DreamCast Recordar a SEGA Dreamcast

TENHO 50 JOGOS DC são os melhores k havia,nao me venhas com estatisticas:zzz: ...
Ok secalhar n foram só exas as razoes para a DC acabar eu tenho mais,diz então uma boa razão para o "enterro prematuro" da DC(uma razão xega,n vais encontrar mais nenhuma...):nocom8le:

Electronic Arts era sub-sidiada pela Sony e boicoutou a consola
SOF E SOJ não se entendem
Falta de jogos de renome.
 
Última edição:
Eu disse que a DC era melhor que a PS2? Eu disse que apesar do hardware da PS2 ser superior ao hardware da DC, a DC tinha melhores gráficos e resoluções a 640*480, enquanto que a PS2 andava a 320*240.

Se queres mais exemplos toma lá um dos 1º jogos que saiu para DC, em 1999, mostra-me em que ano a PS2 atingiu graficos supeirores ou iguais.

A DC era uma grande consola na altura, enterreou-se e tu nem sabes as razões. Era demasiada avançada para a altura, teve um online superior ao da PS2, enterrõu-se porque tinha um limite de 1.2Gb, porque caso n saibas, a Sega era Americana e Japonesa, logo havia comflitos de interesses.

shenmue_b2_screen015.jpg


shenmue.jpg


shmudc013.jpg


01.jpg


shmudc014.jpg


Volto a dizer, é tudo in-game dreamcast, de 1999. A PS2 tinha mais poder, mas peço-te para me dares imagens IN-GAME superiores a estas da PS2, e claro o ano do jogo...

Ha, já me esquecia, a DC n teve hipotses porque n tinha USB... :D
 
Última edição pelo moderador:
Já li tanto sobre este shenmue, afinal alguém pode fazer uma pequena riview deste jogão?

Don't Worry, n posso fazer porque joguei pouco, mas depois faço, e o come todos também :D

E já me esquecia Bethrezel, falaste de milhares de jogos da PS2, quantos deles é que n valem uma bosta?
 
Última edição:
Tanto tem sentido que é verdade, tens centenas de jogos na PS2 que correm a 320x240,

Piores que Psone? não liges aos specs (que falam de 640x480 na Psone), a PSone máximo que fez output que eu tenha conhecimento foi 320x240 (em 3D então, mais que isso seria impossivel), e não só era extremamente limitada em poligonos (coisa que a PS2 comparativamente não é) como tinha 2 MB de RAM e não tinha correcção de perspectiva, entre milhentas outras coisas, só aí tinhas um incremento significativo.

Achas que isto está a correr a 640x480?

rr06.jpg

É o Ridge Racer V, titulo de lançamento da PS2.

Ainda hoje há jogos da PS2 que correm internamente a mais de 320x240, mas menos de 640x480 e levam upscale interno.

Já na Dreamcast... não conheço nenhum jogo que não corra a 640x480, era standard.

Quanto ao resto, quantidade e qualidade são coisas diferentes. Não para dizer que a PS2 não tem bons jogos, mas para dizer que a Dreamcast teve alguns dos (senão os) melhores da época, ao ponto de ainda hoje serem lembrados como são. Shenmue por exemplo, revela uma ambição que ainda hoje não se vê em videojogos, se fazer aquilo em hardware de 1998 era megalómano; ainda mais quando se sabe que o jogo esteve quase pronto... para a Sega Saturn.
 
Última edição pelo moderador:
Já li tanto sobre este shenmue, afinal alguém pode fazer uma pequena riview deste jogão?

É muito complicado fazer uma review do pé para a mão sobre um jogo que tem tanto conteudo.

Vou antes dár-te uma sinopse rápida sobre o conceito e pequenos promenores.
Para uma review mais alargada, o google é teu amigo, assim como o IGN, e a Gamespot, e os pardais ao ninho......

