Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ora aqui vai uma pequena pergunta aos mestres entendidos.

Tenho um smart router da Vodafone em que não dá para escolher o modo bridge. Tenho 3 Deco M4 ligados por cabo ao router definidos como Acess Points.

Dada a restrição do modo bridge do router a configuração como Acess Points dos deco é a melhor, ou devo colocá-los como Router?
 
o normal é a malta dizer para por em AP, mas quais as limitações de meter em router...

  • passas a ter duas redes, quando digo duas redes, aparelhos ligados a rede (wifi ou cabo) no router vodafone, não estao ao mesmo nivel dos que estao nos decos, não é impossivel polos a comunicar, mas por exemplo um telemovel ligado a um deco não "detecta" um NAS ou um chromecast ligado ao vodafone para aquele uso seamless.
    • exemplo mais pratico, um telemovel não ve a box da vodafone (para algumas funcoes que queiras)
  • se quiseres encaminhar portas e quiseres as coisas bem feitas, tens de encaminhar a porta do router da vodafone para o deco router, e a seguir configurar no deco o encaminhamento para o dispositivo final.
  • um pouco mais processamento no deco, ja que este tem de ter tudo activo, que ate pode ser algo quer queiras e passas a ter o controlo no deco
  • se precisares de ligar multiplos dispositivos de rede e querias tudo na rede do deco, deves precisar de um switch para teres essas portas a mais.
Vantagens, é teres o controlo todo no deco, e todas as funcoes que dai vêm que a vodafone não têm.
O vodafone é outra layer de segurança, para alguns paranoicos garantes que a propria vodafone não vai cheirar o que tens dentro da tua rede, pois so vêm o deco router, claro que o mesmo se pode dizer da tplink depois :P
 
@Brain_Killer, tenho ideia que os TP Link têm funções de optimização, portanto é possível que algo esteja a acontecer. Outra coisa que podes tentar verificar (acho que não estou a dizer nenhuma barbaridade) é se o backhaul está a ser feito por powerline ou por wifi. Tenho ideia que, se não forçares nenhuma das opções, vai ser o equipamento a tentar gerir o que é melhor. Essa gestão pode dar resultados menos bons.

@Matita,

Pondera um acoplador de fases. Eu também tenho quadro trifásico, e por acaso quando comprei a casa já tinha lá o acoplador, que servia para a central de aquecimento (aquecedores eléctricos) conseguir comunicar com os aparelhos em qualquer fase. Acabou por ser fulcral durante os vários anos em que tive Powerline, para não ter de me preocupar com isso (cada aparelho conseguir comunicar com qualquer outro independente da fase).
Entretanto já o removi por falta de necessidade, mas é um aparelhozito que fica no teu quadro eléctrico, e tem um fio para cada uma das fases.
A alternativa é provavelmente ou conseguires identificar as fases, e tentares ligares todos os aparelhos na mesma (pode ou não ser exequível), ou mais complicado, fazeres a re-distribuição para garantires que estão todos na mesma (que acarreta outros riscos, inclusive mau dimensionamento da carga eléctrica).

Sim, eu consigo ver na app essa informacao. Diz de onde esta a receber o sinal, mostra tambem uma especie de qualidade de sinal e a frente diz PLC. Nao vejo em lugar nenhum maneira de forcar ou até desativar o modo PLC.

LiQHCUy.jpeg


Mas para agora esta tudo a funcionar bem. O que estou aqui a pensar é que se agora "so" tenho aquela qualidade entre piso 0 e piso 1, quando meter o outro P9 no Piso 2 muito provavelmente a qualidade PLC vai descer ainda mais.
 
@Brain_Killer,

Nesse caso, fica mais complicado. Se calhar tinha um entendimento incorrecto, que o backhaul era feito ou por WiFi ou por Powerline, mas se calhar funciona em paralelo. De qualquer forma, não dá para testar um ou outro, a não ser conseguisses isolar as redes eléctricas.

Da experiência que tive com powerlines da TP Link, a comunicação é bastante capaz com vários pontos. Diria, no entanto, que vai depender muito da carga. Se puseres downloads em força nos múltiplos pontos de acesso, de certeza que vais ressentir-te.
 
@Brain_Killer,

Nesse caso, fica mais complicado. Se calhar tinha um entendimento incorrecto, que o backhaul era feito ou por WiFi ou por Powerline, mas se calhar funciona em paralelo. De qualquer forma, não dá para testar um ou outro, a não ser conseguisses isolar as redes eléctricas.

