Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Chegou o Vg259QM, primeiras coisas qu notei foi a suavidade do rato no desktop a 280hz, diferença muito grande para 144hz. Para quem vem de 1440p, o PPI deste 24.5 1080p é muito baixo.
Agora gosto mais do tamanho de 24.5" do que 27", pena não haver 1440p 25"...

No Apex Lends bloqueio a 190fps e é bem mais suave que a 144fps/hz fixos, mas mesmo assim prefiro a imagem do meu lg 1440p.
A suavidade extra é muito fixe, mas sinto falta da densidade de pixéis.

Fora isso as cores são muito boas, white balance vinha um bocadinho off, mas corrigiu-se facilmente. Contraste é nitidamente melhor que no LG, lado a lado com um filme em cenas escuras o Asus é melhor. ~1200:1 vs ~800:1, de acordo com os testes.

Edit:

Estive a jogar Doom Eternal, singleplayer e a expêriencia de jogo a 280fps 1080p é superior a 1440p 144fps. É mesmo butter smooth. È pena o Apex ter microstutter acima de 190fps... Porque no meu pc roda a 280fps sem grandes problemas com gráficos low. A 144hz sinto que preciso de adaptive sync para remover o tearing e suavizar as coisas, já a 280hz, adaptive sync on ou off nem faz diferença, é impossível ver tearing a 280hz.
 
Última edição:
Chegou o Vg259QM, primeiras coisas qu notei foi a suavidade do rato no desktop a 280hz, diferença muito grande para 144hz. Para quem vem de 1440p, o PPI deste 24.5 1080p é muito baixo.
Agora gosto mais do tamanho de 24.5" do que 27", pena não haver 1440p 25"...

No Apex Lends bloqueio a 190fps e é bem mais suave que a 144fps/hz fixos, mas mesmo assim prefiro a imagem do meu lg 1440p.
A suavidade extra é muito fixe, mas sinto falta da densidade de pixéis.

Fora isso as cores são muito boas, white balance vinha um bocadinho off, mas corrigiu-se facilmente. Contraste é nitidamente melhor que no LG, lado a lado com um filme em cenas escuras o Asus é melhor. ~1200:1 vs ~800:1, de acordo com os testes.

Edit:

Estive a jogar Doom Eternal, singleplayer e a expêriencia de jogo a 280fps 1080p é superior a 1440p 144fps. É mesmo butter smooth. È pena o Apex ter microstutter acima de 190fps... Porque no meu pc roda a 280fps sem grandes problemas com gráficos low. A 144hz sinto que preciso de adaptive sync para remover o tearing e suavizar as coisas, já a 280hz, adaptive sync on ou off nem faz diferença, é impossível ver tearing a 280hz.

Também comprei este monitor, devo receber para a semana, é preciso configurar alguma coisa para os jogos darem até os 240? Deve ser uma pergunta básica mas eu só tenho um monitor 60hz, não sei como funcionam estes.
 
Também comprei este monitor, devo receber para a semana, é preciso configurar alguma coisa para os jogos darem até os 240? Deve ser uma pergunta básica mas eu só tenho um monitor 60hz, não sei como funcionam estes.

Eu uso o meu assim:

280hz
120OD
Adaptive Sync off
Racing profile, costum color R95, G93, B100

Precisas de um pc em condições para ter os 280fps. Adoro este monitor em termos de suavidade e qualidade do painel, mas o ppi é muito baixo para mim, fica tudo gigante no windows e pixelizado.

UFO, 960p per second. 280hz, overdrive 120.
IMG-20210603-233851.jpg


Ao vivo é ainda mais sharp, tirei com o telemóvel e tem sempre blur da câmara. O overshoot nos tons mais escuros também mal se nota.
Overdrive 60 é o default, e a opção ideal para adaptive sync, no entanto é um pouco lento para 280hz. Overdrive 80 tam muito overshoot/inverse ghosting. Overdrive 120 tem que ser ativado pelo menu de fábrica, mas é perfeito para 280hz, overshoot mínimo.
 
Última edição:
Boa noite procuro um monitor para substituir o meu actual que avariou devido a uma descarga de energia, um Samsung U28E590D de 2015

1) Qual o orçamento?

- Até 600€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

a) Navegação na Internet
b) Consumo de multimédia
c) Trabalho
d) Gaming pontual

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?

- Portátil Asus Zenbook Pro 14 UX480FD com gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050 Max-Q - 4096 MB, GDDR5

4) Tamanho do monitor (polegadas)?

- mínimo 27"

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

- 4k

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

Indiferente


7) Que painel preferes?

- IPS

8) Opções de monitor pretendidas

Must have
- PIP, com selector de input de imagem e som, que possibilite ter o PC no ecrã principal e uma TV BOX no secundário
- Ecrã plano

Preferências
- 2 entradas HDMI ou em alternativa 1 HDMI + 1 Displayport
- 1 entrada USB-C
- Melhor brilho / contraste possível
- HDR10

9) Notas

Comprei recentemente o Benq PD2700U, que correspondia às especificações pretendidas (preço/características), no entanto o PIP não funcionava como pretendido, uma vez que no ecrã secundário não dava som, apenas imagem. Já entreguei na Worten.
Tenho em lista o seguintes monitores Samsung:
- U28R550UQU de 2019, que na prática é um upgrade ao meu velhinho U28E590D, logo, à partida o PIP deverá funcionar como pretendido;
- S27A800UJU (deverá sair em julho-2021) com vantagem por ser mais recente e ergonómico, no entanto não existem reviews e não tenho certezas acerca do funcionamento do PIP;

Outros monitores que avaliei:
- DELL S2721QS
- ASUS PA279CV


Obrigado
 
Boas, pessoal! Alguém sabe se o LG 4K 27UL550-W é compatível com G-Sync? O meu Asus VX238H avariou e agora estou à procura de um substituto. Para jogar Flight Simulator 60Hz é mais que suficiente, pelo que a opção que tenho visto é o LG 27UL550, o que acham? Não queria fugir muito dos 300€.

