Recomendações para uma máquina nova

Não conheço essa NX3000, mas a GX9 é uma máquina recente, com tecnologia mais recente.
Arrisco a apostar na GX9 como superior.

Mas o "superior" vale de muito pouco.
A máquina fotográfica é uma ferramenta apenas.
O que importa é a sensibilidade do fotógrafo, o seu controlo da composição e luz.
Claro que tem que se ter conhecimentos sobre a ferramenta que se está a usar.

Quanto ao meu caso, eu não usava a D810 porque não era tão avançada quanto a GX9.
Parece gozo, mas o tamanho de sensor não é tudo.
Isso, e porque comecei a achar falhas de foco em duas lentes que adorava (a 24-70mm 2.8 da Tamron e a 100mm 2.8 da Tokina).
Vendi, por isso, a D810 e comprei uma Nikon Z 6, que é a primeira mirrorless FF da Nikon (comprei com uma 24-70mm f4 e uma 50mm 1.8, as novas lentes para o novo sistema/mount).

Mas para começar, e para umas fotos catitas à bebé, não precisas de muito.
Mais uma vez, a GX9 é user friendly, no sentido em que é boa de usar, produz excelentes JPEGs, tem tudo o que precisas.
Ainda por cima vens de uma mirrorless compacta.
A transição seria bem mais fácil para outra mirrorless do que para uma DSLR.

Cumps

Percebo.
Estive a ver rapidamente umas reviews e samples e surpreendeu :D Vou pesquisar mais a fundo.

Pergunta rápida: A camera tem IBIS portanto supostamente consegue usar qualquer lente sem estabilização de imagem. Então caso uses uma lente com estabilização a qualidade de imagem espera-se ser superior? Ou melhor, abrirá mais oportunidades para explorar situações e cenários de mais baixa luminosidade?

Não querendo ser pedantic, dado o preço da GX9 estar no mesmo ballpark da XT-30 não compensaria ia para esta ultima? Por exemplo, porquê que não foste para a XT-20, que presumo que estava disponível, pelo menos na altura que compraste a GX9?

Se para ti o sistema MFT se resume a Olympus e Panasonic então esta visto que não é mesmo um sistema que conheças de todo...


A questão das primes é simples não é para todos usar primes porque há muito calaceiro que tem problemas em fazer zoom com os pés e prefere ter menos p-mpix e não aproveitar todo o potencial do sensor em troca de uns passitos.

Só referi que a sugestão do myllez era muito valida e uma excelente opção para o quotidiano. Quem quer câmara para um pouco de tudo não vai sair aí a comprar tudo que é objectivas... Faz o investimento e pode ir no futuro complementado com uma outra distância focal que ache interessante e fica com um conjunto bastante interessante com a sugestão que ele deu e sobretudo leve . No resto não vou contribuir para mais off topic . Dou assim por encerrada a minha participação neste tópico.

Depois de rapidamente analisar algumas reviews e preços a sugestão do @MylleZ é bastante interessante. Tenho que fazer as contas para ver o trade-off. Ver mais reviews e analisar o material. Ir a uma loja e pegar numa maquina dessas e explorar as opções, etc.

Sou da opinião que se uma camera é boa actualmente para um determinado objectivo, há de ser sempre até dar o berro lol



Vou esperar pelo Black Friday e ver se a camera desce ainda mais de preço. Neste momento esta a £499 sem lente e a £549 com a lente de kit: 12-32mm IS Lens.

Para ser sincero não sei se vale a pena comprar com a lente de kit. Sao mais £50 que poderia descontar numa Olympus M.Zuiko ED 45mm f/1.8 que usada custa £154.
Qual é a vossa opinião?
 
Última edição:
Eu gosto muito da Fuji, mas os preços em MFT, para o que eu pretendia, parecem-me mais "saudáveis".
Por exemplo, no sistema Fuji, quanto custa uma 30 ou 35mm 1.8 (ou equivalente)?
Sei que a Fuji 35mm f/2 é mais cara do que a Panasonic 20mm 1.7 pancake.
Sei também que a Fuji 50mm f/2 é mais cara do que a Panasonic 42.5mm 1.7 e do que a Olympus 45mm 1.8 (a Olympus consegue-se muitas vezes a preços espectaculares).