Da experiência que tive com powerlines da TP Link, a comunicação é bastante capaz com vários pontos. Diria, no entanto, que vai depender muito da carga. Se puseres downloads em força nos múltiplos pontos de acesso, de certeza que vais ressentir-te.

sim, estive a ver no forum da TP-Link e existe muita gente a pedir a funcionalidade de poder controlar o Backhaul. Neste momento parece que so atraves de Telnet e usando um firmware beta se consegue alterar um ficheiro que permite fazer disable.

Neste momento esta a portar-se bem, a carga de downloads esta mais nos devices que tenho ligado por cabo ao switch (AndroidTV e XBOX), tudo que esta ligado por wifi é mais Mobiles e laptops (onde o que realmente preciso é fiabilidade).

Jogo bastante (Online games) nos tablets e sinceramente nao notei qualquer problema em jogar ate ao momento, nao posso dizer que a performance melhorou, mas tambem nao acho que piorou face ao que tinha antes (Simples router do operador). O verdadeiro teste vai ser quando meter o outro P9 no piso superior, esse sim vai ser crucial.
 
Ora aqui vai uma pequena pergunta aos mestres entendidos.

Tenho um smart router da Vodafone em que não dá para escolher o modo bridge. Tenho 3 Deco M4 ligados por cabo ao router definidos como Acess Points.

Dada a restrição do modo bridge do router a configuração como Acess Points dos deco é a melhor, ou devo colocá-los como Router?
E sem a possibilidade de colocares em modo bridge, consegues colocar o deco como router ? Mesmo assim vai formar uma rede mesh ?
 
E sem a possibilidade de colocares em modo bridge, consegues colocar o deco como router ? Mesmo assim vai formar uma rede mesh ?
Não cheguei sequer a experimentar essa solução. Meti em modo AP e para já está tudo a funcionar às maravilhas. Apenas desativei a rede wifi do router da Vodafone.
 
Boas malta, em Dezembro vou mudar de casa e como é maior ando a ver a opção de adquirir uns deco m4 mas tenho algumas dúvidas que gostava que me ajudassem.

Basicamente quero colocar um deco no escritório, um no quarto e outro na sala pois são basicamente os três cantos da casa onde precisarei de maior sinal, mas também não são assim tão distantes um dos outros, e é só um andar.
Embora também vou precisar de uma solução para a garagem mas isso vem depois 🤣
Como já conheço a senhoria e sei que não vou poder andar a passar calhar e cabo de umas divisões para a outra a solução seria depois ligar um switch a cada um dos deco para ligar aquilo que necessitar por cabo.
É possível? Posso ligar sem problema um switch ao deco e a box da operadora a esse switch(igmp) ?

Ainda não sei se tem tomadas de telefone e coaxial em todas as divisões mas se tiver vou retirar e colocar utp e eventualmente um coaxial mais fininho caso queira alguma televisão sem box.

Será que na blackfriday os Packs de 3 dos P9 ou os m5 chegam aos valores dos M4? (130€~)
 
Última edição:
Tenho uma casa com 2 pisos. No piso 1 coloquei UniFi 6 Lite mas é chato ter que estar a mudar a rede. No escritório no piso 0, existe algumas paredes entre o router da MEO que está no ATI e no escritório por vezes a rede não é boa.
O que me recomendam para melhorar o sinal? Tenho cabo UTP no escritório proveniente do ATI.
 
Tenho uma casa com 2 pisos, o meu quarto é no piso de cima e o router está lá em baixo na sala. No router antigo que tinha, a minha placa de rede do PC fixo nem apanhava esse sinal. Pesquisei por alto e deparei-me com a Powerline, que usa os cabos elétricos da casa com um cabo ethernet. "maravilha", pensei eu. Até podia ter velocidades fraquinhas que era melhor que 0. Sendo que moro numa moradia bi-familiar, até pensei que haveria grande problema por possivelmente estar na mesma rede elétrica do meu vizinho, mas disso não fiz caso e deixei seguir.

Após 1 ano com Powerline, hoje numa reunião online foi a gota de água que fez o copo transbordar. Do nada vou abaixo a meio da minha apresentação, porque a minha Maria decidiu secar o cabelo na casa de banho. Ligou o secador e lixou tudo.

