Samsung NX Camera System

Este fim de semana tive oportunidade de experimentar algumas câmaras mirrorless, nomeadamente a Samsung NX11 a NX100, a Olympus E-PL1 e a Sony NEX-5..

E apesar de o tempo com cada uma ter sido de uns 10 a 15 minutos deu para ver perfeitamente que duas dessas câmaras para mim não serviam. A Sony NEX-5 pela ausência de controlos directos para settings básicos e a Olympus E-PL1 pela velocidade de focagem que me pareceu mais próxima do campeonato das compactas do que das SLR's.

Quanto as Samsung, que nunca tinha tido oportunidade de experimentar, fiquei muito bem impressionado. Especialmente com a NX11.. A focagem ao contrario da Olympus é sempre bastante rápida em quase todas as condições e os controlos mais usados estão sempre à mão. E o tamanho do corpo, nas fotografias engana. Ao vivo e a cores é que se percebe quão mais pequena esta máquina é do que a minha Nikon D70.

O LCD amoled é um mimo... E o EVF apesar de não ser de topo e ter alguma falta de resolução, é bastante maior e tem muito mais claridade do que o da minha Nikon. Depois tem a vantagem de ter todas as informações como o LCD e de ter a magnificação para a focagem manual... Sinceramente, pesando prós e contras, acho que trocava na boa o viewfinder (pentamirror) da minha Nikon D70s pelo viewfinder electrónico da NX11..
 
Eu bem te disse que o tamanho da NXxx enganava bem nas fotos.

Lá comecei uma nova colecção de objectivas, a juntar à panqueca de 30mm encomendei a de 20mm por 159 euros na amazon alemã (e espero juntar a estas duas a de 16mm).

Panquecas com esta qualidade e a estes preço, só mesmo para este sistema e para mim, uma mirrorless faz muito sentido é com panquecas. (Até parece que estou a falar de comida, lol)
 
Rais parta Star-Child, graças a ti ando a fazer contas à vida, porque essas NX parecem-me mesmo boas máquinas! :D
E encontrar promos destas não ajuda em nada!
Já agora deixo-te uma pergunta, que tal é a focagem manual nela (quer com o EVF, quer com o LCD)?
 
Rais parta Star-Child, graças a ti ando a fazer contas à vida, porque essas NX parecem-me mesmo boas máquinas! :D
E encontrar promos destas não ajuda em nada!
Já agora deixo-te uma pergunta, que tal é a focagem manual nela (quer com o EVF, quer com o LCD)?

Damn, 270 euros é um preço de arromba, há compactas mais caras do que isso!

Mas atenção, é uma máquina em fim de vida e será substituída dentro de pouco tempo, por isso estão com estes preços, claro que para quem quer poupar, é o momento ideal.

Focagem manual é inferior às concorrentes, ou seja só tem ampliação de 2x. Mesmo assim, faz-se bem, tenho um adaptador para lentes pentax que utilizo para "brincadeiras".
 
Rais parta Star-Child, graças a ti ando a fazer contas à vida, porque essas NX parecem-me mesmo boas máquinas! :D
E encontrar promos destas não ajuda em nada!
Já agora deixo-te uma pergunta, que tal é a focagem manual nela (quer com o EVF, quer com o LCD)?


O preço é de arromba mesmo.. Mas sinceramente depois de experimentar um pouco, acho que compensa mais ir para uma NX10/NX11, um EVF faz imensa diferença, quer na forma como se apoia a maquina, como na visibilidade exterior.. E o corpo da NX11 é surpreendentemente compacto e pouquíssimo maior do que a NX100.


Quanto à focagem.. além da magnificação, penso que nos ultimos firmware também tem esta barra verde que ajuda a focar:

focus_NX.png


Mas o Star-Child que se pronuncie sobre isso..
 
O preço é de arromba mesmo.. Mas sinceramente depois de experimentar um pouco, acho que compensa mais ir para uma NX10/NX11, um EVF faz imensa diferença, quer na forma como se apoia a maquina, como na visibilidade exterior.. E o corpo da NX11 é surpreendentemente compacto e pouquíssimo maior do que a NX100.


Quanto à focagem.. além da magnificação, penso que nos ultimos firmware também tem esta barra verde que ajuda a focar:

focus_NX.png


Mas o Star-Child que se pronuncie sobre isso..

Essa barra não existe na NX10 (acho que só na NX100), ou seja, não sei como funciona mas acho que serve para medir o contraste.

Quanto ao EVF, curiosamente, raramente uso, diria que o flash integrado faz mais falta do que o EVF.
 
Damn, 270 euros é um preço de arromba, há compactas mais caras do que isso!

Mas atenção, é uma máquina em fim de vida e será substituída dentro de pouco tempo, por isso estão com estes preços, claro que para quem quer poupar, é o momento ideal.

A questão aqui é mesmo o preço! Sei que estão para sair modelos novos, mas por este preço não se encontra mais nada no mercado.


O preço é de arromba mesmo.. Mas sinceramente depois de experimentar um pouco, acho que compensa mais ir para uma NX10/NX11, um EVF faz imensa diferença, quer na forma como se apoia a maquina, como na visibilidade exterior.. E o corpo da NX11 é surpreendentemente compacto e pouquíssimo maior do que a NX100.

