Samsung NX Camera System

MaxDamage

Power Member
Samsung has today officially unveiled its new 'hybrid digital camera' system, in the shape of the NX series. Similar in concept to Micro Four Thirds but using a larger APS-C sensor, this new system is designed to combine the performance and quality of an SLR with the convenience and portability of a point and shoot. By replacing the mirror box and optical viewfinder of an SLR with an electronic viewfinder, the NX series is designed to allow smaller and lighter bodies and lenses. The first model of the NX series will be available in the second half of 2009.

NX_Bk_FT_001.jpg
dpreview

Confirmam-se agora os rumores já há algum tempo conhecidos. Resta saber, sendo este um novo sensor, quem fará o vidro?

edit - Visto que a Schneider Kreuznach fabrica para as GX (algo que desconhecia), presumo que aqui aconteça o mesmo.
 
Última edição:
Aquela lente nao tem focais nem informações nenhumas :S

A pega parece muito pouco ergonomica e parece demasiado leve e frágil.

Se a samsung criar um novo sistema nao sei se se vai safar, o melhor mesmo era continuarem a usar lentes pentax.
 
lol, eles podem produzir lentes mais pequenas tambem... a pentax na K-M tambem produziu lentes mais pequenas que o normal para acompanharem a maquina...
 
Sem dúvida, este sensor diferente das GX é uma muito má jogada por parte da samsung, acima de tudo para o pessoal que já tem lentes (mount pentax). E como já disseram, estas lentes acabam por ter o tamanho de outras zoom APS-C (pelo menos parece pelas imagens), tenho por isso algumas dúvidas quanto ao sucesso deste sistema, vamos ver...

Por outro lado é porreiro haver concorrência neste novo mercado, assim a Olympus/Panasonic vão eventualmente suar mais antes de lançarem câmaras cá para fora :D

Btw, estou curioso para saber quanto tempo o papão Canikon vai demorar até lançar uma máquina destas xD


mais uma imagem
NX_Bk_T.jpg
 
Última edição:
Pelo contrário. Optima jogada pela samsung.

Tem o know-how de fazer máquinas baratas e a aliança com a pentax certamente não lhe estava a dar lucro. Isto porque ou a samsung fazia de facto máquinas novas ou continuava a copiar as da pentax. E isso certamente não lhes dava muito lucro.

Decidiu ir por este caminho mais barato. Pode ser que a pentax se aventure nisto.

Acho este passo super super importante neste "formato", é a resposta definitiva ao micro four thirds. Este tipo de cameras vai prosperar. Pessoalmente não gosto, e espero que não substitue as reflex (vá, nada substitui aquele feel), mas vai ter muito impacto.


Tenho a certeza que vão fazer um adaptador. A samsung não é parva, e quando fez a maquina estava a pensar em adaptadores.


Queria lembrar qe isto é apenas um concept. Muito pode mudar.
 
dpreview

Confirmam-se agora os rumores já há algum tempo conhecidos. Resta saber, sendo este um novo sensor, quem fará o vidro?

edit - Visto que a Schneider Kreuznach fabrica para as GX (algo que desconhecia), presumo que aqui aconteça o mesmo.


A Schneider Kreuznach só coloca o nome, as lentes são feitas pela Pentax ou pela Tokina..



Já agora, a vantagem destas máquinas com oesta Samsung ou as micro 4/3 é que ao não terem "mirror box" a lente pode estar MUITO mais perto do sensor, tal como acontece na Leica M8 e com isso é possivel usar lentes muito mais pequenas e simples porque não são necessarios desenhos retofocais como os das lentes das SLR's..

A enorme desvantagem é que sem sistema de espelho deixa-se de ter um viewfinder optico TTL, e os sistemas de focagem são sistemas por contraste tal como acontece nas SLR quando estão no modo LiveView ou como acontece nas compactas..


