Substituir router Vodafone fibra

Já sou cliente há uns 7 anos, e já tenho este contrato há mais de 1 ano, mais coisa menos coisa.

A questão não é a fidelização, isso já eu sei que vou ter de fazer nova, é mesmo conseguir manter os equipamentos que tenho (ONT + box HD) neste apartamento para o novo, não quero que me instalem o SmartRouter nem a VBox. Quer dizer, a VBox até gostava, mas tenho receio de não a conseguir por a funcionar no meu EdgeRouter (já tentei fazer o setup com IGMP Proxy descrito no tópico do pfSense, mas sem sucesso, já não sei que mais tentar), e como tal gostava de manter tudo o que tenho até ter a certeza que consigo por a VBox a funcionar (se não me deixassem nem ficar com o ONT, tenho sempre a hipótese de comprar um UFiber Loco, ou tentar arranjar um ONT HUAWEI algures, mas se fosse possível manter o que tenho, era preferível).
Isso só mesmo perguntando dizes que já tens equipamentos e que não te interessa troca. Eles normalmente não obrigam a fazer trocas.
 
Sim, eu tive exactamente essa experiencia na última renovação, mas como agora vai ser mudança de casa e instalação de um novo serviço, podem obrigar a devolver e instalar novos, não sei...
 
Semi-aplicável: Eu tenho ONT separado com o Technicolor v3 enfiado no armário desde 2015. No início do ano, quando foi para migrar para a Vbox, deram-me a seguinte conversa:
Ah e tal, para instalar Vbox temos de marcar também com instalação do Smart Router. Mas não precisa de fazer a troca do ONT+Router se depois na altura funcionar.
Chegou o técnico, eu expliquei a situação, e ele não levantou problemas. Até aturou um bom bocado até eu conseguir configurar o router para a Vbox (DNS!). Levou a STB mediaroom e ficou o ONT (mais o Technicolor).

Ou seja, perguntar e pedir!
 
O problema é que eu devia estar a conseguir configurar o meu EdgeRouter replicando a vossa configuração pfSense e não estou a conseguir, não sei porquê. Já tentei imensa coisa, mas simplesmente não funciona. Cheira-me a bugs no IGMP Proxy, ou nabice minha, mas já li e reli o tópico 100x, e já revi a minha configuração outras tantas.
 
Cheira-me a bugs no IGMP Proxy
Bem possível, é uma mina de bugs. Vê o post #3916 (mais uns dias e estamos no #4000).

Há duas categorias de problemas que são comuns, na minha experiência:
  1. igmpproxy
  2. DNS e routing
Quanto à primeira, nada como examinar os logs do igmpproxy. 90% (estimativa altamente científica) dos problemas são por ele não arrancar/estar em baixo. Fácil de descobrir, possivelmente fácil de corrigir. Atenção que há coisas que partem sem o igmpproxy, para além da passagem de unciast para multicast. Se bem me lembro, nas mediaroom os menus todos não funcionavam sem o igmpproxy a funcionar.

Em relação à segunda, eu junto as duas coisas porque os problemas se misturam, não tanto por terem muito a ver. A dificuldade fundamental é que algumas coisas de IPTV precisam absolutamente de fazer os lookups nos servidores DNS da Vodafone na VLAN105. O mesmo servidor pela VLAN100 pode não responder. Ainda por cima, isto é daquelas coisas mesma chatas de fazer debug porque algumas coisas vão funcionando e o sinal perde-se no ruído.

DNS
  1. Há quatro domínios cujo DNS deve ser tratado pela Vodafone (87.103.119.196 e talvez 213.30.36.212; na VLAN 105):
    1. discovery.iptv.microsoft.com <--- Provavelmente só para STB mediaroom
    2. iptvdiscovery
    3. iptv.vodafone.pt
    4. iptvpoc.alu
  2. Há várias maneiras de lidar com isto.
    1. Atirar tudo para a Vodafone
    2. Usar o servidor no router/outro local e ir buscar estes domínios ao DNS da Vodafone <--- É isto que os Huawei fazem
      1. Neste caso, o melhor é adicionar uma rota estática para sair pela VLAN 105
    3. Configurar as STB (seja manualmente ou com overrides no DHCP) para usar o DNS da Vodafone
      1. Poderá haver chatices se o DNS da Vodafone der resultados diferentes na VLAN 100 e na VLAN 105 e precisar dos dois (e.g. AWS pela VLAN 100, IPTV pela VLAN 105). Só testando.

