Xbox Senua’s Saga: Hellblade II (Ninja Theory)

E até existem algumas estatísticas que permitem aferir que a taxa de finalização de jogos single player rondam os 20-25%

Por norma, o primeiro troféu/achievment ronda os 80% e depois imensa gente não chega ao fim. E certamente essa percentagem aumenta em jogos GP/Plus que permitem serem experimentados sem custos adicionais.

Este Hellblade não é exceção. Apesar de merecer o escrutínio adicional por tudo e um par de botas.
 
Sim mas 90%, não é um número grande de mais para algo com apenas 7 horas.

A minha questão era mais por aí

É uma % elevada, 87% dos jogadores Xbox não terem passado o jogo é uma taxa muito alta, ainda para mais um jogo com pouca duração. Diria o mesmo se fosse na PlayStation.

@Nerusonu

Não consigo ser assim, quando instalo um jogo não é para experimentar, é para jogá-lo. No mínimo passar a campanha. A última vez que fiz isso foi em 2020/21, no The Division 2 e no Just Cause 4 e sabes que mais? Culpa minha, irei voltar a ambos no futuro.

É a consequência de estar num serviço de subscrição. O pessoal experimenta e ao mínimo problema, dificuldade ou aborrecimento desinstala e passa ao seguinte jogo da lista. E no jogo seguinte, o processo repete-se. Quanto mais tens à tua disposição, menos vontade tens para te dedicar a algo específico ou lidar com alguma frustração. Isto é um problema geral e não é específico deste jogo. Lembro-me de ter visto algo semelhante em relação aos primeiros achievements do Starfield na altura, portanto, não é algo específico do Hellblade 2. Já é sabido que a maioria do pessoal não termina os jogos, mas os serviços de subscrição acentuam mais isto e num ponto mais cedo nos jogos. Até digo mais. Sou da opinião que serviços de subscrição são bons para experimentar jogos, mas são péssimos para criar algum tipo de conexão ou dedicação com a experiência que se está a ter a médio/longo prazo.
 
87% não ter acabado é uma percentagem elevada mas só por curiosidade fui ver os últimos jogos que terminei;

Nesta pequena amostra tenho jogos longos como curtos.

XIII - 12.65%
FF8 Remaster - 6.25%
Chained Echoes - 4.95%
Stay - 29.43%
Bramble - 18.15%

E muitos outros que tenho estão na casa dos 30%, simplesmente a maioria dos jogadores não acaba os jogos, especialmente estando hoje em dia acessíveis seja por termos serviços como o GP ou campanhas.

Eu próprio tenho muitos jogos que comecei e não acabei, é algo que estou a tentar mudar.
 
@Daimon

Concordo com o que disseste, se eles tivessem comprado o jogo teriam no mínimo, a maioria deles, completado a campanha.

@jmoportugal

Eu sou o oposto e ainda bem para mim. Não consigo ir para um jogo e deixá-lo logo ao início e nos casos que fiz irei voltar porque a culpa foi minha.
Há pessoal que só experimenta e depois nem dá oportunidade aos jogos, demoram mais tempo a instalá-los do que a jogá-los. A mim faz-me confusão para ser honesto, um ou outro ainda aceito mas há pessoal que tem listas de jogos e nem sequer perdem um bocado do seu tempo.
Depois esse pessoal ainda vem dizer que não tem tempo para jogar, não têm é vontade de jogar e de dar oportunidade aos jogos.
 
Eu joguei no Game Pass e senti-me obrigado a acabar o jogo depois do 4o capítulo,mas não não me vejo a pegar no jogo outra vez ou jogar um 3. Por isso esse argumento é um bocado subjectivo.

De resto,o meu tempo vale mais que dinheiro.
 
@RuiBK

O dinheiro que gastas nos jogos merece sim o uso do teu tempo, caso contrário não terias gasto o dinheiro neles.
Mas tu ao menos ainda passaste o jogo, não fazes parte dos quase 90%, é vergonhoso. E mais de 50% não passou do primeiro boss, quê meia hora. Preferem Fortnites, Cods, Fifas ou jogos batidos do multiplayer.
 
Na minha ótica quem compra os jogos na grande maioria vai acabar os jogos que compra porque se compraram é porque gostam do jogo.
Mas também eu acho que isto é prova que as gerações mais novas não gostam de jogos SP, eu digo isto porque tenho sobrinhos da família têm muitos jogos SP e se acabaram 5 digo que é muito.
Temos grandes jogos que muitos não chegam nem a metade do jogos.
Para os gamers de SP isto muito mau porque as indústrias começam a mostrar que os jogos SP no futuro é jogo para público de nicho.
 
isto é normal em jogos no gamepass, a maioria instala para ver como é e desinstala logo a seguir.

mas isso não significa que seja pouca gente, com uma userbase de 25\30 milhões se 15% terminar um jogo são mais de um milhão de pessoas.
 
