Substituir router Vodafone fibra

Era para teres em atenção à velocidade máxima do teu router, visto só alguns equipamentos conseguirem velocidades próximas de 1Gb.

Como na review falam em 754.5 Mbps WAN - LAN (download), pareceu-me informação relevante para quem quer pôr 1Gb.

De resto nunca tive 1Gb, terão de ser outros users a aconselhar quais os routers que limitam a velocidade maxima WAN/LAN e em que circunstancias.
Agradeço a advertência.

Mas com base no tópico que linkei de outro fórum, há quem use o mesmo router e com ligações à volta dos 940Mbps, mas com o CPU a bater nos 100%. Na verdade o que eu queria era manter os 200 de upload, mais do que ter 1000 de download. Mas olhando para os pacotes actualmente disponíveis, preços e aquilo que me interessa/compensa, era escolher o pacote de 1000/200 porque não tenho grande escolha.
 
Nesse caso se o importante sao os 200 de Up, essa questao do limite do router é secundaria.
Na link que envias até dizem alguns users, que desligando algumas opçoes, conseguem velocidades muito altas sem usar muito cpu.

Convem tb ver se o FW alternativo que usas suporta aceleração de HW, nao sei nesse caso.
Por exemplo no caso do meu tplink archer C7 que faz +-850 WAN-LAN download nas reviews, li que com o openwrt/lede que uso, nao tem aceleração de HW e nesse caso faz qq coisa como 500 a 600Mbits (nao me lembro do valor exato era à volta destes valores). Para mim que tenho 200/100 dá e sobra.
 
Nesse caso se o importante sao os 200 de Up, essa questao do limite do router é secundaria.
Certo, mas já que estou a pagar por 1Gbps, gostava de usar perto disso e não ficar limitado a 500 ou algo do género. Mas pronto, 500 é melhor que 200 lol. Mas sim, o ideal era manter os 200 de UP.

Eu apenas estou a olhar para o pacote de 1000/200 porque, como já disse tem 200 de UP que queria manter, e depois é o único plano da Vodafone que me compensa para manter um número móvel (sou actualmente Yorn, mas compensa aderir a um plano 4p) com a box 4K dado que tenho uma TV 4K de 65'' e a box actual irrita-me (gosto e não me importo de pagar um extra por qualidade).

Posso sempre fazer o upgrade, mesmo que não tenho os 1000 vou ter mais que 200, é um upgrade na mesma. Um dia mais tarde, talvez faça upgrade ao router ou a Vodafone lança pacotes diferentes e um gajo na altura revê a situação.

A minha única cena é conseguir ter a certeza que consigo ficar com o ONT + Technicolor (para usar então o meu Asus), pedir a box 4K e sem que eles me tentem impingir o "smart router" para isto tudo. Tenho receio de não conseguir isto e depois dizer aos técnicos que não dou autorização a que façam a troca e tendo eu já contrato feito, fico à arder.
 
É questão de perguntares se para essa velocidade podes manter o equipamento antigo.
A VDF nunca me levantou problemas de eu ter outro router, exepto quando precisei de reportar uma avaria, disseram que nao podiam dar suporte com equipamento alternativo, o que acho normal. Disse que ia ligar só o equipamento deles e o tecnico concordou que assim poderia despistar a avaria, passado 1 ou 2 dias resolveram o problema, já nem me recordo o que era.
 
Como só uso produtos Apple e acerca dos meus problemas de velocidade, no fórum da Vodafone disseram que não posso usar a rede 2,4 ghz mas sim a 5 ghz. É verdade?
 
O que descrevo é independente da marca dos equipamentos, afeta todas as marcas:

- 2.4 Ghz, todas a pessoas têm equipamentos nesta banda, o que faz com que toda a banda fiquei ocupada pelos vizinhos e cause interferências, impedindo às vezes a utilização do wifi ou limitando muito a velocidade.
Alem disso esta banda permite velocidades muito inferiores à banda de 5Ghz, mas o alcance (distancia) dos 2.4Ghz é maior.

- 5Ghz, poucas pessoas têm equipamentos nesta banda, por isso é possível utilizar sem interferência dos vizinhos.
Alem disso esta banda permite maiores velocidades, mas o alcance (distancia) é normalmente inferior à banda de 2.4Ghz.

