Substituir router Vodafone fibra

Aqui estão as configurações do smart switch da tplink TL SG10xE

O mesmo tem de ser configurado com a aplicacao da TPlink e defenindo um ip fixo como 192.168.0.5 na placa de rede. O computador tem de estar directamente ligado para esta primeira (e única) configuracao

ONT na porta 1
Asus na porta 2 - Internet (com ipv4 e ipv6 a funcionar)
Technicolor na porta 3 - Voip e IPTV

Para o ASUS usei os seguintes DNS (separador wan)

Ipv4

192.162.17.5 (menor ping, dns da presidencia da republica, sem censura)
8.8.4.4 (Google)

Native Ipv6 (separador IPV6)

2620:0:ccd::2
2001:4860:4860::8844
2001:4860:4860::8888


Um especial dedo do meio levantado à vodafone que me obrigou a gastar dinheiro para ter o mesmo resultado.



upload image
O cabo que sai da porta 2 do switch, vai ser ligado na porta WAN do asus?
 
Nao, tenho o manual, vlan 100 prio 1
Tens como está na foto?
0a8182486585727b2e223e5249ff982a.jpg
 
Já agora, será que conseguimos responder a estas questões para percebermos onde e como o problema existe?

1. Zonas RNG com router Asus?
2. Zonas RNG com router TP-Link?
3. Fibra Vodafone com router Asus?
4. Fibra Vodafone com router TP-Link?

O que já consegui verificar:

1. Não funciona (só com o recurso ao switch)
2. Normal (como antes) (Pelo menos numa instalação que conheço)
3. Normal (como antes) (Lisboa)
4. Normal (como antes) (Lisboa)

Estranho, não acham?
Abraços
 
Desculpem, mais uma dúvida: com o Technicolor ligado ao switch quando tento ver um programa diferido de qualquer canal, ao fim de uns segundos começa a falhar até que diz que o serviço não está disponível :(
Isto é normal ao retirar a Vlan da internet do Technicolor?

Obrigado
 
Sinto me no forum official da vodafone.

Anyway carta registada para o conselho de administração da vodafone, talvez siga sim senhor depois devo postar a ver se com cartas suficientes eles perguntam a equipa de engenharia de redes o que raio se passa.
 
Desliga o igmp snooping no switch
Obrigado, mas por aí não será... está desligado :(

Embora pareça problema de IGMP, pois na Box, de vez em quando, diz que a rede está lenta.
Além disso, o led da LAN no ONT denota uma actividade fora do comum, acho eu...
Isto acontece mesmo que desligue o Asus ficando só o Technicolor ligado.

Obrigado pela ajuda

Update:
Fiz reset ao ONT e nada. De seguida fiz reset ao Technicolor e, aparentemente, resultou.
O Led da LAN no ONT continua com grande actividade.
Espero ter resolvido...
 
Última edição:
Boas,

So descobri esta surpresa ontem quando decidi fazer o update do firmware do asus ac68u... ate entao tudo a funcionar na perfeicao. Felizmente ja aprendi a vir ao zwame quando estas coisas se passam e "so" perdi umas horas a flashar firmwares...

Depois de passar a ultima hora a ler as ultimas 11 paginas deste post chego a conclusao que tenho que comprar um switch para ter isto tudo a funcionar. Obrigado a todos os que contribuiram pela ajuda e configuracoes.

Eu tenho estado a usar o script do xptopt para o asus que permitia a ligacao do TC a porta 4 como descrito no seu blog aqui: https://asuswrt.blogspot.pt/2015/05/configuracao-asus-merlin-vodafone-sem.html (script sem IPTV - os links originais ja nao estao a funcionar mas felizmente tinha feito um backup dos scripts - se alguem quiser diga mas so tenho o da versao AC68U) - creio que faz passar todas as VLAN na porta 4 para o TC.

A minha ideia e substituir o TC pelo switch e ligar-lhe a box e o pap2t (tenho um ca a funcionar para acesso a minha freepbx), com as configuracoes descritas aqui anteriormente. Acho que devo ficar com tudo a funcionar como antes e provavelmente ate consigo ter a box na mesma LAN que o asus (com o TC ficava numa rede diferente e nao conseguia usar a app da vodafone como controlo remoto).

A ver se isto resulta... a unica coisa que me chateia e ter que esperar ate 3a feira para poder comprar o switch.... talvez consiga o mesmo com um velho router com dd-wrt.

Quanto a reclamar com a vodafone, e so tempo e nervos perdidos... pode ser frustrante para nos mas no meio de dezenas ou centenas de milhares de clientes, os quais 98% nao sabem (nem querem saber) de nada do que estamos aqui a falar, a reclamacao cai em saco roto. 1 (ou 100) clientes a mais ou a menos tanto lhes da. Como dizia o outro " You are not that important..."

