[Home Cinema] SUBWOOFER

Existindo a possibilidade, o ideal é ouvir o sub a reagir... digo isto porque em tempos andava à caça de subs muito procurados neste mundo, um bk, rel e... numa loja testei um velodyne que... já não sai de lá sem ele e posso afirmar que nessa mesma loja tinha testado 3 de outras marcas!

O mesmo aconteceu cerca de 1 ano antes com os as Monitor Audio BX5 que comprei, não estavam sequer na lista, queria umas rega ou KEF, que andavam na mesma linha de preço, a questão foi quando as ouvi! :)

Por vezes vale a pena tentar perceber como os vários modelos reagem ao nosso ouvido, por vezes parece que o material TTI, só que não! :)

Será sempre o ideal ouvir e então decidir dentro do nosso orçamento, curioso referires o Velodyne pq temos um a venda na zona dela grande Lisboa “Subwoofer velodyne CHT-8R” por 200 euros chamou me atenção pq normalmente desta marca os valores são outros, neste momento tenho que ver o que vai acontecer com a reparação do meu AV DENON 1509 que está para orçamento já vai para 2 meses !!! Já me estou a passar, entretanto e para fazer conjunto com as minhas colunas de chão B&W DM309 comprei em 2 mão uma central B&W LCR3 por 70 euros está impecável de aspecto ainda não testei pq falta me o receiver, tenho 2 colunas de surround umas Celestion ja com uns bons 20 anos, falta aqui sem dúvida um subwoofer, vai ser decidido conforme tenha que comprar ou não um receiver novo, até quanto acham aceitável o valor de reparação do DENON 1509 ? Estava a pensar que mais de 150 euros já seria demais, vamos ver, ando de olho no Sony STR-DN1080 que não sendo deste ano é muito competente ,em termos de subwoofer e como já tinha referido aqui existe para mim uma questão estética que é importante não vejo colocar um caixote gigante na minha sala minimalista que tanto aprecio para além que também não pretendo partir copos nem abanar a casa com som a mais penso que existe um
Equilíbrio que é importante manter, já me aconselharam bastante aqui já li também bastante e já sei muito mais do que há 1 semana atrás o que é óptimo se ainda estou baralhado sim bastante mas começo a ter uma ideia do que quero, como já disse adoro os SVS 1000 por serem compactos e com uma performance excelente são mais caros que o meu orçamento e verdade, gosto bastante do design dos Jamo e a nível de qualidade também não são nada maus.
 
Será sempre o ideal ouvir e então decidir dentro do nosso orçamento, curioso referires o Velodyne pq temos um a venda na zona dela grande Lisboa “Subwoofer velodyne CHT-8R” por 200 euros chamou me atenção pq normalmente desta marca os valores são outros, neste momento tenho que ver o que vai acontecer com a reparação do meu AV DENON 1509 que está para orçamento já vai para 2 meses !!! Já me estou a passar, entretanto e para fazer conjunto com as minhas colunas de chão B&W DM309 comprei em 2 mão uma central B&W LCR3 por 70 euros está impecável de aspecto ainda não testei pq falta me o receiver, tenho 2 colunas de surround umas Celestion ja com uns bons 20 anos, falta aqui sem dúvida um subwoofer, vai ser decidido conforme tenha que comprar ou não um receiver novo, até quanto acham aceitável o valor de reparação do DENON 1509 ? Estava a pensar que mais de 150 euros já seria demais, vamos ver, ando de olho no Sony STR-DN1080 que não sendo deste ano é muito competente ,em termos de subwoofer e como já tinha referido aqui existe para mim uma questão estética que é importante não vejo colocar um caixote gigante na minha sala minimalista que tanto aprecio para além que também não pretendo partir copos nem abanar a casa com som a mais penso que existe um
Equilíbrio que é importante manter, já me aconselharam bastante aqui já li também bastante e já sei muito mais do que há 1 semana atrás o que é óptimo se ainda estou baralhado sim bastante mas começo a ter uma ideia do que quero, como já disse adoro os SVS 1000 por serem compactos e com uma performance excelente são mais caros que o meu orçamento e verdade, gosto bastante do design dos Jamo e a nível de qualidade também não são nada maus.
Relativamente ao som a mais ou a menos não é a qualidade do subwoofer que define isso. O jamo 210 toca bem alto tal como o rel ht1508 tambem toca a diferença está nos detalhes que eles conseguem reproduzir, Ao ouvir colunas e subwoofer melhores apercebi-me que nunca se trata de volume mas de detalhe. O problema é sempre esse, o ouvir melhores ;);) Falas no svs1000 e se o meteres ao lado do jamo dá-lhe 20 a zero, mas se perguntares por exemplo ao Luis Salgado que tem o rel ht1205 vai-te provavelmente dizer que não é muito bom por ter o ouvido já no detalhe do rel, tal como ouvi o 1508 e já não consigo achar suficientemente bom o 1205. No fim o que define é quanto queres gastar pois a qualidade neste mundo de som costuma estar alinhada com o preço de custo :D:D:D
 