Sugestão: Configura o DNS normalmente, como te der jeito - resolver, forwarder de algo tipo Google ou OpenDNS, tanto faz. Mas depois configura o override dos quatro domínios para os da Vodafone e adiciona a rota estática para esses saírem pela VLAN105.
 
@ericloewe A última configuração que tentei está altamente detalhada aqui, será que podes dar uma vista de olhos e ver o que estou a fazer de errado ou o que me está em falta?

Mas depois configura o override dos quatro domínios para os da Vodafone e adiciona a rota estática para esses saírem pela VLAN105.
Acho que não preciso de fazer override, pois no EdgeRouter consigo especificar quais são os servidores de DNS que devem ser usados para determinada subnet, e como uso uma subnet própria para a rede da Vodafone, basta indicar quais são os DNS da Vodafone aí (ver passo 2 no link da minha configuração).

Contudo, acho que nunca cheguei a adicionar a rota estática para mandar os servidores DNS da Vodafone sair pela VLAN105. Já é um ponto que pode estar em falta na minha configuração. E depois de ver o post que linkaste, também não tenho rotas estáticas para a subnet 10.0.0.0/24 sair pela VLAN105, e também tenho de verificar a questão do IGMP Snooping, pois o meu EdgeRouter é um modelo que faz de switch. Por fim, também posso ter algo de errado nas regras de Firewall, e não percebo bem a parte "Multicast na VLAN 105 da rede 10.0.0.0/24 para a LAN", podes explicar?
 
Bem, depois de tanto batalhar e perder quase um dia inteiro em testes, acho que consegui perceber onde estavam os meus problemas, que eram vários. Vamos lá por partes.

Problema 1...

Faltava-me uma configuração de NAT bastante importante:
Código:
service {
    nat {
        rule 5010 {
            log disable
            outbound-interface eth9.100
            protocol all
            type masquerade
        }
        rule 5020 {
            log disable
            outbound-interface eth9.105
            protocol all
            type masquerade
        }
    }
}
Sempre tive aquela regra 5010, mas a regra 5020 é nova. Ambas fazem a mesma coisa, que, no fundo, se resume a traduzir um intervalo de endereços privado para um único endereço IP público. Sem a regra 5010 não tenho Internet, sem a regra 5020 não tenho IPTV, porque não existe qualquer tradução dos IPs privados da minha LAN e da Box para os IPs públicos.

Pergunta: Antes de ter as rotas estáticas configuradas reparei que tráfego da minha LAN (10.0.10.0/24) era apanhado pela regra 5020, após configurar as rotas estáticas deixou de o ser. Eu posso colocar filtros nestas regras, para só dar importância ao tráfego que interessa, ou seja, na regra 5010 podia filtrar para só dar importância a tráfego da LAN, na regra 5020 podia filtrar para só dar importância ao tráfego da Box. Será que vale a pena? Não terá impacto na performance?

Continuando para o problema 2...

Há uns comentários aí pelo forum (até acho que um deles era teu @ericloewe) onde indicava que o IP local da Box não podia ser qualquer um, e no meu caso observei exactamente isto porque estava a usar algo diferente. Mas só consegui que a IPTV funcionasse com isto:
Código:
service {
    dhcp-server {
        shared-network-name Vodafone {
            authoritative disable
            subnet 192.168.1.254/24 {
                default-router 192.168.1.254
                dns-server 87.103.119.196
                dns-server 213.30.36.212
                lease 86400
                start 192.168.1.65 {
                    stop 192.168.1.100
                }
            }
        }
    }
}
Ou seja, o IP da box precisa de estar na subnet 192.168.1.254/24, não sei se funciona com um range de IPs diferentes, mas este é o comum usado por todos os guias, por isso também o usei. Está a funcionar, não mexo mais nesta parte.

Problema 3...

O @bassopt sempre comentou que para ele bastava ter o 10.0.0.0/8 no upstream do IGMP Proxy, mas eu precisei de ter também o 224.0.0.0/4, tal como o @passado tem na sua configuração. A minha acabou por ficar assim:
Código:
protocols {
    igmp-proxy {
        interface eth8 {
            alt-subnet 192.168.1.0/24
            role downstream
            threshold 1
        }
        interface eth9.105 {
            alt-subnet 10.0.0.0/8
            alt-subnet 224.0.0.0/4
            role upstream
            threshold 1
        }
    }
}
Segundo os meus testes, sem a subnet 224.0.0.0/4, o pause e o passar para a frente/traz não funcionava lá muito bem, e aparecia uma mensagem de erro no ecrã ao carregar nesses botões no comando.

Finalmente, problema 4...

Precisei de várias rotas estáticas para ter o IPTV a funcionar a 100%. Sem estas todas, a Box simplesmente dava erro e nunca chegava a dar qualquer imagem. Ficou assim:
Código:
protocols {
    static {
        route 10.20.0.0/16 {
            next-hop 10.65.0.1 {
            }
        }
        route 87.103.119.196/32 {
            next-hop 10.65.0.1 {
            }
        }
        route 95.136.4.0/23 {
            next-hop 10.65.0.1 {
            }
        }
        route 213.30.36.212/32 {
            next-hop 10.65.0.1 {
            }
        }
    }
}
Testei inicialmente com 10.0.0.0/24 e 10.0.0.0/8, mas esta ultima nem se quer ia poder usar porque entra conflito com as minha LAN (aliás, tenho várias: 10.0.10.0/24, 10.0.80.0/24, e 10.0.90.0/24). Activei os logs no NAT e observei os IPs de destino usados pela Box. As rotas acima foi as conclusões que cheguei ser necessário, isto para a box HD (é a mediaroom, certo?).

Aquele "next-hop 10.65.0.1" faz-me um pouco de confusão, mas é o "router IP" da Box. Não consigo simplesmente dizer "vai pelo eth9.105", tentei dessa forma, mas não dava nada, precisei mesmo de especificar o router IP dessa forma. Isto faz-me confusão porque se algum motivo a minha Box ficar fora dessa gama de IPs (isto é, 10.65.x.x, não me lembro da subnet ao certo, mas acho que era /17 ou /19, qualquer coisa assim), o IPTV vai deixar de funcionar, obrigando-me a reconfigurar isto. Não sei se haverá outra forma de configurar isto, mas não consegui.

E pronto, foi este o meu dia... Agora falta-me é fazer uma fusão da configuração mínima que tinha para ter Internet na minha LAN principal e IPTV na box, com a configuração completa que tenho para toda a minha rede, e garantir que tudo continua a funcionar como esperado. Por exemplo, durante os testes, desactivei completamente a firewall (deixei passar tudo) para que isso não fosse um problema durante os testes. Agora que já consegui por a funcionar, tenho de fazer uns tweaks aí, e noutros sitios.

Ainda me espera uns bons dias de trabalho, mas não vai ser para já...
 
Acho que não preciso de fazer override, pois no EdgeRouter consigo especificar quais são os servidores de DNS que devem ser usados para determinada subnet, e como uso uma subnet própria para a rede da Vodafone, basta indicar quais são os DNS da Vodafone aí (ver passo 2 no link da minha configuração).
Não chega, na VLAN105 o DNS não responde sempre correctamente para coisas que não são IPTV.
Atenção: Não quero afirmar que nunca funcionará, mas a minha experiência não foi positiva.

A última configuração que tentei está altamente detalhada aqui,
O primeiro problema que salta à vista é que a WAN do IPTV também tem de estar configurada com cliente DHCP.

não percebo bem a parte "Multicast na VLAN 105 da rede 10.0.0.0/24 para a LAN", podes explicar?
É preciso deixar passar:
  1. O tráfego IGMP vindo da WAN IPTV (para o igmpproxy responder aos queries)
  2. O tráfego UDP vindo da rede 10.0.0.0/24 (ou /8, mas 24 parece funcionar sem chatices) para as subnets de multicast
 
minha LAN (10.0.10.0/24)
Atenção que a Vodafone poderá ter coisas nessa subnet (toda a 10.0.0.0/8 está "reservada", no sentido de haver para lá coisas). Pelo sim pelo não, é melhor usar a 192.168.0.0/16 e a 172.16.0.0/12.

Há uns comentários aí pelo forum (até acho que um deles era teu @ericloewe) onde indicava que o IP local da Box não podia ser qualquer um, e no meu caso observei exactamente isto porque estava a usar algo diferente. Mas só consegui que a IPTV funcionasse com isto:
Código:
service {
dhcp-server {
shared-network-name Vodafone {
authoritative disable
subnet 192.168.1.254/24 {
default-router 192.168.1.254
dns-server 87.103.119.196
dns-server 213.30.36.212
lease 86400
start 192.168.1.65 {
stop 192.168.1.100
}
}
}
}
}
Ou seja, o IP da box precisa de estar na subnet 192.168.1.254/24, não sei se funciona com um range de IPs diferentes, mas este é o comum usado por todos os guias, por isso também o usei. Está a funcionar, não mexo mais nesta parte.
Comigo funciona sem problemas na 192.168.30.0/8 (acho que .50 ou .60). De facto há quem fale dessa limitação, mas no meu caso não confirmo.

