. Box MEO;
2. TV;
3. Cabo que injeta sinal novamente na parede (creio que vai para o quadro ATI onde só tenho, por opção, a distribuir para um dos quartos).
4. Powerline TP-LINK AV500.

QUARTO
- Box MEO a receber sinal por cabo do socket da parede;
- Powerline TP-LINK AV500, para melhorar a cobertura WI-FI nesta parte da casa.

No entanto, o Powerline já não satisfaz porque só lá chegam cerca de 40 a 60 MB.

Penso adquirir o Deco M4 para transformar para o seguinte:

SALA
- Do router saem cabos de rede para:
1. Box MEO;
2. TV;
3. DECO M4, que por sua vez envia de uma das suas portas o sinal para a parede que de alguma forma vai ter ao quarto. Creio que os dois DECOS tenham de estar ligados diretamente, certo? Ou pode cada um estar ligado diretamente ao router?

QUARTO
- O sinal do socket da parede vai diretamente para a entrada de rede do DECO, e ligo a Box ao DECO pela outra porta de rede.

Isto é possível? Faz sentido?
 
Última edição:
Com uns Deco M4 ligados em ap a um router asus o roaming funciona. A ideia é ir alternado a ligação dos dispositivos móveis automaticamente a medida que vou passando pelos varios ap e router.
 
Depois de ler 20 páginas, encomendei um Tenda Nova Mesh MW12 Ac2100 tri-band.
Só preciso de 2 unidades (100mt/2)
Não tenho hipótese de wired backhaul.
Vai servir para ligar Smarttv + Xbox + Box TV 4k Vodafone + HTPC (normalmente um dispositivo de cada vez)
Tinha um TPLink PLC AV500 que faz 40mbit, há anos. Fraco mas estável e faltava-me wifi.
A rede do SR 3.0 da Vodafone continua a ser fraca, e o router está na ponta oposta da casa a cerca de 12mt + 2 paredes.
Testei com um TPLink PLC novo modelo, TL-WPA8631P AC1200/AV1300, com Wifi, mas ainda tenho menos sinal que com o PLC antigo.
Estes Tenda valem o que valem, mas com cerca de 110€ não encontrei nada tri-band de jeito. Ainda considerei Deco m9+ mas é praticamente o dobro do preço. E sendo Amazon, se não funcionar, vai de volta também.
Fingers crossed.
 
Bem, recebido, configurado, testado... e vai para trás.
Na app diz que o sinal é excelente. Quando ligado ao segundo equipamento, tenho 200/200 no speedtest.
No entanto ligo a box da Vodafone, seja por cabo, seja por wifi, e a imagem está sempre a parar.
Entretanto a app da Tenda deixou de conseguir mostrar a configuração dos devices.
Já tinha feito update de firmware.
Voltei ao powerline velhinho, meti um switch 10/100 que tinha ali esquecido, e para já vou-me safar assim.
Quanto ao Wifi, bem, o router da vodafone ora chega lá com 400mbit ora tem alturas em que está sempre a falhar.
É uma zona fora da cidade, não tenho praticamente vizinhos a fazer interferência.
Estou tentado a ir buscar um Deco M9+ mas são 200€... Para já fica o projecto em standby.
 
isso suporta igmp Snooping v3? sem isso é normal a box ficar aos saltos.
É possível que não suporte, não lhe vejo qualquer referência nas especificações...

Edit:
Bem, decidi voltar a dar uma chance ao Tenda.
Desta vez configurei em AP em vez de Router.
As velocidades no segundo dispositivo estão a rondar os 200/200.
Quanto à box da vodafone, embora por Wifi até funcione ligeiramente melhor que por Ethernet, continua a ter algumas paragens nos canais 4K. Vou manter o PLC ligado apenas à box, porque estranhamente com ele no alto dos seus 50mbits, a box não tem paragens nem a 4K...
Agora é testar uns dias.
 
Última edição:
Update:
O tenda começou a dar dores de cabeça, estava a tentar ligar novos dispositivos ao wifi (devido ao meu trabalho , tenho de andar sempre a ligar novos dispositivos diariamente) e assim que punha a password... Era contemplado com a mensagem "não foi possível ligar a esta rede").

Fast forward 4 dias, recebi o kit Netgear RBK50, seguindo as vossas recomendações.

Alguma luta com as configs, e lá o meti em AP, activei beamforming, mu-mimo etc. E a opção mágica do IGMP. E lá tenho tv a funcionar, canais 4K por wifi sem paragem, e 750mbit se internet no sitio do satélite. Com o bónus de ter 4 portas de rede no segundo dispositivo.

A qualidade realmente paga-se. Embora não seja "óptimo" pagar estes valores nesta altura do campeonato por um equipamento sem Wifi 6...

O importante agora é ver se resiste ao passar do tempo sem problemas.

78cea0d5db4dbce011cb4e2160fe0d0d.jpg
 
É por estas e por outras que recomendo sempre algo na linha da ASUS, Linksys, Netgear para soluções caseiras. Sim no papel são mais caros que algumas outras soluções, mas em geral é só ligar, configurar uma vez e simplesmente funcionam.

Os Orbi são robustos, tens aí sistema para muitos anos.
 
Update:
O tenda começou a dar dores de cabeça, estava a tentar ligar novos dispositivos ao wifi (devido ao meu trabalho , tenho de andar sempre a ligar novos dispositivos diariamente) e assim que punha a password... Era contemplado com a mensagem "não foi possível ligar a esta rede").

Fast forward 4 dias, recebi o kit Netgear RBK50, seguindo as vossas recomendações.

Alguma luta com as configs, e lá o meti em AP, activei beamforming, mu-mimo etc. E a opção mágica do IGMP. E lá tenho tv a funcionar, canais 4K por wifi sem paragem, e 750mbit se internet no sitio do satélite. Com o bónus de ter 4 portas de rede no segundo dispositivo.

A qualidade realmente paga-se. Embora não seja "óptimo" pagar estes valores nesta altura do campeonato por um equipamento sem Wifi 6...

O importante agora é ver se resiste ao passar do tempo sem problemas.

78cea0d5db4dbce011cb4e2160fe0d0d.jpg
750mbs num equipamento sem Wi-Fi 6 é um milagre. Mesmo com Wi-Fi 6 pouco mais que usado consegues.
 
Eu tenho 6 Deco M4 com tarifário 1000/200. O máximo que dá acho que são 600 Mbps.

600?
Tenho o SR2.0 e 1000/200 contratados, e o máximo que consigo (a correr muito bem) mesmo junto ao Deco M4 principal são 460/206.
Isto com um OnePlus 7 Pro, e o Huawei P30 Pro da minha namorada.

E de longe a longe, estou a ver 1 vídeo em 2160p e começa com quebras. Vou ao speedtest e só consigo 120Mb(+/-), tendo que reiniciar os Deco para voltar a ter 400 e tal.
 
tenho m5, ainda não fiz update (se está a funcionar bem não gosto muito de mexer, a não ser que corriga falhas de segurança).

New features:
1. Support for customizing Satellite Deco signal source.
2. Support for customizing Clients connection preference.
3. Support for Reboot Schedule.
4. Support for NO-IP and DynDNS.
5. Support for setting Effective Time and Bandwidth Limit for guest network.
6. Added Smart DHCP switch under Access Point mode.


Improvements:
1. Optimized the Monthly Reports function.
2. Optimized the Clients List function.
3. Improved system reliability and security.
Notes:
1. Please update your Deco APP to the latest version for the new features.
2. If there are other Deco models in your Deco network, you may miss some new features till other models release updates in the near future.

como configurar o deco? é via app instalado no telemovel...
 
tenho m5, ainda não fiz update (se está a funcionar bem não gosto muito de mexer, a não ser que corriga falhas de segurança).



como configurar o deco? é via app instalado no telemovel...
Os meus 5 M5 estão atualizados para a última versão q esteve em fase beta mts meses.

Até agora sem problema e a feature q procurava é fixar o equipamento a um dado satélite.
 
Isso já dava para fazer com firmware antigo. Ias ao deco que tivesse o dispositivo ligado no momento e fazia disable a opção de mesh para esse dispositivo
 
Boas,
Antes de efetuar alguma compra, gostava que ajudassem a esclarecer se consigo obter o que pretendo com o sistema Deco 4/5, usando 3 aparelhos 1 em cada piso.

O que pretendia era a mesma rede WIFI por todo a casa sem andar a conectar a outras redes configuradas.

A casa esta toda ligada com cabos ate ao quadro ATI e atualmente tenho um router meo que tem 4 ligacoes ativas. A um switch POE (4 portas) para camaras exteriores, à box de tv e a 2 aparelhos wifi extender que criam 2 redes diferentes em cada um dos outros andares.

Com o sistema DECO como posso fazer a ligação unica WIFI usando a ligação por cabo entre os aparelhos:

1-Ligando os 3 DECO ao router meo, em modo AP, sobra uma porta para ligar a box ao router. Neste caso, posso ligar por cabo o switch POE ao DECO mesmo estando em modo AP?

2-Ligo ao router meo um switch POE de 8 portas, e conecto 3 aparelhos DECO em modo AP e as 4 camaras. (fica mais cara que tenho que comprar outro switch)

Basicamente, os DECO conectados em modo AP a um router ou a um switch que liga a um router conseguem formar uma única rede wireless? E um switch pode conectar a um DECO por cabo em que este está em modo AP?
 
Back
Topo