Deves procurar um software para o telemóvel, que mostre a ocupação e canais disponíveis, para que possas selecionar no router o canal com menos interferência.
Tipo isto, onde podes ver em grafico a ocupação dos canais/banda:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=en
(Não posso indicar para IOS pq nao tenho, suponho que exista equivalente)
 
Como é que eles souberam que estavas tu a usar o tplink?

Não sei reportei avaria no techinocolor eles mandaram para engenharia depois de me mandarem fazer varios testes como me fartei das quebras de velocidade mudei para o tplink ainda nem tinha acabado de o configurar a 100% ligam me da engenharia a dizer que detectou que tinha ligado um tplink e perguntou se a mudanca tinha resolvido o problema da velocidade eu disse que sim ele disse que tinha detectado perdas de pacotes no technicolor e para deixar o tplink ligado que no dia seguinte ele iria supervisionar a intervencao mandou os tecnicos substituir tudo ont e router e configurou o technicolor novo de uma maneira que ja tive 3 e nenhum deles faz o debito que este faz mexeu tanto que tentei aceder ao router e não consegui pois mudou o IP do router para 192.168.1.1 ao inves do normal .254
 
Boa noite mais uma vez.
Ve se isto ajuda.

a510_01.png


Desde já agradeço, mas continuo na mesmas, a base não consegue registar no fornecedor, o telefone da-me a mensagem de registo no fornecedor falhou.
 
Nao sei se este e o local indicado mas aconselham a subsituir o antigo router pelo smart router ?
Depende tens intenção de vir a utilizar outro router ou esse sempre te serviu?
Se sempre te serviu esse muda que é melhor e grátis se precisas do ont separado (se não for o Huawei branco) não mudes caso já seja o tal allinone muda já que não ficas a perder nada
 
Boa tarde,

A minha empresa adquiriu recentemente um servidor e um router draytek vigor2926ac. Neste momento o router esta ligado a uma porta do router vodafone hg8247h ativei o dmz e tenho net no draytek que está ligado ao servidor mas não consigo aceder ao servidor fora do local de trabalho, algum barramento do router da vodafone, penso eu.

Pedindo a mudança de equipamento para ont + router, é possivel configurar o sistema da seguinte maneira?

ont -> draytek (internet) -> router vodafone (somente para o telefone)? ou necessito por exemplo de um TL-SG105E?
 
Ao pores o draytek na DMZ, estás a por os ports do drayek na internet, que por defult normalmente em qq router estão stealth.
Para acederes ao servidor que esta atras do draytek, tens tb de fazer port forward no draytek para o IP e port do servidor.
Não tenho nenhum dos routers, nem testei isto.
 

Parece que a Ubiquiti está a trabalhar em GPONs...

Já está na store deles: https://store.ubnt.com/collections/beta/products/ufiber-nano-g (é preciso estar registado e aceitar a beta campaign para ver o link)

Edit: http://imgur.com/a/qmUOV


olá
alguêm em portgual conseguiu usar este equipamento da Ubiquiti e substituir o ONT da MEO ou Vodafone??
as configurações são quais? sao dificeis??
a no$$a operadora da-nos acesso a tais configurações?? LoL

cumprimentos
Miguel Luís
 
Bom dia!

Antes de mais, peço desculpa por estar a colocar uma questão que pode estar respondida algures neste tópico, mas como a minha situação é tão específica, penso que seja melhor assim.

Tenho Vodafone numa moradia de 3 andares (Cave, R/C e 1º andar) e, há quatro anos, quando fizeram a instalação, eu usava grande parte dos meus dispositivos (portátil, Playstation, TV) na cave. A fibra entra pelo telhado, o que não podia ser mais longe da cave por isso a solução encontrada foi usar um cabo CAT5E que tinha a passar do 1º andar para a cave já da altura das obras lá em casa e ligar o ONT ao router. Problema resolvido.

Entretanto passei tudo para o 1º andar para fazer obras de renovação na cave e agora quero voltar para a cave. Problema, entretanto a velocidade já está nos 200, o router é um Smart Router, um 2.4GHz não me iria deixar tirar proveito da velocidade que tenho contratada e o cabo de fibra nem sequer chega lá em baixo para ligar o Smart Router na cave (e assim ter a velocidade contratada na cave + box Vodafone). Utilizar cabo é praticamente impossível, já que o meu portátil nem sequer tem porta Ethernet.

