Substituir router Vodafone fibra

Podes comprar um router que permite QoS. Agora reduzir ping/latência não consegues.

Eu não tenho problemas de QoS, nem de Wi-Fi, isso quer dizer que não justifica de todo investir num router novo?
Não há forma nenhuma de reduzir o ping? Tem mesmo a ver com a Vodafone?

Já agora, é possível fazer update do firmware do Smart Router 2.0?

Obrigado.
 
@MrPardal antes de pensares em routers pensa no que tens a nível de software/hardware e como o teu PC está ligado ao router da Vodafone.

Um bom PC "clean" ligado por cabo de rede ao router da Vodafone irá ter os melhores pings possíveis. Se não for possível melhor, é porque a Vodafone não dá melhor. Se achares que os teus pings estão fora dos parâmetros normais então tens que reportar essa situação.
 
Boas a todos,

Sou recente no forum e tenho me focado muito neste tópico ultimamente mas a extensão do mesmo e da informação disponível deixou-me algo confuso uma vez que não sou da área.

Por motivos extra ISP, (troca de residência, etc), vou fazer um novo contrato com a Vodafone com o objectivo de ter a melhor internet possível e serviço de televisão, (500/100 e VBoxPro 4K).

Fiz alguma pesquisa e tinha tudo relativamente encaminhado para usar o meu Router Asus RT-AX88U com Merlin substituído por completo o router da Vodafone uma vez que não uso telefone fixo.

Infelizmente, o pouco tempo disponível deixou-me passar uma informação importante atual. A Vodafone já não fornece ONT. Liguei para a Vodafone e foi-me dito que é possível fazer a instalação usando o meu router, mas sem o ONT, estou desconfiado que o técnico no dia agendado me vai colocar o Asus em modo bridge e é algo que não quero sendo suficiente para mim para cancelar o contracto.

Dito isto, as questões são, é possível? Se sim alguém me consegue ajudar de forma sucinta?

Obrigado
 
Boas a todos,

Sou recente no forum e tenho me focado muito neste tópico ultimamente mas a extensão do mesmo e da informação disponível deixou-me algo confuso uma vez que não sou da área.

Por motivos extra ISP, (troca de residência, etc), vou fazer um novo contrato com a Vodafone com o objectivo de ter a melhor internet possível e serviço de televisão, (500/100 e VBoxPro 4K).

Fiz alguma pesquisa e tinha tudo relativamente encaminhado para usar o meu Router Asus RT-AX88U com Merlin substituído por completo o router da Vodafone uma vez que não uso telefone fixo.

Infelizmente, o pouco tempo disponível deixou-me passar uma informação importante atual. A Vodafone já não fornece ONT. Liguei para a Vodafone e foi-me dito que é possível fazer a instalação usando o meu router, mas sem o ONT, estou desconfiado que o técnico no dia agendado me vai colocar o Asus em modo bridge e é algo que não quero sendo suficiente para mim para cancelar o contracto.

Dito isto, as questões são, é possível? Se sim alguém me consegue ajudar de forma sucinta?

Obrigado

Sim, só é possível com bridge. O Smartrouter tem ONT incorporado.

Penso é que a Vodafone acho que só faz isso a clientes empresariais, mas o @NightmareTuga ou o @PWP podem dar melhor informação sobre isso.
 
Última edição:
Bem... liguei novamente para a Vodafone e depois de ser reencaminhado para todos os números possíveis lá me deram uma resposta sincera mas que não me deixa muito convencido. Talvez mais envergonhada que outra coisa qualquer lá uma assistente técnica me disse que o melhor seria esperar pela visita do técnico e na altura então pedir a instalação do ONT uma vez que segundo ela, é um equipamento que quase obrigatoriamente o técnico tem consigo.

Ao que parece, desta forma, a Vodafone deu "autorização" para que o ONT seja instalado e portanto não vejo como pode não ser. Deixei também claro que sem ONT externo não há contrato e que seria uma deslocação em vão por parte do técnico.

Para reforçar ainda mais pedi para me adicionarem uma nota a carta de trabalho do agendamento onde diz claramente: "cliente requer instalação de ONT externo + router do próprio marca ASUS". Liguei mais tarde a confirmar e de facto foi adicionada.

Não sei o que posso fazer mais como cliente, acho que agora é ter um bocadinho de sorte mas... duvido.
 
Bem... liguei novamente para a Vodafone e depois de ser reencaminhado para todos os números possíveis lá me deram uma resposta sincera mas que não me deixa muito convencido. Talvez mais envergonhada que outra coisa qualquer lá uma assistente técnica me disse que o melhor seria esperar pela visita do técnico e na altura então pedir a instalação do ONT uma vez que segundo ela, é um equipamento que quase obrigatoriamente o técnico tem consigo.