Última edição:
Há muitas marcas de subs bastante boas, claro que por aqui a malta vai falando não só do que tem como do que encontra com mais facilidade nas lojas que conhece. A Velodyne tem subs fantásticos. Tal como a Arendal, XTZ, Monoprice, PSA, entre outras...

Mas aqui normalmente fala-se mais dos SVS e REL pela sua popularidade... e dos BK pela sua relação preço/qualidade
 
Relativamente ao som a mais ou a menos não é a qualidade do subwoofer que define isso. O jamo 210 toca bem alto tal como o rel ht1508 tambem toca a diferença está nos detalhes que eles conseguem reproduzir, Ao ouvir colunas e subwoofer melhores apercebi-me que nunca se trata de volume mas de detalhe. O problema é sempre esse, o ouvir melhores ;);) Falas no svs1000 e se o meteres ao lado do jamo dá-lhe 20 a zero, mas se perguntares por exemplo ao miguelbarroso que tem o rel ht1205 vai-te provavelmente dizer que não é muito bom por ter o ouvido já no detalhe do rel, tal como ouvi o 1508 e já não consigo achar suficientemente bom o 1205. No fim o que define é quanto queres gastar pois a qualidade neste mundo de som costuma estar alinhada com o preço de custo :D:D:D
Só uma correção - eu não tenho o REL HT1205... tenho um SVS SB12 NSD no sistema AV, e dois REL no sistema stereo (ainda não me decidi com qual fico, se o Strata III ou o R205)
 
Só uma correção - eu não tenho o REL HT1205... tenho um SVS SB12 NSD no sistema AV, e dois REL no sistema stereo (ainda não me decidi com qual fico, se o Strata III ou o R205)
Peço desculpa confundí com o Luis Salgado, no entanto podemos usar esse exemplo na mesma são 3 subwoofers diferentes e que tocam todos bem alto, as diferenças estarão sempre na capacidade de detalhe de cada um deles
 
Peço desculpa confundí com o Luis Salgado, no entanto podemos usar esse exemplo na mesma são 3 subwoofers diferentes e que tocam todos bem alto, as diferenças estarão sempre na capacidade de detalhe de cada um deles

E atenção que há muitas facetas desse detalhe. Primeiro de tudo, e em cinema isto é muito importante: "how low can you go?"