Para mim uma máquina destas seria como corpo secundário. Tenho uma D90 e, na maioria das vezes, é ideal para o que preciso. Por isso, não me importo de sacrificar algumas "features" em prol da portabilidade (e neste caso preço!). De qualquer maneira sempre posso arranjar o viewfinder que é vendido como acessório, ou até um vf óptico dos que há pelo eBay.
E claro, a lente seria para vender e comprava a pancake de 30mm.
 
A questão aqui é mesmo o preço! Sei que estão para sair modelos novos, mas por este preço não se encontra mais nada no mercado.

Foi precisamente a minha "motivação", paguei 400 euros pela NX10 com a panqueca de 30mm (que era precisamente a objectiva que eu queria) e por este preço não encontro nada na concorrência que se aproxime a isto, e fiquei muito agradavelmente surpreendido. Perdi capacidades em low light em relação à D90, mas a vontade de fotografar disparou em flecha.
 
A questão aqui é mesmo o preço! Sei que estão para sair modelos novos, mas por este preço não se encontra mais nada no mercado.




Para mim uma máquina destas seria como corpo secundário. Tenho uma D90 e, na maioria das vezes, é ideal para o que preciso. Por isso, não me importo de sacrificar algumas "features" em prol da portabilidade (e neste caso preço!). De qualquer maneira sempre posso arranjar o viewfinder que é vendido como acessório, ou até um vf óptico dos que há pelo eBay.
E claro, a lente seria para vender e comprava a pancake de 30mm.


Preço não tem concorrência.. Ainda mais barato, só mesmo se fores para maquinas como as E-PL1 Refurbished que a Olympus Europa vende no eBay... Mas ai, perdes em garantias (apenas 1 ano), sujeitas-te a levar uma maquina de demonstração por onde já passaram milhares de mãos.. E perdes sobretudo em usabilidade, porque a Olympus tem um sistema de focagem bastante rudimentar e os controlos da E-PL1 também não são exemplo para ninguém.


Se a ausência do EVF para ti não é problema, acho que nem deves pensar muito no assunto... A decisão é fácil.
 
Mas pode ser uma entrada "fácil" para o sistema NX. Os corpos estão condenados à rápida obsolescência.

Verdade, o que tende a ser mais duradouro é o vidro, e nesse aspecto, a samsung tem dado sinais muito positivos, especialmente no que às primes diz respeito. Não só as actuais são de óptima qualidade como o line-up proposto é bastante aliciante.
 
Alguns testes:


Shutter speed mais baixo do que desejaria (tinha esquecido que o ISO não estava em automático...), mesmo assim, a esta distância focal a coisa é controlável handheld.

sam1510u.jpg


Ruas quase vazias num dia feriado...

sam1516.jpg


sam1517.jpg


sam1518.jpg


20mm + 2.8 dá um DOF "assim assim", apesar disso, a objectiva é bastante "sharp".

sam1519.jpg


sam1520.jpg


Contra o sol, zero de aberrações cromáticas, thumbs up!

sam1521i.jpg
 
Olhando para a de 30mm e a de 20mm fico na dúvida sobre qual escolher... Star-Child qual é que usas mais ou te parece melhor?

Ainda não posso dizer qual utilizo mais porque até ontem, só tinha a de 30mm. Quanto a dizer qual é melhor ou pior, também ainda não tenho bases para decidir isso, aquilo que posso dizer é que a de 30mm é fantástica e a de 20mm parece seguir os mesmos passos.

Depende um bocado do tipo de fotografia que cada um tira ou quiser tirar. Se calhar, prevejo usar mais a de 30mm no dia a dia/pessoas, mudando para a 20mm quando se tratar de paisagem (embora dê perfeitamente para fotografar paisagens com 30mm) ou de fotografias de rua.
 
Rais parta Star-Child, graças a ti ando a fazer contas à vida, porque essas NX parecem-me mesmo boas máquinas! :D
E encontrar promos destas não ajuda em nada!
Já agora deixo-te uma pergunta, que tal é a focagem manual nela (quer com o EVF, quer com o LCD)?
Já não apanhei este preço de que falaram (270€), agora está a 341€ e fica mais barato na Amazon UK (299€) em qualquer caso comprava na loja UK que os alemães não me devolvem o IVA (apesar de ser tudo amazon :rolleyes: ), fica-me em 230€, bom preço para substituir a segunda máquina (Olympus E-420) por algo mais transportável.

Lente é que ainda estou indeciso entre 20mm e 30mm, a primeira é mais barata mas com a de 16mm anunciada acho que vou para a de 30mm e para wide angle espero pela 16mm...

edit: depois de uma troca de mails com a amazon.de também devolvem o IVA, não fazem é menção disso na ajuda.
edit 2: na Amazon FR ainda fica em 265€ (actualizado com portes e IVA).
 
Última edição:
Da/das máquina/s que tens agora, qual a distância que preferes? Que objectivas tens? Eu sempre fui fã dos 50mm "equivalentes", por isso andava sempre com a Nikon 35mm na D90 e a 30mm na NX10, embora neste caso seja equivalente a 45mm, está lá próximo e não desgosto de todo desta distância focal.


Agora falando de uma coisa engraçada em relação às objectivas em caixa.

Na Nikon, a bolsa é em veludo, a samsung usa uma imitação (suponho que seja imitação) de pele e a objectiva de 20mm não traz parasol mas traz uma coisa inútil... Um stand!

Deve ser para decorar as prateleiras com objectivas, nesse stand encaixa uma objectiva no centro e um flash de lado.
 
Back
Topo