Se ligava o ar condicionado do meu quarto também estava lixado. AC ligado significa que powerline deixava imediatamente de funcionar. Desligar o AC resolvia o problema, mas no Verão foi impossível usar os 2 ao mesmo tempo a menos que desligasse mais coisas das tomadas.

Ontem veio a Vodafone instalar um router novo e fiquei surpreendido quando o PC apanhou esse sinal. Fraco, mas está lá. Com o router vieram os 500/100Mbps. No telemóvel, no meu e no do técnico, deu velocidade garantida.

Fui ao speedtest aqui no PC e deu 1Mbps de download e 7Mbps de upload. Desgraça. De 5 em 5 mins faço o teste novamente e é o mesmo resultado.
Ou é do sinal fraco ou é da placa de rede, que honestamente já viu melhores dias dado que tem 10 anos (e um máximo de 200/100Mbps).

Pensei logo: "Pronto, é desta, hora de tentar isto com Mesh já que está aqui um tarifário e um router fresquinhos, porque powerline está péssimo. Se vou mudar, é para mudar tudo de vez."

Está encomendado um TP-Link Deco M4 Mesh de 3 unidades, 2 cabos RJ45 Cat6 e uma nova placa de rede para o PC, bem mais moderna que a que tinha já está num estado lastimável.

Quando o M4 chegar e tiver tudo preparado, deixo aqui o meu feedback. Como é que vai estar tudo ligado é que ainda não faço ideia, mas queria ter o menor de bloqueios possível e até evitar o router da vodafone de todo, mas cheira-me que vai ser o clássico de ligar um Deco ao router, um deco no meio-ponto (a meio das escadas ao subir) e um Deco no meu quarto onde tenho o PC.

Se isto não tiver melhorias, desisto. Estou a poucos anos de mudar de casa e é garantido que na próxima é cabo de rede a percorrer a casa toda, do router ao PC. :joker:

Até que por muito pouco não compro largos e largos metros de Cat6 e meto calhas e furos da sala até o quarto...
 
Última edição:
Bom dia a todos, acabei de trocar de casa e ainda que não tido possibilidade de experimentar a capacidade de sinal (por não ter ainda serviços instalados) tenho dúvidas da capacidade de sinal que irei ter disponível nas divisões todas, isto porque a foi projetada em modo linha (sala, cozinha, q1, q2, q3, e a acompanhar estes um hall e corredor) com cerca de 130 m2!

Na eventualidade de o sinal da rede não chegar em condições, que soluções mesh propõe , já que de modo inicial não irei tentar cablar a casa por falta de tempo.

O sinal nos 3 quartos deve permitir hbo/netflix/prime e a aplicação da MEO em condições suficientes para que não tenha buffering ao visualizar conteúdos.

Ponderei o google Nest, mas não sei se terá capacidade para atravessar as paredes e a perda sinal sena mínima.

Obrigado a todos desde já
 
Bom dia a todos, acabei de trocar de casa e ainda que não tido possibilidade de experimentar a capacidade de sinal (por não ter ainda serviços instalados) tenho dúvidas da capacidade de sinal que irei ter disponível nas divisões todas, isto porque a foi projetada em modo linha (sala, cozinha, q1, q2, q3, e a acompanhar estes um hall e corredor) com cerca de 130 m2!

Na eventualidade de o sinal da rede não chegar em condições, que soluções mesh propõe , já que de modo inicial não irei tentar cablar a casa por falta de tempo.

O sinal nos 3 quartos deve permitir hbo/netflix/prime e a aplicação da MEO em condições suficientes para que não tenha buffering ao visualizar conteúdos.

Ponderei o google Nest, mas não sei se terá capacidade para atravessar as paredes e a perda sinal sena mínima.

Obrigado a todos desde já

Boas
Se vais meter Meo a escolha é fácil:

https://loja.meo.pt/Equipamentos/ro...mart-WiFi?cor=Preto&modo-compra=PromptPayment
 
Basicamente quero colocar um deco no escritório, um no quarto e outro na sala pois são basicamente os três cantos da casa onde precisarei de maior sinal, mas também não são assim tão distantes um dos outros, e é só um andar.

Isso são as condições ideais. Testa a melhor localização. A ideia é que consigas estar sempre com 5GHz.

É possível? Posso ligar sem problema um switch ao deco e a box da operadora a esse switch(igmp) ?

Podes.

