Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Não sei porque é que falas em velocidades que o ISP te fornece...
Posso ter em casa um NAS com placa Wifi6 e um computador com Wifi 6, só ai já tiro partido das velocidades do Wifi 6 superiores a 1Gbps. Para quem faz edição de video por exemplo e faz backups regulares para o NAS é uma mais valia.

Eu se calhar estou a fazer confusão mas a rede de Wi-Fi não depende da velocidade contratada do isp? Por exemplo contratas 1gbps, mas tens equipamentos com Wi-Fi 6 e mesh com Wi-Fi 6 que suporta por exemplo 2,5gps. Como é que tiras partido desses 2,5gps? A conexão entre o equipamento e a mesh não irá estar sempre limitada aos 1gbps contratados?
 
Se a rede interna for toda preparada para os 2,5gbps e tiveres dispositivos que suportem isso, entre eles e só mesmo entre eles as velocidades de transferência serão superiores a 1gbps.
Nada tem haver com o que o ISP fornece á entrada. Ou seja, podes ter o acesso ao exterior com o máximo de 1gbps aos dispositivos e entre dispositivos podes ter os 2,5gbps.
 
Eu se calhar estou a fazer confusão mas a rede de Wi-Fi não depende da velocidade contratada do isp? Por exemplo contratas 1gbps, mas tens equipamentos com Wi-Fi 6 e mesh com Wi-Fi 6 que suporta por exemplo 2,5gps. Como é que tiras partido desses 2,5gps? A conexão entre o equipamento e a mesh não irá estar sempre limitada aos 1gbps contratados?
Uma coisa é o acesso à internet, limitado às velocidades contratadas ao ISP, outra coisa é a tua rede interna e a velocidade da mesma e velocidade a que os teus equipamentos se ligam a essa rede.
No limite podes ter uma rede interna com routers, switch, computadores, telemóveis, NAS, etc, e não teres nenhuma ligação à internet contratada. Vão apenas comunicar entre si.
 
Já percebi, era isso que não conseguia entender, muito obrigado aos dois!

Este próximo ano vou remodelar todo o hardware visto que irei mudar de casa.

Imaginemos que comprava o novo MacBook Air de 2022… actualmente todos os MacBooks com apple silicon suportam wifi 6 mas com max speed de 1200 mbps.

Se os próximos tiverem wifi 6 mas imaginemos que com um Mac speed de 2400mbps, o que precisaria de fazer para aproveitar essas velocidades, para além de um mesh e um NAS com wifi 6 que suportem essas velocidades?

Obrigado mais um vez!
 
Já percebi, era isso que não conseguia entender, muito obrigado aos dois!

Este próximo ano vou remodelar todo o hardware visto que irei mudar de casa.

Imaginemos que comprava o novo MacBook Air de 2022… actualmente todos os MacBooks com apple silicon suportam wifi 6 mas com max speed de 1200 mbps.

Se os próximos tiverem wifi 6 mas imaginemos que com um Mac speed de 2400mbps, o que precisaria de fazer para aproveitar essas velocidades, para além de um mesh e um NAS com wifi 6 que suportem essas velocidades?

Obrigado mais um vez!

Finalmente percebeste a diferença e a independência entre a velocidade de Internet que terás contractada com o ISP e a velocidade da Intranet (rede interna de casa). Ainda bem.

Esquece o MBook que tens e ainda mais o que irás ter, dado que nunca se sabe quais as características que terá, portanto isso é indiferente.
Tens de perceber dentro do orçamento que tens qual o melhor que poderás instalar. Os portáteis, telemóveis, aparelhos em geral vão e vêm, mas a rede interna de casa é algo para durar uns valentes anos, presumo.

A minha abordagem seria primeiro pensar nos cabos a passar pela parede, dado que isso não é algo que se altere com facilidade e/ou custos baixos. Investe nos melhores cabos de rede que possas pagar, hoje em dia diria que no mínimo CAT 6, idealmente CAT 6a.
Depois todos os equipamentos desde router, Switchs e APs de acordo com as necessidades. São equipamentos que por norma são para manter largos anos, mas são facilmente alteráveis, o limite é o dinheiro uma vez os cabos passados.

Tendo tudo isto em conta escolher o sistema mesh é o "mínimo". Actualmente estamos numa situação chata, wifi 5 está relativamente acessível e honestamente chega e sobra para quase tudo o que se faça numa casa partícular, Wifi 6 é caro e Wifi 6e (o que faz realmente diferença) é tão mais caro que é difícil justificar.
 
