Quero seguir Design Gráfico

1º - Quem paga 350€ por mês + despesas de material durante 3 anos (estamos a falar de cerca de 15.000€ de investimento) deve ponderar se realmente vai ter frutos do mesmo. 80% de probabilidades de ir parar a um Mc Donald's em vez de trabalhar na área que investiu dá que pensar.
2º - Não deves ter muito jeito para a leitura, fui eu que fiz essa afirmação em relação às empresas que pedem alunos da ESAD nos anúncios. Na altura que entrei na ESAD era uma afirmação recorrente de alguns profesores.
3º - Já mudaste o discurso de "mehor escola do país e europa" para "uma escola com grande prestígio nacional e internacional".
4º - O portefólio, e não portofólio (mesmo que vivas no Porto) é imprescindível apresentar para arranjares emprego principalmente para quem afirma: "posso dar-me ao luxo de arranjar emprego praticamente onde quiser".

A tua postura é típica de um aluno da ESAD pseudo-queque "cheio de ranho no nariz".
Pagar essa quantia para alimentar os professores e depois aparecer na televisão a dizer "Sou um jovem licenciado e não arranjo emprego!", onde é que me inscrevo?

Vamos ver daqui a 10 anos se o jovem ainda vem defender que a escola é muito boa e que seguia o mesmo caminho xD
 
Instituto Politécnico de Cavado de Ave, alguém que saiba algo desta? As disciplinas pareceram-me semelhantes às da ESAD, mas sendo pública é uma melhor opção.
 
Já vamos na correcção dos erros ortográficos? Tens noção que quem inicia tal coisa ou é uma criança de 12 anos ou não tem qualquer argumento e começa a pegar nos erros ortográficos?
Provavelmente é misto de ambos no teu caso mas adiante.

Vou-te esclarecer uma coisa, quem tem uma mentalidade como a tua, em que se baseia em percentagens de empregabilidade para escrever o seu futuro, nunca vai chegar longe, são os ambiciosos que chegam longe, mesmo que o curso tivesse uma taxa de empregabilidade de 1% eu iria para o mesmo porque é o que gosto de fazer, depois apenas me resta ser bom naquilo que faço e o trabalho virá, ou já veio, e bastante, no meu caso.

Se foste tu que afirmaste que os professores propagam tal frase porque a usaste nos teus argumentos? Alguma vez eu disse que concordava com ela? E que tem ela a ver com o facto de a ESAD ter prestígio ou não? Os professores até podiam dizer que o Pai Natal estuda na ESAD, que raio tem isso a ver com o que eu afirmei sobre o prestígio da ESAD? Gostava de ver alguma lógica nos teus argumentos mas a partir do momento que inicias guerras de erros ortográficos não te vou dar muita atenção, lamento.

Em relação ao portefólio, mais uma vez, onde é que eu afirmei que este não é necessário para arranjar emprego? Estás basicamente a repetir o que eu disse antes:

Agora diz-me, estás a brincar comigo? É que se estás diz-me por favor e páro de perder tempo a discutir contigo.

Quando me apresentares argumentos convincentes talvez te volte a responder, até lá ganha algum juízo e perde essa postura rancorosa, só te fica mal e inveja não é bonito.

Lá por nem saberes o valor da propina que os teus pais pagam mensalmente, sim, porque se saisse do teu bolso saberias, não quer dizer que para muitas pessoas não seja um factor determinante em função dos resultados que esse investimento dará. Sim, porque 350€ mensais mais despesas extra equivalem quase a um ordenado mínimo nacional.

Este tópico não é sobre ti, e sobre as tuas escolhas, aconselho-te a ler o título do mesmo.

E corrijo os erros porque é vergonhoso alguém num processo de licenciatura em design de comunicação nem sequer saber escrever portefólio.
 
Lá por nem saberes o valor da propina que os teus pais pagam mensalmente, sim, porque se saisse do teu bolso saberias, não quer dizer que para muitas pessoas não seja um factor determinante em função dos resultados que esse investimento dará. Sim, porque 350€ mensais mais despesas extra equivalem quase a um ordenado mínimo nacional.

Este tópico não é sobre ti, e sobre as tuas escolhas, aconselho-te a ler o título do mesmo.

