Samsung rumored to acquire AMD, to battle against Intel and Qualcomm


tradução:

NVIDIA and Samsung Electronics have agreed that the South Korean giant will produce chips for American developer. It is not known whether Samsung to produce graphics processors or chips for mobile devices. But one thing is clear, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. ceases to be the exclusive manufacturer of NVIDIA chips.
"We use the leading suppliers such as Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited and Samsung Electronics Co. Ltd, to produce wafers with our chips, "- said in its annual report on the NVIDIA website of the Commission SEC (Security and Exchange Commission, SEC).
It is not known exactly what Samsung will manufacture chips for NVIDIA. Technological processes in various contract manufacturers vary greatly, so, Samsung will not be able to immediately begin production of the same chips as TSMC. NVIDIA will have to redesign their products for technological norms Samsung, using the new library elements, design tools, and so on, if she wants to use the power of Samsung's manufacturing output current generation. TSMC is late with the start of mass production of chips at 16-nm process technology. Instead of beginning of the year, the start of production shifted to the third quarter, which seriously affect the plans of a number of companies. As a consequence, for a variety of them, it makes sense to conclude a contract with Samsung, to get access to the latest technical processes as soon as possible.

Não percebo é o que isto tem a ver com o assunto lol
 
realmente faz um pouco confusao essa ultima noticia !
entao diz-se que a Samsung vai comprar a AMD e a Nvidia faz um acordo com a Samsung para fabricar os chips?
Mas é apenas para os chips mobile e de certeza que há contractos de non-disclosure e coisas para protegerem a propriedade intelectual.
 
Vocês estão a misturar as coisas. A Samsung apesar de ser concorrete da Apple faz muita coisa para eles. Uma coisa não implica a outra.
 
Vocês estão a misturar as coisas. A Samsung apesar de ser concorrete da Apple faz muita coisa para eles. Uma coisa não implica a outra.
Quando li a notícia, o que me passou automaticamente pela cabeça, foi: "Jogada do século!!!... A Samsung faz contrato com a nVidia para fornecer os seus chips e logo de seguida compra a única concorrente. Equipa as GPUs Samsung com o "best off" e vende os restantes à nVidea. Resultado, monopólio nos GPUs!!"
 
Isso refere-se ao negócio de foundry da Samsung. São os que estão mais próximos da Intel em processo de fabrico e ultrapassaram a TSMC.
A compra da AMD pela Samsung faz sentido em várias vertentes:
- Pelo IP da AMD. A Nvidia processou a Samsung e adquirindo a AMD ganham muita bagagem de patentes pois a ATI era mais antiga que a AMD,
- Ganham muito know-how para produzirem SoCs próprios. A AMD está a desenvolver SoCs ARM em vez de seguir as especificações da ARM. A Samsung quer entrar nesse mercado e adquirindo a AMD ganhavam tempo e know-how,
- Entravam no mercado x86. Duvido muito que a Intel conseguisse fazer com que a AMD perdesse a licença x86 pois a Samsung teria capacidade financeira para empatar uma eventual decisão nos tribunais ou ganhar mesmo um processo em tribunal pois a Intel tem o quase monopólio do mercado x86 e uma equipa de advogados competentes e bem pagos demonstraria isso fácilmente em tribunal.
- Entravam num segmento que a Intel e a Qualcomm demonstram que é altamente lucrativo.
- Entravam no mercado de CPUs para servidores.

Para a AMD:
- Dinheiro para gastar em I&D. Gastam menos do que a Intel e a Nvidia juntas,
- Provável acesso privilegiado ás foundries da Samsung e a processos de fabrico evoluídos á frente da (futura) concorrência no segmento ARM e recuperavam o atraso relativamente á Intel,
- Acesso a mais developers para optimizar drivers.

É um negócio que faz sentido por todos os lados e mal posso esperar que aconteça para voltarmos a ter concorrência nos CPUs.
 
