Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

WilsonRubio

Suspenso
Oferece um kip Deco com 3 à namorada, instala-os e desactiva a rede wireless da NOS.
Finalmente rifa o powerline. :)
Neste momento, é a solução que está a ser pensada.
Como eles são NOS, andamos a ver a questão de ir para os deco e se pagar na fatura.
Acho que só falta mesmo o "SIM" ao tlm com o comercial

o powerline não devia estar numa rede diferente do router... devia ser uma extensão desse mesmo router. Aqui em casa é assim que tinha
Eu penso que esteja assim, porque em conjunto, as velocidades eram muito fracas no local do powerline. Acho que eram tipo 2mb...

Tive a testar isso até ficar assim

Atomsk

Power Member
Tirem-me uma dúvida sff: tenho um deco ligado ao router e a TV ligada ao Wi-Fi do deco. Como posso fazer para atribuir um IP estático a TV?

Edit: já descobri.

Última edição:
Bom dia,
Estou com problemas na minha rede (não é mesh, é um Vodafone Smart router 2.0 + Router Asus AC1900U a fazer de AP). Estou constantemente com perdas de internet na 5GHz e muitas vezes a 2.4GHz vai à vida mesmo.

Como ainda nao consegui resolver isto, estou a ponderar um sistema mesh e gostaria de saber se existe (ou recomendam) algum sistema onde os satelites/nós tenham portas ethernet onde se pode injectar sinal (acho que se chamam portas WAN) e depois o satelite/nó distribui via wireless (e via ethernet tb).
O sistema apenas via wireless não irá funcionar, ou pelo menos às velocidades que eu quero, pois a minha casa tem forma de U e, na zona onde tenho o AP a rede wireless simplesmente não chega (ou chega a velocidades inferiores a 10/20 tendo 500/100 contratado), e não tenho sitio onde colocar o nó entre o router e essa zona (basicamente é um corredor não muito grande em forma de L onde não há tomadas). A zona onde tenho o AP é também o sitio onde está a TV, PS4 e computador (que estão ligados por cabo).

Alguma dica/opinião?

Ghostryder

I fold therefore I AM
Bom dia,
Estou com problemas na minha rede (não é mesh, é um Vodafone Smart router 2.0 + Router Asus AC1900U a fazer de AP). Estou constantemente com perdas de internet na 5GHz e muitas vezes a 2.4GHz vai à vida mesmo.

Eu também ando com quebras instantâneas de net da Vodafone. Tenho esse router. Suponho que a rede esteja instável. Se isso continuar a acontecer, suponho que o deco não vá resolver. Caso o router Vodafone fique sem net, os deco (ou outro sistema) também ficam sem net.

josp

Power Member
Depende do problema. Os sistema Mesh estão ligados por cabo ao router da operadora. Se o problema for só no Wi-Fi os deco ou outro sistema Mesh vão continuar a funcionar normalmente.

@hypertensao a resposta também dá para a tua pergunta. Faz aí um desenho da tua casa com a localização do router do ISP e onde tens tomadas perto desse corredor.

skribble

Power Member
Já está com um nome diferente, só as passes do router NOS e do Powerline é que são iguais.
Quando aos deco, fui um bocado egoista e só eu estou a usar neste momento ahaha que é um aparelho que vou levar para minha casa, quando sair da minha quarentena de trabalho.

Relativamente aos Deco, já agora, o 2º aparelho irá ficar ligado no meu quarto. Há algum problema em ligar um switch ao deco M4?

Boa tarde, eu tenho um Deco M5 e tenho um switch ligado à unidade principal, funciona bem.

Depende do problema. Os sistema Mesh estão ligados por cabo ao router da operadora. Se o problema for só no Wi-Fi os deco ou outro sistema Mesh vão continuar a funcionar normalmente.

@hypertensao a resposta também dá para a tua pergunta. Faz aí um desenho da tua casa com a localização do router do ISP e onde tens tomadas perto desse corredor.
Obrigado pela resposta. Tinha a ideia que os nós mesh (ou grande parte deles) só ligvam via wireless e nao tinham portas ethernet(wan)

Aqui está a planta da casa.
x8zJJoq

https://imgur.com/x8zJJoq

Explicando um pouco:
O router da vodafone (smartrouter 2.0) está na zone verde. A Amarelo tenho ligacoes RJ45 por dentro das paredes. A vermelho as tomadas na casa.
O AP está na tomada do lado esquerdo (onde está o RJ45)

josp

Power Member
O teu router suporta AiMesh. Podes optar por outro equipamento Asus já que já tens algum investimento feito. Um fica ligado por cabo junto ao router da Vodafone (desativas o Wi-Fi da Vodafone) e usas a ligação por cabo na parede até onde tens o 1900U. O lado esquerdo da casa fica resolvido. Para o lado direito podes tentar arranjar algo Wi-Fi que fique na divisão no canto inferior direito.
Não conheço os preços da Asus. Na TP-Link (Deco) costumas arranjar o M4 (3 nós) por 130 €, na worten por exemplo. O funcionamento seria semelhante mas deves ter muito mais controlo/opções com o Asus.
Info sobre a Asus
https://www.asus.com/Microsite/AiMesh/pt/index.html
Se tiveres a box ligada ao AP não sei se o Deco funcionará bem.