Muitos dos subwoofers baratos quase sempre têm dois problemas: não tocam nada de jeito abaixo dos 35-40Hz (com sorte, pois alguns nem abaixo dos 50Hz chegam, apesar das specs dizerem que sim) e acabam apenas por fazer um "puff-puff" monocórdico, na frequência para qual a porta foi afinada, e assim parecer que tocam muito alto - é apenas a caixa a "gritar" pelo buraco!
Nos subwoofers selados este último problema já não se verifica, mas por isso raramente se vêem subwoofers baratuxos selados - pois para tocarem sons bem graves, ou têm caixas enormes ou têm woofers de grande qualidade e grande extensão e para isso precisam de amplificação que consiga controlar bem esse woofer sem que o mesmo se autodestrua - tudo isto incompatível com subwoofers baratos... Mesmo os BK Gemini II ou XLS200, que são do melhor que há a baixo preço e com qualidade, não conseguem ir muito baixo, pois as limitações de uma caixa pequena selada com de um woofer de 10" são o que são. Dito isto recomendo-os para música, desde que não seja para um bass head (ou então em salas muito pequenas, onde a resposta "in-room" de um sub mais pequeno consegue atingir frequências mais baixas) - já em cinema, ficam aquém do desejado numa sala normal.

Depois: velocidade e "compostura" - isto é algo que algumas marcas de subwoofers dedicadas vieram revolucionar, e que hoje em dia já quase todas aplicam - a tecnologia utilizadas nos modelos mais recentes aliadas a DSPs de última geração, permite uma performance e um controlo sobre o woofer, que faz toda a diferença.
 
E atenção que há muitas facetas desse detalhe. Primeiro de tudo, e em cinema isto é muito importante: "how low can you go?"

Muitos dos subwoofers baratos quase sempre têm dois problemas: não tocam nada de jeito abaixo dos 35-40Hz (com sorte, pois alguns nem abaixo dos 50Hz chegam, apesar das specs dizerem que sim) e acabam apenas por fazer um "puff-puff" monocórdico, na frequência para qual a porta foi afinada, e assim parecer que tocam muito alto - é apenas a caixa a "gritar" pelo buraco!
Nos subwoofers selados este último problema já não se verifica, mas por isso raramente se vêem subwoofers baratuxos selados - pois para tocarem sons bem graves, ou têm caixas enormes ou têm woofers de grande qualidade e grande extensão e para isso precisam de amplificação que consiga controlar bem esse woofer sem que o mesmo se autodestrua - tudo isto incompatível com subwoofers baratos... Mesmo os BK Gemini II ou XLS200, que são do melhor que há a baixo preço e com qualidade, não conseguem ir muito baixo, pois as limitações de uma caixa pequena selada com de um woofer de 10" são o que são. Dito isto recomendo-os para música, desde que não seja para um bass head (ou então em salas muito pequenas, onde a resposta "in-room" de um sub mais pequeno consegue atingir frequências mais baixas) - já em cinema, ficam aquém do desejado numa sala normal.

Depois: velocidade e "compostura" - isto é algo que algumas marcas de subwoofers dedicadas vieram revolucionar, e que hoje em dia já quase todas aplicam - a tecnologia utilizadas nos modelos mais recentes aliadas a DSPs de última geração, permite uma performance e um controlo sobre o woofer, que faz toda a diferença.

Belo texto Miguel
Eu sou um amante de música sempre foi a minha maior motivação no entanto já há muitos anos que tenho sistemas de home cinema, será uma solução que seja boa para os dois mundos, prefiro para música stereo ou nunca experimentei mas pelo o que já li faz toda a diferença um 2.1.
Que marcas achas que deva pensar pra ter um sub com boas performances no áudio e no cinema se é possível e a partir de quando achas que tenho que gastar para ficar bem servido, o mercado de 2 mão tem interesse? E onde ver as ofertas ? OLX? Ou existem outros sítios nomeadamente as lojas que fazem algumas vendas de produtos em 2 mão / demo?
O Elac Debut 10.2 ex. Demo por 199 achas uma boa compra, ou o Jamo 910C por 266 euros ?
 
Para os 199€ dificilmente consegues melhor opção comprando novo.

