Substituir router Vodafone fibra

6.1.
Entao com o Telnet entramos no Thomson com o IP (DEFAULT) 192.168.1.254 e fazemos log in como "Administrator"
6.2.
Corremos estes comandos para termos acesso "ROOT" (nao se esqueçam dos Dois Pontos ":")

:script add name addroot command "user add name vodafone password vodafone role root descr ROOT"

:script run name addroot pars ""

:saveall

Após o saveall vai demorar um pouco têm de ESPERAR!

Quando aparecer o ADMINISTRATOR escrevem: exit

6.3.
Entram na GUI do Thomson em 192.168.1.254:

Fazem MUDAR DE UTILIZADOR no Thomson e fazem log in com:
User: vodafone
Password: vodafone

Já tentaste com o user vodafone/vodafone? Não sei se dá para o que tu queres, mas tem mais opções!

EDIT: Ok já vi que conseguiste asim!
 
Última edição:
Mas achas que vai gerar problemas ter todos os serviços juntos na mesma lan? Uma rede gigabit não terá largura de banda suficiente para os vários serviços "espernearem" á vontade?

Eu nem me apercebi mas basicamente isso que estás a falar é o que eu estou agora a finalizar no draytek... :) Seja como for, o problema de estar tudo junto não é uma questão de largura de banda...é uma questão de controlo sobre todos os serviços...algo que não é linear. Só para te dar uma ideia do que é necessário: rapt (aka napt) e full cone nat (aka 1-to-1 nating), igmp proxy c/ snooping e isto só para iptv.

A parte da vlan 100, foi fácil de configurar através da página web do pfsense.A vlan 101, numa outra máquina virtual, é que não esta a apanhar ip da rede de voz não sei porque carga de água.Talvez por ter a VM do PFSENSE com a VLAN100 em paralelo.

Basicamente queres que o interface eth0 (eth0 = "wan") não tenha ip/vlan e que subinterface (101) ganhe um ip do dhcp server existente na vlan 101 via dhcp ou seja: eth0.101= ip voip...e queres isto porque não podes ter a mesma vlan 100 configurada em dois dispositivos em simultâneo (a vf não autoriza, isto porque senão terias o dobro da largura de banda). Portanto e em análise final o que pretendes chama-se VLAN over IP Unnumbered Subinterface. Googla :) (dica: vais ter de fazer forward pelo loopback ;))


Caso não consiga avançar com esta ideia, e tenha mesmo de usar o thomsnon para voz+tv, será que dá para por um cabo UTP a ligar o thomson a um switch, e nesse switch ligar um pc e a STB ao mesmo tempo? Ou é melhor seguir a dica do nunorsilva e dividir os pares do cabo UTP?

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos!


Isso está para aí uma confusão...:confused: Se tens a internet separada do thomson, para que queres ligar um pc a um switch o qual está ligado ao thomson, o qual por sua vez não tem serviço de internet? (está no pfense, correcto?) :p
 
Última edição:
Já vi que me estou a meter num filme, e pelos vistos de terror.Ainda por cima tenho a rede interna de casa na gama de IPs 10.0.0.X, o que vai "encalhar" com os ips das Vlans de TV e VOZ.Para alem de ter de mudar a netmask para 255.255.255.0 ia ser um pesadelo para configurar os roteamentos.

Vou deixar então o thomson com TV+Voz, Visto este só ter tido mau desempenho na net (tinha de reiniciar todos os dias!).o PFsense está 5 estrlas a gerir a NET!

Para ter o Thomson em paralelo com o PFsense basta só ligar os 2 na ONT (tenho o Huawei, logo não preciso de switch), e desactivar a net no thomnson correcto?

Isso está para aí uma confusão...:confused: Se tens a internet separada do thomson, para que queres ligar um pc a um switch o qual está ligado ao thomson, o qual por sua vez não tem serviço de internet? (está no pfense, correcto?) :p

Tenho o ONT num quarto.Nesse quarto está também o servidor com PFSENSE.A STB será para ficar na sala, onde tenho tabém um media center e um switch.

Ora como já tenho um cabo ethernet a passar nos tubos da parede, a ligar a sala ao tal quarto, queria aproveita-lo para ligar a STB e o M.Center.

|pfsense|->|Switch|<-|Thomson|
_____________^
|
| <-cabo ethernet existente que liga a sala ao quarto, passando através da parede
|
|
|
| |PC media center|->|Switch|<-|STB|
|
|______________________^
 
Última edição:
O Draytek 2130 já está a funcionar quase a 100%; há ainda umas afinações na parte de voz uma vez que na única chamada que fiz ouvia (só eu) uns ruídos estranhos.

