Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Eu sei, apenas estava a falar do factor idade, que nem é a principal razão.

A SIC Radical também não tem grande logo pra transparencia.
 
É simples dar a volta ao logo da SIC: é só esquecer aquelas cores todas que fazem lembrar o logo da Globo dos anos 80 (de onde foi copiado, aliás).
 
Mas o da Globo já é transparente à muito, e foi desenhado a pensar nisso.
O da sic nao.

As TVs portuguesas quando criam um logo só se preocupam se é bonito ou não nos ecrãs, não se preocupam se na emissão ficará esteticamente correcto ou se no papel contrasta bem com o resto das cores. Quando se cria um logo cria-se primeiro com a ideia de ir para papel e só depois se pensa nos outros casos.
 
A SIC Radical está emitir um programa em 16:9 sem letterbox, agora. Resultado: Imagem esticada verticalmente. É o programa "Homens Temporariamente Sós".

Fiquem Bem.
 
Não e a primeira vez que emitem em anamórfico e já vi o mesmo em outros canais.

Penso que será aliás cada vez mais comum, pois com o final do 4:3 a área de segurança para pan & scan vai sendo esquecida. Basta verem um bocado as noticias na BBC em 4:3 pan & scan para verem como as pessoas estão cada vez mais cortadas.

Quanto a pessoas esticadas... eu vejo tudo bem ;) e mesmo num CRT 4:3 normalmente há um botão que fecha a imagem para 16:9 sem qualquer perda de resolução. Claro está, se fosse utilizado o WSS a Tv mudava automaticamente, tal como faz com os PalPlus da RTP (ai faz zoom do 4:3 para 16:9).
 
Mudar a posição dos DOGs de x em x segundos não é correcto, a regra é baixar a opacidade e colocar cor branca/cinzenta com versões específicas para emissão.

Claro! Mas há quem não queria mudar a marca dos seus produtos! Nesses casos mudar a posição ou apagar de x em x segundos é o mínimo que deviam ser obrigados a fazer!

E de que serve baixar a opacidade se se coloca cor branca? Mais vale baixar a opacidade sim senhor mas manter as cores, sempre estraga menos e a alteração dos logos não causa tanta relutância nos seus donos!
 
Claro! Mas há quem não queria mudar a marca dos seus produtos! Nesses casos mudar a posição ou apagar de x em x segundos é o mínimo que deviam ser obrigados a fazer!

E de que serve baixar a opacidade se se coloca cor branca? Mais vale baixar a opacidade sim senhor mas manter as cores, sempre estraga menos e a alteração dos logos não causa tanta relutância nos seus donos!

Quando se cria um logo para uma estação de televisão tem de se ter em conta as consequências que irão ter na emissão. Todos os logos correctamente elaborados (hoje em dia) têm sempre uma versão em branco para o efeito (TV, imprensa e publicidade). É uma regra de design e comunicação visual.

Relativamente a quem não quer mudar a "marca dos seus produtos", os anos passam, a tecnologia evolui, as mentalidades evoluem, tal como o design, também evolui. Existe uma adaptação possível ou uma actualização de forma a que se possa responder às novas situações.
 
Neste momento (0:54 de 16/10/2009) a RTP2 está em 16:9 analógico PalPlus com sinalização correcta (para que o LCD faça a adaptação automática da imagem) e o FOXlife está em verdadeiro 16:9 anamórfico (mas penso que sem qualquer sinalização). Em ambos os casos estou a ver via Zon analógico. Fica a informação e espero que se generalize a tendência quanto antes.
 
Sinceramente não acho os DOGs nada abusados. Ainda hoje me lembrei e tive a reparar no DOG da SIC, e não achei nada de abusado. Aqueles anúncios que de vez em quando aparecem é que são estúpidos...
O da TVI é que se calhar é um bocado "quadrado" de mais e ocupa demasiado espaço...

Cumps
 
Sinceramente não acho os DOGs nada abusados. Ainda hoje me lembrei e tive a reparar no DOG da SIC, e não achei nada de abusado. Aqueles anúncios que de vez em quando aparecem é que são estúpidos...
O da TVI é que se calhar é um bocado "quadrado" de mais e ocupa demasiado espaço...

Cumps

Não achas o DOG da SIC abusado? Imagina estares a ver um filme à noite em que no canto superior esquerdo existe um objecto colorido brilhante com as cores a andarem às voltinhas, não te chateia? Por vezes à noite até ilumina mais a minha sala do que a própria luz da televisão... São essas entre mais outras razões que me levaram a deixar de ver filmes nos canais nacionais.

O da TVI nem sequer merece qualquer tipo de comentário...Aquele quadrado preto é maravilhoso :D
 
Hoje vieram instalar o meo aqui em casa e alguns dos canais que são transmitidos em 4:3 não permitem esticar a imagem.... isto é normal? Eu prefiro ter o 4:3 esticado do que ter as barras verticais...
 
Hoje vieram instalar o meo aqui em casa e alguns dos canais que são transmitidos em 4:3 não permitem esticar a imagem.... isto é normal? Eu prefiro ter o 4:3 esticado do que ter as barras verticais...

Tecla debaixo do 9. Se não der é porque o canal assim emite de origem, mesmo esticado.

Fica Bem.
 
Não achas o DOG da SIC abusado? Imagina estares a ver um filme à noite em que no canto superior esquerdo existe um objecto colorido brilhante com as cores a andarem às voltinhas, não te chateia? Por vezes à noite até ilumina mais a minha sala do que a própria luz da televisão... São essas entre mais outras razões que me levaram a deixar de ver filmes nos canais nacionais.

O da TVI nem sequer merece qualquer tipo de comentário...Aquele quadrado preto é maravilhoso :D

Não, por acaso não acho abusado...

Cumps
 
Claro! Mas há quem não queria mudar a marca dos seus produtos! Nesses casos mudar a posição ou apagar de x em x segundos é o mínimo que deviam ser obrigados a fazer!

E de que serve baixar a opacidade se se coloca cor branca? Mais vale baixar a opacidade sim senhor mas manter as cores, sempre estraga menos e a alteração dos logos não causa tanta relutância nos seus donos!

Estás a falar disto:

169svt1mollysandn.png


Como podes ver, o DOG neste screen do canal sueco SVT1, está com cores (contudo, este tem opacidade de cerca de 60%, o que não afecta os utilizadores de plasma, mas sempre acaba por distrair.).

O mais correcto é fazer isto, que está neste screen, de outro canal sueco, a TV4:

169tv4mollysandn.png


Fiquem Bem.
 
Back
Topo