Substituir router Vodafone fibra

Esse modelo é um all in one… não dá para ver a SLID.
Para ver a pass de autenticação só acedendo por telnet.
Se a função estiver ativa no router basta aceder pela linha de comandos.

Efetuar login com as seguintes credenciais. Login: root Password: admin
Executar o comando: display password e aguardar que a mesma apareça. É um conjunto de 10 dígitos.
 
Para ver a pass de autenticação só acedendo por telnet.
Se a função estiver ativa no router basta aceder pela linha de comandos.

Efetuar login com as seguintes credenciais. Login: root Password: admin
Executar o comando: display password e aguardar que a mesma apareça. É um conjunto de 10 dígitos.
Hoje já é tarde mas amanhã pego num portátil e vou ver o que consigo.
Obrigado
 
Para ver a pass de autenticação só acedendo por telnet.
Se a função estiver ativa no router basta aceder pela linha de comandos.

Efetuar login com as seguintes credenciais. Login: root Password: admin
Executar o comando: display password e aguardar que a mesma apareça. É um conjunto de 10 dígitos.

Bom dia
No meu caso o endereço é o seguinte 192.168.1.254

Quanto ao telnet

image.png



Os comandos aceites são os seguintes:

WAP>?
amp clear
amp debug lswtable all
amp display efc
amp display l2act
amp display l2mac
amp display sfc
amp display userflow
amp show
backup cfg
clear poncnt dnstatistic
clear poncnt gemport upstatistic
clear poncnt upstatistic
debug bbsp
debug ddns
debug ifm
debug qoscfg
display access mode
display apmChipStatus
display apmpolicy
display batteryStatus
display boardItem
display boot
display cwmp debug
display deviceInfo
display epon ont info
display equipId
display equiptest status
display ethoam ma info
display ethoam md info
display ethoam mep info
display ethoam mep perf
display filter rf
display flow
display inner version
display lanmac
display macaddress
display machineItem
display msg-queue
display mu status
display ont config-restore info
display onu info
display optic
display optmode
display poncnt dnstatistic
display poncnt gemport upstatistic
display poncnt upstatistic
display productId
display rf config
display sn
display swm bootstate
display swm state
display sysinfo
display syslog
display telnet access
display timeout
display timer
display usb devList
display usb mntinfo
display userinfo
display vendorId
display version
display wanmac
display wlanmac
get battery alarm status
get bbsp customization info
get ethoam cfm stat
get ethoam debug switch
get ethoam mep stat
get l2 mac
get mac agingtime
get opm switch
get port config
get port isolate
get port mac numlimit
get port statistics
get rogue status
get testself
get wlan basic
get wlan wps
history
igmp clear statistics
igmp get debug switch
igmp get flow info
igmp get global cfg
igmp get iptv
igmp get multilmac
igmp get port multicast config
igmp get statistics
igmp set debug switch
load pack
logout
mgcp mg-config
mgcp mgc 1
mgcp mgc 2
napt cli
quit
reset
route get default
route get static
save data
save log
set cwmp debug
set ethoam debug
set ethportmirror
set oamdebug
set timeout
set userpasswd
set voicedebug
set voicedsploop
set voicelinetest
set voiceportloop
set voicesignalingprint
shell
su
system rollback
voice remote diagnose server set
voice remote diagnose set
vspa debug
vspa display confrence info
vspa display dsp running info
vspa display dsp state
vspa display mg if state
vspa display mg info
vspa display mgcp config
vspa display online user info
vspa display port status
vspa display signal scene info
vspa display signal scene list
vspa display user call state
vspa display user status
vspa mgc switch
vspa reset
vspa shutdown mg
 
Última edição:
Sim as VBOX precisam de acesso à internet como tal “acesso vlan100” é necessário. Tanto quanto sei esses asus fazem bridge de vlan tagged para untagged como tal não vai funcionar ( se fores a tua box actual deves ter um endereço de ip 10.x.x.x que pertence a rede iptv da VDF. Eu tive uma vbox pro 4K a funcionar mais de um ano no pfsense se qualquer problema sem grande dificuldade de configuração ( há um tópico aberto sobre isso …)

Quanto aceder ao ONT sim…é possível mas para quê? Aquilo não tem la configurações nenhumas relevante para além da autenticação ..

Ficam as instruções. Imagino que seja um Huawei ?

1. Desligar o ONT HG 8012 H da PON
2. Ligar cabo Ethernet do ONT a um PC
3. Alterar o endereçamento do PC para 192.168.100.69/24
4. Abrir web browser em http://192.168.100.1
5. User: root Password: 80%V0d@%W31%12 (em algumas versões de firmware mais antigas, User: root Password: admin)

Bom dia
O meu endereço é o 192.168.1.254

Consigo aceder via web browser

image.png


o problema são as passwords, tentei:

root/admin
root/80%V0d@%W31%12
vodafone/vodafone
vodafone/admin
telecomadmin/admintelecom
Admin/admin
none/admin
admin/none
/none/none
admin/password
user/user
admin/superonline
vodafone/admin1234
vodafone/user
vodafone/User

estas passwords andam pela internet, no meu caso nenhuma funciona
 
Testa esse 2 em ultimo caso "backup cfg"

Tentei o "display deviceInfo", e nada de SLID, quanto ao "display onu info", irei experimentar mais tarde, senão o pessoal cá de casa vai dar cabo de mim com a net a ir abaixo mais uma data de tempo 😁

Qual a ideia do "backup cfg"?
 
Última edição:
Tentei o "display deviceInfo", e nada de password, quanto ao "display onu info", irei experimentar mais tarde, senão o pessoal cá de casa vai dar cabo de mim com a net a ir abaixo mais uma data de tempo 😁

Qual a ideia do "backup cfg"?
uma pregunta removeste o cabo de fibra e reiniciar ONT?
 
