Tópico do "Show Off"

Esta semana apeteceu-me imprimir algo para oferecer, escolhi isto:
https://www.thingiverse.com/thing:481259
zrGKzFd.jpg
 
Torre Eiffel
Altura: 27,7cms

20180304_154342.jpg



Impressora: Vulcanus Max 30
Velocidade:50mm/s
Layer:0.20mm
Filamento: PLA BQ Cinzento
Temperatura: 205° / 55°
Tempo Impressão: 14h aproximadas

Aceito Críticas, no fundo para a 1° grande impressão acho que ficou bastante bem.


Cumprimentos

Fiwi.
 
:clap::clap::clap::clap:

@FiwiPITO , sem criticas, so elogios!
Muito Bom!

@wizard_master , adoro esses vasos!
O meu comentario vao apenas para o aperto da belt x. Em altura, as layers nao estao uniformes, fica ligeiramente ondulado, e julgo que pode ter a ver com a belt. Tambem pode ser da temp da extrusão, se estiveres com variacoes ao longo da print
Estes vase modes sao muito bons para acertar este aspecto
 
Última edição:
Gabarolas... quase 28cm.... a tua é maior que a minha... :p
Está muito fixe. E nem levou muito tempo a imprimir.
Quando vejo estas impressões grandes fico com vontade de fazer um upgrade à minha com os seus míseros 21cm no Z.
 
20180304_205637.jpg

Impressora: Vulcanus Max 30
Velocidade:50mm/s
Layer:0.20mm
Vase Mode
Filamento: PLA BQ Cinzento
Temperatura: 205° / 55°
Tempo Impressão: 3h aproximadas
 
Última edição:
20180304_214441.jpg


Impressora PrusaI3 (Createc3D Steel)
Velocidade:35mm/s
Layer:0.20mm
Filamento: PLA BQ Cinzento
Temperatura: 205° / 55°
Tempo Impressão: 3h aproximadas

Desculpem as fotos estarem de lado, mas isto deve ser do forum, se abrirem o ficheiro original ele tá ao Alto.

Cumprimentos,

Fiwi.
 
Isso é porque o fórum não lê o atributo da imagem que especifica a orientação. Tenta abrir isso no Windows e gravar novamente, ou fazer um printscreen para obrigar a ficar com a orientação correcta.
 
Marble Machine:
https://www.thingiverse.com/thing:1385312
imprimido na corexy G&C: 0,20mm, infill 20%, velocidade 75mm/s e pla bq.
Imprimi uma velocidade maior que o normal e mesmo assim a print demorou umas 18h.
O modelo original é feito para esferas de 9,5mm, foi imprimido a 86% do tamanho original porque usei esferas de metal de 8mm.
Ao retirar da mesa parti um bocado a parte de baixo porque ficou demasiado colado ao PEI, levou uma emenda de cola.

Oz28CeJ.jpg


4i8K6Vo.jpg


mV2IChy.jpg


 
muito , muito giro! Bom trabalho! É preciso uma maquina bem afinadinha e com bom cooling para correr bem, principalmente com o pla!

É uma pena essa situação da adesão ao PEI. Ja tinha lido que em prints mais longas existe essa possibilidade, mas nao pensei que pudesse acontecer com o pla.

Fizeste-me andar uns tempos valentes para trás, este foi dos modelos que achei mais piada quando comecei a passear pelo thinguiverse! Ainda me lembro que quando a fiz, chegou ao fim, respirei de alivio e fiquei todo contente com a minha primeira peça que considerei " complexa" !!!

Aliás, o teu post fez-me perceber que não só nunca fotografei as minhas machines, como nem sequer meti os makes no thingui! ( senão já cá estava a meter as pics, no espirito "show off" ;) )

Se quiseres aumentar a colecção, o outro modelo do Tulio é um must, mas sugiro também este, de outro maker:

Cyclone
https://www.thingiverse.com/thing:1340784

Os três fazem um conjunto Top!
 
A adesão do pla com a cama de PEI não é problema, o erro foi meu porque adicionei uma camada de laca de cabelo antes de imprimir.
Acontece que quando faço prints que demoram muito tempo tenho usado um pequeno truque que consiste em por uma camada de laca de cabelo em cima do PEI e depois imprimir a primeira camada de pla com a cama a 75ºC. Depois a partir da 4º layer desligo por completo o aquecimento da cama. Mesmo com a cama fria o pla agarra muito bem ao pei e poupo na energia elétrica. Problema é para prints que tem uma grande superfície com a cama pode acontecer estes tipo de problemas. Se imprimir o pla sobre a PEI quente e sem laca, mal a cama fica fria aquilo sai sem grande stress.
Também já imprimi PETG sobre PEI e não tive problema nenhum, tive foi de imprimir com a cama a 80ºC e depois manter a cama a uns 65ºC. Mal a cama fica fria aquilo começa a estalar devida a contração e a print salta fora sem esforço. Mas com PETG ainda não me atrevi a por laca e desligar a cama, porque pelo que li o PETG pode pegar mesmo muito ao PEI.
 
Última edição:
Tenho lá esses modelos para imprimir, mas nunca os imprimi. As horas que demoram não me metem medo, tenho peças com mais de 50h, mas nunca arranjei justificação para os imprimir. Agora, que meteste um, acho que vou fazer uma pausa na impressão do capacete de shoretrooper e imprimir um desses brinquedos :)

Essa dica da laca sobre o PEI para depois poder desligar a cama é interessante. Mas só de pensar que posso rebentar com o PEI e o que custa o processo de substituição do mesmo, perco a vontade de experimentar. Com as novas placas da Prusa MK3, em aço "flexível" talvez experimentasse. Fazes ideia de quanta energia poupas?
 
