redes

mig basicamente a netcabo so te atribui um ip publico, por isso tens de ter um server/router que te ira partilhar esta coneção ..


lembro os presentes de que nao precisam necessariamente de ter software para proxy .. o 2000 server tem software de routing bastante bom .. criam um dns server no 2000 com os fowarders a apontar para os dns´s da netcabo/isp e metem o router por software a bombar, depois nas maquinas "clientes" e so no dns e gateway configurar o ip do router, ja fiz isto em casa do gandalf fica a bombar nas horas.
 
OK, thanks!

Quanto ao serviço de Internet Sharing do Win2000, não é suficiente transparente para mim.

Não dá para ver o tráfego a passar nem para redireccionar portas (pelo menos eu não sei fazer isso)...
 
epa morfeus, acho que tas a por os pes pelas mãos.

"tens o modem ... ligado por cabo e na outra ponta pegas no cabo utp ligas ao hub (convem de 10/100) e depois podes ligar td's os pc's k kiseres pk o k o server vai buscar é o mac adress do modem e n o da placa logo podes na mesma manter a ligação so com um modem ligado ao hub até ao numero maximo de ligações do hub ... logico k knts mais pc maior será a divisão do sinal logo pode tornar o acesso algo lento ... "
--> o modem regista o mac da placa aquando do pedido de ip (dhcp), depois so responde a esse...como podem os outros pc's aceder ao modem ??? pelo menos no meu, mudo de placa, o modem nao funga....tem que levar reset.
--> se ficar lento nao é por perda de sinal, nem de dividir o sinal pelas portas, o proprio hub regenera o sinal, ha perdas devido a colisões de tramas.

entao deixa la ver se percebi,
tu dizes que:
1º ha um pc que faz o pedido de ip ao modem
--> entao so podes ter um pc no hub, senao os outros pedem todos e depois quem fica com o ip??? ou é tudo ao molho e fé em deus ???
2º ha um pc que fica com o ip publico
--> e os outros ficam com o k? pra que ip mandam as tramas ??? pro 0.0.0.0 ??? ou sera pro 127.0.0.1 ???? dizes que fica tudo automatico...isso é com dhcp...o modem so responde a um mac (a mais se o isp quizer, ai ja pode dar 2 ip's)
mesmo que o modem responde-se a todos os pc, ficariam todos com o mesmo ip, achas que funga???? entao pra k serve o ip??? pra enganar meninos ???

e qd vem uma trama da net??? o modem manda pra que pc???? regista o mac??? ele so tem permissões pra guardar um...como é que é isso ???

Morfeus:
explica-te la melhor que essa historia esta muito mal contada.
 
Basicamente fica um computador a fazer de router para os outros. Por alguma razão um gajo n liga o hub logo à net directamente. Ficas com um PC ligado directamente e quando as tramas chegam a esse PC é ele que tem de fazer a desmultiplexagem de o que é para quem.

Ele é que manda os pacotes para o hub com os macs de cada um dos computers.

Por exemplo no internet sharing do XP tenho um ligado a net e o outro ligado a esse. O IP que o outro tem é so pa consumo interno. Quem faz os pedidos é o computador que tá ligado, é esse que recebe os datagramas. Como o computador faz desmultiplexagem a seguir já não sei, mas o gajo lá se deve arranjar com qq coisa. Não sei se atribui um porto a cada ligação ou uma cena assim do genero, pq ao nivel de IP n tou a ver.

E devia saber....sou uma nodoa.
 
E já agora Warlock o endereço que disseste ser classe B é classe C. Só naquela.

Engraçado que me saiu num exame outro dia e eu não sabia.
 
Awake, usa o NAT, agora essa de o gajo pendurar tudo no hub, nesmo o pc a fazer de router....nao me cheira mesmo, a mesma placa a enviar e a encaminhar os pacotes ??? nada disso, nao como essa, tenho que perguntar ao meu prof, mas pelo que ja aprendi e testei, isso nao bule mesmo, quanto muito, bule a rede entre os pc, por rede microsoft, e talvez um pc fique com net...agora partilhar tudo assim automatico....sem configurar nada....desculpem, nao engulo, qd é que o morfeus responde ???

ou entao fica um pc a fazer de router...com 2 placas, como eu disse atras, so que depois pendurar o modem e essas 2 placas e todos os outro pc no hub, que nao tem logica nenhuma, tas com o modem e 1 das placas a gastar 2 portas no hub sem falar nas colisões, mas que assim era capaz de fungar...talvez
 
Não tou a ver qual o prob de um pc tar a fazer de router. Claro que tem de ter duas interfaces (2 placas, uma pa internet, e outra pa rede interna), mas qual a outra opção?

E pq dizes que ficava com 2 ligações do HUB? eu n disse isso. Só a placa de interface de rede local é que liga ao HUB, não a que tem acesso à internet. Ligar as duas não tem logica nenhuma.

E claro que tens de configurar as coisas. Não é assim a martelo. Mas para isso tens o internet sharing. Acho que configura akilo apesar de não ter experimentado.