Isso refere-se ao negócio de foundry da Samsung. São os que estão mais próximos da Intel em processo de fabrico e ultrapassaram a TSMC.
A compra da AMD pela Samsung faz sentido em várias vertentes:
- Pelo IP da AMD. A Nvidia processou a Samsung e adquirindo a AMD ganham muita bagagem de patentes pois a ATI era mais antiga que a AMD,
- Ganham muito know-how para produzirem SoCs próprios. A AMD está a desenvolver SoCs ARM em vez de seguir as especificações da ARM. A Samsung quer entrar nesse mercado e adquirindo a AMD ganhavam tempo e know-how,
- Entravam no mercado x86. Duvido muito que a Intel conseguisse fazer com que a AMD perdesse a licença x86 pois a Samsung teria capacidade financeira para empatar uma eventual decisão nos tribunais ou ganhar mesmo um processo em tribunal pois a Intel tem o quase monopólio do mercado x86 e uma equipa de advogados competentes e bem pagos demonstraria isso fácilmente em tribunal.
- Entravam num segmento que a Intel e a Qualcomm demonstram que é altamente lucrativo.
- Entravam no mercado de CPUs para servidores.

Para a AMD:
- Dinheiro para gastar em I&D. Gastam menos do que a Intel e a Nvidia juntas,
- Provável acesso privilegiado ás foundries da Samsung e a processos de fabrico evoluídos á frente da (futura) concorrência no segmento ARM e recuperavam o atraso relativamente á Intel,
- Acesso a mais developers para optimizar drivers.

É um negócio que faz sentido por todos os lados e mal posso esperar que aconteça para voltarmos a ter concorrência nos CPUs.
Acho que sim que faz todo o sentido e ajudaria ambas, mas por outro lado fico sempre naquela quando vejo mais uma gigante a cair nas mãos do oriente. Não que tenha algo contra a Coreia do sul, até porque china (disgusting) e Coreia do sul nada tem a ver, mas estamos a ser comprados a torto e a direito.
Já não temos grande produção no ocidente, se deixarmos de ter IP, com o quê é que ficamos? Posso sempre estar enganado...

Anyway, na vertente técnica da coisa acho excelente, até porque com a workforce da Samsung seria da maneira que as pobres das drivers da AMD para linux ganhariam a mais pequena hipotese de competirem com as da Nvidia.
Como é a Samsung em termos de abertura? Costuma fechar tudo o que pode e processar toda a gente que ousar descubrir (á lá Nvidia) ou é neutra no campo?

Há mais alguma coisa que diga que a noticia seja verdadeira?
 
Acho que sim que faz todo o sentido e ajudaria ambas, mas por outro lado fico sempre naquela quando vejo mais uma gigante a cair nas mãos do oriente. Não que tenha algo contra a Coreia do sul, até porque china (disgusting) e Coreia do sul nada tem a ver, mas estamos a ser comprados a torto e a direito.
Já não temos grande produção no ocidente, se deixarmos de ter IP, com o quê é que ficamos? Posso sempre estar enganado...

Temos? Para mim entre a AMD ser norte-americana ou coreana pouca é a diferença. Já não tens nada na Europa á muito tempo e isso é por culpa própria e por servilismo aos EUA.
A Nokia foi a última mega-corporação europeia, baixou as calças a uma empresa americana e agora estão onde estão.

Anyway, na vertente técnica da coisa acho excelente, até porque com a workforce da Samsung seria da maneira que as pobres das drivers da AMD para linux ganhariam a mais pequena hipotese de competirem com as da Nvidia.
Como é a Samsung em termos de abertura? Costuma fechar tudo o que pode e processar toda a gente que ousar descubrir (á lá Nvidia) ou é neutra no campo?

Há mais alguma coisa que diga que a noticia seja verdadeira?

A Samsung fecha algumas coisas mas apoia muito o open-source. Não é como a Nvidia. Basta ver que o Tizen é uma distro Linux totalmente GPL desenvolvida pela Samsung e Intel. Acredito que continuariam a apoiar o desenvolvimento de software open-source da AMD depois de os adquirir.
 
Não gosto desta noticia por 2 motivos. Primeiro todos os meus ultimos PC tiveram processador AMD. Acho que o ultimo Intel foi o já avozinho MMX a 200Mhz. eu compreendo que a AMD deixou-se ultrapassar pela Intel na ultima década mas vê-la cair nas mãos da Samsung é que não. Isto pq Samsung para mim é empresa blacklisted. Não compro nada deles há anos e dificilmente o voltarei a fazer. Para mim não têm qualidade nos produtos sobretudo ao nivel de durabilidade. É um pouco off topic mas ficam aqui uns exemplos:
- Rádio portátil com leitor Cds, Deck K7 etc. Pouco uso teve e o leitor de CDs deixou de funcionar ao fim de uns 3 anos.
- Telemovel aquele primeiro flip da Samsung. Desligava-se sozinho N vezes mas isso pronto, o pior foi que o vendi a um amigo. Ao fim de uns meses tocava sem ninguém estar a telefonar-lhe.
- Drive Diskettes num PC novo na altura nem montava os PCs pelo que nem sabia o que lá estava dentro. A drive nem 3 semanas durou foi trocada por outra de outra marca claro.
- Monitores Samsung. Não sei o modelo só sei que andaram a verificar os monitores em stock antigos da empresa e deitaram fora os q não funcionavam. 70% dos que foram para o lixo eram Samsung, a grande maioria eram Fujitsu e esses apesar de mais antigos funcionavam ainda quase todos.