Última edição:

joaopedro1520

Power Member
Bom dia,

Como ainda nao consegui resolver isto, estou a ponderar um sistema mesh e gostaria de saber se existe (ou recomendam) algum sistema onde os satelites/nós tenham portas ethernet onde se pode injectar sinal (acho que se chamam portas WAN) e depois o satelite/nó distribui via wireless (e via ethernet tb).
O sistema apenas via wireless não irá funcionar, ou pelo menos às velocidades que eu quero, pois a minha casa tem forma de U e, na zona onde tenho o AP a rede wireless simplesmente não chega (ou chega a velocidades inferiores a 10/20 tendo 500/100 contratado), e não tenho sitio onde colocar o nó entre o router e essa zona (basicamente é um corredor não muito grande em forma de L onde não há tomadas). A zona onde tenho o AP é também o sitio onde está a TV, PS4 e computador (que estão ligados por cabo).

Alguma dica/opinião?

Eu também ando com quebras instantâneas de net da Vodafone. Tenho esse router. Suponho que a rede esteja instável. Se isso continuar a acontecer, suponho que o deco não vá resolver. Caso o router Vodafone fique sem net, os deco (ou outro sistema) também ficam sem net.

Pois eu também estou com o mesmo problema. O router com as mesmas configurações a muito tempo nos últimos 2 meses também tem tido falhas nas redes com router externo ( ja tentei so o wifi do sr 2.0 e também parece que acontece). Este fim de semana instalei o Asus merlin o que parece que melhorou as quebras mas ainda assim tem acontecido.

O teu router suporta AiMesh. Podes optar por outro equipamento Asus já que já tens algum investimento feito. Um fica ligado por cabo junto ao router da Vodafone (desativas o Wi-Fi da Vodafone) e usas a ligação por cabo na parede até onde tens o 1900U. O lado esquerdo da casa fica resolvido. Para o lado direito podes tentar arranjar algo Wi-Fi que fique na divisão no canto inferior direito.
Não conheço os preços da Asus. Na TP-Link (Deco) costumas arranjar o M4 (3 nós) por 130 €, na worten por exemplo. O funcionamento seria semelhante mas deves ter muito mais controlo/opções com o Asus.
Info sobre a Asus
https://www.asus.com/Microsite/AiMesh/pt/index.html
Se tiveres a box ligada ao AP não sei se o Deco funcionará bem.

Obrigado josp!
Referes-te a este procedimento? http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html
Li algures que depois poderia perder o telefone se assim fizesse. Sabes?
Eu na realidade tenho dois AC1900U, pelo que já considerei fazer isso. No entanto ontem tive a mexer nas definicoes outra vez e parece que atinou. Vou ver se assim fica, senão será a minha ultima tentativa. Eu acho que é um excelente router, e que o problema vem mesmo da Vodafone e do seu router. Infelizmente renovei recentemente a fidelização, senão acho que teria ido para a meo ou nos por causa do modo bridge. As coisas que uma pessoa vai aprendendo quando tenta fazer as coisas por si próprio..
Já agora, em modo AP o router da Asus dá ligação perfeitinha à box (HD é HD) e, através de qualquer porta ethernet tenho velocidades 550/100.

Pois eu também estou com o mesmo problema. O router com as mesmas configurações a muito tempo nos últimos 2 meses também tem tido falhas nas redes com router externo ( ja tentei so o wifi do sr 2.0 e também parece que acontece). Este fim de semana instalei o Asus merlin o que parece que melhorou as quebras mas ainda assim tem acontecido.
Também meti o merlin no router e também noto algumas melhorias
O que fiz para melhorar (talvez temporariamente) foi o seguinte:
Separar SSID (têm as mesmas passwords)
Meter tipo de password, no smart router como ChavePrePartilhadaWPA2 e seguranca AES. No Asus meti WPA2-Personal e AES
Fiz disable de airtime fairness no smart router e no ASUS
Fiz disable de universal beamforming no asus
Fiz varios soft (via UI) e hard (botao power) resets a ambos os routers.
Fiz reset network no meu portátil e voltei a conectar

Se quiseres, posso-te enviar prints da configuracao.
BTW, também liguei para a vodafone (16913) a queixar-me que o Wireless 2.4GHz do smartrouter nao estava bom (e não estava, pois o pc da minha maria que so tem 2.4 não se ligava). Fiz um hard reset e o apoio tecnico disse que fez umas alteracoes quaisquer). Parece-me que agora a wireless, tanto 2.4 e 5 GHZ estão bem.

josp

Power Member
@hypertensao não, a ideia era manteres o router da Vodafone, para continuares com o telefone. Só desligavas o wi-fi. O router da Asus ficava como Access point, com o router da Vodafone a fazer o DHCP.