Vamos la ver as coisas então a ver se tem logica:

1º "Router" recebe pacote do lado da interface de internet (placa 1)
2º "Router" decide (isso já n sei como) para qual dos nós da rede é o pacote.
3º "Router" determina qual o MAC do nó para onde quer mandar o pacote, através dos IPs para consumo interno.
4º Pacote sai pela interface da rede (placa 2) em direcção ao hub com o MAC igual ao do nó destinatario.
5º Hub difunde o pacote a todos os nós e a placa do que tem o MAC certo passa-o ao processador.

Acho que tem toda a lógica. Não percebo qual o problema.
Ao contrario tb funciona.
 
Já reparei que te stressas mt com as colisões gutter. Elas são inevitaveis. Quantos mais computadores ligares obvio que isso vai ficar mais lento, como em tudo na internet.

O CSMA/CD até tem bom aproveitamento de canal, mas isto com cadeiras de redes de computadores (que são um monte de teoria, e um gajo, na minha opiniao, pouco aprende) um gajo só fica a ver colisões, colisões :D

Elas andam ai gutter :D
 
nao Awake, tou so a criticar a configuração do
Morpheus.

Tou inteiramente de acordo contigo.
Lê a configuração dele e ve se aquilo tem alguma logica
 
Sim, eu diria que a configuração do morpheus n tem mt logica.

Falha - Tudo bem o modem faz de router (o que eu duvido que seja possivel mas enfim...dou o beneficio da duvida). Como raio é que ele configura a tabela de expedição? Adivinha? No caso de teres um router real o sistema operativo configura....o modem duvido que faça isso sozinho, já que não é bruxo....

Ele pode talvez ao receber uma trama, reservar uma designação para cada computador dependendo do MAC. Isso já me tá a parecer potencia a mais para um cable modem, mas posso tar enganado.

Também precisa de ao receber uma trama do interface da internet, saber desmultiplexar, qual o destinatário da trama. Mais uma vez, parece potencia a mais para um modem.

Tudo se resume ao facto de saber se o modem é capaz de fazer estas coisas, o que duvido um bocado mas tou a procura na net pa descobrir se sim :D
 
Tive a ver o site da motorola, e o surfboard 4101, precisa de ter IPs distintos para funcionar. Claro que tamos a falar de acesso à internet.

Já agora morpheus, na tua LAN party tentaram aceder à internet ? É que senão nem tamos a falar da mm coisa.
 
pois Awake, é o k tenho estado a dizer, pra mim aquilo bulir em rede entre os pc's devido ao hub, mas net em todos duvido seriamente.

agora ao modem, o meu que é um RCA da netvisao, é tão burro ao ponto de qd o ligas, o gajo regista o mac da placa e so bule com ela, se desligas o cabo e ligas a outra placa ja nao bule, tens que o reiniciar de novo (desligar e ligar a corrente), so assim ele fica a bulir com a outra placa.

agora um modem nao é um router, e nao tou a ver as netcabos e as netvisões a venderem routre por 30-50 biscas.
 
Originally posted by gutter

agora ao modem, o meu que é um RCA da netvisao, é tão burro ao ponto de qd o ligas, o gajo regista o mac da placa e so bule com ela, se desligas o cabo e ligas a outra placa ja nao bule, tens que o reiniciar de novo (desligar e ligar a corrente), so assim ele fica a bulir com a outra placa.

Penso que isso acontece em todos os cable modems ...
 
Originally posted by gutter

agora um modem nao é um router, e nao tou a ver as netcabos e as netvisões a venderem routre por 30-50 biscas. [/B]



hummmm

ja passou assim tanto tempo ?

é k se bem me lembro o elsa ( 2 modem a ser vendido pela netcabo ... ) é modem/router .... a funcionalidade de router vem bloqueada mas isso resolve-se ...

a base tá lá ... :)
 
Originally posted by Lucky_JL

é k se bem me lembro o elsa ( 2 modem a ser vendido pela netcabo ... ) é modem/router .... a funcionalidade de router vem bloqueada mas isso resolve-se ...

Claro que se resolve ... especialmente depois de seres banido de toda a rede da Netcabo ...
 
nao me lembro de nada no contrato quando contratei adsl a telepac , que nao poderia modificar o meu modem como eu queira aceder a net ( isto nao inclui o uncapping pk é ilegal ( duh ) pk tas a roubar largura de banda aos outros users, alem do mais estas a usufruir de um servico para o qual nao pagas e acedes ilicitamente ).

Alem disso na adsl podes nao comprar modem adsl a telepac, podes comprar a parte um equipamento que seja router e modem de adsl que eles nao te impedem.

No maximo posso nao ter é ja garantia no modem caso ele se avarie.


Mais uma vez, no caso da netcabo nao sei de nada pk nao tenho.
 
É exatamente a mesma coisa que desbloqueares telemoveis ... Com a diferença que os gajos fazem um tftp para o modem e apanham-te
 
Back
Topo