Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas malta,


Aquiri recentemente uns Deco P9 para introduzir numa rede de casa, tudo muito simples e intuitivo a nível de configuração, no entanto não estou a conseguir conectar uma box UMA da NOS directamente a um dos satélites.

Sei que o tema já foi previamente discutido neste tópico, mas a info que apanhei era apenas referente a outra operadora e com os deco em modo AP. Alguém já conseguiu com que este sistema funcionasse em modo Router?


Obs:
Tenho 2 boxes UMA e pretendia ligar uma da seguinte forma: Router>Deco1>Deco2>Box, tudo ligado por cabo. Experimentei também com a outra box (Router>Deco1>Box) para confirmar que o problema se mantinha.

Ambas as boxes estão a ser reconhecidas pela aplicação mas não estão a receber sinal. Na imagem de erro apresentada nos ecrãs é possível verificar que estão a assumir os IPs do DHCP dos Deco, sendo que os MAC addresses apresentados diferem na terminação dos que se encontram na app (p.e. XXX1 na TV enquanto que na app está XXX0).

Peço desculpa pelo bump, como a questão caiu no meio de outra discussão tive receio que passasse despercebida.

Alguém conseguiu fazer esta configuração? Encontrei por aí o procedimiento e os VLAN para substituir o router e tentei adaptar, mas não tive sucesso.
 
Não precisas quase de conhecimentos nenhuns.
a configuração dos XT8 e sacar a App e seguir as instruções.
depiis é só abrires a página do Router da meo e deslugar o Wi-Fi
Os xt8 são sem dúvida uma boa opção nesta fase pois estão a um preço apetecível! Melhor, em termos de qualidade, só os meus Orbi RBK853 que estão caríssimos...só para terem ideia comprei uns usados por quase 600€ na Amazon, no início do ano. Passados tantos meses, ainda estão a um valor proibitivo (novos - 1000€) :blubomte:
 
Última edição:
Para quem tem um budget mais baixo esta opção pode ser interessante TP-Link Deco WiFi 6 Mesh AX 3000Mbps Deco X60 (3-Pack) 259,99€. Ainda pode aparecer do Comparador mas são os de 2 satélites por erro.
Os Orbi RBK853 estão a 857,22€, estão noutra liga mas é mesmo muito difícil justificar o preço. Para isso é esperar por WiFi 6E. Os ASUS XT8 a única reserva é serem só dois satélites e são mais caros. Fica mais uma opção.
 
Olá!
Entro na discussão deste tópico, porque estou prestes a receber o wi-fi 6 da Vodafone e gostava de estender o sinal a outro andar.
Tenho ligação interna dentro da casa, no mesmo piso, com cabo CAT 6, divisões principais. Como não me é acessível passar os cabos ao piso superior, pondero acrescentar apenas um novo router WiFi 6, na extremidade da casa, estando a outra coberta pelo da VDF.
O XT8, pela vossa recomendação é muito tentador, mas pelo uso que darei, no piso superior, acredito que seja suficiente o sinal que recebo "de baixo". Para utilizar telemóvel, portátil e esporadicamente Box de TV Wi-fi.

Com isto pergunto, dentro da vossa disponibilidade e conhecimento, o que recomendariam. Se conseguir aproveitar as ofertas da BF, tanto melhor.

Obrigado. :)
 
Bom dia. Vale a pena dar mais 60€ pelos Orbi RBK353 em detrimento dos TP-Link X20 (pack de 3)? São para colocar num apartamento com cerca de 130m2. Ou aconselham, eventualmente, outro modelo? Pelo que vi parecem-me boas alternativas. Agradeço a V/ opinião.
 
Eu hoje vi este: Netgear Orbi Pro WiFi6 SXK30B3 279€. Não tive muito tempo. Não é excepcional mas é barato. Não é excepcional porque é apenas AX1800. Não me parece ser tri-band mas pode ter-me escapado. Quero com isto dizer que não tem uma banda dedicada para comunicar entre os satélites. De qualquer forma em 5GHz é suposto ser 1200 Mbps pelo que mesmo para quem tem ligações 1 Gbps deve ficar bem servido.

Além disso, o outro ponto a favor é ter 4 redes WiFi, a vantagem é terem uma rede para convidados, uma para domótica, etc.

Parece um bom compromisso para WiFi6 e são 3 satélites.

@PSS-PT no teu caso eu esperava para receber primeiro o equipamento e ver a experiência apenas com o router da Vodafone. Se não for perfeito aí logo vês a melhor opção. A questºao é que o melhor salto a ser dado é para WiFi 6E e não WiFi 6. Mas nesta fase ainda há poucas opções e são caras.

Edit:
No tópico ainda à pouco tempo se discutiu a diferença entre internet (rede externa, ou para o exterior dito de forma mais clara, que não é mais do que pela internet e depende da velocidade que têm disponível. Download e upload) e a rede interna (comunicação entre os dispositivos na casa). A maioria só precisa da primeira e aí só se preocupam com velocidade da internet que têm e com o wifi. Para quem tem necessidade de comunicar entre vários dispositivos na rede interna interessa estar atento mesmo à velocidade. Não apenas guiarem-se pela velocidade de internet.
 
