Saidas profissionais da Informatica

Va...um bocadinho de pesquisa tb nao custa nada...mas pronto ca vai...

Microsoft Certified Desktop Support Technicians (MCDSTs) have the technical and customer service skills to troubleshoot hardware and software operation issues in Microsoft Windows environments.


Exam 70–271: Supporting Users and Troubleshooting a Microsoft Windows XP Operating System
Exam 70–272: Supporting Users and Troubleshooting Desktop Applications on a Microsoft Windows XP Operating System

Mais pormenores aqui: http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcdst/default.asp
 
Lee vais fazer as certificações @ CESAE?

Não o CESAE apenas da a formação e um comprovativo para o Curriculo, as certificações têm de ser por incentivo próprio. Mas pode-se considerar que esta formação prepara substancialmente as pessoas para a certificação, eu pelo menos já aprendi bastante e todos os formadores são bastante competentes e profissionais, alguns são verdadeiras encicolpédias :p .
Dado que esta formação é financiada tanto melhor e junta-se o util ao agradável, ganha-se dinheiro e aprende-se :D ... não se pode querer mais.

Eu sou licenciado em Inglês/Alemão mas sempre gostei de informática por isso vou tentar conjugar as duas a nível empresarial Relações públicas plus conhecimento de Redes.

Deixo aqui o programa detalhado do curso que tou a tirar:

- Descrição

Proporcionar a preparação necessária para a certificação MCSE, formar profissionais habilitados a planear, implementar, manter e suportar sistemas de informação baseados no Microsoft Windows e em produtos servidores Microsoft.
Preparação para a certificação MCSE da Microsoft.




- Destinatários

Jovens e adultos desempregados portadores de habilitações de nível superior, que necessitem de um aprofundamento de conhecimentos ou adaptação às novas tecnologias de informação e comunicação.



- Conteúdo Programático

Módulos Sócio-Cultural:
Igualdade de Oportunidades – 8h
Técnicas de Entrevista - 12h
Higiene e Segurança no Trabalho e Sensibilização Ambiental – 8h
Módulos Científico-tecnológicos:
Informática:
A+ Certificação em Hardware – 40h
Windows 2000: Conceitos básicos de redes e sistemas operativos– 30h
Windows 2000: Instalação e administração – 49h
Windows 2000: Implementação de uma infrastrutura de rede – 49h
Windows 2000: Administração de Active Directory – 49h
Windows 2000: Concepção de Active Directory – 35 h
Windows 2000: Gerir um ambiente de rede – 49h
Microsoft SQL Server 2000: Administração de sistema – 56h
Microsoft SQL Server 2000: Concepção de base de dados – 56h
Microsoft SQL Server 2000: Consultas com Transact-SQL - 40hComplemento de formação em regime de auto-estudo, usando tecnologias Element K – Bundle “Design de Páginas Web” – 2h

Exame Final – 7h
Formação Prática em Contexto de Trabalho – 175h



- Documentação

Manuais Elementk para cada um dos módulos científico-tecnológicos.
Manuais CESAE para cada um dos módulos da área sócio-cultural



- Formação

Formação teórico-prática em regime presencial.
 
Concordo com o ke dizem das formações mas perante a realidade do nosso pais, devo dizer que:

Nao nego a qualidade de ter uma formação com discussoes à mistura, julgo ser mais vantajoso do que simplesmente ficar em casa a ler uns livros, vale mais do que só estudar é verdade!!!!

Mas do ponto de vista do preço axo ke sao cursos demasiado caros para kem os kiser tirar por sua conta!

Pesando os prós e contras, julgo que a opção de nao os frequentar fica ao criterio de cada um, pois nao há nada que substitua a experiencia do dia a dia e a pratica. Sempre conheci pessoas ke tiraram as formações e ke nao praticando, eskecem!

No entanto, tenho aprendido o ke sei da informatica por minha conta, desde sempre e se calhar vou optar por ir por ai, digo isto, pq infelizmente continuamos a nao dar valor às
pessoas/tecnicos que possuimos e ke tanta falta fazem !!!

Kem tiver o dinheiro paraa investir axo ke faz muito bem! !

