[HDTV] Quero comprar uma nova TV (coloca aqui a tua dúvida)

Bom dia,

Nesta minha cavalgada pela compra de uma boa TV, li por aqui algures que a LG usa o RGBW e p.ex a Samsung usa RGB.

Li tabém que com pixels apenas nas cores vermelho, verde e azul, garante-se 95% de contraste.
(Também já li como se pode testar numa loja as que são RGB e RGBW)

As minhas dúvidas:

- a LG usa RGBW nos LCD ou também nos OLED?
- só a LG usa essa tecnologia? E p.ex a SONY ou a PHILIPS?
- em que medida isso afecta a qualidade de imagem

Obrigado pelos esclarecimentos
 
Bom dia,

Nesta minha cavalgada pela compra de uma boa TV, li por aqui algures que a LG usa o RGBW e p.ex a Samsung usa RGB.

Li tabém que com pixels apenas nas cores vermelho, verde e azul, garante-se 95% de contraste.
(Também já li como se pode testar numa loja as que são RGB e RGBW)

As minhas dúvidas:

- a LG usa RGBW nos LCD ou também nos OLED?
- só a LG usa essa tecnologia? E p.ex a SONY ou a PHILIPS?
- em que medida isso afecta a qualidade de imagem

Obrigado pelos esclarecimentos


Nos LCD a LG remove subpixeis para adicionar subpixeis brancos, o que acaba por resultar numa resolução de 2.8k ou parecido. Nos OLED o que fazem é adicionar subpixeis brancos aos elementos RGB já existentes, o que acaba por fazer sentido e não afecta em nada a resolução e/ou qualidade da imagem.

AFAIK é apenas a LG que usa esta tecnologia.

Pensa no seguinte, uma TV 4k tem cerca de 8 milhões de pixeis (3,840*2,160). Se adicionares uma estrutura de pixeis RGBW em vez de RGB, reduzes o número de pixeis capazes de produzir cor em cerca de 25% por isso, mesmo podendo ser imperceptível para o comum dos mortais que não está habituado a ver conteúdo 4k e para quem o conteúdo 2.8k vai parecer excelente, vais acabar com pior qualidade face a uma TV 4k RGB.
 
Não percebi.
No 1º parágrafo dizes "... Nos OLED o que fazem é adicionar subpixeis brancos aos elementos RGB já existentes, o que acaba por fazer sentido e não afecta em nada a resolução e/ou qualidade da imagem."

E no último parágrafo "...vais acabar com pior qualidade face a uma TV 4k RGB."

Afinal afecta ou não a qualidade de imagem?

Então posso concluir que uma TV 4K tem melhor qualidade por ser RGB que uma OLED que use RGBW (que é o caso da LG, p.ex modelo C7)?
 
Não, pois a principal característica dos OLED é cada subpixel poder desligar-se para poderes ter assim pretos verdadeiros, enquanto que os LCD precisam de ser retro-iluminados independentemente da cor a reproduzir, logo a C7 consegue mais brilho que as restantes OLED devido a ter um subpixel branco, suponho.
 
Penso então é que tenha sobretudo influência nos contrastes, e que o RGB aí seja superior...

Atenção que não percebo da coisa, só quero, como disse fazer uma boa opção e fundamentada!

@Luka_ : o meu comentário era para o @bLiNd

@Luka_

A C7 pode ter mais brilho pelo pixel branco, tem pretos verdadeiros, mas terá menores contrastes que outras OLED que usam o RGB.
Certo?

Claro que acredito que para o comum dos mortais tal seja imperceptivel, ou quase insignificante... e não tenha peso na opção entre 2 OLED.
 
Última edição pelo moderador:
@ctd teria de confirmar, mas creio que uma das grandes vantagens das OLED de 2017 da LG é mesmo terem maior brilho devido ao subpixel branco, sem comprometer os restantes espectros de cores devido a isso...

@_Ruca_ Eu escolheria a B7v de 55

E @C@rnim a diferença entre a B7v e a C7v é puramente cosmética, os pés e o aro exterior, de resto são a mesma TV.
 
Última edição pelo moderador:
Pelo que vi num vídeo no YouTube era apenas essa a diferença, mas posso estar errado...
Edit: Acabei de ver que apesar da B7V suportar Dolby Atmos por um update de firmware, a C7V tem suporte nativo , nem sei como me escapou esse pequeno-grande pormenor quando vi o comparativo.
"As we see on comparison table above, with original firmware, OLED B7 might not already support Dolby Atmos while OLED C7 already support Dolby Atmos. But with the latest firmware, OLED B7 already supports Dolby Atmos that means it is able to pass by with Dolby Atmos via HDMI ARC port. Nevertheless, since OLED B7 doesn’t have built in sub-woofer and its speaker system is less powerful, to enjoy Dolby Atmos on B7, you need an external system. On the hand, with 2.2 channel speaker system and 40 watts of speaker power, the speaker system of OLED C7 is already qualified to be used for enjoying Dolby Atmos Sound without an external sound system. But even so, adding en external sound bar might be better."
 
Última edição:
Não percebi.
No 1º parágrafo dizes "... Nos OLED o que fazem é adicionar subpixeis brancos aos elementos RGB já existentes, o que acaba por fazer sentido e não afecta em nada a resolução e/ou qualidade da imagem."

E no último parágrafo "...vais acabar com pior qualidade face a uma TV 4k RGB."