O @bassopt sempre comentou que para ele bastava ter o 10.0.0.0/8 no upstream do IGMP Proxy, mas eu precisei de ter também o 224.0.0.0/4, tal como o @passado tem na sua configuração.
Confere, eu por acaso tenho as seguintes subnets:
10.0.0.0/8, 224.0.0.0/4, 87.103.0.0/17
(A última é capaz de ser redundante)
Alternativamente, também deve dar para ter tudo vazio nos upstream, mas nunca testei assim.

Precisei de várias rotas estáticas para ter o IPTV a funcionar a 100%. Sem estas todas, a Box simplesmente dava erro e nunca chegava a dar qualquer imagem. Ficou assim:
route 95.136.4.0/23 { next-hop 10.65.0.1 { } }
Esse é estranho, conseguiste perceber o que passava por lá?

a box HD (é a mediaroom, certo?).
Sim, as não-vbox usam todas a plataforma Mediaroom, originalmente da Microsoft, entretanto tem andado um pouco às voltas. As vbox parece que são desenvolvimento in-house do grupo Vodafone para usos nos vários países.

Aquele "next-hop 10.65.0.1" faz-me um pouco de confusão, mas é o "router IP" da Box. Não consigo simplesmente dizer "vai pelo eth9.105", tentei dessa forma, mas não dava nada, precisei mesmo de especificar o router IP dessa forma.
Pois, o pfSense e OPNsense têm uma opção para usar o gateway da interface, obtido por DHCP.
 
Não chega, na VLAN105 o DNS não responde sempre correctamente para coisas que não são IPTV.
Atenção: Não quero afirmar que nunca funcionará, mas a minha experiência não foi positiva.
Pelo sim, pelo não, adicionei os DNS às rotas estáticas na mesma.

O primeiro problema que salta à vista é que a WAN do IPTV também tem de estar configurada com cliente DHCP.
Certo, esse devia ter sido o "problema 1" acima, esqueci-me desse...

  1. O tráfego IGMP vindo da WAN IPTV (para o igmpproxy responder aos queries)
  2. O tráfego UDP vindo da rede 10.0.0.0/24 (ou /8, mas 24 parece funcionar sem chatices) para as subnets de multicast
A ter isso em conta quando tiver de configurar a firewall...

Atenção que a Vodafone poderá ter coisas nessa subnet (toda a 10.0.0.0/8 está "reservada", no sentido de haver para lá coisas). Pelo sim pelo não, é melhor usar a 192.168.0.0/16 e a 172.16.0.0/12.
Enquanto não for realmente necessário, não vai acontecer. Já tenho a minha rede de casa toda configurada nas subnets que enunciei, e não estou para mudar agora. Só de pensar no trabalho que me ia dar, fico doente. Mas até ver, parece que só usam a 10.20.x.x, comigo, pelo menos.

Comigo funciona sem problemas na 192.168.30.0/8 (acho que .50 ou .60). De facto há quem fale dessa limitação, mas no meu caso não confirmo.
Se calhar porque continuavas na 192.168.x.x, eu estava a testar com 10.0.105.x.

Alternativamente, também deve dar para ter tudo vazio nos upstream, mas nunca testei assim.
Eu testei várias combinações, nomeadamente vazio em alguns sítios, mas não testei todas as combinações. Só consegui que funcionasse da maneira que pus.

Esse é estranho, conseguiste perceber o que passava por lá?
Não tenho conhecimento suficiente para saber como analisar isso, os logs que vi apenas indicavam o IP da fonte (Box) e destino (esse 95.x.x.x, entre outros). A verdade é que tinha experimentado várias vezes sem esse 95 (porque nunca foi mencionado), e só quando activei os logs e vi para onde é que a Box queria comunicar, é que reparei nesse e decidi testar, foi quando começou a funcionar para mim. Também encontrei referência a esse IP aqui: https://github.com/EditioN-/tomato-vodafone-iptv-scripts/blob/master/dhcpevent.sh

Pois, o pfSense e OPNsense têm uma opção para usar o gateway da interface, obtido por DHCP.
Acho que isso não é possível no EdgeRouter, mas tenho de investigar. Mas já vi configs no passado (de operadores de IPTV de outros países), onde a malta tinha um pequeno script para adicionar a rota com o IP certo, também pode ser uma hipótese.

