Dúvidas Substituir Router por Outro Router com VPN

Acho que já está. Acho que já consegui.

Por alguma razão, ontem, quando tentei aceder à página de configuração do router, sem o ter ligado pelo cabo de rede, ele não conseguia aceder, mas hoje de manhã deu.

Neste momento não tenho o router od ISP ligado e acho que nem o vou ligar mas as configurações estão assim:
image.png
 
Recebi o router hoje.

Mas tenho visto que estes gajos a Meo só tentam complicar. Tenho um TG784n V3 ou lá como é o modelo desta porcaria e tenho visto aí por uns foruns que não dá para o configurar em modo bridge. Aliás, já vi tanta coisa que não consigo perceber afinal o ue é necessário fazer.

Já vi que na web interface está lá o modo Btidge para activar, mas aquilo acaba por não fazer nada. Clico lá e aquilo fica ali toda a vida a moer e não acontece nada. Supostamente devia reiniciar o router mas nada acontece.

Depois vejo que é necessário configurar Vlans e mudar portas de um lado para o outro e mais não sei quantas coisas. É mesmo assim? É preciso tanta porcaria para usar um segundo router?
Por acaso tenho o memso router que tu e ainda esta semana coloquei um Asus RT-AC750 ligado a ele e coloquei o router da meo em bridge se problemas. O router não reinicia quando colocas em bridge (se quiseres tirar o bridge é que tens de fazer hardreset ao router) e o outro router tem de estar na porta gigabit e ter o DHCP ativado para ir buscar net.
 
Por acaso tenho o memso router que tu e ainda esta semana coloquei um Asus RT-AC750 ligado a ele e coloquei o router da meo em bridge se problemas. O router não reinicia quando colocas em bridge (se quiseres tirar o bridge é que tens de fazer hardreset ao router) e o outro router tem de estar na porta gigabit e ter o DHCP ativado para ir buscar net.

Queres dizer que o router não reinicia dando a ordem pelo web interface? Pois, isso não experimentei.
O que experimentei foi mesmo o reset button, pressionei várias vezes e por períodos de tempo diferentes e aquilo não fez o reset.

bom dia, ainda bem, so acordei agora isto de andar a deitar entre as 2:30 e as 5:30 não é nada saudável:dormir2:

O problema nem sei onde estava. Ontem, quando alterei as configs da VLAN, o router ficou a dar o wireless e o IPTV normalmente. O que não estava a dar era conseguir aceder ao web interface através do IP 192.168.1.1. Mas hoje de manhã quando, por acaso tentei, já estava a dar. E não mudei nada de configurações no meu PC nem em lado nenhhum. Simplesmente passou a dar. Porquê, não sei.
 
Última edição pelo moderador:
@PsySc0rpi0n quando conseguires testar a VPN (assumo que seja o teu router a ficar como cliente), se puderes partilha as velocidades que consegues. Obrigado.
Ok, acho que isso ainda vai demorar uns dias. Neste momento decorrem algumas adaptações por causa das aulas online da garotada e por isso estou a tentar deixar as coisas mais ou menos prontas para que os constrangimentos sejam os mínimos possíveis. Digo isto porque a minha patroa não é lá muito virada para as tecnologias e eu estou a trabalhar. Por isso tenho que deixar o PC pronto a funcionar, com email aberto, app zoom pronta a receber os dados para entrar na aula, o WPS Presentation e WPS Word já abertos para estar tudo à mão de semear. Senão, quando estiver no trabalho de certeza que vou ter que perder imenso tempo a dar indicações para casa para porem as coisas a rodar. E tive que configurar um remote desktop, just in case...
 
Sabem-me explicar ali a lógica subjacente das duas primeiras portas eth0 e eth1 aparecerem associadas aos dois CPUs do router? Ou melhor, concretizando:
ao colocar tagged na eth0 para a VLAN 1, significa que o CPU vai estar a "tratar" do trafego da VLAN 1 e com tagged na eth1, significa que o CPU2 vai "tratar" do tráfego da VLAN 12?

Edited;
Este é um exemplo que se não fizesse um post novo, mesmo sendo o post anterior também meu, que provavelmente ninguém repararia que tinha sido adicionado texto à thread!
 
Como exliquei anteriormente, fazias um UP se ninguem responde-se.

Ja agora, escreveste edited. mas nao fizeste edite...
Fiz edit sim. Isso posso garantir. Criei o post, enviei, depois lembrei-me da situação do outro dia e fui editar para escrever o que escrevi no edit.


Mas fazer um UP num post novo? Isso é o mesmo que fazer um post novo, tal como fiz.
Ou fazer UP no post anterior? Mas isso era o mesmo que o editar. Não ia chamar à atenção que tinha sido adicionado texto novo.


Edited;
Ah, se ninguém respondesse... Mas isso pode levar dias. Tipo, um UP, normalmente só é permitido 24h depois.


Edited 2
Teste.........
 
Última edição:
Fiz edit sim. Isso posso garantir. Criei o post, enviei, depois lembrei-me da situação do outro dia e fui editar para escrever o que escrevi no edit.

Epa juro que não aparece a indicação que foi editado, pelo menos aparecia certo?

Mas fazer um UP num post novo? Isso é o mesmo que fazer um post novo, tal como fiz.
Ou fazer UP no post anterior? Mas isso era o mesmo que o editar. Não ia chamar à atenção que tinha sido adicionado texto novo.


Edited;
Ah, se ninguém respondesse... Mas isso pode levar dias. Tipo, um UP, normalmente só é permitido 24h depois.

