Quem gasta mais electricidade???

Aqui desktop mediano para jogos: 150W+30W do monitor (máximo);

Aqui portátil: 66W (máximo).


Não é directamente extrapolável, mas dá para ter uma ideia.
 
Athlon XP-M @ 2100MHz
2x 256 MB DDR @ 420 MHz
Maxtor 120GB Sata
Lite-on LDW411-S (idle)
Geforce 2 MX440 AGP
Abit NF7-S v2.0
2x Ventoinhas (a rondar os 6V)
Fonte de 450W (*cof*) com 2 ventoinhas
TFT 22" VH226H

Com o CPU em full load ronda os 100W com factor de potência 0.67 reactivo. Desligado ronda os 11W com factor de potência perto de 1 (varia muito e rápido, não sei porquê).

O meu Compal FL90 PM1 em idle ronda os 30W (médios), a jogar perto dos 48W com factor de potência a rondar os 0.7 reactivo. A carregar a bateria e ligado em idle bate nos 90W, com factor de potência perto de 0.8 reactivo.

Valores medidos em média durante 1 minuto.

[[]]
 
Do ponto de vista da conta que pagas o factor de potência não é relevante (se bem que desconfio que já o sabias...)

Já sabia. Mas é sempre um bom indicador do tipo de carga e da "eficiência" (conteúdo harmónico dos conversores comutados) do sistema. :)

como posso ver quanto gasta o meu pc?

Com um Wattímetro. Também dá com um amperímetro, mas é demasiado perigoso andar com ligações manhosas para o ligar em série com o PC (lado da rede). ;)


[[]]

PS: Para evitar as ligações manhosas podes usar um multímetro com sonda de corrente.
 
Última edição:
Este mês com o novo monitor -2.259€ na factura (comprei no meio do mês de Dezembro). O interessante é que poupou-se cerca de 14€ para a factura que vem. Nada mau.
 
eu em load gasto 538W e em idlle gasto 359W com oc. Eu acho muito xD mas e daí :D

O consumo desse pc...a 100% é de (segundo o site) 271W....em LOAD

o meu:
172w IDLE(50 , 60%)
335 LOAD(100%, o que nunca está obviamente)

...e tem peças um pouco mais gulosas que esse, portanto.. esse deve de gastar 100W idle.

Cumpz.

PS: a minha mae anda-se a queixar que o meu pc gasta muito...tenho de fazer as contas para ver... =D

ou entao tenho de passar a mexer só no portátil...
 
posso dizer que uma lampada de 100W gasta qualquer coisa como 7€ num mes, o resto e so fazer os 3

É mais uns 9 eur + IVA....


X2 5000+ BE @ 3000Mhz
M2N
2 X WD740
1 X Hitachi 500GB Green
1 X Samsung 500GB F1
2 X DVD-RW
1 X Adaptec 2410SA
1 X Creative Audigy 2 ZS
1 X HD4670
Monitor LG204W

170W Full Load com Boinc. Idle, - uns 40W. Em Jogos, + uns 20W. Medidos na ficha. O monitor consome cerca de 25W.

O meu portátil consome cerca de 25W em uso normal, com o monitor ligado.

P.S. Para quem quiser ter uma ideia mais ral do que consome, procurem no LiDl uns contadores que eles às vezes têm. É só ligar à tomada e ligar lá o equipamento que pretendem medir. Se calhar vão ficar surpreendidos com os consumos em Stand by de alguns....
 
Última edição:
Não sei se já foi dito aqui no fórum, mas tem aqui a comparação do consumo de um PC, XBOX, PS3 e Wii em jogos e filmes. É de 2007, mas dá para ter uma ideia do consumo das consolas..

Fazem softwares para tudo e mais alguma coisa, mas ainda não fizeram um software capaz de calcular (por alto) o consumo em tempo real enquanto estamos a usar o pc em diversas tarefas..um gadget para o Vista/7 ou um icone ao pé do relógio, ficava engraçado:) Acho que se as pessoas tivessem acesso a um software desses, tinham mais consciencia do que gastavam e provavelmente iriam começar a ter mais cuidado em deixar o PC/monitor/etc ligado.
 
Última edição:
LG S510 @ High Performance

Athlon XP 3000+ @ 2600MHz (1.85V)
2x256Mb old bh5 @ 200MHz (3.2V)
Samsung 40Gb IDE
X850PRO w/ vf900
LC POWER 420W
3 fans revoltec 80mm

CRT 17''

Modem + Router Wireless + colunas 5.1

Total = 228W
 
Back
Topo