Conclusão, ainda vou ter muito para testar e explorar até chegar à configuração "final".
 
Se calhar porque continuavas na 192.168.x.x, eu estava a testar com 10.0.105.x.

Não podes ter a Lan onde está ligada box numa gama 10.x.x.x aquilo baralha-se tudo. Provavelmente por causa de estar usar 10.0.0.0/8 como upstream do IGMP proxy. Pelo menos no pfsense isso acontecia comigo.

Também tinha duas redes e a rede dedicada a iptv em 10.x.x.x e acabei por mudar tudo para 192.168.x.x para não ter chatices. Não é que dê uma trabalheira por aí além heheheh. A excepção da NAS e do Proxmox com IP fixo definido nas máquinas . tenho tudo em DHCP com atribuição de IP fixo por MAC adddress.. em meia hora resolvi 0 assunto:)
 
Não podes ter a Lan onde está ligada box numa gama 10.x.x.x aquilo baralha-se tudo. Provavelmente por causa de estar usar 10.0.0.0/8 como upstream do IGMP proxy. Pelo menos no pfsense isso acontecia comigo.
:)
Faz sentido, na altura nem me passou pela cabeça isso. Mas como no meu caso a coisa não funciona devido a inúmeros problemas, era difícil perceber que essa era um dos problemas. Daí que tentei configurar tudo do zero, passo a passo, e usar os valores que a malta usava, e só no fim alterar para ficar ao meu gosto.

A excepção da NAS e do Proxmox com IP fixo definido nas máquinas . tenho tudo em DHCP com atribuição de IP fixo por MAC adddress.. em meia hora resolvi 0 assunto
:)

Mas eu tenho bastantes máquinas/devices tudo com IPs fixos definidos em bastantes sítios (aliás, não uso qualquer IP dinâmico, nem no WiFi, apenas guests é que entram no DHCP) e no meu caso ia ser meia hora x 10, não tenho tempo nem paciência para isso. E nem se quer quero fazer essa alteração, para ser sincero.

De qualquer forma, com a configuração que tenho duvido que haja qualquer conflito. Só vai dar conflito se a box deixar de funcionar e formos a ver e preciso de mais rotas estáticas que entrem em conflito com a minha LAN, caso contrário, não vai dar chatices. E para além disso, estou a explorar umas ideias de configurar isto sem rotas estáticas, e sem qualquer conflito. Mais isso vai ficar para um dia mais tarde que eu esta semana vou estar de férias.
 
Mas eu tenho bastantes máquinas/devices tudo com IPs fixos definidos em bastantes sítios (aliás, não uso qualquer IP dinâmico, nem no WiFi, apenas guests é que entram no DHCP) e no meu caso ia ser meia hora x 10, não tenho tempo nem paciência para isso. E nem se quer quero fazer essa alteração, para ser sincero.

De qualquer forma, com a configuração que tenho duvido que haja qualquer conflito. Só vai dar conflito se a box deixar de funcionar e formos a ver e preciso de mais rotas estáticas que entrem em conflito com a minha LAN, caso contrário, não vai dar chatices. E para além disso, estou a explorar umas ideias de configurar isto sem rotas estáticas, e sem qualquer conflito. Mais isso vai ficar para um dia mais tarde que eu esta semana vou estar de férias.
Eu também tenho tudo em IP fixo a excepção do telefone iPad e portátil. Só que eu defino os IPs directamente no pfsense por MAC address. É bem mais fácil se for preciso alterar uma subnet por exemplo. Desvantagem é que se o router falhar e por alguma a máquina perder o IP perde-se acesso. Enquanto IP fixo directamente na máquina não.. dai eu ter IP fixo proxmox, onde tenho o pfsense virtualizado e na NAS onde tenho backups do proxmox. Assim houver algum problema pelo menos a essas duas tenho sempre acesso.
 
Ninguém pode responder a isso por ti, tu é que sabes aquilo que valorizas mais.

No final do ano vou mudar de casa, se a Vodafone não me deixar ficar com o equipamento que tenho na mudança (ONT), e isso é o mais provável, passo para a MEO para conseguir usar o modo bridge. Nem quero saber aquilo que terei de pagar para rescindir o contrato, mas recuso-me a usar o router deles para gestão da minha rede interna.

Mas cada um sabe de si.

