SSDs - suporte e dúvidas

actualmente tenho um 860 evo de 250gb e um MX500 de 1TB sata, porque nao tinha motherboard com M.2. Mas estou pelos cabelos com os cabos por todo o lado porque ainda tenho mais dois HDD, e a caixa não é das melhores. A ideia era vender estes e comprar um m.2

o que me aconselham de nvme para substituir os dois ssd's que tenho, acho que apenas 1 de 1TB chega-me. A minha motherboard e cpu suportam todos ate os pci 4.0 mas já percebi que os preços destes são proibitivos. maximo a rondar os 150€
 
Bom dia a todos
O meu SSD externo do nada não aparece mais no explorador de ficheiros. Fui ao gestor de discos e está como não inicializado.... Dei um reboot e não resolveu nada e manteve... Será que é possível recuperar? Quando quero inicializar o disco em qualquer formato de partição dá me sempre o erro de função incorreta...




138036887_3893903273974730_2611542515450283679_o.jpg
138131789_3893905470641177_2705876431248600860_o.jpg
 
Bem, andava aqui intrigado com o meu 870 QVO cujo intelligent turbowrite andava "avariado" e muito facilmente ficava nos 80mb/s em vez dos supostos 500mb/s até 42GB de escrita.

Acho que já percebi a razão de não estar a conseguir tirar partido desse buffer de 42GB...

Com o PC ligado praticamente em idle por 2 dias, vou com 82Gb escritos na C: para os quais não encontro explicação (fiz download de uns 10gb em ficheiros no maximo) :(

Tenho o System (svchost.exe) e o Registry constantemente a escrever no disco, não consigo perceber porquê...

O firefox tb levou com uma alteração no intervalo de session save (por omissão faz de 15 em 15s)
Já andei a desligar system restore e coisas do genero
Já mudei o swap file para outro SSD

Não acho isto normal...
 
Bem, andava aqui intrigado com o meu 870 QVO cujo intelligent turbowrite andava "avariado" e muito facilmente ficava nos 80mb/s em vez dos supostos 500mb/s até 42GB de escrita.

Não acho isto normal...

Tenho um 870 QVO de 1GB há 2 anos e entretanto instalei uma atualização do firmware e ficou mais rápido.

Instala a samsung magitian e verifica se existe algum update
 
Pode ser algum processo a correr em segundo plano e que não deixa a cache esvaziar. Tens o AutoCAD instalado? Tens uma placa gráfica nVidia? Tens um disco externo WD?
não tenho autocad e uso AMD. tenho discos externos WD, mas não estão ligados nem têm nenhum software instalado.

não consigo ver mais processos a escrever no disco com o resource monitor.
o process monitor (sysinternals) mostra mais qq coisinha (foi ai que dei pelo firefox, o discord e o utorrent que tb estão sempre a escrever no disco - apesar de estarem "idle") mas não o suficiente para determinar o que causa escritas continuas...

Untitled.png


Tenho um 870 QVO de 1GB há 2 anos e entretanto instalei uma atualização do firmware e ficou mais rápido.

Instala a samsung magitian e verifica se existe algum update
870 QVO há 2 anos não podes ter que só saiu há 6-7 meses.... mas tenho magician instalado e ultima versão de fw
 
Última edição:
Viva.

Ando com ideias de comprar um novo SSD para enfiar jogos lá dentro. Tenho actualmente um de 500GB para os documentos e jogos, mas meto 2 jogos e tenho quase aquilo no limite.
Então vou comprar 1 segundo só para jogos, e assim deixo o outro para documentos apenas, para não existir misturas.

Dado a utilização, vale a pena ir para alguma coisa em especial (sei que há MLc tlc, etc etc, disto e daquilio).
Vi em promo o Kingston A400 480GB por 40€. Parece ser o mais em conta preço/capacidade.
O resto é tudo 50€ para cima. teria de pagar portes de Espanha, logo tenho de adicionar este valor.
Dentro dos 40/50€ e com 500GB de armazenamento, algo que valha a pena ou mais vale subir um pouco a parada? Há algo que recomendem ou posso ir por este?

Obrigado
 
Última edição:
Viva.

Ando com ideias de comprar um novo SSD para enfiar jogos lá dentro. Tenho actualmente um de 500GB para os documentos e jogos, mas meto 2 jogos e tenho quase aquilo no limite.
Então vou comprar 1 segundo só para jogos, e assim deixo o outro para documentos apenas, para não existir misturas.

Dado a utilização, vale a pena ir para alguma coisa em especial (sei que há MLc tlc, etc etc, disto e daquilio).
Vi em promo o Kingston A400 480GB por 40€. Parece ser o mais em conta preço/capacidade.
O resto é tudo 50€ para cima. teria de pagar portes de Espanha, logo tenho de adicionar este valor.
Dentro dos 40/50€ e com 500GB de armazenamento, algo que valha a pena ou mais vale subir um pouco a parada? Há algo que recomendem ou posso ir por este?

Obrigado

Eu iria para esse.
 
Maltinha,

entre um Gigabyte Aorus ou um Corsair MP600, há vantagem de um sobre o outro?

Estou de olho nuns Gen4 de 2TB (quando comprei o AORUS de 1TB deixei-me levar pela emoção e devia ter comprado o de 2TB, pelo que vou agorar trocar e vender o de 1TB).
 
Comprar board´s Asus dá nisso.:002:
Se estás satisfeito com o Gigabyte, podes comprar o de 2TB ou então o mais barato.
Tenho ideia que entre o Corsair e o Gigabyte, diferem apenas no firmware.
 
Comprar board´s Asus dá nisso.:002:
Se estás satisfeito com o Gigabyte, podes comprar o de 2TB ou então o mais barato.
Tenho ideia que entre o Corsair e o Gigabyte, diferem apenas no firmware.
Oh, a board é fantástica, só que como é feita a pensar em servers, tem um connector U.2, canibalizando o segundo conector m.2 :sad:

Eu na altura não achava que viesse q ter um nvme tão cedo... Ingénuo :berlusca:
 
@Phae: O Samsung ou o Kingston. O primeiro tem maior performance, durabilidade, e garantia (mais 2 anos), mas o segundo serve para uma utilização «habitual» não muito intensiva.
Se quiseres dar mais ~5€, tens ainda o WD Blue SN550 (56,74€) com vantagem sobre o 860 EVO essencialmente na escrita/leitura sequencial.
 
Olá a todos,

Estou a pensar trocar o HDD do meu portátil Asus por um SSD, uma vez que ele já tem alguns anos e estava a ficar lento. Sei que este processo é simples de fazer mas fiquei com algumas dúvidas:

  • As specs do PC influenciam ou devem ter tidas em conta na escolha do SSD ou só contam mesmo as características do SSD?
  • Posso fazer a clonagem do HDD para o SSD no próprio PC?
  • Posso fazer a clonagem do SSD usando uma case, ou tenho mesmo de usar um cabo SATA para USB?

Agradeço desde já a ajuda!
 
1. Eventualmente, mas neste caso provavelmente não. Assumindo que o portátil não tem interface M.2, a escolha recairá sobre um dos «habituais» SSDs SATA (III) de 2.5".
2. Sim.
3. Sim, podes.

Qual é o teu orçamento e quantos GB precisas?
 
Back
Topo