Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Alguém tem o seu sistema Mesh ligado por Wi-Fi, sem cabo? Tenho um Smart Router com WiFi 6 da Vodafone e ando a ponderar ter os TP-Link M4 ou parecido, mas teria que ser tudo por Wi-Fi, tenho receio que não seja suficiente...
 
Suficiente para quê? Depende sempre das expetativas. Eu comprei os XT8 porque têm um backhaul dedicado e tenho a mesma performance pela casa toda.
 
Hoje apareceu-me um problema de congestionamento nos meu Deco M4. Notei quando a TV não se conseguia ligar ao Wireless, fui à aplicação e tinha lá a mensagem de canal congestionado (penso que era isto).
O que posso fazer para evitar tal problema no futuro e alguém sabe o que de facto faz a optmização de rede dos deco?

Edit: já estava de novo com a tal mensagem:
 
Tens tudo ligado por wifi? E a casa tem mais que um piso?
Tenho atualmente tudo por WiFi, a casa é relativamente pequena e tirando uns dispositivos smart home que estão a perder o sinal da rede 2.4GHz, tudo está a funcionar atualmente bem e com sinal quase máximo ou máximo. O router da Vodafone está mesmo no meio da casa.

Suficiente para quê? Depende sempre das expetativas. Eu comprei os XT8 porque têm um backhaul dedicado e tenho a mesma performance pela casa toda.
Suficiente para garantir as mesmas velocidades que tenho, com a net a 1Gbps e alguns equipamentos como Raspberry Pi com media server que apenas funcionam aqui dentro da rede. Sinal e distância não deverá ser o problema. Mas o router é o WiFi 6, não sei se será melhor que os M4 em sinal WiFi.
 
Na minha opinião os M4 só valem a pena se forem interligados entre si por cabo.

Se os M4 forem ligados entre si por Wifi então a comunicação entre os diversos satélites utiliza a largura de banda também utilizada pelos clientes, isto porque são dual-band, o que pode levar à saturação dos canais rápidamente.

No caso de não poderem ligar os satélites por cabo recomendo que comprem um sistema tri-band, ou seja, tem um canal dedicado para a comunicação entre os satélites.

Dito isto, tenho 3 satélites M4 instalados em casa interligados por cabo entre si. Se assim não fosse tinha comprado uma solução tri-band.
 
Tens tudo ligado por wifi? E a casa tem mais que um piso?

é um andar, portanto tudo num piso.

Na minha opinião os M4 só valem a pena se forem interligados entre si por cabo.

Se os M4 forem ligados entre si por Wifi então a comunicação entre os diversos satélites utiliza a largura de banda também utilizada pelos clientes, isto porque são dual-band, o que pode levar à saturação dos canais rápidamente.

No caso de não poderem ligar os satélites por cabo recomendo que comprem um sistema tri-band, ou seja, tem um canal dedicado para a comunicação entre os satélites.

Dito isto, tenho 3 satélites M4 instalados em casa interligados por cabo entre si. Se assim não fosse tinha comprado uma solução tri-band.
@Nabais, tens aqui uma boa resposta às tuas questões. Duvido seriamente que os M4 por wireless consigam entregar 1Gbps, mas só checando online testes de reviews.
 
Alguém tem o seu sistema Mesh ligado por Wi-Fi, sem cabo? Tenho um Smart Router com WiFi 6 da Vodafone e ando a ponderar ter os TP-Link M4 ou parecido, mas teria que ser tudo por Wi-Fi, tenho receio que não seja suficiente...
sempre pensei que era obrigatorio ter pelo menos 1 deco ligado por cabo.
 
Tenho esse setup, o novo smart router da Vodafone com 2 M4.

Numa das pontas da casa está a unidade principal que está (obrigatoriamente) ligada por cabo ao router.

A segunda unidade está ligada por Wi-Fi a meio da casa (não tenho hipótese de saída de cabo de rede naquela zona da casa).

Tenho contratados 500/100.

Com o M4 ligado por cabo tenho velocidades de Wi-Fi idênticas às do SR, na ordem dos 498/500 desse “lado” da casa.

No outro lado da casa que ta servido pela unidade que só apanha Wi-Fi a “meio da casa” tenho velocidades na casa dos 180-200. Tendo em conta que antes de montar este setup via-me grego para ter Wi-Fi sequer e a ideia é poder ir a cozinha ou ao quarto do miúdo sem a chamada de FaceTime/vídeo de YouTube cair serve bem o meu propósito.
 
sempre pensei que era obrigatorio ter pelo menos 1 deco ligado por cabo.
Sim, há um que tem que estar ligado ao router, por cabo. E para nao haver cruzamentos, usar apenas o WiFi do M4, desativar o do router.

Tenho esse setup, o novo smart router da Vodafone com 2 M4.