Epá 24h tambem não é nada de especial XD
E novamente, não vejo a indicação de teres editado, ando a sonhar ou a confundir foruns que era suposto verse que foi editado?
 
Epa juro que não aparece a indicação que foi editado, pelo menos aparecia certo?






Epá 24h tambem não é nada de especial XD
E novamente, não vejo a indicação de teres editado, ando a sonhar ou a confundir foruns que era suposto verse que foi editado?

Eu acho que se editares logo a seguir, não fica registado como editado. Se esperares uns minutos, não sei quantos, ele já regista como editado. Vou editar o post anterior agora.
 
Última edição:
Sabem-me explicar ali a lógica subjacente das duas primeiras portas eth0 e eth1 aparecerem associadas aos dois CPUs do router? Ou melhor, concretizando:
ao colocar tagged na eth0 para a VLAN 1, significa que o CPU vai estar a "tratar" do trafego da VLAN 1 e com tagged na eth1, significa que o CPU2 vai "tratar" do tráfego da VLAN 12?

Isso são portas do CPU para processamento de tráfego, portanto permite a separação do tráfego de LAN e WAN. Em equipamentos mais baratos pode só existir uma porta, o que pode trazer problemas de bottleneck (tipicamente são equipamentos para ligações de velocidades mais baixas). O facto de ser Dual Core, não significa que um Core é para LAN e outro para WAN, isso é decisão para o CPU determinar qual é o Core mais livre.
 
Ok. Não sei se percebi bem qual a razão de existirem vlans para os CPUs ou cores ou whatever. Nem tão pouco o que acontece se colocar os dois em off, untagged ou tagged.
 
Daquilo que eu sei/lembro (tirei curso de redes, um CET, mas não trabalho na área de redes, prefiro software):

Quando colocas off, significa que não queres que aquela determinada porta receba/envie tráfego daquela VLAN.
Se for tagged, significa que o tráfego daquela VLAN passa na porta, mas com a "etiqueta" a indicar qual a VLAN a que pertence.
No caso do untagged, significa que o tráfego não está descriminado, ou seja, não está etiquetado (é o que acontece quando ligas um PC a uma das LAN's, não tens de fazer Tag à VLAN 1 no teu PC, certo?)

Agora as combinações:
Porta X
VLAN 1 - off
VLAN 12 - tagged

Todo o tráfego da porta X vai e vem com Tag 12

Imagina que numa das LAN's fazes isto:
Porta X
VLAN 1 - tagged
VLAN 12 - off

Terias de configurar a VLAN 1 no equipamento terminal ligado à porta, daí que se coloca o untagged, já que naquela porta só vai trafego sem identificação ("tag").

Outra coisa que daria para fazer (não sei nesse equipamento em específico):
Porta X
VLAN 1 - tagged
VLAN 12 - tagged

Aqui estamos a fazer um trunk de VLAN (partilhar a porta para passar tráfego vindo da VLAN 1 e VLAN 12), não é de todo o cenário que se quer aqui.


No limite tens a bridge, em que no fundo dizes a uma das LAN's para ignorar a VLAN 1 e passar a VLAN 12 (com tag):
Porta X
VLAN 1 - off
VLAN 12 - tagged
Aqui entra o equipamento do ISP a fazer Tag da VLAN 12 do tráfego que lhe envias na tua LAN <-> WAN (Router ISP), e depois há-de ser algo idêntico à ultima imagem que enviaste (mas com o software específico do ISP).
 
Sim, a função do tagging eu acho que já percebi. Só não percebi bem no caso dos CPUs. Aind para mais, ter uma eth[x] para cada CPU. Dá a entender que há uma porta LAN física mas certamente que não é esse o caso. E não percebo como, e se há mesmo tráfego a passar nos CPUs como nas portas LAN. Só assim, para mim faria sentido estarmos aplicar tags nos CPUs. É esta parte que me confunde um pouco.
 
Boa tarde a todos.
Procuro ajuda relacionada com assunto.
Tenho um meo fibergateway com uma ligação de 500/100, a net é super rápida, contudo tenho diversos problemas a nivel de gaming, sempre começo a jogar tenho diversas desconexoes " Lan cable disconnected ". Ping spikes de 5000ms só com a consola e a box ligada.
Com o pc e box, o teste da dlsreport tenho um bufferbloat nunca superior a C.
Já reencaminhei portos e defini um ip fixo para o dispositivo.
Não percebo muito. O mais simples ( Qos e Vpn é impossível no fw).
Alguma sugestão? O router não me parece bom mas a substituição pelo post não me parece coisa facil.

Box e pc/consola sempre em lan cable com uma boa especificação

Obrigado
 
Boa tarde a todos.
Procuro ajuda relacionada com assunto.
Tenho um meo fibergateway com uma ligação de 500/100, a net é super rápida, contudo tenho diversos problemas a nivel de gaming, sempre começo a jogar tenho diversas desconexoes " Lan cable disconnected ". Ping spikes de 5000ms só com a consola e a box ligada.
Com o pc e box, o teste da dlsreport tenho um bufferbloat nunca superior a C.
Já reencaminhei portos e defini um ip fixo para o dispositivo.
Não percebo muito. O mais simples ( Qos e Vpn é impossível no fw).
Alguma sugestão? O router não me parece bom mas a substituição pelo post não me parece coisa facil.

Box e pc/consola sempre em lan cable com uma boa especificação

Obrigado

ve o topico do router, as tuas duvidas nao estam relacionadas com este topico.
 
Back
Topo