Starlink disponível em Portugal!

casio_cable

Power Member
Acho interessante os comentarios.

Se querem a minha opinião, 150/300Mb por 100€ mês em qualquer local é mais que aceitável, claro que não é para todos, mas deixo aqui quem vão ser os principais clientes.

1) Empresas/Hoteis/similares em locais onde não existe fibra ou cobertura 4G que permitam velocidades equivalente.
2) Trabalhadores (teletrabalho, ou similares) que precisem de internet com largura de banda e querem mudar-se para locais isolados
3) Possivelmente sector publico e similares para poderem ligar-se à restante rede e ou até criar HotSpots para aldeias isoladas (sem otras opções).

O starlink não tem para já muito interesse em massificar o serviço, até porque por enquanto perdem 1500$ por cada kit que vendem...

hildeberto

Power Member
sabes q a starlink esta nos valores de 99 por mes

Sim e o que isso tem a ver com a latência? Os meus sogros têm 1Mbps de ADSL e fibra bem vê-la.. eu se um dia for viver para aquela zona o Starlink é uma alternativa... 100€ é caro? claro que é caro... mas entre ser caro ou não conseguir trabalhar... O meu trabalho é 100% em casa desde 2012... por isso prefiro pagar 100€ do que ficar sem emprego...

Pensa assim, quanto é que a malta gasta por mês num carro a ir para o trabalho? há malta a gastar 150/200€ mes... se eu não tenho esses custos, achas que 100€ é caro?

No entanto, não vou aderir para já porque onde vivo e onde os meus pais vivem temos fibra das 3 operadoras.. Mas num futuro próximo nunca se sabe...

hi71460

Power Member
Sim e o que isso tem a ver com a latência? Os meus sogros têm 1Mbps de ADSL e fibra bem vê-la.. eu se um dia for viver para aquela zona o Starlink é uma alternativa... 100€ é caro? claro que é caro... mas entre ser caro ou não conseguir trabalhar... O meu trabalho é 100% em casa desde 2012... por isso prefiro pagar 100€ do que ficar sem emprego...

Pensa assim, quanto é que a malta gasta por mês num carro a ir para o trabalho? há malta a gastar 150/200€ mes... se eu não tenho esses custos, achas que 100€ é caro?

No entanto, não vou aderir para já porque onde vivo e onde os meus pais vivem temos fibra das 3 operadoras.. Mas num futuro próximo nunca se sabe...
eu sou super de acordo a quem viver no meio rural a starlink e 100% a melhor opção, pq as outras sao super caras ou nao valem um pedo

rjSampaio

Power Member
Sim as outras empresas de satélite já foram à vida lol

nim, muitas delas tem capacidade de comunicação sem teres um "prato de satelite", estou a falar de data streams pequenos, short message, geolocalizacao, e chamadas de voz, isso vai continuar garantidamente.

Potencialmente o starlink pode ter algo planeado para essa frente.

hildeberto

Power Member
nim, muitas delas tem capacidade de comunicação sem teres um "prato de satelite", estou a falar de data streams pequenos, short message, geolocalizacao, e chamadas de voz, isso vai continuar garantidamente.

Potencialmente o starlink pode ter algo planeado para essa frente.

Não estava a falar nesse contexto.... Estava a falar em Internet... Essas empresas que falas claro que não vão acabar... Nem imaginas a quantidade de instituições Governamentais e Privadas que usam Comunicações Via Satélite ;) E falo com conhecimento de causa...

Agora o que estava a falar era no negócio Internet comparando com a Starlink.

RRJoao

Power Member
Há muitas hipóteses para além do Starlink, tal como estão a dizer
https://eco.sapo.pt/2021/04/05/inte...m-portugal-e-ha-ofertas-a-1290-euros-por-mes/

net_satelite.jpg

hildeberto

Power Member
Há muitas hipóteses para além do Starlink, tal como estão a dizer
https://eco.sapo.pt/2021/04/05/inte...m-portugal-e-ha-ofertas-a-1290-euros-por-mes/

net_satelite.jpg

Sim mas isso já se sabia que há mais alternativas, mas isto é um tópico sobre StarLink é normal que se fale sobre os benefícios face à concorrência... É que a praticidade aplicada não é idêntica a essas....

Qual dessas marcas podes transportar para qualquer lado e configurar em pouco tempo? Qual dessas podes ter em movimento (camiões, barcos, etc etc).

Qual a Latência dessas empresas comparando com o Starlink? com alguma dessas conseguimos jogar online face à latência?
É que com a Starlink dá perfeitamente para jogar..

rjSampaio

Power Member
Qual dessas marcas podes transportar para qualquer lado e configurar em pouco tempo? Qual dessas podes ter em movimento (camiões, barcos, etc etc).
aaa, na pratica, esses são melhores.

O starlink requer configuração, esta associado a localizacao fisica que o pediste e nao esta desenhado/ativo para o rotor estar sempre a trabalhar para acompanhar movimento.
Pode haver o dia que isso muda, mas neste momento tens mais sorte com a comcorrencia para teres net em movimento do que com o starlink.

hildeberto

Power Member
aaa, na pratica, esses são melhores.

O starlink requer configuração, esta associado a localizacao fisica que o pediste e nao esta desenhado/ativo para o rotor estar sempre a trabalhar para acompanhar movimento.
Pode haver o dia que isso muda, mas neste momento tens mais sorte com a comcorrencia para teres net em movimento do que com o starlink.

A configuração é pegares no equipamento de tua casa e levas para uma casa de fim de semana e testas, ou vais de caravana estás parado e configuras novamente por exemplo... tens N videos no youtube com malta a fazer isso.. e levar para montanhas para ver a cobertura e funciona na boa... a cena da localização que te pedem é para terem o controlo de X clientes naquela área.

A parte do movimento Está em testes a parte do movimento ;) não falta muito... Basta a FCC aprovar ;)

https://www.theverge.com/2021/3/8/22319761/spacex-starlink-fcc-internet-cars-boats-aircraft

rjSampaio

Power Member
certo, mas tu afirmaste que seria melhor, quando não o é porque nem consegue (pelo menos a parte do movimento)
Obviamente que os outros tambem tem de ter rotor, mas é algo existente e ate mais facil.

cempsis

Power Member
Os serviços existentes são substancialmente diferentes (para pior) do que a Starlink propõe, como tal não são, quanto a mim, comparáveis.
Começando pela instalação, que nos casos existentes, tem que ser por um técnico (por isso paga, na maior parte dos casos), e acabando na latência,muito maior que no caso da Starlink.
Obviamente isso tem um custo muito diferente, o que vai diferenciar o mercado: quem necessita de um serviço de grande largura de banda e baixa latência e PODE pagar, vai para a Starlink, quem NÃO PODE pagar, ou não necessita daqueles requisitos, vai para outra solução.