Numa das pontas da casa está a unidade principal que está (obrigatoriamente) ligada por cabo ao router.

A segunda unidade está ligada por Wi-Fi a meio da casa (não tenho hipótese de saída de cabo de rede naquela zona da casa).

Tenho contratados 500/100.

Com o M4 ligado por cabo tenho velocidades de Wi-Fi idênticas às do SR, na ordem dos 498/500 desse “lado” da casa.

No outro lado da casa que ta servido pela unidade que só apanha Wi-Fi a “meio da casa” tenho velocidades na casa dos 180-200. Tendo em conta que antes de montar este setup via-me grego para ter Wi-Fi sequer e a ideia é poder ir a cozinha ou ao quarto do miúdo sem a chamada de FaceTime/vídeo de YouTube cair serve bem o meu propósito.
O que pretendo é parecido com isso mesmo. Mas no meu caso o SR está a meio da casa, o que facilita o sinal não se perder pela casa.
Obrigado pelo feedback!

Eu tenho 6 Deco M4 com tarifário 1000/200. O máximo que dá acho que são 600 Mbps.
Será que com outro equipamento um pouco mais caro, como M5 ou M9, terei mais velocidade?
 
é um andar, portanto tudo num piso.


@Nabais, tens aqui uma boa resposta às tuas questões. Duvido seriamente que os M4 por wireless consigam entregar 1Gbps, mas só checando online testes de reviews.
Compreendo, eu preciso de algo que funcione bem, mas tudo por wifi para dois pisos.
Estou a pensar em optar pelo sistema powerline com os devolo magic 2 multiroom
 
Última edição:
Tenho uns deco M4 que estavam ligados por Wi-Fi menos o principal claro... Agora passei cabo de pela casa e instalei um Switch. Já os coloquei em AP mas o que era o principal só apanha 70 megas (já não está ligado ao router, está na sala ligado ao switch) enquanto o outro vai até 400 (tenho ligação de 500/100). A minha pergunta é se para passar para AP tenho que esquecer a ligações antiga, em modo router e fazer uma nova instalacao do zero ou basta (foi o que fiz), na app mudar de router para AP?
 
@unleash_hell por experiência própria recomendava-te fazer reset aos Deco e depois instalar um a um já em modo AP.
Inicialmente também os tinha em router, quando passei para AP só consegui estabilizar a situação quando fiz reset.
 
Olá a todos.

Tenho internet fibra 1000/200 da MEO com o router fibergateway 6. A minha casa tem cerca de 200m2 e orouter ficou instalado no quadro ATI com tomadas com ligação ethernet nas divisões principais.
Adquiri um sistema mesh com 3 decos X20 para conseguir ter velocidade e distribuição de Wifi rapido e sem grandes quebras uma vez que tenho vários dispositvos ligados por wi-fi.

Fiz a ligação da seguinte maneira:
-No quadro ATI liguei o router ao 1o Deco por ethernet (como só pode ser) e fiz a configuração. Inicialmente ele obriga a configurar em modo router e assim fiz. Coloquei um SSID diferente e prossegui.
- De seguida configurei os outros dois Deco X20. Um na sala e outro no escritorio, ambos por ethernet directamente ao router. Alterei o modo para aaccess Point e esperava que os Deco fizessem a transmissão do sinal por ethernet, mas não fazem. fazem apenas por wi-fi. So consigo fazer por ethernet do Deco que está no ATI para a sala atraves da porta LAN que fica livre do DECO que foi configurado inicialmente como router. Isso faz com que o router do escritorio fique apenas por wifi.
Outra questão é. Não era suposto que ao alterar para o modo access point ele assumisse o nome da rede que estava configurada no router do MEO? O que acontece é que fico com duas redes. A que configurei no DECO e a que está no router. Tinha interesse em manter apenas uma rede.

Se me conseguirem esclarecer e ajudar.
Desde já obrigado
 
tens de desligar a rede wifi no router MEO, e ficas apenas com a rede do deco.

exprimenta ir ao network optimization e ver se resolve, senão sugerias removeres os decos todos, e voltar a criar a rede, mas assim que configurares o primeiro, muda logo para AP e só depois adicionas os outros (ja com o primeiro em modo AP).
 
tens de desligar a rede wifi no router MEO, e ficas apenas com a rede do deco.

exprimenta ir ao network optimization e ver se resolve, senão sugerias removeres os decos todos, e voltar a criar a rede, mas assim que configurares o primeiro, muda logo para AP e só depois adicionas os outros (ja com o primeiro em modo AP).
Já me tinha ocorrida essa solução que penso já ter sido proposta no forum, mas e como soluciono a questão da box da TV? não precisa do wifi do router da meo para funcionar? Ligando a box por ether net funciona?

Obrigado
 
Back
Topo