:009: :009:

Na kestao do outsourcing ke aki se fala, nos enquanto prestadores de serviços, a minha duvida é a kem sao prestados estes serviços, ie, actualmente em Portugal, há muita empresa ke rekesite este serviço, na optica da Cisco ou é mais Microsofts???

Tenho um pouco a ideia de que a Cisco está pouco implementada aki em Portugal ou nao??

:009: :009: :009: :009:
 
Lee disse:
Não o CESAE apenas da a formação e um comprovativo para o Curriculo, as certificações têm de ser por incentivo próprio. Mas pode-se considerar que esta formação prepara substancialmente as pessoas para a certificação, eu pelo menos já aprendi bastante e todos os formadores são bastante competentes e profissionais, alguns são verdadeiras encicolpédias :p .
Dado que esta formação é financiada tanto melhor e junta-se o util ao agradável, ganha-se dinheiro e aprende-se :D ... não se pode querer mais.

Eu sou licenciado em Inglês/Alemão mas sempre gostei de informática por isso vou tentar conjugar as duas a nível empresarial Relações públicas plus conhecimento de Redes.

E estas a safar-te bem?? Quais sao as perspectivas para kem nao tem formação academica em Informatica???? Sao bem aceites no mercado?? Nao reparam nessas questoes ??? O que é que podes dizer sobre isso?

:wow: :wow:
 
E estas a safar-te bem??
Estou-me a safar lindamente, sou actualmente um dos melhores do curso ( não encontrei nenhum smile a babar-se :lol: ) , mas acho que passa pelo interesse e a motivação para aprender. No inicio do curso eramos 20 agora já só somos 11, mas note-se que não saíram porque não gostaram foi a penas porque arranjaram emprego e então não quiseram continuar.

3 das pessoas a frequentar o curso são bacharel em Eng. informatica e posso afirmar que não estam a ter mais progressão do que eu, obviamente que têm muito mais conhecimentos a nível de programação e outras coisas mas em redes estamos quase em pé de igualdade.

Neste momento 5 desses 11 interessados estão a querer fazer certificações (including me :D ) os outros parece-me que estão lá + pq aprendem qlq coisita e ganham dinheiro sem grande esforço.

Quais sao as perspectivas para kem nao tem formação academica em Informatica????

Quanto a quem não tem formação academica a formação não é finaciada e aí tens de optar pelos cursos que já foram referidos. Aí tlvz fosse melhor seguires os conselhos do pessoal e estudar por ti próprio e quando tens oportunidade fazeres as certs.

Sao bem aceites no mercado?? Nao reparam nessas questoes ??? O que é que podes dizer sobre isso?

Quanto a isso não sei decerto que dq a uns tempos vou saber responder melhor ;) . No entanto o que posso dizer é que o mês de estágio ao qual tenho direito no final deste curso é feito do seguinte modo.

O CESAE trata de contactar a empresa que procura um determinado perfil ou alguém que melhor se adequa, portanto estás a ser recrutado por todo o teu currículo seja na área de informática ou não.
 
Lee disse:
Estou-me a safar lindamente, sou actualmente um dos melhores do curso ( não encontrei nenhum smile a babar-se :lol: ) , mas acho que passa pelo interesse e a motivação para aprender. No inicio do curso eramos 20 agora já só somos 11, mas note-se que não saíram porque não gostaram foi a penas porque arranjaram emprego e então não quiseram continuar.

3 das pessoas a frequentar o curso são bacharel em Eng. informatica e posso afirmar que não estam a ter mais progressão do que eu, obviamente que têm muito mais conhecimentos a nível de programação e outras coisas mas em redes estamos quase em pé de igualdade.

Neste momento 5 desses 11 interessados estão a querer fazer certificações (including me :D ) os outros parece-me que estão lá + pq aprendem qlq coisita e ganham dinheiro sem grande esforço.



Quanto a quem não tem formação academica a formação não é finaciada e aí tens de optar pelos cursos que já foram referidos. Aí tlvz fosse melhor seguires os conselhos do pessoal e estudar por ti próprio e quando tens oportunidade fazeres as certs.



Quanto a isso não sei decerto que dq a uns tempos vou saber responder melhor ;) . No entanto o que posso dizer é que o mês de estágio ao qual tenho direito no final deste curso é feito do seguinte modo.