Ainda não sei se tem tomadas de telefone e coaxial em todas as divisões mas se tiver vou retirar e colocar utp e eventualmente um coaxial mais fininho caso queira alguma televisão sem box.

É sempre uma boa opção desde que existam em todas as divisões. O cabo cat6 é duro mas é mais difícil de passar. Pode não ser possível.

Será que na blackfriday os Packs de 3 dos P9 ou os m5 chegam aos valores dos M4? (130€~)

Deve haver alguma promoção. Mas certezas só no fim do jogo. Pode ser que os Netgear desçam também.

Quando o M4 chegar e tiver tudo preparado, deixo aqui o meu feedback. Como é que vai estar tudo ligado é que ainda não faço ideia, mas queria ter o menor de bloqueios possível e até evitar o router da vodafone de todo, mas cheira-me que vai ser o clássico de ligar um Deco ao router, um deco no meio-ponto (a meio das escadas ao subir) e um Deco no meu quarto onde tenho o PC.

Nada como testares. Tentativa e erro :)


Não conheço esse equipamento. Mas isso não é apenas um equipamento? Se a casa for grande não faz milagres. Será melhor comprar um kit de 3. Pelo menos eu equacionava isso. Além disso se mudadde de operadora no futuro preferia ter um equipamento meu para usar.
 
Não conheço esse equipamento. Mas isso não é apenas um equipamento? Se a casa for grande não faz milagres. Será melhor comprar um kit de 3. Pelo menos eu equacionava isso. Além disso se mudadde de operadora no futuro preferia ter um equipamento meu para usar.
Sim é apenas um.
Para 130m2 é quase garantido que chega.
 
Isso são as condições ideais. Testa a melhor localização. A ideia é que consigas estar sempre com 5GHz.



Podes.



É sempre uma boa opção desde que existam em todas as divisões. O cabo cat6 é duro mas é mais difícil de passar. Pode não ser possível.



Deve haver alguma promoção. Mas certezas só no fim do jogo. Pode ser que os Netgear desçam também.

Muito obrigado 🙏🙏
Quanto a passagem do cabo não haverá problema, é o meu trabalho dos os dias 🤣 só falta saber se tem as ditas tomadas.
Sendo assim vou comprar já os Deco e começo já a testar cá em casa e dou a reforma aos extensores que cá tenho.
 
Será uma hipótese a pensar! Ainda que por mais 50 € consiga um kit mesh!!
Não conheço esse equipamento. Mas isso não é apenas um equipamento? Se a casa for grande não faz milagres. Será melhor comprar um kit de 3. Pelo menos eu equacionava isso. Além disso se mudadde de operadora no futuro preferia ter um equipamento meu para usar.
Sim é apenas um.
Para 130m2 é quase garantido que chega.
Realmente o meu problema são mesmo as barreiras físicas (paredes; etc.). No meu apartamento anterior tinha as divisões todas cabladas com cat5e, mas mesmo a forma como o apartamento tinha as divisões estruturadas (imaginem um quadrado e dividam em 4 partes), e seu tamanho (70m2) não provocavam grandes entraves ao sinal wifi, agora neste tenho de fazer alguns testes antes de tudo o mais.

Já agora que acham destas hipóteses:

TP-Link Smart Home Deco E4 AC1200 (3-Pack) Mesh - Deco E4(3-Pack)​

ou o

HUAWEI WS5800 Pack 2​

ou

Google Mesh Pack 2​

 
Será uma hipótese a pensar! Ainda que por mais 50 € consiga um kit mesh!!


Realmente o meu problema são mesmo as barreiras físicas (paredes; etc.). No meu apartamento anterior tinha as divisões todas cabladas com cat5e, mas mesmo a forma como o apartamento tinha as divisões estruturadas (imaginem um quadrado e dividam em 4 partes), e seu tamanho (70m2) não provocavam grandes entraves ao sinal wifi, agora neste tenho de fazer alguns testes antes de tudo o mais.

Já agora que acham destas hipóteses:

TP-Link Smart Home Deco E4 AC1200 (3-Pack) Mesh - Deco E4(3-Pack)​

ou o

HUAWEI WS5800 Pack 2​

ou

Google Mesh Pack 2​

Eu nem metia em hipótese o da meo, no site está lá que só funciona com o fibergateway, um dia que queira mudar de operadora fica com 50€ parados
 
Back
Topo