Entretanto já falei com a Vodafone e, devido a um problema que o Smart Router tem com o WiFi, eles aceitaram fazer a troca gratuita para o ONT + Technicolor.

Agora a questão. Qual a melhor forma de atingir a velocidade máxima na cave + box Vodafone, ter cobertura no R/C e uma velocidade aceitável no 1º andar? A utilização dada à internet por ordem de importância será Cave > 1º Andar > R/C.

Pensei em três soluções:

  1. ONT -> Technicolor (1º Andar) -> Switch -> Router Próprio (Cave) - O switch estaria presente para conseguir ligar a box Vodafone na cave;
  2. ONT -> Switch -> Technicolor (1º Andar) -> Router Próprio (Cave) - Aqui o Technicolor ficava a servir o 1º andar e o telefone fixo e o router próprio a servir a Cave e a box Vodafone
  3. ONT -> Router Próprio (Cave) -> Powerline WiFi (1º Andar)

  • Alguma destas é impossível?
  • Qual escolheriam?
  • É possível, com um orçamento de €100, comprar todos os equipamentos necessários para isto?
  • Quais os modelos que escolheriam?
Peço desculpa pelo testamento, mas quis tentar cobrir todos os pormenores. Muito obrigado!
 
Boa noite!
tenho um router asus RT-AC1200G+ com o firmware que esta no site da asus, como ja todos sabem.. eles nao alteram aquilo e a porta 3 fica sem utilidade e liga-se o tomson na porta 4 e ai entao temos box 4k com net e voip para telefone.
o problema é que o tomson de vez em quando lembra-se e perde a coneção net e fica com as luzes vermelhas e so passa iptv e voip.
ha alguma forma de alterar a configuração do asus para que isto nao aconteça?
qual a razão para o tomson de desligar da net?
alguma maneira de alterar a config manual para que faça bridge na porta 4?
https://i.imgur.com/vlBijZp.jpg
vlBijZp.jpg

ngQHh
 
Boa noite.
Nåo podes ter internet nos dois routers.
A vodafone só permite um ip publico.
Tenho um router ac68u a substituir na integra o thomsom.
Tenho um telefone simens a510 ip e a box 4k a funcionar a 100%.
 
boas! @leon68 isso eu sei, daí ter o asus a clonar o mac adress, senao nunca dava internet no asus, a minha duvida é o porque do tomson estar sempre a ir a baixo.. ja esteve 1 semana a funcionar sem problemas mas depois começou a ir a baixo e agora é constantemente. fica sem internet, logo a box nao da gravaçoes
acho que faria falta uma config deste genero na opcao da vodafone.. mas a asus nao quer fazer updates desde 2016. continuamos com uma porta para iptv sem utilidade e uma bridge que esta sempre a ir a baixo
rDdM1GX.jpg
 
Última edição:
Ok.
Mas eu não estou a usar o firmware original da ASUS. Estou a usar o firmware
Merlin. Assim posso com scripts configurar as portas como eu quiser.
 
boas! @leon68 isso eu sei, daí ter o asus a clonar o mac adress, senao nunca dava internet no asus, a minha duvida é o porque do tomson estar sempre a ir a baixo.. ja esteve 1 semana a funcionar sem problemas mas depois começou a ir a baixo e agora é constantemente. fica sem internet, logo a box nao da gravaçoes
acho que faria falta uma config deste genero na opcao da vodafone.. mas a asus nao quer fazer updates desde 2016. continuamos com uma porta para iptv sem utilidade e uma bridge que esta sempre a ir a baixo
rDdM1GX.jpg


Também comprei esse router mas acabei por devolver porque sempre que ligava o thomson para ter o telefone a funcionar, o asus deixava de funcionar. Nessa altura o firmware disponivel estava em beta e nem sequer dava para instalar porque o router não aceitava. Mas agora reparei que já está em final.
Será que a asus já corrigiu o problema??
Alguém que tenha atualizado recentemente para a versão final e tenha ficado a funcionar bem com o thomson só com o telefone??

http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html

Obrigado
 
Back
Topo