Ryzen overclock - tópico geral

Estava a pensar no mesmo que tu, se calhar partir para um watercooling?
O stock cooler do Ryzen é competente e cumpriu bem a sua função no meu sistema durante as primeiras semanas. Tinha oc a 3.8 com 1.350V no cpu e temperaturas a rondar os 35/40 em idle e 70/75 em load. Abaixo de 1.350V com o stock cooler nem no cinebench se aguentava. Agora com um AIO, consegui os mesmos 3.8 no cpu, mas com menos voltagem (está a 1.300V). Agora as temperaturas rondam os 25/30 em idle e 50/55 em load (dependendo também da temperatura ambiente).
 
Não vale a pena "panicar" com as temperaturas dos testes de tortura. São isso mesmo, testes de tortura.

No dia a dia, muito dificilmente vão atingir essas cargas no CPU. O R5 1400 em OC que tenho no HTPC também vai quase aos 70° nos dias de calor nesses testes, no entanto, em qualquer que seja o jogo, nunca o vi a passar dos 50°~52°.

Se têm boas temperaturas no que fazem diariamente no PC, deixem rolar, esses testes de tortura são só para aferir a estabilidade, não para indicação das temperaturas que vão ter num uso real da máquina.
 
Sim, o meu em stresstest esteve a bater nos 80º e está vivo, não é por ai, eu também tinha pensado em mudar o cooler por uma questão de estar mais "aliviado" ou seja, se puder estar a trabalhar 4 ou 5º abaixo tanto melhor, não é prioriadade mas a longo prazo também pensei nisso
 
Pelo que vejo aqui, vocês esticam muito as temperaturas máximas. A AMD refere 75 ºC como o máximo para uma utilização segura 24/7...
 
Pelo que vejo aqui, vocês esticam muito as temperaturas máximas. A AMD refere 75 ºC como o máximo para uma utilização segura 24/7...

Os 80ºc foi pico a tentar os 4.0, não é propriamente 24/7 foi apenas em teste :001:
 
Última edição:
Pelo que vejo aqui, vocês esticam muito as temperaturas máximas. A AMD refere 75 ºC como o máximo para uma utilização segura 24/7...

Onde é que viste isso da temp maxima ser 75ºc? Tenho andado no reddit da AMD e tenho lido coisas contrarias (apesar de que eu tambem tinha essa ideia inicialmente)

@Metro Obrigado. Infelizmente tanto o Arctic como o cooler "intermedio" da Noctua nao estao disponiveis por agora na Amazon (e eu tenho preferencia por lá por motivos de portes etc).
 
estou com um problema com a msi mortar e o r5 1600, não consigo fazer nada de oc na bios
com o ryzen master consigo 3.8 ghz a 1.375 e a ram 2400 dual channel
se altero a frequencia na bios entro no windows e o multiplicador fica preso com o valor de idle e se alterar a ram na bios o valor fica lá e posta mas no windows tá com os valores default.
tenho a ultima bios e já saiu uma beta mas não queria entrar por aí
alguma dica ?
 
Depois que fiz update p ultima bios 2.50 Update AGESA to 1.0.0.6 não consigo mais subir as memorias antes estava em 2993Mhz :( tenho umas Asrock x370 Falat1ty k4. Alguem com essa mobo conseguir subir as memorias com essa nova BIOS? minhas memorias :Corsair Vegeance LPX 3200Mhz
 
Aqui fica um update (estranho)...

Sempre que tento fazer Overclock ao CPU via BIOS nada acontece e volta e meia coloca o sistema em stock... Experimentei fazer OC via MSI Software (Command Center) e neste momento tenho o sistema estavel a 3725Mhz no CPU @1.21V e memorias a 3200Mhz CL14 @1.38V...

Weird ha?!

Fica aqui um link do sistema a 3.6 quando estava a testar via software:
https://valid.x86.fr/2z4pam
 
Aqui fica um update (estranho)...

Sempre que tento fazer Overclock ao CPU via BIOS nada acontece e volta e meia coloca o sistema em stock... Experimentei fazer OC via MSI Software (Command Center) e neste momento tenho o sistema estavel a 3725Mhz no CPU @1.21V e memorias a 3200Mhz CL14 @1.38V...

Weird ha?!

Fica aqui um link do sistema a 3.6 quando estava a testar via software:
https://valid.x86.fr/2z4pam

1.21v a esse clock? Tens a certeza que está estavel? Corre algo como o OCCT Linpark em todos os cores logicos por 20 minutos e mesmo que não crashe, verifica no event viewer do Windows se não estás a ter erros WHEA... (é bem provavel que estejas...)

Eu tambem achava que tinha o meu estavel até olhar para o event viewer e ver a quantidade de erros "WHEA" que tinha ao correr o linpark... É daquelas coisas que não te apercebes porque aparentemente está tudo estavel mas na realidade não está.
 
1.21v a esse clock? Tens a certeza que está estavel? Corre algo como o OCCT Linpark em todos os cores logicos por 20 minutos e mesmo que não crashe, verifica no event viewer do Windows se não estás a ter erros WHEA... (é bem provavel que estejas...)

Eu tambem achava que tinha o meu estavel até olhar para o event viewer e ver a quantidade de erros "WHEA" que tinha ao correr o linpark... É daquelas coisas que não te apercebes porque aparentemente está tudo estavel mas na realidade não está.
Sim, super estavel... Sem erros, Orthos, Aida64, Cinebench, BF1 (para mim o teste final em que me diz se o CPU esta estavel ou nao, visto que o jogo e extremamente sensivel a OC), Video encoding...
 
E zero erros no event viewer? É como te digo, eu tambem corria BF1 e tudo sem problemas, mas com o OCCT Linpark em todos os logical cores aparecia erros no event viewer, apesar do sistema não se demonstrar instavel.

Aidas64, cinebench, etc, não causavam qualquer WHEA no meu caso. São benchmarks mais leves que o OCCT.
 
E zero erros no event viewer? É como te digo, eu tambem corria BF1 e tudo sem problemas, mas com o OCCT Linpark em todos os logical cores aparecia erros no event viewer, apesar do sistema não se demonstrar instavel.

Aidas64, cinebench, etc, não causavam qualquer WHEA no meu caso. São benchmarks mais leves que o OCCT.
Ate em stock podes ter erros WHEA, ha muitos factores que o podem causar, desde halted iterations a redundant cicles!... Nao e um teste valido nesse aspecto...
 
O facto é que em stock não os tinha e a partir do momento em que subi a voltagem um pedacinho deixei de os ter por completo.

E não, não é normal ter WHEA em stock... Não sei porque afirmas isso. Existem uma serie de motivos que podem causar esse tipo de erros, mas não é por isso que devem ser considerados normais ou inofensivos. Além disso, geralmente o problema está mesmo na baixa voltagem.
 
Back
Topo