O CESAE trata de contactar a empresa que procura um determinado perfil ou alguém que melhor se adequa, portanto estás a ser recrutado por todo o teu currículo seja na área de informática ou não.

Pois era o ke ja esperava: o ppl vai fazendo de acordo com o ke sabe, isto da informatica tem muito ke se diga...quando se é bom é-se mesmo bom! HEhehe :003: :003: :003: :003:
Vai contando ai do teu curso, mantendo o ppl actualizado!

Tens muita componente pratica ??? Laboratorios?? Keke podes dizer sobre isso?? :009: :009:

Os exames permitem que se errem quantas kestoes??? Como se processam???? :003: :003:
 
Última edição:
madafakapc disse:
Na kestao do outsourcing ke aki se fala, nos enquanto prestadores de serviços, a minha duvida é a kem sao prestados estes serviços, ie, actualmente em Portugal, há muita empresa ke rekesite este serviço, na optica da Cisco ou é mais Microsofts???

Tenho um pouco a ideia de que a Cisco está pouco implementada aki em Portugal ou nao??

:009: :009: :009: :009:
Qual dos dois é mais solicitado não sei bem, mas é capaz de ser a Microsoft.

A Cisco pouco implementada em Portugal!? Eles neste momento têm quase que o monopólio dos routers empresariais e estão entrando pelas áreas de voz e Segurança à força toda. A única ameaça que eu vejo contra eles a curto prazo é um fabricante chinês - Huawei - que tem basicamente um SO com os mesmos comandos da Cisco (já a Enterasys o faz) e que é imbatível no preço. O facto de serem menos vísiveis para o grande público pode afectar a percepção do quão fortes são, mas eles andam em todo o lado :)

Relativamente à questão dos cursos, eu só disse que valem bem a pena se não fores tu a pagar. E só os defendi porque tinhas dito que achavas que era recitar livros, o que não é bem assim.
 
@ Lee: vê se reconheces este lugar :-D



Tava a fazer o 70-215.


Tou a acabar neste momento o curso nivel 4 TIM. Suponho que sejas MSE deste ano certo? Se sim deves ter visto a minha apresentação final de curso :-D .

ONTOPIC:

Neste momento estou a estudar para o MCSE por conta propria atraves dos MOC, Sybex e Testking mas nada substitui mesmo as aulas.
 
Última edição:
Sadino disse:
Qual dos dois é mais solicitado não sei bem, mas é capaz de ser a Microsoft.

A Cisco pouco implementada em Portugal!? Eles neste momento têm quase que o monopólio dos routers empresariais e estão entrando pelas áreas de voz e Segurança à força toda. A única ameaça que eu vejo contra eles a curto prazo é um fabricante chinês - Huawei - que tem basicamente um SO com os mesmos comandos da Cisco (já a Enterasys o faz) e que é imbatível no preço. O facto de serem menos vísiveis para o grande público pode afectar a percepção do quão fortes são, mas eles andam em todo o lado :)

Relativamente à questão dos cursos, eu só disse que valem bem a pena se não fores tu a pagar. E só os defendi porque tinhas dito que achavas que era recitar livros, o que não é bem assim.

Nao fazia ideia ke os Cisco ja andassem por ai tao implementados nas nossas empresas.
Á parte da Cisco, ke outras marcas andam ai no mercado?
Chineses metidos nesta cena??? Isso devem ser cenas de excelente qualidade não???!!
 
eu nem sabia era que havia concorrencia ah cisco...
dos 4 sitios em que tratei de redes desde que ando nisto....eram todos cisco.
Mexi em alguns clientes pequenos (6 ou 7 pc's) que usavam routers de uso domestico, mas tudo o resto....ciscos com fartura :)
 
@ Lee: vê se reconheces este lugar



Tava a fazer o 70-215.


Tou a acabar neste momento o curso nivel 4 TIM. Suponho que sejas MSE deste ano certo? Se sim deves ter visto a minha apresentação final de curso .