Finalmente percebeste a diferença e a independência entre a velocidade de Internet que terás contractada com o ISP e a velocidade da Intranet (rede interna de casa). Ainda bem.

Esquece o MBook que tens e ainda mais o que irás ter, dado que nunca se sabe quais as características que terá, portanto isso é indiferente.
Tens de perceber dentro do orçamento que tens qual o melhor que poderás instalar. Os portáteis, telemóveis, aparelhos em geral vão e vêm, mas a rede interna de casa é algo para durar uns valentes anos, presumo.

A minha abordagem seria primeiro pensar nos cabos a passar pela parede, dado que isso não é algo que se altere com facilidade e/ou custos baixos. Investe nos melhores cabos de rede que possas pagar, hoje em dia diria que no mínimo CAT 6, idealmente CAT 6a.
Depois todos os equipamentos desde router, Switchs e APs de acordo com as necessidades. São equipamentos que por norma são para manter largos anos, mas são facilmente alteráveis, o limite é o dinheiro uma vez os cabos passados.

Tendo tudo isto em conta escolher o sistema mesh é o "mínimo". Actualmente estamos numa situação chata, wifi 5 está relativamente acessível e honestamente chega e sobra para quase tudo o que se faça numa casa partícular, Wifi 6 é caro e Wifi 6e (o que faz realmente diferença) é tão mais caro que é difícil justificar.

Estava difícil mas cheguei lá ahah obrigado pela a ajuda.

Sim o primeiro passo, é saber que tipo de cabos estão a instalar nos sistemas ITED. Já perguntei mas se tiverem a instalar cat 5e, nem vale a pena pensar mais no assunto [emoji24]

Infelizmente, a promotora não me deixa alterar materiais na fração, mesmo que suporte os custos da alteração

Vamos ver o que eles dizem, se a resposta for cat 6 ou 6a vou fazer mais umas perguntas [emoji38]
 
Boas malta,


Aquiri recentemente uns Deco P9 para introduzir numa rede de casa, tudo muito simples e intuitivo a nível de configuração, no entanto não estou a conseguir conectar uma box UMA da NOS directamente a um dos satélites.

Sei que o tema já foi previamente discutido neste tópico, mas a info que apanhei era apenas referente a outra operadora e com os deco em modo AP. Alguém já conseguiu com que este sistema funcionasse em modo Router?


Obs:
Tenho 2 boxes UMA e pretendia ligar uma da seguinte forma: Router>Deco1>Deco2>Box, tudo ligado por cabo. Experimentei também com a outra box (Router>Deco1>Box) para confirmar que o problema se mantinha.

Ambas as boxes estão a ser reconhecidas pela aplicação mas não estão a receber sinal. Na imagem de erro apresentada nos ecrãs é possível verificar que estão a assumir os IPs do DHCP dos Deco, sendo que os MAC addresses apresentados diferem na terminação dos que se encontram na app (p.e. XXX1 na TV enquanto que na app está XXX0).
 
No ITED é obrigatório instalar CAT6 no minimo.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402 página 35.

Não sabia que Cat 6 era requisito mínimo.

Mas acho que já desisti da ideia dos 10gbps, o investimento ainda é bastante considerável e não acredito que em um ano os preços tenham quebras de 50% por exemplo.

-2 switchs 10GBps;
-3 Mesh satellite que suportem 10GBps;
-Router, teria de comprar um novo que suportasse 10GBps, apesar de não ir usar o Wi-Fi do novo smart router Wi-Fi 6 da Vodafone, penso que as portas lan do mesmo ainda nao são 10gbe;
-NAS que suporte 10GBps mais SSds NVME;

Facilmente estão aqui 3k, enquanto que o mesmo sistema adaptado para 1GBps nem 750 euros gastava.

No fundo as vantagens para o investimento de 3k:

1 - Intranet com 10 gbps -> transferências a 1 gbps para o Nas mas visto que maior parte das vezes ia estar por Wi-Fi nunca iria conseguir aproveitar isto a 100%.

2- Rede preparada para uma internet futura até 10GBps mas no futuro quando os preços ficassem mais razoáveis podia fazer upgrade apenas aos switchs e mesh e a rede ficava pronta para 10gbps.

