Xbox Senua’s Saga: Hellblade II (Ninja Theory)

I'm a Hellblade fan who experiences psychosis (voice hearing) AMA​


Sorry if this has already done before. I thought people might be interested in hearing from someone who experiences some of the things Senua does. (Obviously not the being a Pict part, although I AM Scottish and somewhat obsessed with Norse and Celtic mythology.)
Just for the record, I'm not diagnosed with schizophrenia. I have a number of conditions that include psychosis but as far as I know, Senua doesn't have a "diagnosis" either.
I'm very open about my condition(s) and happy to answer any curious questions.

How accurate is the portrayal in game?
I've heard psychosis varies a lot from person to person but I have to say that in my case the portrayal was incredibly accurate.

The visual stuff I have isn't anywhere near as strong as what Senua experiences but the voices were absolutely spot-on and the more fleeting visual stuff (the crackling glass effect, the facial distortions and especially the shadow-people towards the end) was so familiar it really shocked me.


Para quem acha que é brincadeira ou exagero o que se ouve no hellblade, leia
 
@LeonHeart confirmo, não por experiência própria, mas sim por conhecer muito bem alguém que sofre de algo parecido, que estas vozes não são exagero nenhum, são a pura realidade para algumas pessoas.
 
Jogo terminado. O ambiente está muito bom, e gostei do que fizeram com o combate, mas o jogo parece demasiado "despido" de elementos jogáveis e algo lento em várias secções.

Não sei se é por o 1° ter a vantagem da novidade, mas gostei do 1° mais do que deste.
 
@LeonHeart confirmo, não por experiência própria, mas sim por conhecer muito bem alguém que sofre de algo parecido, que estas vozes não são exagero nenhum, são a pura realidade para algumas pessoas.

O que não justifica o mesmo ter que ser transmitido de modo "invasivo" e exagerado num Video-jogo de 5h. Seria quase como dizer que fazer um jogo do Daredevil em 1a pessoa onde jogas com o ecrã todo preto seria okay porque é assim que um cego "vê" e a derradeira experiência. Nem tudo faz sentido ou deve ser transmitido 1:1 num videojogo, a ponto de estragar a experiência e se tornar quase irritante. :rolleyes:
 
O que não justifica o mesmo ter que ser transmitido de modo "invasivo" e exagerado num Video-jogo de 5h. Seria quase como dizer que fazer um jogo do Daredevil em 1a pessoa onde jogas com o ecrã todo preto seria okay porque é assim que um cego "vê" e a derradeira experiência. Nem tudo faz sentido ou deve ser transmitido 1:1 num videojogo, a ponto de estragar a experiência e se tornar quase irritante. :rolleyes:

Há um jogo que é assim , écran todo preto , só audio . Não me lembro agora o nome, esteve ou está no game pass . ;)
 
O que não justifica o mesmo ter que ser transmitido de modo "invasivo" e exagerado num Video-jogo de 5h. Seria quase como dizer que fazer um jogo do Daredevil em 1a pessoa onde jogas com o ecrã todo preto seria okay porque é assim que um cego "vê" e a derradeira experiência. Nem tudo faz sentido ou deve ser transmitido 1:1 num videojogo, a ponto de estragar a experiência e se tornar quase irritante. :rolleyes:

Mas o objetivo é mesmo esse, ser o mais realista possível na demonstração da doença.

Basta ver os documentários que fizeram para se perceber que o objetivo é exatamente esse.

É um jogo diferente e têm de perceber isso. Quem não gostar, o que não falta por ai é jogos genéricos e banais que o pessoal tanto gosta e que vendem milhões.
 
Há um jogo que é assim , écran todo preto , só audio . Não me lembro agora o nome, esteve ou está no game pass . ;)

Pode haver, não significa que seja bom, e claro que a minha referência era uma hipérbole. 🤐
É um jogo diferente e têm de perceber isso. Quem não gostar, o que não falta por ai é jogos genéricos e banais que o pessoal tanto gosta e que vendem milhões.

Mas por tentar ser um jogo diferente, pode-se na mesma discutir num forum o mesmo, quando não é apenas para elogiar certo? Sem ser preciso perceber nada em específico, ou achar que quem não gostou só gosta de jogos "banais que vendem milhões", um bocado redundante esse argumento.

Mas vá divirtam-se, já dei os meus "2 cêntimos" sobre o jogo 🫡
 
Estou a fazer uma 2ª run:

Gostei bastante dos narradores alternativos serem as outras personagens.
Ainda só vou no 2º capitulo, mas já achei "interessante" a explicação de que os Draug são humanos que levaram a questão dos gigantes ao limite, passaram a venerá-los como deuses e recorreram ao canibalismo, em resultado da fome que se fazia sentir, e foram excluídos pelas outras tribos.

Sempre me pareceu "pelos olhos da Senua" que tinham algo de sobrenatural neles e afinal não.
 
Estou a fazer uma 2ª run:

Gostei bastante dos narradores alternativos serem as outras personagens.
Ainda só vou no 2º capitulo, mas já achei "interessante" a explicação de que os Draug são humanos que levaram a questão dos gigantes ao limite, passaram a venerá-los como deuses e recorreram ao canibalismo, em resultado da fome que se fazia sentir, e foram excluídos pelas outras tribos.

Sempre me pareceu "pelos olhos da Senua" que tinham algo de sobrenatural neles e afinal não.
Coloca run nisto 😂
 
Mas por tentar ser um jogo diferente, pode-se na mesma discutir num forum o mesmo, quando não é apenas para elogiar certo? Sem ser preciso perceber nada em específico, ou achar que quem não gostou só gosta de jogos "banais que vendem milhões", um bocado redundante esse argumento.

Só não concordo que se critique algo que sempre foi super claro desde o início, bem antes do jogo ter sido lançado.