Não reconheco esse lugar porque inda lá não fui, deves ter percebido mal... eu ainda vou fazer a certificação que será no final do proximo mês, pelo menos pelas minha previsões. É que eu queria fazer pelo menos uma certificação antes de iniciar o estágio, puderá ser uma mais valia para me recrutarem para a empresa no final...who knows?? :001: ... e dps vou fazendo mais e se a empresa pagar melhor ainda :x2:

Tens muita componente pratica ??? Laboratorios?? Keke podes dizer sobre isso??

Os exames permitem que se errem quantas kestoes??? Como se processam????

Sim, temos bastante componente prática com pelo menos um pc por 2 pessoas, neste momento como saíu pessoal já da um pc por pessoa e assim quando a teoria é muita surfa-se um bocado na net para descontrair :002:

Os exames são feitos no final de cada módulo e não são excessivamente dificeis já que é da praxe termos muito copianço à mistura :002: , digamos que eles têm de alguma forma de mostrar que avaliaram os seus formandos mas não são demasiado rigorosos porque já sabem que que quem leva isto a sério terá de passar nos testes da Microsoft.
 
Ppl, eu tenho a possibilidade de fazer ou o curso todo de mcse ou fazer o mcsa todo e depois se me interessar fazer o resto até ao mcse todo...acham boa ideia optar por este modo?a minha ideia é por agora ir ver também como é a formação, se é boa, se chegava apenas estudar em casa e isso...se visse que sim sempre podia depois deixar-me ficar so com o mcsa e aventurar-me sozinho nos exames para o mcse...
Mas tão aí a dizer que lá só se recitam manuais e isso...fiquei com dúvidas agora...
E também a pergunta que fiz mais atrás...o ppl que estuda em casa e que fez os exames já tinha alguma experiência mais a sério com o windows2k3?
Cumps :)
 
Fúria_Porreira, :D

Estou a estudar agora para o MCSA por isso não te posso responder.

Mas posso dizer-te que não tinha experiência nenhuma com equipamentos Cisco e a maior parte da matéria quando tirei o CCNA. Tive foi +/- 2meses a estudar que nem um maluco.

LeeMan,
Substituír um canudo nunca substituem, mas complementam-no muito bem. Além disso quanto mais coisas tiveres no currículo maiores serão as tuas hipóteses.
De qualquer modo permitem-te abrir algumas portas mesmo sem o canudo, o que de outro modo seria bastante mais difícil.
 
madafakapc disse:
Nao fazia ideia ke os Cisco ja andassem por ai tao implementados nas nossas empresas.
Á parte da Cisco, ke outras marcas andam ai no mercado?
Chineses metidos nesta cena??? Isso devem ser cenas de excelente qualidade não???!!
pac disse:
eu nem sabia era que havia concorrencia ah cisco...
dos 4 sitios em que tratei de redes desde que ando nisto....eram todos cisco.
Mexi em alguns clientes pequenos (6 ou 7 pc's) que usavam routers de uso domestico, mas tudo o resto....ciscos com fartura :)
A Cisco é de longe o maior player nesta área dos routers/switchs mas tem concorrência da Enterasys (routers/switchs), da Alcatel (voz/switchs), da Siemens (routers chineses :D/switchs/voz) e da Vanguard (routers) que eu me lembre assim de repente. Quando comecei este trabalho a Cisco e a Vanguard andavam mais ou menos empatados em termos de projectos que eu fazia, mas nos últimos anos só dá Cisco.
 
Encontrei este centro de formação que me parece bem interessante:

http://www.galileu.pt/index.php?menulateral=0308040201&view=pagina_microsite_aveiro&criterio=_chave%20like%20`0.73894500%201126796444`
 
Os exames da Cisco/Microsoft tem a duraçãode quanto tempo ? Sao em ingles ou portugues?

Quantas perguntas se pode faklhar???

E podem ser repetidos com que frequencia??
 
madafakapc disse:
Os exames da Cisco/Microsoft tem a duraçãode quanto tempo ? Sao em ingles ou portugues?

Quantas perguntas se pode faklhar???

E podem ser repetidos com que frequencia??

Os da Cisco são em Português-> 90m, ou Inglês->120m
60-65 perguntas (de vários tipos, inclusivé simuladores) e para passares tens de ter mais de 849 numa escala 300-1000.
 
Back
Topo