Tudo começa com um grande clichê (embora muito emotivo e com execução artistica fabulosa).
O papá morre e o petiz jura vingança.................zzzzzzzzzzzz...........

Daqui para a frente é que a coisa fica interessante.
Para perceber o que aconteceu (ou melhor, porquê que aconteceu) vais ter que pegar em pequenos detalhes para poder formar uma imagem das razões que levaram ao assasínio do "teu" pai.
Mas para isto vais ter que te armar em detective e procurar um pouco por toda a parte (mas de forma coeerente) por pistas.
Por examplo:
Tu sabes que os individuos vieram num carro preto.
Podes começar por aí!
Alguem mais viu o carro?
Reconheceram-no?
Alguem tirou a matricula?
Sabem de quem é?
Isto é um exemplo mas faz parte da linha recta que forma a historia que une os pontos de lógica.

Mas calma, isto nem sequer começou!
O protagonista é um adolescente!
Não tem meios de correr atrás do mau da fita, e a mesada (ou diária no caso) não chega para os gastos que poderás vir ou não a ter (depende da vontade que tens de explorar o mundo do jogo).
Numa fase mais avançada terás mesmo que arranjar trabalho.
E mais, a governanta da casa é a única pessoa que se possa chamar de familia que lhe resta, pelo que considerando o sucedido, é uma pessoa pela qual temos a maior consideração, isto quer dizer por exemplo, que para não a deixar preocupada, há que estar em casa a horas decentes, o que por vezes não é prático, mas é uma situação da qual não podes fugir.

Tudo isto é apenas a mais pequena gota no oceano do que o Shenmue é, pelo que não penses que falei das partes melhores.
Fora alguns detalhes que quebrariam o ritmo em demasia, tens mesmo toda uma vida para viver dentro do jogo.
Tens amigos, inimigos, vizinhos, o romance ameaçado por incertezas, os imigrantes lá do bairro, a diversão nocturna, os vicios, os brutamontes, os convencidos, o amigo da roulotte dos comes & bebes, as muitas lojas, as arcades, o pessoal lá do trabalho, os velhos amigos do pai e até desconhecidos que te poderão ensinar umas coisas se por acaso estiveres no lugar certo á hora certa.

Este jogo tem tanto conteudo que ser-me-ia muito dificil falar de tudo com a dedicação que cada elemento merece.

E agora vem o melhor.............é que eu só falei sobre o primeiro jogo que contem apenas um "curto" capitulo da historia, e passa-se todo em apenas 3 areas principais, mais umas quantas pequenas areas (a nossa casa por exemplo).

O segundo jogo (é a continuação directa da história), contem 5 capitulos da historia e muitas e enormes areas para explorar, pelo que nem sequer me atrevo a começar a falar dele, sobre o risco de nunca mais sair daqui.
Posso no entanto dizer que se o primeiro jogo é um grão de arroz, o segundo é um saco de 1Kg de Saludães Brajma..........:)

Alguns detalhes (sem comentarios, senão nunca mais)
- O tempo que fáz é dinamico ou fixo (á escolha do freguês), podes tanto ter condições metereológicas originais, ou então, e faço especial menção para este promenor absolutamente delicioso, podes jogar com precisamente o mesmo tempo que fez na realidade durante aquela época naquela area do Japão no mesmo ano em que decorre o jogo (1986 IIRC), isto retirado das bases de dados meteorológicas Japonesas.
*nota* o tempo que faz afecta o comportamento da IA, se estiver a chover ele é guarda chuvas por todo o lado.

- O dia tem cerca de 45 minutos (IIRC) mas gastam cerca de 8 horas a dormir e só podem gravar no vosso quarto e só a partir das 20:00.
*nota*O personagem tem um relógio de pulso..................usem-no.......as vezes é mesmo fundamental faze-lo.

- Em casa junto ao telefone tem uma agenda com alguns numeros que poderão ser uteis para os mais perfeccionistas.
*nota* podem saber que tempo está lá fora mesmo antes de sair de casa:lol:

- e muito, muuuuuuuuito mais.