Mas uma X-T20 também seria opção, com essas duas lentes que refiro (ou a lente de kit 18-55mm mais a 50mm, por exemplo).
Tens que analisar as coisas :D
Eu falei da GX9 porque tenho uma, e porque sei que é extremamente competente.
Certamente que ficarás muito bem servido com uma X-T20 também.

Tenta ver as duas.

Cumps
 
Eu gosto muito da Fuji, mas os preços em MFT, para o que eu pretendia, parecem-me mais "saudáveis".
Por exemplo, no sistema Fuji, quanto custa uma 30 ou 35mm 1.8 (ou equivalente)?
Sei que a Fuji 35mm f/2 é mais cara do que a Panasonic 20mm 1.7 pancake.
Sei também que a Fuji 50mm f/2 é mais cara do que a Panasonic 42.5mm 1.7 e do que a Olympus 45mm 1.8 (a Olympus consegue-se muitas vezes a preços espectaculares).

Mas uma X-T20 também seria opção, com essas duas lentes que refiro (ou a lente de kit 18-55mm mais a 50mm, por exemplo).
Tens que analisar as coisas :D
Eu falei da GX9 porque tenho uma, e porque sei que é extremamente competente.
Certamente que ficarás muito bem servido com uma X-T20 também.

Tenta ver as duas.

Cumps

Na altura em que compraste a GX9 chegaste a ponderar a GX85?
 
Eu já tive imensa coisa.
Na altura em que comprei a GX9 tinha vendido uma Olympus PEN-F (máquina maravilhosa também) porque arranjei um bom negócio.
A ideia seria ficar apenas com DSLR FF.

Mas depois voltou aquela coisa de - "preciso de uma máquina compacta para as férias".
Ia para comprar uma Panasonic LX100 II (vê esta também) e o negócio correu mal.
Aproveitei, por isso, uma mega promoção black Friday, e comprei a GX9 (não tem lógica vender uma PEN-F e comprar uma GX9, eu sei, mas a ideia era mesmo comprar a LX100 II e nunca mais pensar no sistema MFT).

Talvez troque tudo um dia, porque ficou-me presa na garganta :p

A GX85 usa um sensor mais antigo, de 16MPx (que chega perfeitamente, mas os novos sensores são melhores).
Não a ponderei, até porque já tive uma G80, que usa o mesmo sensor, e mudei para a PEN-F porque sentia que faltava ali algo.
Tanto a PEN-F, como a GX9, foram as melhores MFT que tive. A GX9 é a que entrega melhores JPEGs.

Cumps
 
tenho uma 5D e estou a experimentar com uma telezoom pois a wide-angle ainda não chegou, embora eu sei que para ambientes de pouca luz não se compara com a 6D) e no que toca a lentes há várias opções como a 10-18mm IS STM, 50mm f/1.8 e/ou 40mm f/2.8 para dentro de casa, também a sigma 17-50 f2.8 para uso geral
Calma...já vai aqui confusão.

Nem a 10-18 nem a 17-50 dão para câmaras como as 6D ou 5D. Ambas as lentes são feitas para DSLR's APS-C, não full-frame.

Séries 5D e 6D são todas full-frame.

Série 1D já teve mais do que um tamanho de sensor, mas nunca APS-C.

Todas as outras DSLR's da Canon são APS-C.

EDIT:
• Objectivas Canon EF tanto funcionam em full-frame como APS-C.
• Objectivas Canon EF-S só funcionam em APS-C e nem sequer encaixam nas full-frame (batem no espelho).
• Objectivas Sigma DG são feitas para full-frame e funcionam nos dois tamanhos de sensor.
• Objectivas Sigma DC são feitas para APS-C. Até encaixam nas full-frame, mas a imagem fica cortada com uma vinheta preta a toda a volta porque as lentes não conseguem cobrir todo o sensor.
 
Última edição:
Calma...já vai aqui confusão.

Nem a 10-18 nem a 17-50 dão para câmaras como as 6D ou 5D. Ambas as lentes são feitas para DSLR's APS-C, não full-frame.

Séries 5D e 6D são todas full-frame.

Série 1D já teve mais do que um tamanho de sensor, mas nunca APS-C.

