SSDs - suporte e dúvidas

Não sei se já foi falado aqui mas os fabricantes de ssd andam metidos aí numas máfias...

Trocam controladores e memórias sem mudar sku's ou informar o consumidor, e ultimamente têm trocado não por melhor mas sim por piores componentes, ou seja impacto negativo na performance.

Há uns tempos comprei um crucial mx 500 1tb que não passa dos 400 e pouco mb de leitura/escrita, quando o anunciado pela fabricante é 560/510 respectivamente. Ou seja fizeram um produto porreiro em 2017, a malta foi fazendo as reviews e confirmando a performance e passado uns tempos para reduzir custos começam a trocar componentes... Pelos vistos não são os únicos existem várias marcas a fazer o mesmo...

Now SSD controller swapping is becoming more prevalent. Third-party SSD makers typically select an SSD controller from a merchant silicon maker, like Phison, SMI, Marvell or Inogrit, to power their SSDs. However, each SSD controller model, even if from the same company, can have an impact on SSD performance. And naturally, controllers from two different companies can be completely different.

Lançam uma versão boa (970evo) , ganham a confiança e lançam uma versão má, mas que na propaganda anunciam como melhor (970 evoplus).

Tenho um 970 evo 500gb e um 970 evoplus 1tb, o evoplus tem ligeiramente melhor performance, não sei se será simplesmente pelo aumento de capacidade ou melhorias a nível de controlador/mem.

Gostava que fosses mais especifico quando dizes que o evoplus é uma versão má.
 
Poderiam aconselhar-me um SSD m.2 NVMe de 1TB para SO e escritas até talvez ~5GB/dia (2TB/ano)? Interessa-me um SSD com boa relação custo/benefício e cujo desempenho não fique severamente afectado por "manhas" dos fabricantes. Tenho de momento um Crucial P1 de 500GB, mas vai começar a ficar curto...
 
Vê o Kioxia Exceria (400 TBW) a ~90€, ou o WD Blue SN550 (600 TBW) a ~95€.
Acima, essencialmente nas operações sequenciais, vê o ADATA XPG SX8200 Pro (640 TBW), a ~130€.
 
2TB por ano no meu SSD ia durar 300 anos :D

Acho muito dificil um SSD avariar por esgotamento de escritas em mercado doméstico hoje em dia. E mesmo no empresarial, ha SSDs que nem a escrever 24/7 na velocidade máxima, esgota a escrita no tempo da garantia.
 
Obrigado pelas respostas. Acho que vou esperar por uma promoção de um TLC a 70-80€ ou mesmo 2TB a ~150€. Tenho andado a gerir espaço entre dois SSDs de 500GB, e seria sobretudo para evitar isso.

@JPgod pois, eu estou agora a usar um portátil com um SSD m.2 SATA Crucial MX300 525GB de princípios de 2017 (não é este o SSD que pretendo substituir)... a última vez que vi ainda tinha ~95% do "tempo" de vida útil, ou seja, supostamente durará para cima de 50 anos :D
 
Afinal lá arranjei uma solução (Crucial MX500 2TB... usado, mas pouco). A parte chata: o slot 2.5" do portátil só está a funcionar como SATA 2 (e acho que é feitio, e não defeito/software/drivers :005:). Felizmente mesmo a limitação a ~300MB/s deverá servir para 90%+ das minhas necessidades. Fico então com 500GB m.2 NVMe + 2TB 2.5" SATA.
 
Última edição:
qq ajuda agradeço:

outro utilizador tb perguntou

"como saber se a minha mobo recebe NVMe?"

a minha é uma B450m-A-PRO-MAX

Obrigado por qq esclarecimento
No site da msi:


"1x M.2 slot (Key M)
  • Supports PCIe 3.0 x4 and SATA 6Gb/s
    • 1st, 2nd and 3rd Gen AMD Ryzen™
    • Ryzen™ with Radeon™ Vega Graphics
    • 2nd Gen AMD Ryzen™ with Radeon™ Graphics"
 
Sabes lá tu como um ssd funciona, com o teu sata de brincar.

(970 evo plus nvme)* The sequential write performances after TurboWrite region are: 300 MB/s(250GB), 600 MB/s(500GB), 1,200 MB/s(1TB) and 1,250 MB/s(2TB).

Samsung conheço eu bem , ainda devo ter acesso ao Samsung GSPN.