Uma pequena nota (er....outra).
Isto não é um jogo para se consumir e deitar fora.
Como um bom chocolate, isto é para se apreciar devagar, dando atenção a cada pequeno detalhe delicioso. O céu, os sons ambiente e sfx, a banda sonora, as cores e as texturas, a arquitectura..................tanto para ver.:)

S!
 
Na minha opiniao, a dreamcast foi uma grande consola mesmo! Ainda tenho uma, e quando estive sem pc, voltei a viciar nela...Shenmue 1 e 2 , MSR e F355Challenge...epa sem palavras mesmo...O shenmue deve ter sido o melhor jogo de sempre para mim...foi um jogo mesmo bem conseguido,e se sair um para as consolas de agora, eu irei tentar comprar essa consola pelo jogo... o MSR é um jogo lindo de carros,bons gráficos e boa fisica...melhor que GT (na altura) e o F355 é o jogo de carros mais realista que já joguei...
Ah e já me esquecia, Virtua Tennis 2 também...simplesmente lindo mesmo!!!
 
Excelente explicação, comecei a jogar o jogo, e de facto confirmo, é tudo perfeito, n gostei duma coisa apenas, no 1º n dá para usar o analógico para andar...
 
Nao mencionaste alguns promenores que para mim sao fantasticos, como por exemplo, ves os comerciantes a abrirem as 9 da manha as lojas e a fexarem ao fim do dia, quando xega a 19h ves a sluzes acenderem-se a atomosfera é fantastica,
saberes que tens d apanhar o autocarro a X horas para conseguires chegar a tempo ás docas para passar na segurança dos armazens epa...um mundo cheio de promenores que lhe dao uma profundidade inigualavel por mais nenhum jogo do genero, tu dás por ti já fazes parte da historia ,e a tua personagem e tu tornam-se num só, poucos jogos ate hoje me conseguiram transmitir tal coisa!


P.S. Alguem me sabe dizer quantos Cd"s tem o shenmue 2?
 
Última edição:
Nao mencionaste alguns promenores que para mim sao fantasticos, como por exemplo, ves os comerciantes a abrirem as 9 da manha as lojas e a fexarem ao fim do dia, quando xega a 19h ves a sluzes acenderem-se a atomosfera é fantastica,
saberes que tens d apanhar o autocarro a X horas para conseguires chegar a tempo ás docas para passar na segurança dos armazens epa...um mundo cheio de promenores que lhe dao uma profundidade inigualavel por mais nenhum jogo do genero, tu dás por ti já fazes parte da historia ,e a tua personagem e tu tornam-se num só, poucos jogos ate hoje me conseguiram transmitir tal coisa!


P.S. Alguem me sabe dizer quantos Cd"s tem o shenmue 2?
:'(:'(
pk morreste DC?
refiro-me à minha e tb já agora à consola em si...

ps: kero 1a lente pa minha
 
de uma perspectiva de gamers a DC está para as consolas como o Amiga está para os computadores... só quem teve ambos, ou contacto com ambos, pode compreender...
 
Relembrar o Shenmue 2 é mesmo fantástico,e então aquela parte em que fazemos uma fuga algemados ao nosso inicialmente inimigo/amigo,é simplesmente divinal.E nesse mesmo edificio já repararam que antes da batalha com aquele tipo gigantesco o loading é bastante mais longo? E sabem pq? pq esse combate é feito em alta resolução,é preciso ver para crer,aquele ambiente quente com o por do sol,é fantastico,da 1ª vez que joguei,já há muitos anos fikei maravilhado,mas ainda recentemente voltei a jogar já com vga box num crt 17'' philips e foi uma experiencia...enfim...marcante.
E mais nao digo.
 