Tudo o resto digital da Canon é APS-C.

Desculpa a 10-18 não deveria estar aí. Erro meu :) Apenas a 40mm, 50mm e a 17-50mm. A 17-50mm f/2.8 da sigma é para sistema EF.

Cumprimentos.
 
Encaixar, ela encaixa. As Sigma são feitas com o encaixe igual quer sejam para full-frame ou para APS-C.
Mas a lente não cobre o sensor todo. Ficas com uma vinhetagem sólida a toda a volta e que te obriga a cortar as fotos depois.

Ela não tem tamanho (nem preço :P) para cobrir um sensor full-frame com abertura f/2.8
 
Pessoal, não sei se é permitido meter aqui links mas eu como moro no UK não sei se haverá problemas.

Basicamente no site da wowcameras eles têm a fuji XT-3 por £1000 só o corpo.

Alguém conhece este site?
 
Já estive a indagar e parece-me que depende da sorte por isso acho que ou por a hipótese de comprar nesta loja.

Entretanto, o dealer aqui da zona esta a vender em segunda mão uma Canon 6D como nova por £599. Eles incluem garantia de 6 meses embora vale o que vale.

A este preço acham que é um bom negocio? Depois para começar estava a pensar comprar uma 50mm f/1.8 ou 40mm f/2.8.

Tendo em conta que a GX9 compra-se nova por £520 e em segunda mão há poucas a venda e as que há estão mais próximas dos £500 sendo que mais vale a pena comprar nova, não sei se a diferença entre este preço e o preço da 6D compensa.

Cumprimentos.
 
Última edição:
O que eu acho é que uma câmara não tem nada a ver com a outra, o que demonstra que não sabes bem de que tipo de câmara precisas.

Dessa forma, o meu conselho é não comprares nada até estares mais seguro do que queres, porque estamos a falar de gastos relativamente grandes, e se te arrependeres depois queimaste dinheiro para nada.
 
Eu sei o que quero. Quero uma câmara que tire fotos com a melhor qualidade possíveis dentro de casa - que é um ambiente de pouca luz. Estava inicialmente inclinado para uma DSLR, 5D MK3 ou a 6D, sendo a 6D talvez mais barata. Tive uma 5D emprestada e gostei bastante portanto estas duas que referi não serão muito diferentes com excepção do desempenho em ambiente de baixa luz.

O Myllez sugeriu o combo da GX9 mas pensando melhor não sei se a longo prazo compensará.
 
A longo prazo, investir em DSLR também é uma opção questionável, dirão muitos...

Eu sou da opinião que o orçamento não dá para full-frame.
Nunca é só o corpo e a lente, há sempre mais coisas que são necessárias, e estar a apostar em primes baratas porque se estourou o orçamento todo só para ter um sensor maior também não me parece a melhor gestão, mas pronto, o dinheiro não é meu.
 
Bom, tem se que começar por um lado. A ideia era depois investir numa 24-70 e vender a 40mm f/2.8 / 50mm f/1.8 e investir numa 50mm art ou vice-versa.
Eu sei que o mais importante é a lente isso não há dúvidas. Mas como apareceu está oportunidade queria saber junto de vocês que são mais experientes se é algo que valha a pena dado o preço.

A máquina ao preço que está o que te parece?
 
Então a GX9 está excluída, certo? É que assim a escolha entre as opções que deste está feita. Lembra-te que usado, é sempre usado e um corpo tem muitíssimas mais coisas para avariar que uma lente....

E ninguém que queira explorar minimamente a qualidade de um DSLR anda apenas com uma lente. Comprar uma lente com ideia de a vender depois em pouco tempo para comprar outra é logo um mau principio.

Eu também acho que não faz sentido ir para FF. Perdes todas as opções de lentes exclusivamente APS-C que são sempre mais baratas por exemplo.
 
Então a GX9 está excluída, certo? É que assim a escolha entre as opções que deste está feita. Lembra-te que usado, é sempre usado e um corpo tem muitíssimas mais coisas para avariar que uma lente....

E ninguém que queira explorar minimamente a qualidade de um DSLR anda apenas com uma lente. Comprar uma lente com ideia de a vender depois em pouco tempo para comprar outra é logo um mau principio.