Produtos medianos com marketing agressivo e bling bling por todo o lado. Lançam uma versão boa (970evo) , ganham a confiança e lançam uma versão má, mas que na propaganda anunciam como melhor (970 evoplus).
Desde marketing a tv qled para fazer passar se por semelhante a oled, telefones com soc inferiores na Europa, os americanos recebem a versão superior, divulgam no YouTube, os europeus vão atrás da conversa.
Curioso,vou ter que vêr isso pois em sei lá...5/6anos que tenho SSD sata3/Samsung e sô posso falar bem em todos os aspectos mesmo,já estava numa de comprar um WD black SSD Sn850 gen4 se isso se confirmar vai chegar mais rapido e 1 dos que tenho o 970 plus vai de corrida e dificilmente volto a comprar qualquer Samsung,vou ver se isso se confirma obrigado pela dica,cumprimentos.
 
No site da msi:


"1x M.2 slot (Key M)
  • Supports PCIe 3.0 x4 and SATA 6Gb/s
    • 1st, 2nd and 3rd Gen AMD Ryzen™
    • Ryzen™ with Radeon™ Vega Graphics
    • 2nd Gen AMD Ryzen™ with Radeon™ Graphics"
sim já vi isso tudo, mas apenas percebo que NMVe é um software. De facto devo apenas olhar para o PCI 3.0?

Penso que dê, mas era para ter uma noção do que significa NMVe em relação a alguma incompatibilidade com Mobo.
Obrigado
 
sim já vi isso tudo, mas apenas percebo que NMVe é um software. De facto devo apenas olhar para o PCI 3.0?

Penso que dê, mas era para ter uma noção do que significa NMVe em relação a alguma incompatibilidade com Mobo.
Obrigado

nvme não é um software. O suporte fisico é o M.2. Nos discos a diferença é esta


1LNcf.jpg


no teu caso a motherboard suporta fisicamente tudo o que lá ligares, pode é não correr á velocidade máxima, no teu caso não suporta pcie 4.0
 
queria que ficasse ali até aos 130€, a melhor escolha evitando maus controladores, qlc ou dramless

Tens o WD Blue SN550 a ~95€, que é semelhante ao Kingston A2000 mas é DRAMless, e a ~102€, o Kioxia Exceria, que é ligeiramente inferior mas tem DRAM.

Acima, essencialmente em operações sequenciais, o melhor será o ADATA 1TB XPG SX8200 Pro (consoante a versão...). Alternativas, também a ~130€: PNY CS3030; Silicon Power A80; ADATA 1TB Gammix S11 Pro (ligeiramente inferior ao XPG, mas com dissipador). A ~137€, tens o Samsung 970 EVO Plus.
 
Depois de muito hesitar e dentro do que estava disponivel acabei por comprar o 970 EVO (só evo, não é o plus) por 130€.
Podia ter poupado 10€ e comprado um mais barato e lento (a2000), ou comprado um melhor pelo mesmo preço (pny cs3030), mas acabei por ter receio da aposta na pny. Já tive uma gráfica deles e a fan não durou um ano, por outro lado já vou para o 3º samsung por isso sei que não vou ter problemas.
 
Sempre apanhei SSDs com velocidades reais muito próximas das teóricas mas este Crucial P2 de 500GB tem uma discrepância muito grande na velocidade sequencial de escrita.

Na página oficial (e também no product flyer) a versão de 500GB tem menor velocidade de escrita do que a versão de 250GB, o que é muito estranho.

Xz5fx6c.jpg


Na realidade, a velocidade de escrita aproxima-se da versão de 1/2TB.

bcbBwjm.png


Estou a fazer o teste com QD=8 e T=8:
Typical I/O performance numbers as measured using CrystalDiskMark® with write cache enabled, a queue depth of 64 (QD = 8, Threads = 8). Fresh out-of-box (FOB) state is assumed. For performance measurement purposes, the SSD may be restored to FOB state using the secure erase command. System variations will affect measured results.

Alguém sabe o porquê de ser anunciado como 940 MB/s e na realidade ser +/- o dobro?
 
Última edição:
@JPgod é difícil de acreditar em erro de site porque também é o que está escrito no product flyer. A informação também está espalhada pelos sites das lojas e pelos sites de reviews.

Os valores do ATTO, embora diferentes dos do CrystalDiskMark, também não apontam para os 940 MB/s.

QD = 4
IaPhd9w.png


QD = 64
GblHOHP.png
 
Back
Topo