O ponto (1) para combater a lentidão de escrever no NAS nos típicos 125mbs, iria comprar um enclosure para um SSD NVME tipo o WD BLACK Sn750 para desenrascar quando preciso fazer cópias de ficheiros de 20/40/60 gb rapidamente. Depois se necessário fazer backup para o NAS ligava o external SSD e utilizava a função copy external drive do mesmo.

O que acham, o que fariam se fossem vocês?
 
Mas acho que já desisti da ideia dos 10gbps, o investimento ainda é bastante considerável e não acredito que em um ano os preços tenham quebras de 50% por exemplo.
Faz como eu, trata só e apenas da cablagem, comprei uma casa propria e espero que seja o meu pouso o resto da vida (ou uns bons 30anos) e nao tenho ited, tive de fazer o meu e costou muito tratar do cabo, assim apostei em cat 7a.
Cabo e fichas na amazon ficou bastante barato, testei tudo e esta a >90% (é dificil puxar por 7a sem o equipamento certo)

Eu a 10 anos devia ter 100kbps, daqui a 2~3 1gbps já é a net dos pobres, não vou estar a mudar esta tralha toda :P, assim quando necesario é ir comprando as peças.
 
Bem já recebi ontem os Asus XT8 (2pack), mas apenas hoje tive oportunidade de os ligar.

Configuração super simples
Velocidades Top
Não podia estar mais satisfeito

Como termo de comparação vou dar o exemplo do meu escritorio (o router da Nos está na sala a cerca de 20/25 metros. Pelo meio tenho paredes de betão e um WC de marmore)
1. Wifi Nos router 4.0 - Não tinha sinal no escritorio
2. Wifi Nos router 5.0v2 - Passei a ter cerca de 100/150 Mbps download e 10/15 Mbps Upload
3. Asus Xt8 - Download: 510 Mbps | Upload: 104 Mbps - Velocidade maxima do meu ISP


Para quem tem os Asus Xt8 umas pequenas questões:
1. Gestão do router é apenas feita pela APP Mobile ou também existe pagina WEB? Não encontrei nada que mencione isto
2. Quando configurei a primeira vez separei as redes 2.4 e 5.0 -Idealmente será melhor deixar separado certo? Não encontrei nenhuma opção para voltar a juntar. Presumo que caso quisesse teria de configurar tudo de novo é isso?
3. Para que serve a opção Smart Connect? Atualmente tenho desativado. Tenho algum ganho em ativar?
 
Última edição:
1. Existe Web, tem imensas opções.
2. Eu não sou grande expert de redes, mas preferi deixar na mesma para deixar os meus devices fazerem a gestão de handover. Tenho medo que se forem duas redes distintas, ele fique preso à pior.
3. Não sei.
 
Faz como eu, trata só e apenas da cablagem, comprei uma casa propria e espero que seja o meu pouso o resto da vida (ou uns bons 30anos) e nao tenho ited, tive de fazer o meu e costou muito tratar do cabo, assim apostei em cat 7a.
Cabo e fichas na amazon ficou bastante barato, testei tudo e esta a >90% (é dificil puxar por 7a sem o equipamento certo)

Eu a 10 anos devia ter 100kbps, daqui a 2~3 1gbps já é a net dos pobres, não vou estar a mudar esta tralha toda :P, assim quando necesario é ir comprando as peças.

Faria exactamente isto também.
O que é para ficar "para sempre" na parede é tratar do melhor possível já. O resto é sempre mais simples ir fazendo upgrades de acordo com a necessidade/desejos.

Só um pormenor, o facto do router da companhia só ter entradas gigabite é indiferente porque a ligação à internet (externa à rede de casa) é no máximo 1 gigabite. No dia em que estiverem disponíveis ligações mais rápidas os aparelhos acompanharão. Mais uma vez, a rede interna não tem nada a ver com a externa.
 
E como acedo à pagina WEB ? Qual o url ?
Tenta http://router.asus.com/, ou alternativamente o IP do equipamento que configuraste como principal.

Tens muito mais opções que na App, se a memória não me falha.
Quanto ao voltares a ter o mesmo nome na rede 2.4 e 5, sim é possível. Infelizmente não me recordo onde.
Podes também tentar outra opção "gira", caso faça sentido (essencialmente se os satélites estiverem ligados por cabo, mas não é obrigatório), que é permitir ligações à "3ª" banda (a banda de backhaul).

Do pouco que me lembro (experimentei 4 satélites durante 3 semanas, e depois devolvi), tens imensas opções de configuração. Acho que vais ter mesmo de ir experimentando uma a uma, a ver se melhor ou piora. A interface da página web não era das mais intuitivas, infelizmente.
 