Eu também acho que não faz sentido ir para FF. Perdes todas as opções de lentes exclusivamente APS-C que são sempre mais baratas por exemplo.

Obrigado pelo teu input.

A sugestão da GX9 foi interessante porém se compararmos a diferença de preço entre as câmeras citadas não sei se fará sentido optar pela GX9, pelo menos na minha cabeça. Possivelmente se já tivesse uma boa câmera seria mais fácil comprar uma GX9. Lógico uma é usada e a outra nova.

Se pensar a longo termo fará mais sentido investir numa DSLR quer seja a 6D ou não ao invés de numa GX9 (ou até mesmo Fuji xt-2). Mas posso estar enganado.

Eu quero ter a possibilidade de ter uma máquina que tire boas fotos dentro de casa. Segundo o MylleZ a GX9 porta-se bem no entanto quando uma pessoa vê uma 6D quase ao mesmo preço que a GX9 a tentação é obviamente optar pela 6D.

Concordo que o sistema APS-C tem lentes mais em conta (concluído após uma grande dose de investigação). Nenhuma opção está excluída desde que o desempenho a baixa luminosidade seja bom, mas não sei se a longo termo investir na GX9 é sensato.

Que máquinas APS-C oferece bom desempenho em baixa luz? Quem diz baixa luz diz em casa numa sala iluminada normalmente de noite e durante o dia no inverno? A opção da FF foi simplesmente por causa de várias reviews qué vi que concluía que a FF é superior em baixa luminosidade.

O objectivo é mais retratos.

Vocês são apologistas de comprar câmeras em segunda mão?

Secalhar vou aguentar os cavalos e esperar pelo black friday. Mas convém ter algo já na cabeça quer seja FF ou seja APS-C desde que o desempenho a baixa luz seja bom.
 
Se as garantias não te meterem medo, já têm aparecido 6D's mais baratas cá em Portugal. Creio que houve por aqui um user que comprou uma por uns 450€ há uns tempos, e também já vi outras no olx ocasionalmente.
Adicionalmente, o corpo novo está listado a 799€ na *****, embora não esteja em stock de momento. Mas isto para dizer que £599 não me parecem um grande favor.
No MPB elas aparecem a partir de £360 com desgaste extenso, ou a partir das £450 com desgaste moderado.

Considero 24-70 uma excelente opção se for a f/2.8. Digo isto em termos de resultados, não propriamente em termos de ser ou não a melhor estratégia, porque nesse aspecto, é assim...custa-me um bocado a aconselhar alguém a montar agora de raíz um sistema da p€sada (full-frame/caro) em DSLR.
Já as 24-70 f/4 não valorizo muito, por causa das 24-105 f/4. Acho aquele bocadinho até aos 105mm úteis por já estarem na range de retrato.

Sensor maior, tamanho maior e custos maiores. Tudo aumenta. Se equacionares uma GX9, não há porque excluir as APS-C, visto que a GX9 tem um sensor mais pequeno do que elas.

A opção da FF foi simplesmente por causa de várias reviews qué vi que concluía que a FF é superior em baixa luminosidade.
Com certeza...mas isto é verdade para todos os tamanhos de sensor, comparando com outros mais pequenos. LF > MF > FF > APS-C > MFT > 1" > etc. Não acho que valha a pena ficar a pensar muito nisto.

Que máquina APS-C oferece bom desempenho em baixa luz? Quem diz baixa luz diz em casa numa sala iluminada normalmente de noite e durante o dia no inverno?
Se te agradou a 5D...as APS-C dos dias de hoje têm um desempenho ISO muito semelhante a ela, e algumas já a superam.
Quando quero fotografar dentro de casa e não há luz proveniente do exterior, ligo sempre todas as luzes que tenho ao meu dispor. Isto porque, seja com uma ou com outra, a câmara vai precisar de bastante luz, não há milagres nem com a full-frame, nem mesmo usando lentes f/1.4. As lentes e o ISO elevado ajudam, mas não fazem tudo. E isto acho que é o que qualquer um de nós faz, acho que não estou a dizer nada de estranho.

