Reestruturamento do fórum

Penso que é normal que ao crescer e ir incorporando mais fóruns e sub-fóruns se chegue a uma altura e seja preciso realmente limpar a casa e restruturar o fórum.

Parece-me uma excelente ideia experimentar colocar o suporte técnico e dúvidas antes das novidades e discussões.

Já agora, mudem o nome do tópico, reestruturamento é um pontapé na língua do nosso amigo Camões. Espero que não seja uma daquelas que com os acordos atravesse o Atlântico... Reestruturação ou restruturação.
 
Penso que é normal que ao crescer e ir incorporando mais fóruns e sub-fóruns se chegue a uma altura e seja preciso realmente limpar a casa e restruturar o fórum.

Parece-me uma excelente ideia experimentar colocar o suporte técnico e dúvidas antes das novidades e discussões.

Já agora, mudem o nome do tópico, reestruturamento é um pontapé na língua do nosso amigo Camões. Espero que não seja uma daquelas que com os acordos atravesse o Atlântico... Reestruturação ou restruturação.

Acho que as novidades e discussões estão muito bem onde estão.
O principal tema do forum não são as duvidas. Isto não é um forum de duvidas. Se assim fosse acho que nem seria necessario o registo pois haveria montes de pessoas vir aqui para fazer apenas um pequena pergunta e dps nc apareciam mais (e mesmo assim há muitas).

Cumps ;)
 
deixem-me dar aqui 2 centimos para isto..

é assim, podem-se recomendar inumeras disposições para os foruns, passar uns para o index, eliminar subforuns, etc etc.
mas, primeiro, no index não está necessariamente o que tem mais movimento, mas o que se pretende que tenha mais destaque. daí que por as duvidas em primeiro plano, sobrepondo-se à vertente informativa, parece-me errado. a zwame não é um ponto primordial para esclarecimento de duvidas. a zwame é um ponto para consulta de howtos (se é que me faço entender). a zwame é primordialmente um lugar para encontrar respostas, e para discutir... não para fazer perguntas (imho) obviamente que se fazem perguntas, e isso é bom, mas fazer perguntas não é a ideia principal... não sei se me faço entender.

existe de facto um crescendo do numero de duvidas, e duvidas no lugar errado mas isso deve-se a muito mais factores, que o simples factor localização.
e isto de trocar foruns de um lado para o outro, so para ver se funciona, ou se passam a aparecer menos threads no lugar errado, não é uma boa politica.

As threads no lugar errado são uma fatalidade, vão sempre acontecer, por mais voltas que se dê. eu ja me tinha mentalizado disto enquanto era moderador.
ha ainda coisas por fazer no que diz respeito aos avisos à navegação, mas vai sempre acabar por acontecer.
E não falo de avisos dados com o SI, porque isso a meu ver, é uma pessima politica. e uma forma pessima de receber users no forum, que por acaso se enganaram no lugar onde por a thread.

Passar muitas coisas para o index do forum, como o metro deixou aí sugerido, pode parecer uma ideia interessante, mas com aquela apresentação, a meu ver, é má ideia.

O vbulletin permite (salvo o erro) apresentar o index do forum de uma forma bem mais interessante, e condensada. como podemos ver no ununtuforuns, por exemplo
para que saber (a partir do index) quantas threads/posts ha num forum, para que saber em que thread foi o ultimo post?
é um bocado superfulo... particularmente quando ha ferramentas para ver novos posts, e subscrições de threads.

Em vez de andar à procura da disposição ideal para os foruns e subforuns, porque não passar mais coisas para o index (como é o caso dos telemoveis e dos portateis, que ja não fazem sentido em subforum), mas com um layout inteligivel, e compacto, em vez de um scrolling interminavel?