Mas pronto é só uma opinião minha e q de nada vale para o tópico em questão até pq há muitas pessoas que adoram a Samsung. Mas se já era dificil voltar a comprar um CPU AMD para gaming se isto se concretizar então é mais que certo.
 
Sabes onde está a Nokia agora? Ou porque deixou de ter visibilidade no mercado? :)

Não está a fazer hardware direccionado para o consumidor. Saiu do mercado dos telemóveis, deixou de desenvolver software próprio como fez com o Symbian e Meego e o único serviço que disponibiliza para o consumidor final são os Here Maps (que eu uso muito). Continua a ser uma grande corporação mas irrelevante no hardware para consumidores. Com a perda do seu negócio de telemóveis perderam relevância. Por isso sim, perderam visibilidade no mercado que me interessa. Estou-me borrifando se têm sucesso noutras áreas.

Daqui a pouco vais-me dizer que não posso criticar a IBM por se tornar uma empresa de consultoria e terem traído o que eram originalmente.

O meu ponto é que não considero empresas de hardware americanas como sendo "nossas" como o digitalboy que até apelida China de nojenta (gostava de saber porquê...). Para mim empresas que considero "nossas" serão quanto muito as europeias.
 
Ah isso, compreendo perfeitamente, eles sairam do HW de consumidor. Em grande parte, o problema maior da Nokia em Software é que delegou tudo na Índia, e isso tem-se revelado problemático. São baratos, mas pecam em qualidade de forma geral (pelo menos o desenvolvimento que vejo cá).

Os telemóveis sairam exactamente por causa do desenvolvimento próprio, quando chegou o Android, foi a machadada final, não aguentaram a perda de vendas. Internamente, a empresa olhou para o percurso que tinha feito nos últimos anos e perceberam que tinham perdido completamente a carruagem, e preferiram vender a secção mobile à Microsoft. Mas olha que eles ainda fizeram um Tablet novo há pouco tempo (outro OEM claro), e vendeu bem na Ásia (infelizmente não chegou à Europa).
 
O meu ponto é que não considero empresas de hardware americanas como sendo "nossas" como o digitalboy que até apelida China de nojenta (gostava de saber porquê...). Para mim empresas que considero "nossas" serão quanto muito as europeias.
Não é nesse sentido de "nossas", é no sentido se estarem a jogar pelas regras da mínima decência.
Eu não sou contra a globalização, sou contra fazer quantias exorbitantes ás custas do que pode ser bem assinalado como escravatura, e depois comprar todas as empresas que aparecem á frente. Esses países como a China só merecem terem as importações banidas.

Isso não se aplica tanto á Coreia do Sul felizmente, pelo pouco que sei são um povo muito mais respeitador que os Chineses.
Se a AMD lá fosse parar seria-me relativamente indiferente entre estar nos EUA.

O que chateia mais é que a AMD quando tinha fabs por exemplo investia na Europa, e estando na mão dos Sul Coreanos possivelmente só teria na Coreia do Sul, tal como a TSMC na China. Isto falando hipoteticamente visto que não tem fabs, e quem diz fabs diz escritórios e laboratórios. O pessoal oriental é muito patriota nesse aspeto...

Bem, mas isto já é offtopic.

Há mais alguma coisa que diga que a noticia seja verdadeira?
 
Não é nesse sentido de "nossas", é no sentido se estarem a jogar pelas regras da mínima decência.
Eu não sou contra a globalização, sou contra fazer quantias exorbitantes ás custas do que pode ser bem assinalado como escravatura, e depois comprar todas as empresas que aparecem á frente. Esses países como a China só merecem terem as importações banidas.

Isso não se aplica tanto á Coreia do Sul felizmente, pelo pouco que sei são um povo muito mais respeitador que os Chineses.
Se a AMD lá fosse parar seria-me relativamente indiferente entre estar nos EUA.