:'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( a velha DREAMCAST que saudades desse tempo em as produtoras faziam jogos que valiam a pena ser jogados oras a fio e nao faziam jogos para apenas ganharem mais uns trocos:rcarton:
 
O único jogo que pude jogar na Dreamcast foi um de "ValeTudo" UFC não sei quê...não sei o nome...gostei bastante mesmo...muito brutal. Foi mesmo o único que joguei.
A meu ver tem 100% de aproveitamento, só joguei um e gostei bastante...=P

Cumprimentos Insanos!
 
Quantas pessoas têm saudades da DC e só jogavam "backups"? Quantos amam o Shenmue e nunca pagaram para o jogar?

É algo hipócrita alguém ter saudades de uma consola quando contribuiram para o seu triste final :rolleyes:

Não existe um único factor responsável pela queda da DC... se tivermos que destacar um seria a pirataria mas a isso está aliado o boicote da EA, os jogos de bastidores da Sony para garantir exclusivos, a má saúde financeira da SEGA...

Fazia-lhe falta o DVD mas na altura tinha encarecido MUITO a consola. Não acho que os 1.2GB do GDRom tenham tido alguma coisa a ver com a queda da consola... era espaço mais que suficiente e se não chegava o jogo saía em vários GD's.

A DC é o exemplo perfeito de como não basta fazer uma grande consola com grandes jogos... há que conseguir uma boa relação com os gigantes ganaciosos do meio (Ex: EA), ter uma boa protecção anti-piratagem (que pelo menos não facilite muito), saber fazer um nome (Playstation é um nome que garante milhões de vendas), etc etc...

Gostava de ver a SEGA voltar ao hardware mas duvido... acho que o melhor era mesmo associar-se à Nintendo como exclusiva e fazerem uma equipa forte para as próximas gerações de consolas.
 
Quantas pessoas têm saudades da DC e só jogavam "backups"? Quantos amam o Shenmue e nunca pagaram para o jogar?

É algo hipócrita alguém ter saudades de uma consola quando contribuiram para o seu triste final :rolleyes:

Sem duvida, os proprios gamers da DC, é que acabaram indirectamente por acabar com a DC.

Conheci pessoal que tinha a Ps1, e grande parte dos jogos eram copias, mas nao foi a vida como a DC.

Agora um pequeno off-topic:

Acho que estes exclusivos, que a sony tinha:

Metal Gear Solid
Grand Turismo
Final Fantasy
Tekken
GTA(agora ja nao e)
e muitos outros...

Levaram a playstation onde ao patamar onde se encontra, tambem com uma ajudinha das taenologias sempre actuais.

cumps
 
Quantas pessoas têm saudades da DC e só jogavam "backups"? Quantos amam o Shenmue e nunca pagaram para o jogar?

É algo hipócrita alguém ter saudades de uma consola quando contribuiram para o seu triste final :rolleyes:
Por acaso Shenmue é como todas as cópias de videojogos deviam ser...

Pelo que me contaram e como não se conseguiam piratear na totalidade GD-ROMS de 1,2 GB que o Shenmue usava na totalidade... As cópias tinham o som das personagens secundárias cortado, só o Ryo falava... É um preço real a pagar pela cópia, que no Shenmue em particular significa perder muito da magia e até vida do mundo virtual criado.

Que todas as cópias viessem com um preço desses (que em Shenmue é bem cáro)
Não existe um único factor responsável pela queda da DC... se tivermos que destacar um seria a pirataria mas a isso está aliado o boicote da EA, os jogos de bastidores da Sony para garantir exclusivos, a má saúde financeira da SEGA...

Fazia-lhe falta o DVD mas na altura tinha encarecido MUITO a consola. Não acho que os 1.2GB do GDRom tenham tido alguma coisa a ver com a queda da consola... era espaço mais que suficiente e se não chegava o jogo saía em vários GD's.
Os GD-ROMS até que tinham bastante espaço na altura, claro que mais capacidade dá sempre jeito... Mas a questão do DVD era mais a mística de "isto é o futuro" acima de ser uma necessidade real.