O forum está grande, e andamos a usar um layout e uma disposição de conteudos demasiado arcaica, quando ha à disposição ferramentas melhores.
Agora que se vai avançar com o portal, bem que se podia dar um revamp ao index do forum, e apresentar alo realmente novo, e digno do tamanho do forum. não é so trocar uns subforuns de lugar, é apresentar os mesmos de uma forma sensata.
Eu ja ando a falar numa base de dados de perguntas e respostas, com um mecanismo de procura mais eficiente ha algum tempo.. um lugar onde se possa encontrar resposta para eventuais duvidas mais depressa, no meio das duvidas que outros ja tiveram. não um lugar onde se faz a mesma pergunta dezenas de vezes... isso motiva as pessoas que sabem a ajudar, em vez de as cansar e desmotivar, por responder n vezes à mesma questão.
e esta discussão das duvidas, acho que é um ponto importante do que se vai fazer do forum, porque as duvidas fazem parte dele... mas não são as duvidas que dão substancia ao forum.

o ubuntuforuns é vbulletin, portanto aquele layout para o index ha de ser implementavel aqui, sem problemas de maior.

PS: deixem-me referir que li a thread muito na diagonal. passei por muitas sugestões que me parecem inadequadas, e daí que avance com a minha proposta, enquanto as coisas estão na fase de disucssão... pelo menos tenho moral para dizer se gosto ou não gosto, depois das coisas estarem implementadas.
 
Última edição:
Bem, a ideia principal deste fórum então é ter discussões dos variados assuntos. Mas a partir do momento em que há secções tirar dúvidas, e o fórum aparece nas pesquisas do Google, é normal que tenha muita mais movimento que zonas de discussão.

Arrisco que a maior parte dos membros vem das dúvidas (google), por isso podem dar tanto valor ás discussões, etc, como ás dúvidas.

Neste momento estão menos visíveis as reparações, por isso vão aparecer muitas dúvidas nas secções erradas. Podia-se fazer um 'fifty fitfy' como propus aqui.

Acho bem que se diga 'Isto não é um fórum dedicado reparações', mas se estas aparecem constantemente nas secções erradas, e fazem a vida negra ao staff, das duas uma ou acaba-se com as dúvidas (ah, pois, ai ainda seria pior, iam mesmo todas para secções erradas), ou evidencia-se.

Quanto a dividir melhor outras secções, estou completamente de acordo, isto é um fórum generalista, claro que não pode dividir como um fórum dedicado a uma determinada área, mas já que tem de certeza mais potencial que esses fórum dedicados, porque não dividir um pouco melhor e fazer concorrência a esses fóruns.
 
É impossível acabar com as dúvidas aqui. Eu não tenho acesso a esses dados, mas creio que as dúvidas sejam uns 40% do tráfego da Zwame.
 
o "fazer a vida negra ao staff", também não é bem assim. não é um drama tão grande... e não sei porque é que é essa a ideia que tem passado. ta bem que possa ser desesperante uma pessoa fazer avisos e quase berrar a informar que ha uma secção de duvidas, e mesmo assim as threads continuarem a aparecer no lugar errado... mas daí a ser o maior problema... vai alguma distancia. é um problema, sim. mas é um problema da zwame, como de muitos outros foruns...
de qualquer forma, mover threads faz parte das competencias do staff... na zwame a coisa é mais critica, porque o movimento é grande, e o tempo do staff é finito.

eu andei 2 anos a mover duvidas do hardware novidades, e não é o fim do mundo.
é chato, sim... quando se faz muitas vezes, torna-se desesperante? sim. Desmotiva? sim. Mas também é chato porque o processo de mover threads é chato. se fosse so pick-up and drop, era muitissimo menos chato.

A mim, o que me chateia mais nas duvidas, é terem sempre o mesmo teor. é ninguém se preocupar em procurar a resposta que ja foi dada, e optar por abrir mais uma thread.. mas é normal que isso seja assim, porque a desorganização das duvidas é enorme, e porque o search é muito fraco... vale bem mais usar o google para procurar nas duvidas que usar o search do forum.