Resumindo, serão optimas máquinas para quem anteriormente comprava uma compacta avançada como a Canon G10.. Um sensor APS-C não tem comparação em termos de qualidade de imagem. E para muitos utilizadores que estavam nas SLR só por causa do ruido e da falta de qualidade das compactas até poderá ser uma boa aposta.. MAs nunca poderão substituir totalmente uma SLR..
 
Última edição:
Ou seja, estãmos então perante a 1ª aproximação do mercado de uma "SLBridge" ? Ou seja uma "bridge" com lentes intercambiáveis...

não percebo é porque não usar as mesmas lentes das 4/3...

Tal como o timber já disse a alguns tempos sobre o surgimento deste tipo de camera e a eventualidade de evoluirem de tal forma e matar as SLR's no seu conceito de funcionamento.
 
Tal como o timber já disse a alguns tempos sobre o surgimento deste tipo de camera e a eventualidade de evoluirem de tal forma e matar as SLR's no seu conceito de funcionamento.


Oh pá... Talvez consigam matar aquela cota de mercado actualmente ocupado pela Nikon D40, Canon 1000D e afins.. Não acredito que consigam mais do que isso..

Para começar, um sistema de focagem por contraste NUNCA será tão rápido e tão sensível como os sistemas de focagem que as SLR's usam.

E depois há uma coisa que convém perceber, máquinas que não tinha mirror box e usavam outros conceitos sempre existiram, sendo o exemplo mais famoso talvez o das Leica M.. Agora, as SLR sempre tiverem imenso sucesso por uma coisa.. O espelho desvia directamente a luz da lente para o viewfinder, permitindo uma experiencia muito melhor ao enquadrar do que qualquer outro sistema inventado até hoje.. E não é um electronico viewfinder que vai por isso em causa..


Já agora.. Adaptadores 4/3 -> micro 4/3, ou de Pentax para NX, não serão muito faceis.. Porque o adaptador teria que ter a altura da mirror box para que a lente funcionasse convenientemente.. E não estou a ver qual é o sentido pratico de usar uma máquina pequena e depois uma lente enorme montada sobre um adaptador com 3 ou 4 centimetros de altura.. Muito mais interessante parece-me os adaptadores de lentes Leica para micro 4/3.. Que permitem usar algumas das melhores lentes do mundo nessas pequenas máquinas..
 
Acho que isto tem potencial, ja ouvi de que usou que a G1 e bestial e que nao se chateiam com o EVF.

Estas maquina ficam sempre grandes com quase quaisquer lentes. Mas agora com as pancakes da olympus na G1 ou pancakes e limiteds da Pentax na NX seria genial.
 
Já agora... adaptadores 4/3 -> mcro4/3 já existem, como muitos outros -> micro4/3 e já há uma série de lentes zuiko que funcionam na perfeição na G1.


Eu sei que existem... Tanto que foi anunciada a compatibilidade das lentes usando um adaptador logo quando foi anunciado o M4/3..

Expliquei-me mal, quando eu digo que é complicado refiro-me ao facto de a meu ver ser uma solução mais para aproveitar lentes que eventualmente já se tenha do que outra coisa qualquer. É que a vantagem destes sistemas é ter máquinas compactas com sensores e qualidade de SLR.. Se espetamos com um adaptador que tem 2 ou 3 centimetros de altura, mais uma lente de tamanho standard para SLR, lá se vai a vantagem da máquina..

E por isso referi que é muito mais interessante o adaptador Leica M > Micro 4/3.. Porque as lentes Leica são pequenas, mesmo ao jeito destas novas camaras e são de excelente qualidade..
 
mundano, falar que o sistema de focagem de uma SLR será sempre melhor que por contraste e um EVF pior que o optico é muito forte.

A quanto tempo temos o digital no mercado? e a quanto tempo existe SLR's? E maquinas analógicas?

Basta ver que no caso das compactas isso evoluiu brutalmente. A minha Canon A710IS é um foguete a focar comparando com a anterior Sony que ca tive ou mesmo mais antigas...

Estas maquinas do topico podem sim para já ocuparem o segmento actualmente ocupados pelas bridges e SLR's entry.
 
Back
Topo