Mais uma vez, obrigado a todos os que contribuiram pela ajuda e pelas configuracoes.
 
Pessoal, eu não pretendo trocar o huawei que tenho ( router+ont), mas pretendo adquirir algo que tenha um bom alcance de wireless, dado que o com o huawei em algumas divisórias da habitação o wireless é fraco. O que me aconselham para provavelmente AP?
Pretendo manter o "novo" na mm divisória que o huawei e aproveitando assim as portas de rede "extras".
Pensei no TP link AC1200, sugestões.
Obrigado
cumps
 
Pessoal, eu não pretendo trocar o huawei que tenho ( router+ont), mas pretendo adquirir algo que tenha um bom alcance de wireless, dado que o com o huawei em algumas divisórias da habitação o wireless é fraco. O que me aconselham para provavelmente AP?
Pretendo manter o "novo" na mm divisória que o huawei e aproveitando assim as portas de rede "extras".
Pensei no TP link AC1200, sugestões.
Obrigado
cumps

Ubiquiti Unifi AP AC LR (ou lite). Nao tem portas extra, mas tem POE e pode ser posto numa zona central. Tem excelente alcance, velocidade e estabilidade.

UAP AC Lite - 80~90EUR
UAP AC LR - 120~130EUR

Cumps
 
@imm22

aqui vai alguns prints




No campo proxy -> ims.vodafone.pt:5060
No campo outbound proxy -> proxy.ims.vodafone.pt:5060
no campo displayname -> nº de tlf
no campo user id -> +351 + nº de tlf
no campo password -> é no meu caso é o access id



No campo dial plan devem colocar -> "(#31#xxxxxxxxxxxx.|*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx|1xxx[2-9]xxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)" <- sem as ""
Isto para que consigam ocultar o nº de casa caso seja necessário



No meu caso como tenho o router a obter o ip da vlan de voip daí estas configurações.

O campo nat keepalive está a 900 pois é para anunciar para o servidor da vodafone que o nosso nº "existe" para o mundo.


Boas,

Ao fim se uns dias de trabalho mais intenso, voltei aqui.
Estive a tentar colocar o pap2 a funcionar com estas infos mas sem sucesso.
Podes ajudar mais, por favor?

Obrigado
 
Boas,

So descobri esta surpresa ontem quando decidi fazer o update do firmware do asus ac68u... ate entao tudo a funcionar na perfeicao. Felizmente ja aprendi a vir ao zwame quando estas coisas se passam e "so" perdi umas horas a flashar firmwares...

Depois de passar a ultima hora a ler as ultimas 11 paginas deste post chego a conclusao que tenho que comprar um switch para ter isto tudo a funcionar. Obrigado a todos os que contribuiram pela ajuda e configuracoes.

Cabecinhas "pensadouuuuras"....

Eu tenho estado a usar o script do xptopt para o asus que permitia a ligacao do TC a porta 4 como descrito no seu blog aqui: https://asuswrt.blogspot.pt/2015/05/configuracao-asus-merlin-vodafone-sem.html (script sem IPTV - os links originais ja nao estao a funcionar mas felizmente tinha feito um backup dos scripts - se alguem quiser diga mas so tenho o da versao AC68U) - creio que faz passar todas as VLAN na porta 4 para o TC.

A minha ideia e substituir o TC pelo switch e ligar-lhe a box e o pap2t (tenho um ca a funcionar para acesso a minha freepbx), com as configuracoes descritas aqui anteriormente. Acho que devo ficar com tudo a funcionar como antes e provavelmente ate consigo ter a box na mesma LAN que o asus (com o TC ficava numa rede diferente e nao conseguia usar a app da vodafone como controlo remoto).

Se puderes enviar os scripts, agradecia. Tenho esse modelo de router Asus.
Mesmo assim acho que não vais ter controlo remoto, uma vez que tenho a box ligada directamente ao Asus e a app da Vodafone não encontra a box e é a mesma rede.
No entanto se souberes como, estou interessado.

A ver se isto resulta... a unica coisa que me chateia e ter que esperar ate 3a feira para poder comprar o switch.... talvez consiga o mesmo com um velho router com dd-wrt.

Eu também tenho um velho router Linksys com openwrt (mas sem porta gigabit) e deve substituir o switch perfeitamente (há um user aqui que diz que tem tudo configurado num router com openwrt, acho eu) no entanto como não têm porta gigabit tenho evitado usa-lo.
 
Back
Topo