Ao que parece, desta forma, a Vodafone deu "autorização" para que o ONT seja instalado e portanto não vejo como pode não ser. Deixei também claro que sem ONT externo não há contrato e que seria uma deslocação em vão por parte do técnico.

Para reforçar ainda mais pedi para me adicionarem uma nota a carta de trabalho do agendamento onde diz claramente: "cliente requer instalação de ONT externo + router do próprio marca ASUS". Liguei mais tarde a confirmar e de facto foi adicionada.

Não sei o que posso fazer mais como cliente, acho que agora é ter um bocadinho de sorte mas... duvido.

Se for assim, pelo menos é um principio ; eu acredito que este tipo de pedidos é tudo menos standard nos clientes, pelo que os técnicos até podem nem levar ONTs :S

Eu tenho dúvidas é sobre as tv box e o telefone se ficam a funcionar ; ou pretendes separar apenas o acesso internet ?
 
Pode ser só a internet para os PC´s. Se eventualmente tiver que ligar o SR em Bridge para facilitar a questão da box não é problema mas eu também facilmente configuro as vlans. Desde que me metam o ONT acho que me "desenrasco" com o resto de uma forma ou outra.
 
Yap... Fui enganado. Vou provavelmente terminar o acordo com a vodafone horas depois da instalação. No dia o técnico disse que já não existe ONT externo, que eles já não têm mesmo o equipamento mas que a Vodafone ao deixar aquela nota me tinha "desbloqueado" o modo Bridge. Sem muita vontade aceitei, (porque vão ser sempre 2 equipamentos seja com ou em ONT externo), fui testar e nada. Fui propositadamente enganado. Vai seguir queixa e ou reclamação.
 
Os onts apenas, nao sao muito caros, para quem quiser mesmo acho que vale o investimento.
Eu nao sei se é possivel, mas se ajudar um backup ou dump das configs, eu posso fornecer do meu.
 
Os onts apenas, nao sao muito caros, para quem quiser mesmo acho que vale o investimento.
Eu nao sei se é possivel, mas se ajudar um backup ou dump das configs, eu posso fornecer do meu.
É um Huawei HG8012H ?
Estou a pensar compra um ont, mas não vi esse Huawei em sitios confiáveis... também uvi m Ubiquiti , mas não sei se as configurações serão as mesmas.

De qualquer forma depende da boa vontade do técnico que instalar a fibra , não ?
 
Também pensei nisso, mas mesmo que o compres tens que ter alguma sorte com o técnico , digo eu.
Quanto aos ONT o modelo que usam é o que disse acima o Huawei HG8012H.

Alguém me consegue dar uma resposta mais afirmativa sobre isto? Porque eu neste momento estou para cancelar com a VDF. No entanto se conseguir o ONT e se de facto funcionar eu arrisco. Algum sitio "seguro" para fazer a compra?
 
Alguém me consegue dar uma resposta mais afirmativa sobre isto? Porque eu neste momento estou para cancelar com a VDF. No entanto se conseguir o ONT e se de facto funcionar eu arrisco. Algum sitio "seguro" para fazer a compra?
Ninguém te vai conseguir dar a certeza que procuras e não é uma coisa que consigas negociar no contrato se quer.
 
Alguém me consegue dar uma resposta mais afirmativa sobre isto? Porque eu neste momento estou para cancelar com a VDF. No entanto se conseguir o ONT e se de facto funcionar eu arrisco. Algum sitio "seguro" para fazer a compra?

Percebes o minimo de como configurar a rede?
Tens a chave de autenticação do ONT?

Ligar os cabos não é o suficiente.
 
Percebes o mínimo de como configurar a rede?
Tens a chave de autenticação do ONT?

Ligar os cabos não é o suficiente.

A primeira questão eu diria que sim, claro que não é só ligar cabos, isso sei, mas não sei o que consideras o mínimo.

Em relação a chave de autenticação do ONT penso que será mais fácil de conseguir do que a VDF me ajudar com o equipamento. Seja como for só avanço para o equipamento proprio caso de facto consiga a chave.

Quais seriam os passos assim por alto ou onde posso consultar tal questão?
 
Será que se eu for para um ONT diferente do instalado pela VDF consigo fazer a autenticação do mesmo? Por exemplo um Ubiquiti. Não tenho lido nada sobre a VDF mas com outros ISP, (não em PT), as vezes essa questão não é tão linear.
 
Talvez o ont tenha configs especificas do operador, daí que, pelo menos nos que usei, eram de instalações do proprio operador.

Sobre a configuração no teu router, basta vlan 100 e dhcp(segundo o que diz a vdf, mesmo para quem tenha ip fixo) na porta WAN.
Isto é o suficiente para internet, CATV tambem funciona, mas como sai diretamente do ONT não tem configurações especificas.

Se quiseres ter telefone e iptv tens de ter as vlans 101 e 105
 
Back
Topo