Se já tens dois routers ASUS e tendo a hipótese de ligar por cabo não perdes nada em experimentar. Ficas com o mesmo SSID na casa toda e a troca entre redes é transparente para o utilizador. Também tinha um AP instalado em caso e agora com o sistema mesh não tem nada a ver em termos de conforto.

@hypertensao não, a ideia era manteres o router da Vodafone, para continuares com o telefone. Só desligavas o wi-fi. O router da Asus ficava como Access point, com o router da Vodafone a fazer o DHCP.

Se já tens dois routers ASUS e tendo a hipótese de ligar por cabo não perdes nada em experimentar. Ficas com o mesmo SSID na casa toda e a troca entre redes é transparente para o utilizador. Também tinha um AP instalado em caso e agora com o sistema mesh não tem nada a ver em termos de conforto.

@josp, obrigado mais uma vez. De facto é chato sempre que mudo de divisão ter que carregar no botão de ligar/desligar wifi, mas não me chateia muito. A minha Maria passa-se e já tá farta das voltas que ando a tentar dar para arranjar o wireless. Nas ultimas horas tem-se aguentado bem, pelo que continuando assim não vou arriscar ir para uma mesh, mas é possível que daqui a 2 dias isto vá à vida outra vez.

A ver se percebi o teu plano:
Desligo wifi do smart router
Ligo o Asus 1 (ao pé do router vodafone) por cabo e faço dele AP -> Ligo Wifi (1 ou 2 SSID?)
Asus 2, na sala (onde tenho o meu agora), ligado por cabo ao Asus e faco dele nó aimesh 1. Portas ethernet para a box, PS4, etc.
Possível Asus 3, na sala do lado superior direito, ligado por cabo ao Asus e faço dele nó aimesh 2.
Rezar
Profit :-D

josp

Power Member
Desligo wifi do smart router
Ligo o Asus 1 (ao pé do router vodafone) por cabo e faço dele AP -> Ligo Wifi (1 ou 2 SSID?)
Asus 2, na sala (onde tenho o meu agora), ligado por cabo ao Asus e faco dele nó aimesh 1. Portas ethernet para a box, PS4, etc.
Possível Asus 3, na sala do lado superior direito, ligado por cabo ao Asus e faço dele nó aimesh 2.
2 SSID devido às redes 2,4 e 5 GHz? Acho que podes fazer como te der mais jeito.
O Asus 3 tem de ficar por wi-fi e assim convém ficar no canto inferior direito. Ou consegues passar dois cabos até ao ponto onde ficaria o Asus 1? Um para cada nó aimesh.
O resto é isso sim.

2 SSID devido às redes 2,4 e 5 GHz? Acho que podes fazer como te der mais jeito.
O Asus 3 tem de ficar por wi-fi e assim convém ficar no canto inferior direito. Ou consegues passar dois cabos até ao ponto onde ficaria o Asus 1? Um para cada nó aimesh.
O resto é isso sim.
Mais uma vez obrigado!

Onde ficaria o Asus 1 e o smartrouter, tenho uma ligacao por cabo para cada quarto (cabos individuais). Infelizmente nao consigo passar mais cabos para lado nenhum.
No canto inferior direito pode ficar o router por wireless porque aí tem muito boa recepcao e o quarto que necessita cobrir é o quarto das visitas que pode ter pior velocidade.
Mas por enquanto fico contente por ter uma boa opção para experimentar num futuro próximo :)

rpedro

Power Member
Boas.
Mais um com o sitema M4 montado. Tinha comprado o Pack de 3, mas nem preciso do 3º... tenho rede por toda a casa com apenas 2 aparelhos.

tenho é um problema. tenho o seguinte esquema de ligação: router zon hub 2 como bridge para um Tp-Link archer C6 a fazer de router principal. Aqui tenho tudo ligado (M4 e um disco WD Mycloud),

o problema é que não consigo aceder ao disco do meu PC ... Alguem tem alguma ideia? (consigo atraves do site mycloud, mas não dentro da minha rede.)