Estragar o PEI ainda é complicado, não acho que vale a pena ter receio nessa parte. Também é preciso ter em conta que a folha de pei que uso na corexy custou-me 9€ no ebay, se estragar o custo não é alto. Comprei duas de tamanho 30x30cm no ebay, uma de 0,5mm que estou a usar atualmente na corexy e outra de 1mm grossura (11€) que tenho como stock.

A nivel de energia tenho uma boa ideia, tenho um aparelho que mede os consumos em Watts. Com a cama a uns 60ºc, hotend 195ºc tenho um consumos a rondar os 60/80W. Com a mesa desligada o consumo desce para uns 20/30W. A cama é que consome mais, no meu caso a volta de 2/3 do total da energia da impressora.

Mas mesmo consumos a rondar os 70W não é muito, a lampadas que consomem mais. No meu caso é mais por segurança, o aquecimento da minha corexy é de 220v e ter isso ligado dia e noite causa sempre algum stress, sobretudo porque tenho a impressora dentro de casa. Se houver algum problema é com o hotend de 12v e este é muito mais dificil iniciar um fogo. Print que precisam de imrprimir sem eu estar la por perto uso sempre este truque, até agora nunca tive problemas de adesão. O problema é mais em remover a print no fim, as vezes estou la uns bons minutos a tentar tirar.
 
Última edição:
Também gostei muito dessa dica do pei a frio!
sendo fan do vidro, aí está um aspecto que me atraíu, pelas mesmas razoes que tu.

Até podia ter um sistema com pei para as prints longas e desligava a cama, mas quando precisasse metia o vidro para quando é para imprimir non-sop, sem esperar que arrefeça...

Excelente dica!

@Djizasse , shoretropper helmet? Assim falas a minha linguagem , hehehe! Vê o topico que criei , por coincidencia, e vai la mas é meter umas pics rapidamente sff.

Isto ainda fazemos uma legion 501 so aqui do burgo....

Abc
 
@yougurt eu tambem ja foi fan do vidro e era a unica coisa que usava antes. Uns tempos atras alterei a cama da prusa e pus uma mesa mk3 300x200 com uma PEI colado directamente e depois de ter experimentado não quero voltar ao vidro. Na corexy usava vidro e mudei para PEI tambem.
 
@Filipe campos, não tenho duvidas dos excelentes resultados do Pei. Já comprei uma 5 ou seis latas de laca e com esse dinheiro tinha comprado a folha de Pei.
Só não troco por um unico aspecto. Com o vidro, nem 1 minuto demoro entre acabar uma print e dar inicio a outra.
Com o Pei fixo na cama teria sempre de esperar que arrefecesse. É só mesmo este aspecto.
 
Mas nunca vi isso ser um problema, print rapidas sao pequenas e consegues descolar aquilo sem ter de esperar nada, print grande ai tens de esperar que arrefeça por completo. Mas tens prints de 10h ou mais e o que é 20 min nisso tudo?

Mas podes colar o pei em cima do vidro para poder trocar rapido e o truque do pei a frio funciona para este caso tambem.

Ha outra ventagem do PEI que nao consegues com o vidro, é o uso de sensor de metal para autolevel. o pei ten entre 0,3mm a 1mm e da para usar o sensor de metal. com o vidro por ser demasiado grosso nao da e tens de usar outros tipo de sensor
 
20 minutos é o suficiente para levar porrada da maria por estar a demorar muito tempo no JBLAB!
heheheh


Agora a serio, se eu vier a usar PEI será colado num vidro para não ter de esperar, muitas das vezes é chegar a casa e mandar imprimir... depois é tirar e meter outro vidro e siga...... e mesmo assim qd dou por mim são 4 da manha.....
 
Última edição:
Sim, sempre usei sensores de 8mm por causa disso, mas sem espinhas, para alem do chouriço acoplado à carriage... e um touch dá para ambos por exemplo.

Mas agora um aparte... nao uso qq tipo de sensor na voron . endstop fisico e sem qualquer tipo de autolevel. Foi o melhor que fiz. A cama é uma rocha!

Quanto ao Pei. Aceito e compreendo o teu ponto de vista, mas continua o ser fan do vidro ;). Eu que tenho tendencia para fazer 300 coisas ao mesmo tempo ( vivo sozinho com duas crianças, o que explica muito coisa ) , por vezes esse minutinho para trocar as prints é fundamental, ;)
 
Vão desculpar-me , mas o stl é tão cool, que não resisti em fazer show off x2!

@Filipe campos, esta é uma copia descarada de um make teu que aqui postaste , mas tu és impecável a encontrar ficheiros mt cool, e depois dá isto... Plágios do make ;) !

https://www.thingiverse.com/thing:2725597

Fui fazendo com restos de pla e petg, hoje acabei por montar e vou aproveitar para oferecer para umas office fights! mt cool!

Agora é ir comprar fio de pesca e descobrir os cotonetes!

mWCg7k4.jpg


vnTF0jF.jpg
 
Última edição:
o meu tambem está no trabalho e já deu muito entretimento... podes usar palitos mas é melhor usar os cotonetes por serem um bocado mais grossos. Com os palitos as vezes falha e não atira nada. como fio de pesca usei um de multifilamento por ser mais resistante.
 
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