é como disse, as duvidas fazem parte do forum... simplesmente, pode-se tratar as duvidas como um assunto marginal, e despejar tudo num espaço onde uns recebem resposta com sorte, e outros nem sequer têm tempo de antena suficiente para a obter (i.e. a thread afunda-se num instante, dada a quantidade de duvidas)...
pessoalmente, acho que ninguém consegue ser decentemente ajudado por aqui. não por não haver conhecimento para ajudar, mas sim por ninguém se sentir realmente motivado a isso.

felizmente quem tem vontade de ensinar vai fazendo uns howtos, vai pondo algum conhecimento disponivel nas discussões que vai tendo, vai abrindo umas threads com novidades.

agora "ahh e tal quero uma placa grafica por 200€" (5 ou 6 threads por dia), "quero um cooler", "quero uma fonte", "quero um monitor", "o pc reinicia", "ntldr is missing - socorro o mundo vai acabar" ... "help" (quem é que acha que isto é um bom titulo para uma thread onde se pretende receber ajuda?)
uma vez um gajo ajuda, duas vezes, ainda va... depois ja so se torna cansativo.

felizmente, que o portal é uma excelente oportunidade para dar resposta a toda esta gente, antes de precisarem sequer de fazer a pergunta (outra vez).
 
Última edição:
Tenho a dizer que a ideia de implementar um index semelhante ao do Ubuntu Forums me agrada bastante.

:x2:


Quando mencionei uma proposta de outros utilizadores de se tentar trocar a ordem das dúvidas e novidades, era no sentido de uma simples e rápida solução que poderia resultar num menor trabalho da parte dos moderadores até se achar a solução ideal para o fórum.

Obviamente se houver soluções fáceis de implementar que resolvam desde já a problemática global da organização/layout do fórum e por atacado o problema dos tópicos a serem criados constantemente no local errado, melhor. :D



Sobre um possível portal, poderia ser a solução para outro tipo de problemas que temos no fórum. Por exemplo, a constante participação dos utilizadores, recentes ou não, em certos tópicos ignorando aquilo que foi definido/pedido pelo moderador/criador do tópico para que o resultado fosse informação bem organizada e facilmente consultada por todos, resultando em vez disso num novo monte de respostas onde a procura de informação é menos fácil e onde o moderador tem o seu trabalho complicado. Adicionalmente a comunidade perde com isto.

Um bom exemplo, é o tópico dos desktops v2 na Apple World. Foi entusiasmante o trabalho que o Watermelon teve a organizar e moderar o tópico inicialmente. Com o tempo, temos a v1 de novo, onde uma constante e desorganizada participação mata o propósito inicial.

Isto acontece em vários tópicos, muitos deles com informação muito mais importante e/ou interessante do que o exemplo dado e que poderiam ser grandes mais-valias para a comunidade.

Num eventual portal (ou fórum que possibilitasse adicionalmente um outro tipo de tópicos), onde pudessem ser criados tópicos onde cada utilizador poderia submeter a sua participação preenchendo uma form, garantido assim o cumprimento das linhas mestras desse tópico, teríamos como resultado verdadeiras bases de dados de conhecimento facilmente consultáveis.
Caso surgissem dúvidas, para cada participação poderiar existir uma espécie de sub-thread.
 
Não dá para fazer uma pequena censura, sempre que se escreve no titulo do tópico 'Duvida', aparecia uma mensagem a dizer que se quisesse tirar uma dúvida era na secção X.
 
Muito avançado isso tomassantos :)

Uma das coisas a nível de indice é remover o numero de posts e o número de tópicos. Fica apenas o número total dos dois. A utilidade é mínima e o interesse também.

O fórum do Ubuntu tem muuuuuuiiiitos sub-fóruns. E friso isto porque a nossa realidade é um pouco diferente da deles que acabam por arrumar sem nunca apagar discussões das versões mais antigas.

Vamos passar a ter uma barra lateral. Vai lá ficar algumas das coisas que ocupam lugar na vertical e dá o destaque na medida certa.
Em termos de organizações de fóruns não deve haver muita diferença entre aquilo que apresentei atrás.
Vamos ter mudanças na publicidade também porque temos que procurar as melhores soluções de modo a podermos continuar a crescer. Não conheço sites com a dimensão do nosso sem publicidade e sem apoios de qualquer entidade.

Logo que haja um mockup apresentável ou uma skin que se possa colocar para apreciação coloca-se, antes de implementar definitivamente. Como em todos os processos não vai haver 100% de concordância entre todos.
 
Back
Topo