E corrijo os erros porque é vergonhoso alguém num processo de licenciatura em design de comunicação nem sequer saber escrever portefólio.
Ui, além da cartada do erro ortográfico também usaste a carta onde me acusas de ser um puto que vive à custa dos pais? Que vem a seguir, vais usar aquela carta do "a tua mãe também"?
Já vi que és incapaz de construir quaisquer argumentos e que vais continuar com essa postura infantil e patética, sendo assim vamos dar o assunto por encerrado.

Gosto particularmente do modo como ignoras 95% do conteúdo dos meus posts, muito devido à tua incapacidade total de argumentação, e constróis respostas com conteúdo equivalente a zero, bravo.

Já agora, sou eu que pago as mensalidades, ganho o suficiente para isso, não é que tenhas algo que ver com isso mas a tua infantilidade já roça o ridículo, mais uma vez, ganha algum juízo, cresce.

Instituto Politécnico de Cavado de Ave, alguém que saiba algo desta? As disciplinas pareceram-me semelhantes às da ESAD, mas sendo pública é uma melhor opção.
Sinceramente aconselhava-te as Belas Artes ou a ESAD.cr das caldas da rainha se estiveres disposto a fazer a deslocação, a nível público são as melhores opções, a universidade de aveiro também não é má.
 
Última edição pelo moderador:
Pois, no fundo o custo que me dava a deslocação dava para a mensalidade na ESAD de Matosinhos. Belas Artes no Porto não posso, pois não tenho as disciplinas necessários, a menos que me auto proponha a exame de História de Arte.

Já ouvi falar acerca do direito a bolsa parcial ou total nas privadas como a ESAD, quais são os requisitos para ter direito à mesma?
 
Exacto, acaba por não compensar ir para uma pública e fazer a deslocação para outra localidade, o alojamento, gasolina, alimentação, etc acaba por ficar bem mais caro que a mensalidade... também tive esse dilema mas fiz as contas e ficava-me mais barato pagá-la.

A bolsa não sei como funciona mas penso que para os que vivem fora do Porto, há uma facilidade bem maior em tê-la, pelo menos todos os que conheço que a têm vivem noutras localidades mas estão alojados no Porto.
 
Exacto, acaba por não compensar ir para uma pública e fazer a deslocação para outra localidade, o alojamento, gasolina, alimentação, etc acaba por ficar bem mais caro que a mensalidade... também tive esse dilema mas fiz as contas e ficava-me mais barato pagá-la.

A bolsa não sei como funciona mas penso que para os que vivem fora do Porto, há uma facilidade bem maior em tê-la, pelo menos todos os que conheço que a têm vivem noutras localidades mas estão alojados no Porto.

Também fiz essas contas e foi o que me pareceu, sei que ainda é um pouco cedo, mas não quero deixar tudo para a última da hora e já ter as ideias um pouco claras. E assim ao ir para Matosinhos podia estar a morar na mesma em casa e apenas ter um trajecto a percorrer de cerca de 10/15 min.

Tenho de tentar descobrir como funciona, porque mesmo que seja apenas parcial já seria uma grande ajuda. Não sei se terá a ver com a nota de candidatura ou se é realmente apenas uma facilidade para quem vem de longe.
 
Ui, além da cartada do erro ortográfico também usaste a carta onde me acusas de ser um puto que vive à custa dos pais? Que vem a seguir, vais usar aquela carta do "a tua mãe também"?
Já vi que és incapaz de construir quaisquer argumentos e que vais continuar com essa postura infantil e patética, sendo assim vamos dar o assunto por encerrado.

Gosto particularmente do modo como ignoras 95% do conteúdo dos meus posts, muito devido à tua incapacidade total de argumentação, e constróis respostas com conteúdo equivalente a zero, bravo.

Já agora, sou eu que pago as mensalidades, ganho o suficiente para isso, não é que tenhas algo que ver com isso mas a tua infantilidade já roça o ridículo, mais uma vez, ganha algum juízo, cresce.


Sinceramente aconselhava-te as Belas Artes ou a ESAD.cr das caldas da rainha se estiveres disposto a fazer a deslocação, a nível público são as melhores opções, a universidade de aveiro também não é má.

A única pessoa que tem um comportamento infantil neste tópico és tu, infantil ao ponto de não assumir que há outras opções e que a ESAD não é a melhor escola do mundo nem para lá caminha. Basta ver o corpo docente para perceber que deixa muito a desejar. Não são 2 ou 3 professores que fazem com que a escola valha a pena, e muito menos o curso de Design de Comunicação.

E mais uma vez repito que este tópico não é sobre ti, daí ignorar 99% do que dizes.
 
