SSDs - suporte e dúvidas

@Legit Reviews:
Crucial is only really touting sequential read/write speeds in their specifications and for that you get 2300 MB/s read and 940 MB/s on the 500GB model and 2100 MB/s read and 1140 MB/s write on the 250GB drive. (...) While the Crucial P2 SSD currently relies on Micron TLC 3D NAND technology and over time Crucial stated that it may use Micron’s QLC NAND Flash on this series and rated it as such already. We believe the transition to QLC NAND Flash will happen rather quickly on the 500GB P2 NVMe SSD and that is why the sequential write speed is rated lower.
Benchmark Results (CrystalDiskMark): (...) The larger Crucial P2 500GB drive managed to reach 2,328 MB/s read and 1,846 MB/s write. This 500GB capacity model is rated at 2,300 MB/s read and just 940 MB/s write. We are able to do just better on the sequential read side, but are nearly doubling the performance on the sequential write side.

That said, remember the Crucial P2 500GB drives being tested is using TLC NAND and not the QLC NAND that the speed ratings are based off of.
 
Está explicado.

Não havia necessidade de fazerem isto. Já há uma linha de NVMe QLC que são os P1.

Os valores de TBW também serão diferentes com a transição, não é só a performance que muda.
 
Rodei o ATTO e tive resultados rigorosamente iguais a ti (depois posto o print em vez de uma foto do tlm)

Ew4MtHoXIAE_ztI


máximo de 3GB/s de escrita e 3.2 GB/s de leitura.

Isso num "charuto" de um Lenovo Yoga 520 com um i7 7500U

Ou seja, not bad, dado que provavelmente bateu no limite do "DMI link" e ainda por cima é disco de boot.

Não rodei o CrystalDiskmark.

Só digo que a diferença é do dia para a noite, o tempo para dar o boot e entrar no windows e ridículo :D

É como digo, mais um portátil a sair das trevas. Muita gente compra portáteis novos e tal enquanto e só por um SSD e um bocado mais de RAM e ta a andar de mota.
 
Última edição:
acabei de comprar um MX500 2TB a um preço porreiro na amazon, vou meter o 870 QVO 1TB num laptop, faz-me comichão quando ele faz "throttle" para os 80mb/s. para uma utilização casual (que vai ter no laptop) não faz diferença, mas no desktop tenho uma utilização mais intensiva de transferencia de ficheiros e acções de compactar/descompactar e volta e meia sinto essa diferença.

vamos ver se tenho sorte, parece que ultimamente tem existido problemas com os MX500...
 
A amazon nos últimos dias/semanas teve boas promoções em alguns modelos da Crucial e Samsung.

Já andava em cima do Samsung 980 Pro de 1 TB há algum tempo mas não tinha stock ou o preço era abusado. Para meu espanto, entrou em promoção na amazon.de por 188.80€ (+ajuste de iva e portes ficou pouco acima dos 200€).

Vem para o meu desktop pessoal, substituir um WD Blue SN550.

Q4iGMZw.png


UUmmFum.png


Full Power Mode desligado.

itgvVYf.png
 
Última edição:
No post #7290, duas páginas atrás eu falei das máfias do fabricantes andarem a trocar componentes, no meu caso foi este o resultado:
0ZdJVcE.png


De 560/510 para 408/426 é uma diferença considerável, especialmente na leitura.
 
@Roberto1973 nos modelos de 500/1000 Gb é TLC. Nos modelos de 2Tb deveria ser QLC, mas depende da disponibilidade de nand e valor de mercado aquando o fabrico. Portanto podes ter lotes com QLC e lotes com TLC, se bem que o mais provável é mesmo quase tudo ser corrido a TLC, por isso é que eles não têm na especificação o tipo de nand usada.
 
Antes de mais, boa tarde a todos. Mais uma vez venho pedir ajuda a este excelente grupo!

O que acham do

Disco SSD Interno WD Blue SN550 (1 TB - NVMe - 2400 MB/s) por 99.99€​


Será para substituir o meu ssd de 240gb. Terá o SO e jogos. Tenho um hdd de 2tb pra tralha.

Orçamento 110€. 1tb SSD. A minha MB é a MSI B450M Bazooka V2, compativel?

Obrigado a todos.

EDIT: para o meu uso talvez me deva ficar por um SSD SATA III?
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo