Análise Sapphire hd 4890 1gb gddr5

Obrigado pelos teu excelente trabalho nos reviews.

Gostaria no entanto de sugerir nos benchs ao jogos fosse utilizado (nos casos possíveis) AA - 2x no mínimo, visto que geralmente quem procura uma gráfica desta gama espera usar esta propriedade.

E claro o impacto na performance ainda será significativo.

Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
 
comprei uma destas a semana passada para me esquivar aos preços poibitivos das 5870.

no entanto a minha já vem com hdmi e display port nativo, e o cooler não é o reference.

mas esse amd tá fraquinho pah :P

a minha com o Q9550 a 3.6 e com os clocks a 925/1025 faz 17500 no 3dmark06
 
O objectivo da review é mostrar a capacidade da placa em condições normais. CPU e placa em defaut ou com pequenos overclock.

Se reparar o CPU estava a apenas 3400 mhz. Se quisesse concentrar nos 3Dmarks metia isso no maximo de clock possível de correr o 3dmark (que pode não ser rock solid) e com a qualidade dos drivers no mínimo e outros tweaks.
 
Esses números em OC no Crysis são mesmo estranhos... aliás pelos valores de overclock, não faz muito sentido teres obtido mais de 50% de subida na framerate mínima.

Se tiveres ainda a gráfica experimenta fazer uns benchmarks com clocks da gráfica que se situem entre os valores de fábrica e o valores máximos que obtivestes.

Alguma coisa que terá mudado aí, e nem te apercebestes. :p
 
Última edição:
Eu tb achei estranho, mas olha foi o que se obteve... E testei nas mesmas condições.

a placa já foi recolhida.

Tive agora a benchar o crysis na 5870 em overclock e obtive piores resultados que defaut :facepalm:
 
Boas

Aproveitando este tópico de review da 4890 vou por uma questão relacionada com overclock. Comprei este mesmo modelo da saphire e tenho lido nos mais diversos sites q para OC é excelente mas a verdade é q no meu caso não passo do 890mhz no gpu. A partir dos 900mhz já me aparecem artefactos (poucos) no Furmark. A partir dos 920mhz uma desgraça mesmo. Tenho visto em todas as reviews OC de 950 e ate 975mhz!

Poderá haver algum motivo para isto estar a acontecer?

Obrigado desde já a qq informação q me possam dar.
 
Primeiro de tudo, estas com a ventoinha em automatico ou manual? Os 975 que tirei desta placa foi com a ventoinha praticamente na rotação máxima. Quanto mais frio, melhor.

depois, podes ter tido azar.

Depois os 975 já é praticamente o limite e não um overclock para o dia-a-dia, alias não recomendo terem as placas em overclock no dia-a-dia.
 
Primeiro de tudo, estas com a ventoinha em automatico ou manual? Os 975 que tirei desta placa foi com a ventoinha praticamente na rotação máxima. Quanto mais frio, melhor.

depois, podes ter tido azar.

Depois os 975 já é praticamente o limite e não um overclock para o dia-a-dia, alias não recomendo terem as placas em overclock no dia-a-dia.

Tinha realmente a ventoinha em auto mas penso q n tenha sido problema de temperatura pois nunca passou dos 80/82 graus durante o teste de estabilidade. Se calhar tive mesmo azar.

Obrigado pela rápida resposta
 
80ºc é muito elevado e péssimo para overclock

coloca a ventoinha a 60-70% e experimenta novamente... Claro que prepare os ouvidos pq a esta % a placa é um aspirador.
 
Já pus mas é igual a partir do 900mhz nada feito, artefactos. Vou deixar em stock pois julgo q nem vale apena estar fazer um mini oc pois a nivel pratico n noto rigorosamente nada.
 
Isto pode dar jeito a muitos de vocês.

Overclocking the memory on these cards is quite different from any other card so far. Normally you'd expect rendering errors or crashes, but not with these cards. Thanks to the new error correction algorithm in the memory controller, every memory error is just retransmitted until everything is fine. So once you exceed the "stable" clock frequency, memory errors will appear more often, get retransmitted, but the rendered output will still look perfectly fine. The only difference is that performance drops, the further you increase the clocks, the lower the performance gets. As a result a normal "artifact scanning" approach to memory overclocking on the HD 5800 Series will not work. You have to manually increase the clocks and observe the framerate until you find the point where performance drops.
(http://www.techpowerup.com/reviews/ATI/Radeon_HD_5870/33.html)
 
Back
Topo