@RuiBK

O dinheiro que gastas nos jogos merece sim o uso do teu tempo, caso contrário não terias gasto o dinheiro neles.
Mas tu ao menos ainda passaste o jogo, não fazes parte dos quase 90%, é vergonhoso. E mais de 50% não passou do primeiro boss, quê meia hora. Preferem Fortnites, Cods, Fifas ou jogos batidos do multiplayer.
Depende…
Tenho aqui jogos da PS que gastei e não terminei e olha que são uns 4
 
@RuiBK

O dinheiro que gastas nos jogos merece sim o uso do teu tempo, caso contrário não terias gasto o dinheiro neles.
Mas tu ao menos ainda passaste o jogo, não fazes parte dos quase 90%, é vergonhoso. E mais de 50% não passou do primeiro boss, quê meia hora. Preferem Fortnites, Cods, Fifas ou jogos batidos do multiplayer.
Ei que é isto? stealth backlog shaming? :😀
Quem não tenha o seu maior que o meu, que atire a 1° pedra. Ninguém é filisteu por investir neste hobby, mas não ter s oportunidade de começar, ou mesmo sequer continuar os seus jogos.

Como diz o outro user o meu tempo vale mais que o meu dinheiro, que esse sim é importante para os devs, aqui somos todos adultos cada um faz dos seus gostos seus, estamos na era dourada que qualquer um consegue jogar tudo por uma bagatela sem estar preso a ecosistemas da treta. quem me dera ter nascido hoje.
 
Ora acabei isto ontem e a minha opinião sobre o jogo vai ao encontro do que a maioria aqui já referiu. Visualmente e a nível sonoro soberbo... jogabilidade (lutas e passear) não é nada do outro mundo, mas serve... fiquei um pouco desiludido com as lutas e ainda mais quando vi que já tinha acabado o jogo lol. A história é interessante, o desenvolvimento da personagem também... a explicação sobre os gigantes e sobre o último foi um pouco confusa... mas no geral gostei bastante, venha um próximo hehe.
 
Devido ao lançamento deste decidi dar uma nova oportunidade ao primeiro jogo, pois não queria jogar este sem completar primeiro o anterior.

Da primeira vez que tinha experimentado o jogo já há uns anos atrás, cheguei a meio e desisti pois estava a achar completamente maçador, os puzzles eram tão fracos e um combate mediano que não me conseguiu agarrar.

Passado este tempo todo decidi dar novamente uma oportunidade e desta vez obriguei-me a ir ao fim para depois jogar a sequela. A verdade é que desta vez a meio do jogo, deu finalmente o click. Isto é, não acho que o jogo seja uma obra prima, longe disso, mas os puzzles tornaram-se melhores e a história interessante o quanto basta para ir até ao fim.

Então decidi, após uns dias de terminar o primeiro, começar o segundo. Tecnologicamente o jogo está inacreditável, mesmo jogando numa Series S. Os gráficos e as animações é do melhor que já se viu nesta geração. A história achei muito mais interessante do que a do primeiro, agarrou-me do principio ao fim. A nível de gameplay desiludiu-me um pouco pois efetivamente este jogo merece melhor. Não houve grandes melhorias. O combate é quase igual mas acaba por estar um pouco melhor devido às animações mais realistas. A parte dos puzzles também não lá melhorou muito mas acabou por não ser tão maçador como o primeiro.

Em suma, concordo com as reviews (81 OC). O jogo após tanto tempo de desenvolvimento merecia um gameplay bem melhor. No entanto, vale muito pela experiência que proporciona. É um jogo com altos valores de produção e diferente do habitual. Para mim vale um 8 em 10.
 
ksT3IrZ.png

wBbah5T.png


A jogar sem legendas e em Hard, pelo que a ausência de UI e "pop-ups" ajuda a tornar isto uma expriência verdadeiramente imersiva.
Confesso que o início são 10-15 min. de "andar" lento, mas ajuda a imergir na expriência, e quando acabamos de explorar o desaguar à costa do naufrágio e começa o sistema de combate, ainda levei um par de sustos de inimgos que aparecem do "nada".

Quando este :joker: faz a sua entrada à ronaldo, já se começa a ver as nunaces do sistema de combate, já que podemos usar a espada em várias direções, e faz diferença a quebrar o poise e conseguir acertar com uma marretadas. Combate já longo para um reveal.

As animações são fenomenais, uma boa parte porque o Motion Blur é bastante bom e não se perde a sua definição, mesmo na Series S.
 
Back
Topo