Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Primeiro anuncio de um SSD nvme Pci-Ex 4.0.

World’s First PCIe 4.0 M.2 NVMe SSD Announced by Gigabyte

2z9gcCn.jpg


https://www.eteknix.com/worlds-first-pcie-4-0-m-2-nvme-ssd-announced-by-gigabyte/

Não liguem à foto. A Gigabyte não divulgou foto. Este é uma foto de um M.2 actual da Gigabyte.

Just how fast are these Gigabyte M.2 SSDs? According to their statement, it can reach 5000MB/s read/write speeds in “low temperatures”.

Esta parte do anuncio é um bocado assustadora......
 
5 GB/s ? Considerando que a DDR4 faz 16GB/s, será que qualquer dia um SSD vai ter mais largura de banda que a RAM ?

Em leitura sequencial, sim. E em escrita sequencial talvez fique perto dos 5 GB/s. Mas leitura/escrita sequencial não é muito importante para a maioria dos usos. O que torna um SSD especial em relação a um disco rigido é a leitura/escrita aleatória e latência. São estes dois pontos que faz com que se note uma enorme diferença no uso entre os dois.
Ao mesmo tempo, um SSD está muito longe da leitura/escrita aleatória e latência de DRAM e DRAM está muito longe da leitura/escrita aleatória e latência de SRAM. :)
 
DDR4 faz 25.6 GB/s se considerar um stick de 3200 e 64 bits. Se escalhar para 4000 e dual channel temos 64 GB/s A memória será muito mais rápida que SSDs e nem esquecer de latências e escrita aleatória.

17 GB é uma DDR4 de 2133, quem ainda usa disso? :D Isso é a velocidade de origem da minha DDR3! Até meu Ryzen low cost faz 2800.

Mas 5 GB/S ainda é pouco. PCIE 4.0 4x tem 8 GB/s teóricos. Ainda vamos ver SSDs em breve a dar 7 a 7.5 GB/s reais, que não deixa de ser um número absurdo :D

na pratica que coiso... Para min qq coisa que faça 2 GB/S R/W a bons preços e que seja fiável tá bom.
 
17 GB é uma DDR4 de 2133, quem ainda usa disso? :D Isso é a velocidade de origem da minha DDR3! Até meu Ryzen low cost faz 2800.

Mmmm, nenhum dos meus computadores tem memórias acima de 2133. :) E não esquecer os multiplos portáteis no mercado que usam LPDDR3-1600.

Mas 5 GB/S ainda é pouco. PCIE 4.0 4x tem 8 GB/s teóricos. Ainda vamos ver SSDs em breve a dar 7 a 7.5 GB/s reais, que não deixa de ser um número absurdo :D

Eu acho que há valores bem mais importantes que o sequencial para a maior parte dos usos. Aleatória, latência, preço, consumo, durabilidade.....
Claro que o sequencial dá numeros vistosos e grandes, mas é como comprar um processador, apenas pelos score do SuperPi ou do Cinebench.

na pratica que coiso... Para min qq coisa que faça 2 GB/S R/W a bons preços e que seja fiável tá bom.

Aposto que, nos dias de hoje, a maior parte dos utilizadores, não consegue adivinhar se um computador tem um SSD SATA ou NVME, apenas pela utilização normal do computador.
 
Se tiveres um skylake ou algo mais básico provavelmente sim, tens DDR4 2133 mhz, mas hoje em dia quem que compra uma maquina com uma memória tão lenta? Acho que até mesmo PCs low end vem com DDR4 2400. O mey ryzen tem uma destas mas faz sem espinhas 2800...

O sequencial pouco interessa no final, só para o benchmark.

Eu por acaso queria saber se notaria diferença entra um SSD SATA 3 vs um M2 "potente".
 
Eu por acaso queria saber se notaria diferença entra um SSD SATA 3 vs um M2 "potente".

Pela minha experiência. Não. Passei de um 4710HQ para um 8700 e de um Micron M600 para o 970 Evo e não notei nada de diferente no uso "normal" do PC.
Já a malta que trabalha comigo, nota porque abrem ficheiros 3D enormes e claro que no m.2 aquilo é mais rápido.
 
O meu interesse mesmo em M.2 é que fazem mais IOPS e claro não ter cabos nem nada disso. Acho que entre um SSD 2.5" e um M.2 ao mesmo preço, porque não?
 
O pessoal esquece-se que há m2 SATA e m2 nvme. Ainda estou para ver m2 nvme ao mesmo preço de sata , seja qual for o formato.

Tenho um m2 SATA mais lento que a maioria dos 2.5” que possuo.
 
O meu interesse mesmo em M.2 é que fazem mais IOPS e claro não ter cabos nem nada disso. Acho que entre um SSD 2.5" e um M.2 ao mesmo preço, porque não?

M.2 é um péssimo formato, sem ser para portáteis.
Ocupam demasiado espaço horizontal, não dá para colocar 2 chips lado a lado, não são hot swapable, péssimo para servidores rack (colocar em slots), cooling complicado, etc.
Eu preferia que os U.2 fossem muito mais populares e em formato 1.8 em vez de 2.5. Em 2.5, na grande maior parte das vezes, está a cobrir espaço vazio.
 
Do que falas, para desktop só o cooling é o complicado, o resto não tens o que te preocupar, até mITX tem 1 ou até 2 slots! mas mesmo assim só se andares sempres em R/W que a coisa aquece a sério.

Meu sonho era ter 2 M.2 de 1 TB cada (que é o que me chega para internal storage de momento), deixava de ter cabos SATA :D

Não acho que o M.2 foi criado a pensar em servidores. Tu mesmo apresentaste à uns meses a solução para todos estes problemas (M.3).
 
M.2 é um péssimo formato, sem ser para portáteis.

Mas é mais barato que o U.2 :P
É inconveniente ter 6 970 Pro metidos em slots pci-e dentro do servidor, aliás, nem sei como é que vou resolver o cooling daquilo.
Mas tem uma performance brutal e não precisei de fazer favores sexuais ao contabilista da empresa para os comprar :P
 
Entre avanços e recuos, também originados pela trapalhada financeira da Toshiba, parece que agora é definitivo

Toshiba Memory, Western Digital to jointly invest in new 3D flash memory fab

Toshiba Memory and Western Digital have finalized a formal agreement to jointly invest in the "K1" manufacturing facility that Toshiba Memory is currently constructing in Kitakami (Iwate Prefecture, Japan).

The companies disclosed their joint capital investments in equipment for the K1 facility will enable initial production output of 96-layer 3D flash memory beginning in calendar 2020, with meaningful output expected to begin later in the year.
https://www.digitimes.com/news/a20190528PR200.html
 
Do que falas, para desktop só o cooling é o complicado, o resto não tens o que te preocupar, até mITX tem 1 ou até 2 slots! mas mesmo assim só se andares sempres em R/W que a coisa aquece a sério.

Não. Numa board Mini-Itx, repara o espaço que 1 ou 2 M.2 ocupam no PCB. Agora, pensa no que seria possível colocar naquele espaço de PCB. Conectores Mini-SAS ou Sata Ou U.2 ou Oculink são muito mais apropriados em Mini-Itx, porque ocupam muito menos espaço que 1 ou 2 M.2.
 
Back
Topo