Não faço a minima ideia do que seja o endgame, mas o jogo basicamente passa-se sempre no espaço, passamos 70-80% em nave em combates espaciais, ao fim dos quais a quest por vezes lá nos manda para uma "ground" mission em que jogamos com o nosso char, os nossos bridge officers (que vamos ganhando consoante evoluimos) e às vezes uns security officers.
O combate no espaço não gostei, mas isso é natural pois sempre deixei claro que não gostava disso.
O combate em terra é bastante engraçado e muito rapido, usando lazer guns e alguns ataques melee. As skills estão associadas à spec do char e à arma equipada. Podemos ter 2 armas equipadas e fazer swap em realtime. Pessoalmente gostei do combate em terra, é pena ser tão pouco comparado com o tempo passado em nave.
Outra coisa que gostei foi as capacidades de costumização.
Podemos costumizar totalmente o nosso char e a nossa nave em termos visuais.
O char evolui por skill points. Podemos distribuir skill points ganhos com exp quer pelas skills do nosso char como dos nossos officers.
As quests são longas e variadas, com uma narrativa interessante e objectivos bem delineados. Na generalidade são divertidas, mas não vi qualquer necessidade de grouping durante a minha experiencia de teste, um pouco à semelhança do Champions Online
Mesmo assim agrupei uma vez numa missão espacial e o inteface era semelhante ao habitual em jogos deste genero. Foi engraçado, mas à parte de matarmos as naves Klingon mais rapidamente não vi mais beneficio nenhum em ter agrupado...
Não cheguei a agrupar para missões terrestres, por isso não sei como se processa o grupo nesse ambiente já que em solo levamos sempre NPCs conosco como já tinha referido.
O mapa de jogo é naturalmente um mapa do universo, dividido por varios sectores que por sua vez depois têm planetas.
Andamos no espaço exterior em warp speed e é relativamente rapido e pode ser feito automaticamente selecionando o sector de destino numa lista do interface.
Todas as zonas (warp space, sectores e areas terrestres) são shard (instancias) abertas partilhadas por até 100 jogadores, à semelhança do Champions Online.
Aliás, nota-se bem que todo o motor do STO é o do Champions, não só pelo sistema de shards, mas até a friends list, mail e custom chat channels são partilhados, de tal forma que até tinha no STO o canal de chat Takofanes que associei aquando do evento de holloween do Champions Online (Blood Moon)
Tem pvp minigames desde o inicio do jogo (de tal forma que entrei num minigame de combate em nave e ainda nem tinha completado o tutorial de nave que me activava as armas, por isso fui para o pvp minigame sem armas
)
Os pvp minigames funcionam exactamente da mesma forma que no Champions, nas arenas de bgs do WoW, nos minigames de AoC, nos minigames de WAR, etc. Basicamente selecionamos o minigame pretendido, fazemos queue e esperamos pelo popup para ser teleportado para a instance do minigame.
Notei que haviam pelo menos 3 minigames de combate espacial e pelo menos 2 de combate terrestre (apenas com o nosso char, os officers não nos seguem nos minigames).
Tem tambem crafting system mas não cheguei a explorá-lo.
Resumindo, até não desgostei do jogo em especial do combate terrestre, mas a verdade é que este STO não é nada mais nada menos que o Champions mas com vertente nave + char, e no universo do Star Trek.
Para quem for fan incondicional de Star Trek pode valer a pena.
Para quem procurar solo-play no universo Star Trek pode tambem valer a pena.
Para quem sempre detestou o sistema de shards, solo friendlyness e restantes mecanicas de jogo do Champions Online, então fujam do STO porque esses "defeitos" mantêm-se iguais no STO.