Quanto aos usados, no OLX por vezes aparecem boas oportunidades... mas é preciso andar muito atento. O HifiShark é a melhor maneira de procurar oportunidades no mundo todo (incluindo Portugal) - infelizmente deixa-nos a babar com negócios fantásticos noutras paragens que não enviam para cá, ou cujos portes e custos de alfândega os tornam menos apetecíveis. Há também as oportunidadades em diversas lojas de audio especializadas

Uma das melhores opções para cinema e música, com o mínimo de investimento possível e comprando novo (pouco mais de 400€), é o BK P12-300. Eu era para ter comprado esse, mas acabei por optar pelo SVS que tenho pois aproveitei uma promoção de arromba quando o modelo estava a ser descontinuado. Depois subindo um pouco mais a fasquia (já passa dos 500€), tens os XTZ Sub 10.17 ou os REL HT1205. Isto falando de subs relativamente compactos.
 
Por esse valor por vezes na Amazon uk esta o wharfedale sw150 que é colocado por uma loja de hifi bastante conhecida dos uk, mas a venda é feita pela amazon, tive 2 que comprei lá, ficou +- 165eur já com entrega cada um. Tive durante uns 10 anos ou mais até fazer upgrade e tinha um som muito bom, recomendo

Ola Nuno
Arranjei um usado em óptimo estado por 100 euros achas uma boa compra?
 
Obrigado .
É o que vou fazer ate porque neste momento o orçamento não é muito grande e acho que fico bem servido.
Ficas muito bem servido para o valor acredita. Se vês que mais tarde queres algo mais potente o melhor é aguentar com esse e ir juntando até teres um valor considerável, foi o que eu fiz, e vendendo esse não perdes muito ou mesmo nada porque o estás a comprar a bom preço ;)
 
Boa tarde
E o emparelhamento com as restantes colunas conta? Eu tenho umas Dali e pela conversa aqui fico na dúvida ou se é mais ao nosso gosto e bolsa
Obrigado
 
Pessoal estou com duvidas de ultima hora , primeiro pq o sw150 esta em Leiria e o vendedor não envia por correio e neste momento não sei quando irei a Leiria por outro lado aumentou o preço para os 120 euros ora a questão é, vale a pena ir ate aos 199 euros e comprar o Elac Debut 10.2 ? Como podemos comparar estes dois subwoofers? Ficarei muito melhor com o Elac ?
Obrigado desde ja pelas as respostas

Edit : o Elac ja nao esta a 199 euros
 
Não, no caso dos subs não há necessidade de "emparelhamento" com as restantes colunas.
Bom Dia:

Tal como comentaram noutra Thread, o meu Sub, de um sistema da LG que tem um Cross-Over na ordem dos 50 nada está ali a fazer quando as Dali Oberon 3 tem um Cross-Over na casa dos 47!

Daqui penso que o emparelhamento faz sentido, ou seja, que o Sub possa ser a continuação das frontais! Estará correto este meu entendimento? E considerando que as Dali chegam aos 47 o sub terá que ir aos 20-25 senão acho que não está lá a fazer nada, ou está?

O meu orçamento seria na cada dos 200 mas pelo que vejo passar para os 300 pode ser positivo. E assim sendo sugestões? Para analises iniciais. Do que aqui vejo os ELAC ou wharfedale aqui abordados seriam boa opção! Os outros, bom, caímos naquela das marcas mais conhecidas...serão bons?

Obrigado
 
Quando falei do emparelhamento, estava a falar em serem da mesma marca - algo que por exemplo faz todo o sentido principalmente nas 3 colunas frontais, para manter uma uniformidade no palco sonoro.

O Elac por 200€ era um excelente negócio... pelos 300 também poderá ser uma opção, mas já há mais coisas disponíveis como por exemplo o Klipsch R-12SW (ou o R-120SW - estão ambos ao mesmo preço este fim de semana sem IVA, mas depois o 120 deverá voltar a subir e o 12 deve continuar em promo pois é o modelo antigo - mas pelo que li, serão equivalentes). Não sei como é que a BK está a fazer os envios para Portugal para conseguirem contornar as taxas de importação, mas se o fizerem, o Gemini II é também uma boa opção (melhor em música que os outros, talvez não tão estrondoso em filmes)
 
Back
Topo