Quem descobrir a solução é MESTRE

vinhas_master

Power Member
Aconteceu qualquer coisa ao meu pc que ultrapassa os meus modestos conhecimentos. Peço aqui ajuda a ver se alguem consegue perceber o que se passa.

Desde já peço desculpa pela extenção do problema

O meu pc era um P4 3.2ghz prescott, 1 GB ram ddr400mhz, com uma EVGA gforce7800GS 256mb agpx8, tudo isto a bombar numa motherboard P4P800E-deluxe.

Esta configuraçao funcionou bem e estável durante muitos meses, com desempenhos (tenho-os anotados) no 3Dmark 2003 na ordem dos 12934 e no 3Dmark 2006 nos 3124. Corria o CS:Source com tudo, mesmo tudo, no máximo, com uma boa fluidez.

Num belo dia, que na verdade se revelou ser uma maravilha de dia, o pc decidiu, de repente, sem ng lhe estar a mexer, começar a fazer um ruído altissimo, ate que foi abaixo e nunca mais iniciou. Diagnóstico -> a fonte de alimentaçao e a 7800GS tinham estoirado e ido a vida.

Comprei uma fonte igual e fui por a 7800Gs na garantia. Como demorava um mês, decidi comprar uma placa mais actual e ainda melhor, de modo a não ficar parado. Optei por uma Sapphire X1950pro 512mb agpx8.

Qual não é o meu espanto quando vou ao 3D mark 2003 com ela e vejo que só dá 10518 (menos que a 7800GS) e no 2006 só deu 2089 (menos também). Não consigo jogar CS:Source,mesmo com tudo no minimo, pois o jogo arrasta-se muito, mesmo em servidores nacionais com pouca gente.

Fiquei logo a pensar que a placa nova era inferior à 7800. Aguardei que esta mesmo volta-se do arranjo e coloquei-a de novo, na esperança que voltasse a obter os mesmos resultados de benchmark que tinha antes do pc estoirar.

Qual que.....a 7800GS teve um dsempenho, quer inferior à X1950, quer ao que tinha dantes, obtendo 9517 no 3D mark 2003 (12934 antes do problema).

Como solução final, decidi instalar de novo a X1950, porque confirmaram-me aqui no forum que realmente é melhor que a 7800, pois trabalha um pouco mais rapido na memoria. Formatei o pc todo e reinstalei tudo de base, na esperança de ser algum malware ou ***** coisa k me estivesse a empanar o pc.

Neste momento, o problema continua. O pc está na fase "fresquinha", acabado de formatar, e no entanto nao consigo obter os resultados de antigamente nos benchmarks e o CS:Source continua injogável.

Nem vou comentar o facto de ter "tentado" jogar o Supreme Commander às fotografias, e o Command and Conquer 3 também andar aos arrastos.


O QUE É QUE SE PASSOU COM O MEU PC??

terei algum outro ocmponente estragado? porcessador, motherboard? Ram?

Como é que posso verificar isso? Há algum programa de que teste hardware à procura de estragos?

Não me apetecia nada entrar em despesas com peças novas, mais do que já gastei

Obrigado
 
Já pensaste que podes estar limitado pelo cpu? Talvez um overclock ao cpu permita usar a grafica no seu maximo. Ja tentaste outros drivers?
 
Xeira-m k a na matherboard keimou kualker coisa, como tiveste um pico de corrente pode ter acontecido ate m admira o processador nao ter ido tbm.
 
Xeira-m k a na matherboard keimou kualker coisa, como tiveste um pico de corrente pode ter acontecido ate m admira o processador nao ter ido tbm.


supeito bem do processador, pois n opc pitstop dame esta mensagem, k nunca antes me dava:

The processor performance of this system, 2027 MIPS (millions of integer operations per second), is significantly lower than similar systems with the same type of processor running at the same clock rate, which perform at 5790 MIPS, on average.

será?
 
ou o slot agp está com problemas, ou tb as memorias, o cpu dificilmente, pq é uma coisa ke notava logo. poderá no entanto ser mais a board.
 
não tenho modo de saber qual a temperatura enquanto jogo, mas posso experimentar jogar com a caixa toda aberta a ver se corre melhor a apanhar fresquinho...sera?....

Claro que tens.

Ou corres o jogo numa janela ou activas o logging de temperaturas, que qualquer um dos programas que mencionei possui.

E pela temperatura do CPU "sem fazer nada" já podes ter uma ideia de como ele anda.

E não é preciso um jogo para o cpu correr.

Corre lá este e vem-te aqui queixar a seguir :P
 
O que me parece é que a memória ou o processador estão com algum problema, quem sabe até a motherboard.
Conselho, se puderes, claro: outro processador (igual) e outras memórias (iguais se possível) e vês se o PC tem melhor desempenho.
A temperatura poderá estar relacionada com "possível" estrago no processador.

É a minha opinião, mas eu não sou meste! :)

Boa sorte!

Cumps
 
sem tar a puxar pelo PC:

- Motherboard= 24ºC
- CPU= 56ºC

no Orthos, a fazer o teste "blend"

- Motherboard= 24ºC
- CPU= 60ºC

vou fazer mais testes

PS: fiz em priority 1, não sei se é relevante
 
Back
Topo