User: Administrator pass: admin

Tenta configurar a placa de rede com:

Ip address: 192.168.1.100
mascara: 255.255.255.0
default getaway 192.168.1.254

O Ip do router 192.168.1.254

Esse ONT é muito antigo, o firmware deve ter sido atualizado e os dados de acesso também.
 
Uma nota em relação à história de configurar os routers Asus, que também é útil no geral:

Com ajuda da config disponibilizada pelo @Khack, deixo aqui um resumo (preliminar, podem faltar detalhes e pode haver coisas a mais, particularmente se for só para suportar Vbox ou só Mediaroom) do que é preciso configurar. Isto tudo no cenário com STB na mesma LAN de tudo o resto, para separar as STB é só meter uma rede à parte.

  1. LAN
    1. Mais ou menos a gosto, idealmente com DHCP server (obrigatório para Mediaroom)
  2. WAN
    1. Cliente DHCP na VLAN 100 para a internet, NAT para a LAN
    2. Cliente DHCP na VLAN 105 para IPTV, NAT para a LAN <--- Esta é a única configuração que não está disponível na GUI do AsusWRT Merlin)
    3. [VLAN 101 parece que não está configurada nos Huawei, mas continua a funcionar para VoIP. Diz-se algures por aqui que pela VLAN100/Internet funciona tudo na mesma.]
  3. DNS
    1. Há quatro domínios cujo DNS deve ser tratado pela Vodafone (87.103.119.196 e talvez 213.30.36.212; na VLAN 105):
      1. discovery.iptv.microsoft.com <--- Provavelmente só para STB mediaroom
      2. iptvdiscovery
      3. iptv.vodafone.pt
      4. iptvpoc.alu
    2. Há várias maneiras de lidar com isto.
      1. Atirar tudo para a Vodafone
      2. Usar o servidor no router/outro local e ir buscar estes domínios ao DNS da Vodafone <--- É isto que os Huawei fazem
        1. Neste caso, o melhor é adicionar uma rota estática para sair pela VLAN 105
      3. Configurar as STB (seja manualmente ou com overrides no DHCP) para usar o DNS da Vodafone
        1. Poderá haver chatices se o DNS da Vodafone der resultados diferentes na VLAN 100 e na VLAN 105 e precisar dos dois (e.g. AWS pela VLAN 100, IPTV pela VLAN 105). Só testando.
  4. Routing
    1. Rota estática para a rede 10.0.0.0/24 sair pela VLAN 105 (curiosamente é só /24, mas /8 também deve funcionar)
    2. Rota estática para os servidores DNS da Vodafone sairem pela VLAN 105, quando aplicável (ver DNS)
    3. Ligar o IGMP Proxy
      1. Curiosamente, o igmpproxy não parece precisar de configurações, porque o default é fazer proxy de tudo!
    4. Ligar IGMP snooping nos switches (integrados no router e quaisquer outros na rede).
  5. Firewall
    1. A config que recebi parece-me não ter nada da firewall, que deve ser tratado implicitamente nos Huawei
    2. Seja como for, é necessário abrir: <--- Pode não funcionar na GUI com a WAN de IPTV
      1. Multicast na VLAN 105 da rede 10.0.0.0/24 para a LAN
      2. ICMP e IGMP da LAN para a VLAN 105
      3. NTP da LAN para fora

Portanto, agora estou a ver como actualizar os scripts existentes para suportar isto, de preferência com o mínimo possível fora da GUI. Nesses scripts há muito mais endereços e gamas para o tráfego IPTV do que na config Huawei, talvez isso tenha sido consolidado nos últimos anos. No geral, parece-me não ser muito complicado de actualizar os scripts, mas arranjar a oportunidade de testar vai ser mais chato.
O cenário ideal que vejo é poder configurar só a WAN do IPTV com scripts, e resto ser tratado na GUI, mas não sei se será assim tão simples.
 
User: Administrator pass: admin

Tenta configurar a placa de rede com:

Ip address: 192.168.1.100
mascara: 255.255.255.0
default getaway 192.168.1.254

O Ip do router 192.168.1.254

Esse ONT é muito antigo, o firmware deve ter sido atualizado e os dados de acesso também.
Obrigado, irei experimentar essa combinação de user/password.
Em relação à placa de rede não tenho problema, usei outro endereço (69) mas o resto é igual, sem problema, tanto que acedi à página de acesso, só que foi ligando direto ao ONT, não sei se a tua sugestão era para ligar via router, mas achei que não era possível.
 
Obrigado, irei experimentar essa combinação de user/password.
Em relação à placa de rede não tenho problema, usei outro endereço (69) mas o resto é igual, sem problema, tanto que acedi à página de acesso, só que foi ligando direto ao ONT, não sei se a tua sugestão era para ligar via router, mas achei que não era possível.
Testa e dá feedback, existem outras contas mas julgo que a vdf as descontinuou. Conseguir aceder por telnet ao router é praticamente sorte, atualmente não é possível com os routers mais recentes.
 
Testa e dá feedback, existem outras contas mas julgo que a vdf as descontinuou. Conseguir aceder por telnet ao router é praticamente sorte, atualmente não é possível com os routers mais recentes.
Quando falas em aceder por telnet ao router, imagino que querias dizer aceder por telnet ao ONT, certo?
E de facto consigo aceder, mas para já não vejo nenhuma vantagem evidente pois não consigo obter o SLID, que é o que pretendo neste instante, em relação à interface http, acedo mas não consegui ainda entrar por causa da password, quando testar a informação que colocaste, darei feedback para aqui.
 
Back
Topo