Verdade é que influenciou o hype das pessoas pela Playstation 2, e teria sido uma golpada de genero, dado que não haviam guerras de formatos; a Sega ter lançado um add-on ou uma Sega Dreamcast especial, praí um ano antes com leitor de DVD; mais cára é certo, mas a PS2 quando saiu era igualmente cára; se calhar desta forma tinham conseguido colmatar a ideia do "preço/qualidade" por ter leitor de DVD.

A Dreamcast aliás, tinha uma compressão de texturas em hardware (tanto quanto sei proprietária e não S3TC), coisa que a Sony não tinha na PS2, e só voltou a estar presente com o suporte S3TC na Gamecube e Xbox.
A DC é o exemplo perfeito de como não basta fazer uma grande consola com grandes jogos... há que conseguir uma boa relação com os gigantes ganaciosos do meio (Ex: EA), ter uma boa protecção anti-piratagem (que pelo menos não facilite muito), saber fazer um nome (Playstation é um nome que garante milhões de vendas), etc etc...
Eu acho que a EA foi pressionada pela Sony na altura, afinal... EA é aquela empresa que suporta qualquer plataforma (até a N-Gage), e sabendo que a PS2 vinha aí até lhes convinha passar para next gen e começar a polir as suas engines e reduzia os custos/amortizava-os, mas a Playstation era o seu maior mercado, tendo o publico mais casual nos Fifas e afins, pelo que acredito que tenham sido pressionados.

A Electronic Arts inicialmente e rescaldada com a Sega Saturn disse que só iria começar a suportar a consola quando ela vendesse 1 milhão de consolas, coisa que atingiu salvo erro dentro de 90 dias... Depois disso a Electronic Arts recuou com o que tinha dito antes, mas a verdade é que inicialmente não havia a ideia de não suportar se fosse uma plataforma viável, coisa que acabaram por fazer, porque a Dreamcast ainda vendeu 10 milhões de consolas.
Gostava de ver a SEGA voltar ao hardware mas duvido... acho que o melhor era mesmo associar-se à Nintendo como exclusiva e fazerem uma equipa forte para as próximas gerações de consolas.
O que eu não me babava se isso acontecesse.

Para já a Sega tem um problema sério, para vender certos franchises precisam de encontrar, ou reconstruir um publico para eles, enquanto que os Sonic's na GC encontraram logo um lar, todos eles venderam mais que nas outras plataformas... O Sonic Adventure 2 inclusivé vendeu mais que na própria Dreamcast (só na América chegou aos 2 milhões de cópias), e enquanto que isso assegura que todo o segmento Sonic Team (NiGHTS, Samba de Amigo) encaixa na GC e agora Wii, onde o Sonic atSR já vai nos 230 mil cópias na América (o da X360 saiu há mais tempo, a tempo da época natalícia e vendeu 170 mil cópias), o mesmo não é tão claro para franchises como Panzer Dragoon e Shenmue, que foram testados na Xbox e foram flops (Panzer Dragoon Orta nem vendeu 90 mil unidades na América), dar luz verde para continuações na mesma plataforma e sem averiguar o que correu mal é complicado.

Quanto a mim, adorava ver Panzer Dragoon mesmo que fosse port, ou o que fosse com o Wiimote, é um daqueles casamentos perfeitos, tal como o NiGHTS, samba e amigo, e até house of the dead, o Shenmue tal era avançado para o seu tempo que seria o que, bem adaptado, beneficiava mais.

Mas acredito que a Sega tenha muitas duvidas nesse sentido, e claro que não se vão amandar de cabeça (e em ultima análise são third party e têm de considerar suporte e oportunidades semelhantes para todos), NiGHTS até pode ser uma forma de testar o nosso mercado, não me cheira que anunciem novos franchises retro para a Wii antes de verem as vendas deste.
 
Back
Topo