O que chateia mais é que a AMD quando tinha fabs por exemplo investia na Europa, e estando na mão dos Sul Coreanos possivelmente só teria na Coreia do Sul, tal como a TSMC na China. Isto falando hipoteticamente visto que não tem fabs, e quem diz fabs diz escritórios e laboratórios. O pessoal oriental é muito patriota nesse aspeto...

Bem, mas isto já é offtopic.

Estás a fazer aí uma barafunda enorme. A TSMC é taiwanesa. Não é chinesa da RPC e sempre jogou pelas regras do capitalismo ocidental.
Tem fábricas em Taiwan e não na China.
A AMD separou-se da GF mas esta tem fábricas nos EUA, Europa e vai abrir uma nos EAU. A Samsung tem foundries nos EUA e Coreia. Estas duas assinaram uma parceria para usarem o processo de fabrico de 14nm Finfet da Samsung nos EUA e Coreia.

Além do mais a Samsung tem investido significativamente para criar centros de R&D em Silicon Valley. Duvido que fechassem o centro da AMD nos EUA porque perderiam quase toda a "matéria cinzenta" que iriam adquirir para empresas americanas.

E quanto ás empresas chinesas tens mais que muitos exemplos de empresas americanas que usam tácticas completamente reprováveis e que não "seguem a mínima decência". A começar pela Intel que usa esquemas de contra-revenue para oferecer os seus chips para competir abaixo do preço de custo com a concorrência como a AMD ou agora com os fabricantes de ARM. Como julgas que passaste a ter tantos tablets com SoC Intel no mercado? Ou como o Asus Zenfone 2 consegue ser tão competitivo no preço?

E já nem vou falar da Microsoft e dos seus abusos de posição dominante porque não tem a ver com hardware... Existem certas empresas chinesas que têm atitudes menos éticas mas o teu preconceito parece-me ter mais a ver com serem competidores novos que desafiam o status quo e por isso mexem mais com os sentimentos. Não são diferentes das empresas ocidentais.
 
Estás a fazer aí uma barafunda enorme. A TSMC é taiwanesa. Não é chinesa da RPC e sempre jogou pelas regras do capitalismo ocidental.
Tem fábricas em Taiwan e não na China.
A AMD separou-se da GF mas esta tem fábricas nos EUA, Europa e vai abrir uma nos EAU. A Samsung tem foundries nos EUA e Coreia. Estas duas assinaram uma parceria para usarem o processo de fabrico de 14nm Finfet da Samsung nos EUA e Coreia.

Além do mais a Samsung tem investido significativamente para criar centros de R&D em Silicon Valley. Duvido que fechassem o centro da AMD nos EUA porque perderiam quase toda a "matéria cinzenta" que iriam adquirir para empresas americanas.

E quanto ás empresas chinesas tens mais que muitos exemplos de empresas americanas que usam tácticas completamente reprováveis e que não "seguem a mínima decência". A começar pela Intel que usa esquemas de contra-revenue para oferecer os seus chips para competir abaixo do preço de custo com a concorrência como a AMD ou agora com os fabricantes de ARM. Como julgas que passaste a ter tantos tablets com SoC Intel no mercado? Ou como o Asus Zenfone 2 consegue ser tão competitivo no preço?

E já nem vou falar da Microsoft e dos seus abusos de posição dominante porque não tem a ver com hardware... Existem certas empresas chinesas que têm atitudes menos éticas mas o teu preconceito parece-me ter mais a ver com serem competidores novos que desafiam o status quo e por isso mexem mais com os sentimentos. Não são diferentes das empresas ocidentais.

Não digo que estejas errado, e eu também não sou pró EUA, até pelo contrario. Maior parte do que dizes parece totalmente credível por isso agradeço o teu contra-argumento.

Eu ao mencionar taiwan assumi logo empresas estilo Foxconn que já tem reputação negativa, mas a Foxconn opera dentro da China (PRC).

Eu já vi mas não posso agora ir á wiki confirmar, mas tinha ideia que as fabricas da GF na America e Europa datam da posse por parte da AMD, e que vão abrir nos EAU porque a GlobalFoundries pertence a um grupo financeiro dos EAU.

Sim, a Samsung até que pode ter centros de R&D em Sillicon Valley, e hipoteticamente ao adquirir a AMD também quereria manter o R&D deles no sitio, mas tudo o restante não necessita dos maiores cérebros que o mundo tiver para oferecer. Se bem que p.ex. um departamento legal na Coreia a lidar com as leis da Europa e da America não me parece algo consistente.
O que mais tem uma empresa como a AMD fora R&D e advogados?