A Ninja Theory sempre informou e insistiu nos documentários que o foco do jogo é a doença da Senua e tiveram a ajuda de pessoas com Psicose para serem o mais realistas possíveis.

Pessoas essas que depois disseram que o jogo representa extremamente bem aquilo que elas passam todos os dias.

Agora se o pessoal compra ou joga sem se ter informado primeiro, já é outra história...

O jogo faz exatamente aquilo que se prometeu a fazer, não sei o que podem pedir mais.
 
Estou a fazer uma 2ª run:

Gostei bastante dos narradores alternativos serem as outras personagens.
Ainda só vou no 2º capitulo, mas já achei "interessante" a explicação de que os Draug são humanos que levaram a questão dos gigantes ao limite, passaram a venerá-los como deuses e recorreram ao canibalismo, em resultado da fome que se fazia sentir, e foram excluídos pelas outras tribos.

Sempre me pareceu "pelos olhos da Senua" que tinham algo de sobrenatural neles e afinal não.

Também estou a fazer a segunda run com essa opção ativa
E estou a achar imensamente interessante ir sendo desvendada uma perspectiva diferente das coisas através dos narradores alternativos. Dá um outro layer narrativo com substância numa segunda volta ao jogo que deixa assim de ser cópia da primeira descoberta
 
Há um jogo que é assim , écran todo preto , só audio . Não me lembro agora o nome, esteve ou está no game pass . ;)
É o The Vale: Shadow of the Crown, saiu no Games with Gold. Cheguei a completar o jogo, é uma experiência unica. Bastante interessante, um semi open world, com ferreiros, bares, lojas, etc. Várias armas, escudos, arco+flecha, etc. E o jogo é só audio, agora imaginem. :-D

Voltando ao Hellblade II, acabado hoje, e aquele final deixa-me com água na boca para o que poderá ser um Hellblade III, a correr tudo bem. Estou a pensar em fazer o "New Game+" com outros narradores, e possivelmente limpar os achievements.
 
Só não concordo que se critique algo que sempre foi super claro desde o início, bem antes do jogo ter sido lançado.

A Ninja Theory sempre informou e insistiu nos documentários que o foco do jogo é a doença da Senua e tiveram a ajuda de pessoas com Psicose para serem o mais realistas possíveis.

Pessoas essas que depois disseram que o jogo representa extremamente bem aquilo que elas passam todos os dias.

Agora se o pessoal compra ou joga sem se ter informado primeiro, já é outra história...

O jogo faz exatamente aquilo que se prometeu a fazer, não sei o que podem pedir mais.


(Eu sei, deram 6, mas não é por isso, mas sim os argumentos usados aqui que vão de encontro ao que tento expressar.)
 
Um pormenor sobre a história:
O primeiro trailer do hellblade 2, mostra a senua versão "má", uma senua tal e qual o pai do Thórgestr (goði)
É dito que a senua iria tomar o lugar de goði caso o matasse, ficando ela como líder do seu povo e criando novos medos através dos gigantes.
É exatamente o que vemos no trailer, ela a fazer um ritual a "acordar um gigante" (que na verdade são apenas rochas, mas que através da mitologia e medo faz o seu povo pensar que eram mesmo gigantes). O trailer mostrado acontece após os eventos do jogo, apenas se ela tivesse morto o goði, dando continuação ao ciclo de medo


Seria interessante existir um final alternativo escondido no jogo onde esta versão da senua seria mostrada :)
 
Última edição:
Um pormenor sobre a história:
O primeiro trailer do hellblade 2, mostra a senua versão "má", uma senua tal e qual o pai do Thórgestr (goði)
É dito que a senua iria tomar o lugar de goði caso o matasse, ficando ela como líder do seu povo e criando novos medos através dos gigantes.
É exatamente o que vemos no trailer, ela a fazer um ritual a "acordar um gigante" (que na verdade são apenas rochas, mas que através da mitologia e medo faz o seu povo pensar que eram mesmo gigantes). O trailer mostrado acontece após os eventos do jogo, apenas se ela tivesse morto o goði, dando continuação ao ciclo de medo


Seria interessante existir um final alternativo escondido no jogo onde esta versão da senua seria mostrada :)
Também sempre pensei que fosse haver essa opção. Mas nada, nepia.
 
O que não justifica o mesmo ter que ser transmitido de modo "invasivo" e exagerado num Video-jogo de 5h. Seria quase como dizer que fazer um jogo do Daredevil em 1a pessoa onde jogas com o ecrã todo preto seria okay porque é assim que um cego "vê" e a derradeira experiência. Nem tudo faz sentido ou deve ser transmitido 1:1 num videojogo, a ponto de estragar a experiência e se tornar quase irritante. :rolleyes:
Estraga a experiência para ti. Há quem goste de massada de peixe há quem não goste. Agora dizer que não presta por não gostar, não posso concordar.
 
Estraga a experiência para ti. Há quem goste de massada de peixe há quem não goste. Agora dizer que não presta por não gostar, não posso concordar.

Já o meu avô dizia, se gostássemos todos do mesmo, andavámos todos a comer a mesma gaja. xD

O primeiro também tinha vozes e não eram irritantes ou irrelevantes em muitas partes onde não dizem ou adicionam nada de interessante como nesta sequela.

Para mim é mau game design e má "escolha artística", ainda para mais se ela já tinha o mesmo problema no jogo original, sem que as vozes fossem tão "invasivas".
E não espero que todos concordem, não é essa a questão ou ponto aqui, até porque é claro que pelo menos nesta página há mais gente a gostar do que o contrário. :)
 
Assim já concordo contigo :)
Só me faz confusão quando mandam abaixo o jogo que é mau e não presta e isto e aquilo porque não gostam.
 
Back
Topo