Eu uso a mesma estrategia e foi precisamente por causa desta configuração.
A minha lan era a 192.168.1.0/24 e so consegui meter a funcionar quando atribui esta lan onde tenho a box
Como tive de alterar tudo aproveitei e meti tudo centralizado no Pfsense por Mac excepto o proxmox e interface de gestão da HP
 
Pessoal parabéns pelo tópico, não percebo nada do assunto e li mais de 50 páginas ficando super entusiasmado mas com medo.
Vou instalar VDF na próxima semana com uma instalação de raiz com Smart Router 3.0 / Super Wi-Fi e VBOX Pro4k, tenho apenas 1 Switch na sala para ligar mais RJ45 à PS5, Box Z8 (IPTV) e Smart TV.

O que devia ter em atenção ou pedir ao técnico, eu apenas sei fazer o básico e tenho receio de não ter a Box da IPTV tão bem na rede como a que tenho agora na MEO em que 1 user ajudou-me a configurar tudo.

Que dicas podem dar-me e será que existe alguém que consiga dar-me uma "mãozinha" numa tarde, abraço.
 
Pessoal parabéns pelo tópico, não percebo nada do assunto e li mais de 50 páginas ficando super entusiasmado mas com medo.
Vou instalar VDF na próxima semana com uma instalação de raiz com Smart Router 3.0 / Super Wi-Fi e VBOX Pro4k, tenho apenas 1 Switch na sala para ligar mais RJ45 à PS5, Box Z8 (IPTV) e Smart TV.

O que devia ter em atenção ou pedir ao técnico, eu apenas sei fazer o básico e tenho receio de não ter a Box da IPTV tão bem na rede como a que tenho agora na MEO em que 1 user ajudou-me a configurar tudo.

Que dicas podem dar-me e será que existe alguém que consiga dar-me uma "mãozinha" numa tarde, abraço.
Nada. Basta ligar o switch ao smart router e está feito. A box pode ser ligada directamente ao router ou ao switch desde que o switch support IGMP scooping .. ainda para a vbox pro 4K tem Wi-Fi por isso não é de todo um problema.... Imagino que não hajam portas abertas nem nada, de qualquer forma isso não é com o técnico.
 
IGMP scooping
IGMP snooping, para facilitar a pesquisa.

O que devia ter em atenção ou pedir ao técnico, eu apenas sei fazer o básico e tenho receio de não ter a Box da IPTV tão bem na rede como a que tenho agora na MEO em que 1 user ajudou-me a configurar tudo.
IPTV da Vodafone? Só ver o post acima. IPTV de outro provider? Provavelmente não será simples. Streaming on-demand (os Netflixes, Youtubes e Disney+ desta vida, entre outros)? Nada de diferente em relação a qualquer outro dispositivo.
 
Nada. Basta ligar o switch ao smart router e está feito. A box pode ser ligada directamente ao router ou ao switch desde que o switch support IGMP scooping .. ainda para a vbox pro 4K tem Wi-Fi por isso não é de todo um problema.... Imagino que não hajam portas abertas nem nada, de qualquer forma isso não é com o técnico.

O Switch que tenho é o TL-SG105E.

Em termos de configurações de Wi-Fi, canais etc deixo tudo standard?

Devia fazer algum pedido "especial" ao técnico?

IPTV da Vodafone? Só ver o post acima. IPTV de outro provider? Provavelmente não será simples. Streaming on-demand (os Netflixes, Youtubes e Disney+ desta vida, entre outros)? Nada de diferente em relação a qualquer outro dispositivo.

IPTV através de uma Box Z8, qual a melhor foma de configurar tudo para evitar os habituais bloqueios pela operadora? Na MEO o user ajudou-me a configurar a rede e nunca mais tive problemas.
 
Hello.

I don't know the Portuguese language and need your help with Vodafone PT.
I have pre-installed the Unifi system (cameras+dream machine+swith) and fiber via Vodafone. All works great but I want to delete it from my system Vodafone Router. But phone support said that it is not possible. And really, I've tried to connect fiber cable to the Dream Machine - no internet.

I've tried to translate the last 10 pages and see, that you have a decision but I don't understand how.
 
You would need a compatible ONT, either standalone or in an SFP form factor, with a compatible router. You would then need to authenticate the ONT with the network using the credentials hidden away inside Vodafone’s router - general consensus is that the most practical solution is to get it from an installer, which means creating an excuse for a visit and tipping well.

From there, you would need to configure the router proper. At a minimum and without TV, that means setting up the WAN on VLAN100. IPTV support is trickier, not 100% documented and subject to change - but it is doable.
 
Back
Topo