A diferença é que "cá" muitas vezes tem que esconder, custa-lhes muito mais fazer jogo sujo, e arriscam-se a multas; não o fazem admitidamente sem a mínima vergonha.

Outra coisa que estou curioso é que há um funcionario da AMD que ás vezes ronda um site de noticias de GNU/Linux, e já o vi dizer que para se fazer hardware de hoje, na realidade as coisas já estão feitas á como que 5 anos, e apenas são aperfeiçoadas, passam por analises e mais analises como propriedade intelectual, e eventualmente esperam por um processo de fabrico.
Supondo que a Samsung adquire a AMD, tendo a Samsung muitos mais recursos quer financeiros quer materiais, é possível que do nada a AMD avance algo como dois anos no tempo ao ter a possibilidade de realizar o que tem feito?

É que os bulldozers(considerados o flop da AMD) começaram a aparecer +- por essa altura, logo os próximos designs na fila devem de ser correções mais a fundo á arquitetura bulldozer, ou estou a pensar mal? Se assim fosse seria possível a AMD voltar á competitividade o que eu adoraria...
 
Sim, a Samsung até que pode ter centros de R&D em Sillicon Valley, e hipoteticamente ao adquirir a AMD também quereria manter o R&D deles no sitio, mas tudo o restante não necessita dos maiores cérebros que o mundo tiver para oferecer. Se bem que p.ex. um departamento legal na Coreia a lidar com as leis da Europa e da America não me parece algo consistente.
O que mais tem uma empresa como a AMD fora R&D e advogados?

Além de R&D e advogados a AMD tem muita propriedade intelectual. Por exemplo, a ATI é mais antiga que a Nvidia no fabrico de GPUs logo tem patentes mais antigas. De momento a Nvidia processou a Samsung e a Qualcomm para as forçar a pagar. Se a Samsung adquirisse a AMD ficava intocável pela Nvidia.
Depois se a Samsung comprasse a AMD ficava dona da especificação x86-64 que foi criada pela AMD e muitas outras patentes.
Como a Samsung quer começar a desenhar os seus SoCs ficava coberta com as patentes da AMD tanto em CPUs como em GPUs.

Além disso a Samsung entrava em força no mercado de GPUs para PCs que apesar de tudo ainda dá lucro e no mercado de servidores aos quais a AMD planeia um regresso em força com os seus SoCs x86 e ARM.

A diferença é que "cá" muitas vezes tem que esconder, custa-lhes muito mais fazer jogo sujo, e arriscam-se a multas; não o fazem admitidamente sem a mínima vergonha.

A Samsung faz tanto jogo sujo como qualquer outra empresa. Seja americana ou europeia.

Outra coisa que estou curioso é que há um funcionario da AMD que ás vezes ronda um site de noticias de GNU/Linux, e já o vi dizer que para se fazer hardware de hoje, na realidade as coisas já estão feitas á como que 5 anos, e apenas são aperfeiçoadas, passam por analises e mais analises como propriedade intelectual, e eventualmente esperam por um processo de fabrico.
Supondo que a Samsung adquire a AMD, tendo a Samsung muitos mais recursos quer financeiros quer materiais, é possível que do nada a AMD avance algo como dois anos no tempo ao ter a possibilidade de realizar o que tem feito?

É que os bulldozers(considerados o flop da AMD) começaram a aparecer +- por essa altura, logo os próximos designs na fila devem de ser correções mais a fundo á arquitetura bulldozer, ou estou a pensar mal? Se assim fosse seria possível a AMD voltar á competitividade o que eu adoraria...

Se a Samsung adquirisse a AMD provavelmente só irias ver o efeito em CPUs x86 baseados em novas arquitecturas ao fim de 4/5 anos. No entanto isso pode nem ser mau dependendo da competitividade da sua nova arquitectura que sai para o ano.
Quanto aos GPUs, a renovação é mais rápida e aí irias ter resultados mais rápido.
Quanto a SoCs ARM, os efeito seriam bem mais rápidos porque a Samsung já tem mais experiência com a arquitectura que a AMD.
Quanto a processos de fabrico a AMD só teria a ganhar porque teria acesso privilegiado ás fabs da Samsung que são as mais avançadas a seguir ás da Intel e não estaria tão dependente da GF e da TSMC nem sujeita aos seus muitos atrasos.
 
Back
Topo