Samsung NX Camera System

Samsung NX10 launched and previewed

Samsung has announced the NX10, the first of its NX series of mirrorless interchangeable lens cameras. The NX10 wraps a 14.6 megapixel APS-C-sized CMOS sensor up in a comparatively compact, DSLR-style body including an eye-level VGA resolution electronic viewfinder. It also features a 3.0" OLED screen, promising lower power consumption, a wider range of viewing angles and better contrast than LCD technology. It can also shoot 720p HD video with H.264 compression. The company has also launched an 18-55mm F3.5-5.6 kit lens, a 55-200mm telezoom and a 30mm F2 pancake lens for the camera, which uses a completely new lens mount. We've had a pre-production camera for a little while, so have produced a full preview (with sample images to follow later today) to give you an idea of what to expect from the little Korean camera.
DPReview

As galeria com as primeiras samples deve aparecer hoje à tarde :)
 
Última edição:
Five more NX lenses from Samsung in 2010

nxlenses.jpg
dpreview
 
Estive hoje com a NX10 na mão e fiquei admirado com o tamanho do corpo. Era do tamanho da Olympus Pen que estava ao lado no stand, mais milímetro menos milímetro.
 
Samsung announces NX11 mirrorless camera with i-Function

nx11.jpg


nx11S.jpg


Pre-CES 2011: Samsung has announced the NX11 large-sensor mirrorless interchangeable lens camera. The update to its existing NX10 model features support for its i-Function feature, introduced with the NX100. The camera will come bundled with an updated version of the company's 18-55mm kit lens, now featuring an i-Fn button. The company also says it has updated the camera's grip
dpreview
 
Dizem os rumores que ainda este mes deve ser anunciado a NX20 e NX200, para substituir as NX10/11 e NX100 respectivamente..

Entre as novidades esperadas estão um novo sensor, uma vez que o actualmente usado ainda é baseado no sensor desenvolvido pela Samsung para a Pentax K20D.. E se este sensor na altura era revolucionário, porque tinha quase 15 Mpixels quando a melhor concorrência tinha 10/12 e tinha excelentes performances em todos os aspectos, os anos não perdoam e a Samsung agora promete um novo sensor capaz de inovar como foi na altura.

Fala-se em algo em torno dos 20 Mpixels, com capacidades em ISO's elevados muito melhoradas em relação ao actual e capacidade para gravar video a 1080P..

Fala-se também que a NX200 deverá ser redesenhada para algo mais parecido com a Samsung TL500, enquanto a NX20 não deverá ser muito diferente.. Fala-se que ambas receberão um ecrã basculante.



Por outro lado foram anunciadas 5 novas lentes para este ano:

nx_system_family_2.jpg


nx.png


Por incrivel que pareça a Samsung terá uma lente de qualidade para retrato, no mercado antes do consorcio Micro 4/3.. A Samsung 85 F/1.4.. :P



Fala-se também de uma nova linha de câmaras a juntar as duas linhas existentes, as NXclassic segundo o nome de código da Samsung.. Que ninguém sabe muito bem que tipo de câmaras serão.. Mas segundo alguns rumores deverá ser uma nova linha single digit NX1 ?? E serão corpos com performances mais pró.
 
Última edição:
Caí na tentação e comprei um brinquedo destes. Perdi certamente algumas coisas em relação à D90 que tinha anteriormente, mas ganhei imensamente em portabilidade. Muitas eram as vezes em que não levava a máquina, pura e simplesmente pelo trambolho que é. É verdade que aprecio muito o "grip" e os botões e sobretudo a qualidade de imagem, mas há sítios e ocasiões em que pensamos duas vezes antes de levar a dslr, não só pelo peso/tamanho, mas também pela atenção que pode despertar.

Durante muito tempo, usei única e exclusivamente a 35mm f/1.8, é uma lente muito "sharp" e tem a vantagem de tornar a D90 mais maneirinha do que o trambolho da 18-105, procurava por isso uma mirrorless com uma prime por volta dessa distância focal.

Surgiu então esta promoção (NX10 + 30mm f/2 por 409 euros), sei que é uma máquina em fim de vida e tem um sensor algo antiquado, no entanto, não deixa de ter as suas vantagens.