Ignoras 99% do que digo mas dedicas 99% do teu tempo a pressupor coisas irreais sobre mim, a assumir factos errados e a provocar-me com saídas dignas de um miúdo de 12 anos, se dedicasses esse tempo a contra argumentar o que eu digo com algo palpável talvez te desse mais atenção, como és incapaz de criar um único argumento utilizável vou subir a escala da tua percentagem e ignorar-te a 100%.

Para quem me ignora a 99% dedicas muitos caracteres a esse último ponto percentual :)

Espero que deixes de me responder, ou podes fazê-lo, é-me indiferente.
 
Última edição:
Ignoras 99% do que digo mas dedicas 99% do teu tempo a pressupor coisas irreais sobre mim, a assumir factos errados e a provocar-me com saídas dignas de um miúdo de 12 anos, se dedicasses esse tempo a contra argumentar o que eu digo com algo palpável talvez te desse mais atenção, como és incapaz de criar um único argumento utilizável vou subir a escala da tua percentagem e ignorar-te a 100%.

Para quem me ignora a 99% dedicas muitos caracteres a esse último ponto percentual :)

Espero que deixes de me responder, ou podes fazê-lo, é-me indiferente.

Mais uma intervenção da tua parte sem qualquer interesse para o tópico em discussão e apenas centrada na tua pessoa, que não é de forma alguma o que está em debate. Se leres bem o que escrevi falo da falta de qualidade do corpo docente da ESAD (salvo raras excepções).

Sugiro que cries um tópico dedicado apenas a ti, uma vez que gostas tanto de enaltecer a tua personalidade (ou falta dela).
 
Boas, eu queria fazer umas perguntas,

No secundário tive a oportunidade de frequentar o agrupamentos de artes, adorei este agrupamento especialmente as disciplinas de "Oficina de Artes", "Teoria do Design" e "história de Artes", mas infelizmente devido a questões familiares não tive oportunidade de seguir o meu sonho "design gráfico/equipamentos ou desenho". Depois de acabar o curso que frequentei (Engenharia Civil), estava com vontade de seguir o que sempre quis, para tal estava a pensar candidatar-me a um curso de "Design Gráfico" na fbal ou noutra universidade/instituição.

A minha primeira pergunta é se ainda vou a tempo, pois penso que perdi alguma "flexibilidade na criação", apesar de ter criado um logo para uma empresa. No caso dos programas de desenho só sei mexer no autocad 2d, cinema 4d. Tendo um conhecimento muito limitado no photoshop, illustrator.

Finalmente, se ainda for a tempo, era para saber se o curso da fbal é bom pois estava inclinado para esse e se alguém entrou num curso de design na minha situação (25 anos e curso superior) e se é necessário fazer alguma prova prática para entrar e se sim como é essa prova.
Boas,

Peço desculpa pela extensão do post e obrigado a quem responder :)
 
Boas, eu queria fazer umas perguntas,

No secundário tive a oportunidade de frequentar o agrupamentos de artes, adorei este agrupamento especialmente as disciplinas de "Oficina de Artes", "Teoria do Design" e "história de Artes", mas infelizmente devido a questões familiares não tive oportunidade de seguir o meu sonho "design gráfico/equipamentos ou desenho". Depois de acabar o curso que frequentei (Engenharia Civil), estava com vontade de seguir o que sempre quis, para tal estava a pensar candidatar-me a um curso de "Design Gráfico" na fbal ou noutra universidade/instituição.

A minha primeira pergunta é se ainda vou a tempo, pois penso que perdi alguma "flexibilidade na criação", apesar de ter criado um logo para uma empresa. No caso dos programas de desenho só sei mexer no autocad 2d, cinema 4d. Tendo um conhecimento muito limitado no photoshop, illustrator.

Finalmente, se ainda for a tempo, era para saber se o curso da fbal é bom pois estava inclinado para esse e se alguém entrou num curso de design na minha situação (25 anos e curso superior) e se é necessário fazer alguma prova prática para entrar e se sim como é essa prova.
Boas,

Peço desculpa pela extensão do post e obrigado a quem responder :)


Nunca é tarde para seguires o teu sonho. O facto de teres 25 anos e formação superior até pode ser uma mais valia, pois vais encarar esse "investimento" com outros olhos e determinação.

Quantos aos outros pontos não te sei responder. Se és de LX o IADE é sem dúvida a melhor escola.
 
Back
Topo