Devo dizer que a minha dica para usar apenas 2 pares do cabo UTP é funcional apenas se o router tiver a porta WAN a 10/100Mbps. Se for a 10/100/1000Mbps (como é o Draytek 2130) devem-se usar os 4 pares. Pelo menos eu não consegui fazer com que o ONT e o router se vissem com o cabo como tinha. Com o Thomson tudo funcionava bem, mas só refazendo as fichas RJ45 e usando os 4 pares é que consegui com que ambos comunicassem.

O Keeper tinha portanto, razão quanto aos 1000Mbps full duplex :)
 
Acho q encontrei o sitio certo para tirar as minhas questoes. Apos ler todo o topico fiquei um pouco mais sabio em relaçao a esta questao, no entanto ainda tenho algumas duvidas.
A minha intensao e ter o thomson para tv e telefones e adquirir um router mais barato para a net, pelo que percebi apenas me interessa a vlan100, so que nem todos os routers teem tantas vlans. Se comprar um router qlq com broadcom que seja compativel cm dd-wrt, posso fazer o que pretendo ou ha outros factores a ter em conta?

Obrigado
 
Acho q encontrei o sitio certo para tirar as minhas questoes. Apos ler todo o topico fiquei um pouco mais sabio em relaçao a esta questao, no entanto ainda tenho algumas duvidas.
A minha intensao e ter o thomson para tv e telefones e adquirir um router mais barato para a net, pelo que percebi apenas me interessa a vlan100, so que nem todos os routers teem tantas vlans. Se comprar um router qlq com broadcom que seja compativel cm dd-wrt, posso fazer o que pretendo ou ha outros factores a ter em conta?

Obrigado

Há outros factores a ter em conta. vê isto. Não é linear.
 
Acho q encontrei o sitio certo para tirar as minhas questoes. Apos ler todo o topico fiquei um pouco mais sabio em relaçao a esta questao, no entanto ainda tenho algumas duvidas.
A minha intensao e ter o thomson para tv e telefones e adquirir um router mais barato para a net, pelo que percebi apenas me interessa a vlan100, so que nem todos os routers teem tantas vlans. Se comprar um router qlq com broadcom que seja compativel cm dd-wrt, posso fazer o que pretendo ou ha outros factores a ter em conta?

Obrigado

Pode sempre meter o PFsense num PC antigo que tenhas, e depois usar um router wirless qualquer.A desvantagem é mesmo a factura da luz, e eventualmente o ruído gerado pela máquina.
 
entao para ficar descansado tenho d comprar um cm broadcom 53115?

Bem...o que queres saber é difícil de responder. O que é garantido em relação ao broadcom 53115 - e após se ter martelado o seu módulo/driver de switching (switch_robo) - é que se consegue endereçar até à vlan 1024. De notar no entanto, que não se sabe se dá até à 4096.

Seja como for, aconselhava-te a procurares primeiro o router que gostavas de adquirir e só depois é que deverias te preocupar se faz isto ou aquilo, investigando no site da dd-wrt/openwrt se existe suporte para o que pretendes/procuras. Adicionalmente e paralelamente, aconselho-te a ver se o próprio sistema operativo do fabricante terá já ou não suporte para o 802.1q...(pode-se dar o caso que o fabricante tenha feito um S.O. com suporte para tal e não existir suporte para o hardware por parte do dd-wrt/openwrt).

Seja como for, se queres sugestões de routers testados que funcionam com a vodafone, então aqui estão:

- Asus RT-N16 (precisa de patching ao switch_robo)
- Linksys E3000 (precisa de patching ao switch_robo)
- Linksys 610N v2 (precisa de patching ao switch_robo)
- Draytek 2130 (vn) - suporte nativo para 802.1q. (wan tagging e port tagging <- funcionalidade escondida).
- ASUS RT-N56U (firmware >= 1.0.1.7f, já faz vlan tagging)
 
Última edição:
Ola a todos,

Gostaria de usar o meu Draytek 2130n no Sapo Fibra que tenho no que respeita ao telefone.
Como este modelo não tem Voip após ler um pouco vi que usar o PAP2 é o caminho a seguir.
Alguem me pode indicar qual a configuração/tweaks a usar neste sentido ?
Não queria ligar o thomson só para o voip mas se for o caso podem me ajudar sff ?

Obrigado.
 
Descobri hoje que com o Draytek 2130 o número que liga não aparece no telefone... voltei a colocar o Thomson e o CallerID já é exibido no telefone cá de casa.