A panqueca de 30mm é extra sharp, até arriscava dizer que é melhor que a 35mm da Nikon porque tem um "bokeh" mais agradável, a máquina é muito sólida e assenta muito bem na mão e tem botões para o essencial (bem mais agradável do que ir aos menus como nas NEX por exemplo).

A rapidez de focagem foi uma agradável surpresa, muito rápida mesmo.

O piorzite é mesmo o EVF, não porque seja inutilisável, mas porque passar do magnífico ecrã amoled traseiro para o tft do EVF até dá dó... Não só a qualidade de imagem e luminosidade é inferior como ainda por cima o framerate é bem mais baixo, não planeio usar o EVF muitas vezes, isso é certo...

nx10.jpg
 
Esperamos por um review daqui a uma semana ou 15 dias mais amadurecido...

Também tenho seguido a linha NX da Samsung com bastante interesse.. No entanto acho que as NX10/NX11 acabam por ser um bocado grandes, e não dão uma vantagem tão grande em relação às SLR's tradicionais... Ou estarei enganado?
 
Esperamos por um review daqui a uma semana ou 15 dias mais amadurecido...

Também tenho seguido a linha NX da Samsung com bastante interesse.. No entanto acho que as NX10/NX11 acabam por ser um bocado grandes, e não dão uma vantagem tão grande em relação às SLR's tradicionais... Ou estarei enganado?

Pelo menos em relação à D90, a diferença de tamanho nota-se e não é pouco, pode não ser perceptível nas fotos mas ao pegar nas máquinas, damos logo conta disso.

Claro que não deixa de ter o aspecto de "mini-dslr", nomeadamente as vantagens, ou seja, grip de borracha à frente e um pedacinho atrás também para pousar o polegar. A desvantagem é que pelo EVF e flash, torna-se mais alta do que seria sem estes dois, agora em termos de espessura, é bem maneirinha. Uma coisa de que gostei, apesar de ser algo insignificante, é o slot de cartões ser de lado e não junto da bateria como noutras máquinas.

Em termos de comparação, a G3 é uma prima muito próxima em termos de aspecto. Estas máquinas são de facto mais pequenas que as dslr, mas não podemos (devemos) esperar tamanhos equivalentes a compactas, acabam por ser um meio termo, portabilidade acrescida mas sem descurar demasiado a qualidade.
 
Mais um rumor:
samsung-nx-prototypes.jpeg

"It looks like Samsung might be pulling out some interesting from their hat very soon. On their website, they answer some Q&A, and there’s also a photo of some concept cameras (above) that show some interesting looking machines." - Fonte
 
As mais do que esperadas NX200 e NX20 deverão começar a ser comercializadas já em Julho, assim como a nova 85mm F/1.4:


Samsung NX20, NX200 and 85mm f/1.4 to be released in July (BH has the lens for 681.82€ ())

4j9v9y.jpg


Our sources confirmed that Samsung will announce the new NX20 and NX200 cameras plus the new 85mm f/1.4 lens in July. We hope to get the exact release date as soon as possible. Meanwhile a korean photographer posted that image on the SLRgear forum. It shows the upcoming 85mm f/1.4 lens. The photographer spoke with the person you can see on the image. The tester said the ultrasonic AF is very fast and the lens has no chromatic aberration. That’s not a lot of info but I am sure the lens will deliver a very high image quality. It’s certainly one of those key lenses that other mirrorless systems like m43 and NEX cannot offer yet. Panasonic, Olympus and Sony, are you listening?

UPDATE: The lens will cost 681.82€ () You can already see it at BHphoto (Click here).


Se os rumores forem verdade, o sistema NX será o primeiro a ter uma verdadeira lente de retratos à venda... Nos próximos dias, devem começar a aparecer mais detalhes sobre os novos modelos NX20 e NX200..
 
Uma coisa é certa, o futuro das objectivas da samsung (especialmente as primes) parece ser muito risonho, particularmente no que toca à qualidade.
 
Um update nada científico à minha experiência com a NX10.

Com o tamanho mais contido, passei a tirar muito mais fotografias do que aquelas que tirava com a D90.

O tamanho/peso faz efectivamente diferença na altura de pegar na máquina.
 
Back
Topo