Mas vai sempre depender da tua exigência e do teu objectivo.
Vais imprimir pósteres? Full-frame.
Vais imprimir 30x20cm ou talvez um pouco mais? APS-C serve perfeitamente. Já tenho dito pelo fórum que tenho na parede fotos (várias, não uma) imprimidas a 30x20 com ISO's que vão até 12.800 (acho que não tenho nenhuma acima disso imprimida...acho), e não tenho nada a dizer delas em termos de grão, acho-as óptimas.

Ao fim duns tempos também arranjas um flash, passas a fotografar dentro de casa com ele rebatido no tecto (não só para evitar mandar flashadas à menina, mas também porque os resultados são melhores assim), e a partir daí tiras as fotos todas a ISO 400 ou 800, e nesses valores elas saem bem limpas com qualquer um desses tamanhos de sensor.

Vocês são apologistas de comprar câmeras em segunda mão?
Cada um com a sua mania...eu cá gosto de comprar os corpos novos, mas as lentes que tenho agora comprei quase todas usadas. Em caso de inexperiência, acho que é mais seguro ir para o material novo.
 
@m4ndr4ke obrigado pelo teu input.

Vou estudar as APS-C. O teu comentário sobre a GX9 e o tamanho do sensor vs APS-C faz todo o sentido. Assim derrepente o que me vem á cabeça é a 7D ou 80D, visto que a 90D saiu a pouco tempo e a 80D poderá descer o preço mas não tenho a certeza visto não estar familiarizado com a dinâmica dos mercados das câmeras. Mas penso que ainda é early days dado que a câmera só tem meia dúzia de dias. Talvez no black friday a 80D baixe de preço. Uma lente que me parece casar bem com um sistema APS-C é sem dúvidas nenhuma a sigma 18-35mm f/1.8. Vi a review de um sujeito Welsh, que na minha opinião é um dos gajos com as reviews mais diretas ao ponto do que qualquer outros e os resultados são brutais.

Mas sinceramente teria que estudar as APS-C visto que não perdi nenhum tempo a olhar para elas visto ter saltado logo para FF mais antigas, como a 5D's e a 6D devido às razões mencionadas acima.

É lógico que comprar material usado é sempre arriscado e principalmente nos valores que estamos a falar. Mas o que me deixou a pensar é o facto de a 6D estar a venda numa loja física onde supostamente inspecionaram a máquina e limparam o sensor e descrevem ela como nova. No eBay encontra-se de tudo mas inspira menos confiança principalmente para estes valores. Penso que seja amais pelos valores. Pela 5D clássica não me custaria tanto dar os £ pois consegue-se máquinas na casa dos £200 até £250. Mas depois de ter visto a review que postei na primeira página onde o sujeito tira umas fotos aos filhos dentro de casa, de noite, com luz normal artificial numa 5D, 5D mk3 e 6D e vê-se que a 6D tem um desempenho, que na minha opinião, é superior a 5D mk3, deixa qualquer um a coçar a cabeça. Daí a inclinação para a 6D.

Eu sou bastante exigente com qualidade de imagem. Isto não só em fotografia. Aplica-se a monitores, ecrãs de telemóveis, televisão, etc.

As impressões serão a maioria 15x10 mas também irei imprimir fotos do tamanho de quadros na casa dos 50cm. A medida 30x20cm também é uma opção.

Tens alguma sugestão em relação a uma APS-C com bom desempenho em baixa luz?

Vou investigar.
 
Última edição:
Sem ter lido os tratamentos todos (li na diagonal).

Dentro de casa ou com pouca luz e curtas distâncias usa-se quase sempre um flash externo direcionavel apontado para um tecto ou uma parede e tens dessa forma excelentes fotos, sem precisar de lentes rápidas.

O que uma FF te permite é esticar mais o ISO, mas até a minha velhinha D5200 com 4 anos permite subir ISO acima de 1000 sem que tal se note em impressões 10x15. Acho que estás a sofrer de "specodependencia". É MUITO melhor teres 3 ou 4 lentes boas em APS-C do que teres uma FF com uma lente. Eu podia facilmente vender uma lente e o corpo para comprar um corpo mais recente, mas prefiro comprar lentes e manter o corpo.

Em fotografia a saída de um modelo não significa que os antigos baixem muito de preço, porque as melhorias de desempenho normalmente não são gritantes, pelo menos em APS-C.
 
Back
Topo