Há alguma opção que precise de activar no Draytek para que a identificação de quem liga passe para o telefone? Andei à procura mas não encontrei nada. Nos logs do Draytek aparecem lá os números; não passam é para o telefone.... :/

EDIT:
Já descobri :)

No meu caso, a opção selecionada deverá ser FSK_ETSI no lugar do DTMF:

capturarli.jpg
 
Última edição:
Curiosidade, novidades/avanços nas investigações do Keeper com o Draytek ? :)

@gjbarradas - Estás a usar as versões oficiais da Asus no RT-N56U ? Ou o firmware não oficial: http://code.google.com/p/rt-n56u/

Reparei que nas versões mais recentes do firmware não oficial encontro algo tipo:

Special Requirement from ISP:
Select ISP (VLAN Mode): Na dropdown temos as opções para os ISP's de alguns países e duas opções diferentes: --> Manual VLAN Filter e Manual VLAN Filter + Partitions.

Não consigo perceber a diferença entre ambos, sei que estou a usar a 2ª apenas o VID para Internet.
Mas estou curioso se por acaso isto não seria "possível" de por a trabalhar como no caso do Draytek, com estas opções ou até mesmo fazer um request no site do tipo que está a lançar o firmware não oficial para suportar a Vodafone Fibra como ISP (à semelhança dos que estão naquela lista.).

Just wondering :D
 
Hmmm.. Tenho andado atento a este post.. Estou a pensar mandar vir um Draytek para tomar o lugar do Linksys (E3000) que cá tenho, mas.... Eh pá... onde é que vocês estão a ligar a ficha do telefone? :| Porque se bem entendo o esquema, o E3000 também dá para por a funcionar TV/NET/TLF certo?

E será melhor o Draytek ou o E3000 para ter os 3 serviços?

Alguém me pode dar uma ajudinha nisto?

Thx!
 
Hmmm.. Tenho andado atento a este post.. Estou a pensar mandar vir um Draytek para tomar o lugar do Linksys (E3000) que cá tenho, mas.... Eh pá... onde é que vocês estão a ligar a ficha do telefone? :| Porque se bem entendo o esquema, o E3000 também dá para por a funcionar TV/NET/TLF certo?

E será melhor o Draytek ou o E3000 para ter os 3 serviços?

Alguém me pode dar uma ajudinha nisto?

Thx!

Boas,

Tens o E3000 já com os 3 serviços?

É que esse router se tens uma largura de banda de 100 Mbits chega-te e aproveitas um equipamento visto esse router wan -> lan dá 218 Mbits.
Se quiseres um para durar + tempo é o draytek.
Eu tenho 1 linksys wrt320 a funcar com os 3 serviços, net 50 Mbits.
O iptv é que está em bridge, visto que a funcionar dentro da lan consegui meter a funcar por igmp, mas quando faço alguma alteração a tv para.
No voip tinha um pap2-eu mas como não conseguia restrigir o caller id, coloquei o thomson.

Cumpts,

Gamby
 
Curiosidade, novidades/avanços nas investigações do Keeper com o Draytek ? :)

Tenho estado um pouco parado...tenho isto a funcionar por igmp mais ou menos: há pequenos freezes de vez em quando - talvez porque o snooping não está a funcionar de todo, criando broadcast storms...não sei ainda bem a razão de o mesmo não estar a funcionar - pode ser talvez um problema de kernel...ou problemas de nat...mas para despistar tenho de mapear todo o iptables, começar a fazer logging e depois ver o que se passa exactamente.

Seja como for, o problema mais sério é mesmo a parte do videoclube; compra de canais; aplicações, entre outros...exemplo do problema: "failed to load resource. error 0; socket exception: no such host is known" - suspeito que seja devido a algo relacionado com ssdp e/ou upnp igd, mas ainda não me preocupei muito com isto.

Enfim, tenho de ganhar paciência e pegar nisto.
 
Tenho estado um pouco parado...tenho isto a funcionar por igmp mais ou menos: há pequenos freezes de vez em quando - talvez porque o snooping não está a funcionar de todo, criando broadcast storms...não sei ainda bem a razão de o mesmo não estar a funcionar - pode ser talvez um problema de kernel...ou problemas de nat...mas para despistar tenho de mapear todo o iptables, começar a fazer logging e depois ver o que se passa exactamente.

Seja como for, o problema mais sério é mesmo a parte do videoclube; compra de canais; aplicações, entre outros...exemplo do problema: "failed to load resource. error 0; socket exception: no such host is known" - suspeito que seja devido a algo relacionado com ssdp e/ou upnp igd, mas ainda não me preocupei muito com isto.

Enfim, tenho de ganhar paciência e pegar nisto.

Realmente, nunca testei isso... é preciso efetivar a compra ou o erro aparece antes?
A ver se logo experimento.

O que tenho vindo a reparar é que as chamadas telefónicas têm algum ruído, mas aparentemente só se ouve do meu lado.
Já experimentei alterar os codecs, mas sem sucesso. Ouço uns "estalidos"... tenho que testar com o Thomson para ver se o ruído se mantém.
 
Última edição:
Back
Topo