Faria exactamente isto também.
O que é para ficar "para sempre" na parede é tratar do melhor possível já. O resto é sempre mais simples ir fazendo upgrades de acordo com a necessidade/desejos.

Só um pormenor, o facto do router da companhia só ter entradas gigabite é indiferente porque a ligação à internet (externa à rede de casa) é no máximo 1 gigabite. No dia em que estiverem disponíveis ligações mais rápidas os aparelhos acompanharão. Mais uma vez, a rede interna não tem nada a ver com a externa.

Sim é isso que vou fazer [emoji106] a parede fica já com cat 6 no mínimo e em princípio se os preços para switch mesh e nas com suporte 10gps não baixarem até uma semana antes de me mudar fico pelos 1gbps.

Se fosse agora iria optar por o deco x20, nas synology ds220+, 2 hdds, 2 switchs 1 gbps…. Vamos ver daqui a um ano [emoji23]

Ps: obrigado pelo esclarecimento do router.
 
Se estás a pensar em 10Gbps no curto prazo então passava cabos pelo menos Cat 6a. Os Cat 6 suportam 10Gbps mas até 35-55 metros.
https://planetechusa.com/demystifying-ethernet-types-difference-between-cat5e-cat-6-and-cat7/

Posso perguntar que utilidade irias dar a uma rede 10Gbps? Que requisítos tens para necessitar de uma rede de 10Gbps? Pergunta honesta sem segundos sentidos :)

Quanto ao utilizar disco externo NVME para copiar ficheiros do NAS os os discos que vais ter instalados no Synology que mencionas são mecânicos e como tal não vais ter velocidades estonteantes. Podes ganhar alguma velocidade de leitura caso optes por um Synology de 4 baias configurado em RAID5. Os ganhos em relação à transferência por rede não devem ser assim tão grandes, mas tudo depende da utilização de cada um.
 
Se estás a pensar em 10Gbps no curto prazo então passava cabos pelo menos Cat 6a. Os Cat 6 suportam 10Gbps mas até 35-55 metros.
https://planetechusa.com/demystifying-ethernet-types-difference-between-cat5e-cat-6-and-cat7/

Posso perguntar que utilidade irias dar a uma rede 10Gbps? Que requisítos tens para necessitar de uma rede de 10Gbps? Pergunta honesta sem segundos sentidos :)

Quanto ao utilizar disco externo NVME para copiar ficheiros do NAS os os discos que vais ter instalados no Synology que mencionas são mecânicos e como tal não vais ter velocidades estonteantes. Podes ganhar alguma velocidade de leitura caso optes por um Synology de 4 baias configurado em RAID5. Os ganhos em relação à transferência por rede não devem ser assim tão grandes, mas tudo depende da utilização de cada um.

Como tinha dito, o promotor/construtor não aceita alterações de materiais nas frações, mesmo que seja eu a suportar o custo.

Mas se os requisitos mínimos actuais do ITED são Cat 6 acredito que eles respeitem isso.

A fração também não é uma moradia, é um T2 e em princípio os metros não são problema mas quando tiver resposta em relação ao cabos que estão a utilizar digo.

A intenção 10gbps é simplesmente porque eu vou renovar todo o meu hardware e queria aproveitar ao máximo o potencial disponível, sendo também future proof para uma internet mais rápida no futuro.

Na prática a única vantagem era a intranet e a maior velocidade de escrita num NAS de 10gbps e com NVME sdds. Mas isto implica um grande investimento, para apenas esta vantagem (3k em mesh, switchs, nas e sdds).

Sim isso do disco externo NVME e a cópia depois para o NAs de 1 gbps e hdds, não ia ser muito superior aos 125mbs.

O disco externo NVME SSD é uma alternativa para desenrascar quando quero guardar algo grande rapidamente. Depois sem pressas passava para o NAS.
 
Boa tarde. Estou a pensar comprar os xt8 mas o meu conhecimento de redes é nulo. Sou cliente meo e tenho imensos problemas de conectividade via wifi (com cabo funciona 5*), por isso a minha ideia seria desativar o Wi-Fi do router da meo. Quão complexo é fazer isso para alguém com conhecimentos básicos?
 
Não precisas quase de conhecimentos nenhuns.
a configuração dos XT8 e sacar a App e seguir as instruções.
depiis é só abrires a página do Router da meo e deslugar o Wi-Fi
 
Back
Topo