Última edição:
Eu hoje vi este: Netgear Orbi Pro WiFi6 SXK30B3 279€. Não tive muito tempo. Não é excepcional mas é barato. Não é excepcional porque é apenas AX1800. Não me parece ser tri-band mas pode ter-me escapado. Quero com isto dizer que não tem uma banda dedicada para comunicar entre os satélites. De qualquer forma em 5GHz é suposto ser 1200 Mbps pelo que mesmo para quem tem ligações 1 Gbps deve ficar bem servido.

Além disso, o outro ponto a favor é ter 4 redes WiFi, a vantagem é terem uma rede para convidados, uma para domótica, etc.

Parece um bom compromisso para WiFi6 e são 3 satélites.

Esse modelo é mesmo dual-band. Tem imensos "extras" e não está nada caro, mas eu acho que preferia algo de gama superior wifi 5 com tri-band se for para que os aparelhos comuniquem entre si via wireless.
Este modelo talvez faça muito sentido para quem tenha rede com cabo entre unidades. Estou a pensar bem?
 
Sim e não. WiFi5 a rede wireless será 867 Mbps e aqui tens 1200 Mbps (teóricos sempre).
Se conseguires ligar por cabo os satélites a vantagem do tri-band é zero.
Nos 2,4GHz tens 600 Mbps por isso é melhor do que em muitos casos de Kits Wifi5. Quem tem 500/100 não perde.
Em resumo ganhas em alguns pontos e perdes noutros. Tenho dificuldade em decidir.
 
Olá!

Ontem a Vodafone veio cá a casa trocar o meu router Vodafone para o novo Wi-Fi 6. Para além do router, tenho também um pack de 3 Deco X20 e outro pack de 3 Deco M4.

A minha questão está relacionada com a configuração da rede, nomeadamente sobre se devo deixar o DHCP com o router da Vodafone, ou então atribuir ao Deco X20 principal.
De acordo com o site oficial Deco:

No modo AP algumas funcionalidades avançadas não estarão disponíveis na app Deco. Servem como exemplo o Antivirus, o Controle Parental, o Port Forwarding, a Reserva de Endereços, o TP-Link DDNS, etc…

Ou seja, ganho mais em ter o router Vodafone com o DHCP ativo, e todos os Deco em modo AP, ou então simplesmente desativo o DHCP e o Wi-Fi no router da Vodafone e deixo essas tarefas para os Deco? Qual é o equipamento mais competente para ter essas tarefas atribuídas?

Obrigado.
 
Pegando nos prós e contras eu desligava o wifi da vodafone e mantinha a solução mesh da TP-Link. É verdade que junto ao router da Vodafone acredito que ele possa ser bom mas se tens 6 satélites da TP-Link é porque tens uma casa grande e como tal é preferível uma solução transparente.

O único ponto que eu deixo em aberto é a parte do controlo parental se for uma prioridade.
 
Entretanto parece que, com o novo router Vodafone, os Deco estão constantemente a ficar offline. Nunca me aconteceu com o antigo smart router. Alguém tem Vodafone + Deco?
 
Boa tarde a todos!

Recentemente adquiri os Deco X20 de modo a expandir a rede wi-fi e rede interna.

Tenho uma NAS e impressora de rede num local sem acesso a cabo de rede, pelo que a ideia é colocar lá uma das unidades do Deco X20 e ligar diretamente os dois cabos de rede, NAS e impressora, isto é possível? Não estou a conseguir ter sinal nos dois equipamentos lá ligados... coloquei o Deco X20 principal junto ao router da vodafone.

Outra questão é que, pelo que já pesquisei, o smart router da Vodafone não dá para colocar em modo bridge, terei de colocar o Deco X20 principal como AP? Assim perdeirei o controlo parental e outras funcionalidades...
 
@Daniel Tavares se não estás a obter sinal nos dois equipamentos também não deverás obter grande sinal no Deco. O que podes experimentar é pôr esse Deco a meio caminho entre os equipamentos e o Deco principal.

Podes na mesma manter o Deco em modo router, o que vai acontecer é que ele vai ter uma rede própria e os equipamentos ligados ao router da Vodafone vão estar numa rede diferente.
 
@Daniel Tavares se não estás a obter sinal nos dois equipamentos também não deverás obter grande sinal no Deco. O que podes experimentar é pôr esse Deco a meio caminho entre os equipamentos e o Deco principal.

Podes na mesma manter o Deco em modo router, o que vai acontecer é que ele vai ter uma rede própria e os equipamentos ligados ao router da Vodafone vão estar numa rede diferente.
O problema não é falta de sinal wi-fi, já testei e está ok! Mas liguei quer a NAS quer a impressora a uma unidade Deco X20 nas portas RJ45 e nenhuma das duas funciona.
 
Boas eu tenho o Deco x20 e a única coisa que fiz foi configurar como estava nas instruções e desliguei o wifi do meu router da NOS.

Há outra melhor maneira de configurar?
Se está a funcionar bem deixa estar 🙂

O problema não é falta de sinal wi-fi, já testei e está ok! Mas liguei quer a NAS quer a impressora a uma unidade Deco X20 nas portas RJ45 e nenhuma das duas funciona.
Percebi mal, pensei que era falta de sinal.
Tens a impressora e o NAS com IP automático ou manual?
Na app Deco aparecem lá listados?
Experimenta usar uma app como o WiFiman e verifica se eles aparecem na rede interna e qual o IP.
Desligaste o Wi-Fi da Vodafone e esta tudo ligado à rede Deco certo?
 
Back
Topo