Afinal afecta ou não a qualidade de imagem?

Então posso concluir que uma TV 4K tem melhor qualidade por ser RGB que uma OLED que use RGBW (que é o caso da LG, p.ex modelo C7)?

Nas LED sim, afecta. O que eu disse no último parágrafo era em realção às TV's LED.
 
O problema é que as LED LG usam uma combinação de subpixéis RGBW em 3, e no OLED têm todos os 4 subpixeis para o RGBW. Então tens:
LG OLED: RGBW,RGBW,RGBW,RGBW...
LG LED: RGW,RWB,WGB,RGW...

é uma aldrabice que baixo o custo da TV...
 
boa tarde a todos

estou a pensar comprar uma tv, esta semana vi a LG 55UJ634V em promoção a 650 euros o que acham? boa compra ou compro algu melhor com este valor?

abraço e obrigado
 
Bom dia,

Nesta minha cavalgada pela compra de uma boa TV, li por aqui algures que a LG usa o RGBW e p.ex a Samsung usa RGB.

Li tabém que com pixels apenas nas cores vermelho, verde e azul, garante-se 95% de contraste.
(Também já li como se pode testar numa loja as que são RGB e RGBW)

As minhas dúvidas:

- a LG usa RGBW nos LCD ou também nos OLED?
- só a LG usa essa tecnologia? E p.ex a SONY ou a PHILIPS?
- em que medida isso afecta a qualidade de imagem

Obrigado pelos esclarecimentos

A LG é a única a usar(tanto quanto sei) e serve para baixar o custo do painel. Em Oled a história é outra e o subpixel branco(WRGB) não afecta a qualidade de imagem, pelo menos não de forma negativa. Todas as Oled no mercado actualmente usam painéis comprados à LG Display, por isso só diferencia entre tv oled o software/hardware usado por cada marca para tratamento da imagem.
 
Não sei se algum destes gráficos já por aqui andou ou não, mas aqui fica:

tv-size-distance-chart.png

Para a minha distância, 3m, precisava de uma 75" para notar a diferença no 4K... eh pá. Bem que gostava, mas as OLEDs para o comum mortal são só até 65" e mesmo assim custam o que custam.

Há sempre as Hisense de 75" que custam pouco mais de 2000€, mas pelas opiniões deste fórum gostava de ter OLED.
 
Boas malta,

Faz um tempo que não vinha cá mas já vi que continua a ser uma boa fonte de conhecimento fidedigno ;)
Preciso de comprar uma TV, visto a distancia do sofá/móvel ser 2,6 metros deixo em baixo a info do que procuro.
PS: Tenho em mente a Hisense H49N5700 SmartTV 49" LED 4K UHD
-------------------------------------------------------------------------------------

Tamanho: 40-49" [x] 50" [x] 55" [ ] 65" [ ] Maior que 65" [ ]
Orçamento: 500+-
1080P [x]
4K [x]
HDR10 [x]
Dolby Vision [ ]
Smartshare (reprodutor conteúdos multimédia) [ ]
Tecnologia: LCD LED [x] Oled [ ]
Painel VA (20-30º ângulo visão sem perda de cor ou contraste, melhor contraste quando centrado com o ecrã, melhores pretos) [ ]
Painel IPS (menor contraste, maior ângulo de visão, menor input lag) [ ]
FALD [ ]
Edge Led [ ] Full Backlight Led [ ]
Input Lag: 8-12ms [ ] 12-30 [ ] 30-50 [ ] Indiferente [x]
Entradas HDMI 2 [ ] 3 [x] 4 [x]
3D [ ]
Refresh Rate Nativo: 50hz [ ] 60hz [ ] 100hz [ ] 120hz [ ] Indiferente [x]
Curva [ ]
Plana [x]
Marca: Sony [x] LG [x] Samsung [x] Philips [ ] Panasonic [ ] Sharp [ ] Hisense [x] Indiferente [ ]
 
Então pelo que li anteriormente, à excepção da Samsung, que usa QLED, todas as marcas que usam a tecnologia OLED, adquirem os painéis à LG.

Mas a LG usa RGBW nos seus modelos e os outros usam RGB?

Confesso que estou a ficar baralhado...
 
Podes ter o melhor equipamento do mundo, podes ter os conteúdos com a melhor qualidade do mundo... mesmo com uma visão 20/20 (pouca gente a tem) não consegues distinguir a melhor resolução se não estiveres a distância suficiente do ecrã (seguindo aquela tabela). Isto não é "opinião", é baseado na ciência e no que se sabe que a visão humana é capaz.
Podem sempre pedir a opinião ao vosso cão, que o bicho mesmo a 10m de distância consegue ver tão bem como vocês a 2m... :lol:

EDIT: Há casos raros de gente com visão melhor que 20/20... uma pessoa com visão 20/15, por exemplo, consegue ver tão bem a 4m, aquilo que uma pessoa com visão 20/20 consegue a 3m. No meu caso, já devo andar nos 20/30... sem óculos :-P

A título de curiosidade, quando se avariou o meu plasma ainda em período de garantia, coincidiu com a altura em que passei a usar óculos... quando o ecrão chegou da reparação, voltei-me para a minha mulher e disse:

"-É impressão minha ou a televisão voltou com melhor imagem".​

Resposta dela:
"-Tá na mesma... estavas mesmo a precisar de óculos!) :lol::lol:
acho que nem devo me dar ao trabalho de te responder
 
Back
Topo