Entretanto encontrei também o Dell S2721QS a um bom preço, agora estou na dúvida entre os dois.

Questionário:
1) Qual o orçamento?
300€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming (simulação de voo, apenas)
b) Trabalho geral (navegar na internet, office...)
d) Edição de imagem/vídeo

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
GTX 1660 Ti

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27" ou mais

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p ou 4K

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
60Hz é suficiente

7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA

8) Opções de monitor pretendidas
c) Tipo de Portas (HDMI, Displayport e saída áudio para as colunas)

EDIT: sinceramente nem sei se vou conseguir jogar em 4K com a minha gráfica, se calhar 1440p bastava. Alguma sugestão de monitor 1440p? De qualquer forma também posso reduzir a resolução de 4K para 1440p, não?
 
Última edição:
Alguém sabe qual é a política da loja/fabricante LG relativamente a pixels mortos?
Comprei recentemente um monitor LG 27GN800-B mas veio com alguns pixels mortos, pelo que consegui apurar seriam 6 pelo menos e o equipamento está nos 14 dias de experiência. São obrigados a darem um novo?
 
Eu uso o meu assim:

280hz
120OD
Adaptive Sync off
Racing profile, costum color R95, G93, B100

Precisas de um pc em condições para ter os 280fps. Adoro este monitor em termos de suavidade e qualidade do painel, mas o ppi é muito baixo para mim, fica tudo gigante no windows e pixelizado.

UFO, 960p per second. 280hz, overdrive 120.
IMG-20210603-233851.jpg


Ao vivo é ainda mais sharp, tirei com o telemóvel e tem sempre blur da câmara. O overshoot nos tons mais escuros também mal se nota.
Overdrive 60 é o default, e a opção ideal para adaptive sync, no entanto é um pouco lento para 280hz. Overdrive 80 tam muito overshoot/inverse ghosting. Overdrive 120 tem que ser ativado pelo menu de fábrica, mas é perfeito para 280hz, overshoot mínimo.


Já o recebi hoje, estranhei um bocado porque tinha um de 27 polegadas, mas já me habituei, obrigado pela ajuda!!
 
Alguém sabe qual é a política da loja/fabricante LG relativamente a pixels mortos?
Comprei recentemente um monitor LG 27GN800-B mas veio com alguns pixels mortos, pelo que consegui apurar seriam 6 pelo menos e o equipamento está nos 14 dias de experiência. São obrigados a darem um novo?
Esquece a política da loja, se está dentro dos 14 dias, so abrigo da LEI de compras à distância, devolve e não penses mais nisso.
 
Já o recebi hoje, estranhei um bocado porque tinha um de 27 polegadas, mas já me habituei, obrigado pela ajuda!!

Recomendo alterar o overdrive de 60 para 120 no menu de fábrica. Fica perfeito a 120. Mesmo com adaptive sync, é o melhor overdrive acima dos 180fps/hz.

E ativa também o overclock para 280hz. Vivid Pixel a 25 também fica fixe, imagem menos blurry, artefactos minimos.
 
Última edição:
Que monitor recomendam de 27”? Não terá nenhum uso em específico como gaming ou edição de imagem/vídeo, o requisito é mesmo ser pelo menos 27”, é para office/excel e trabalhos semelhantes
 
Alguém sabe qual é a política da loja/fabricante LG relativamente a pixels mortos?
Comprei recentemente um monitor LG 27GN800-B mas veio com alguns pixels mortos, pelo que consegui apurar seriam 6 pelo menos e o equipamento está nos 14 dias de experiência. São obrigados a darem um novo?
Quase q compro esse monitor, estava a 279€, mas ao verificar q se trata de um painel da BOE q dá bastante problemas(basta olhar as queixas do pessoal q comprou na amazon) e não de um painel LG como é o caso dos restantes LG 27GN8xx-B, acabei por desistir, tens sempre os 14 dias para devolver, principalmente com seis pixeis mortos, até com um eu devolvo, quanto mais seis, já na garantia cada empresa tem as suas regras, tem quem dê garantia de um pixel morto, a AOC acho q são a partir de 5 etc...etc...
 
Já vi, obrigado. Perguntei à mesma pois na categoria Office/Webbrowsing não existe nenhum de 27", se ainda assim alguém tiver alguma sugestão, de preferência até 150€, agradeço
Não há de 27" porque algumas pessoas podem notar pixelização com esse tamanho e resolução 1080p. Mas se quiseres um de 27", procura um monitor IPS, e mesmo os mais baratos devem servir perfeitamente. P.e. tens o HP P27v G4 por ~150€
 
Boa noite malta.

Eu tinha interesse em comprar um monitor exclusivamente para PS5 (warzone e fifa). Estive a ver e cheguei à conclusão que por agora um 1080p a 120Hz era mesmo a melhor opção para mim e pesquisei e após várias recomendações fiz uma lista entre estes modelos:

AOC 24G2
Acer xf243y
Benq ex2510
msi g241
Asus vg249q
viewsonic xg2405

Alguém que me possa ajudar a escolher entre 1 deles? qual seria o melhor? ou se por algum dinheiro a mais valeria a pena outro?

Muito obrigado
 
Boa noite malta.

Eu tinha interesse em comprar um monitor exclusivamente para PS5 (warzone e fifa). Estive a ver e cheguei à conclusão que por agora um 1080p a 120Hz era mesmo a melhor opção para mim e pesquisei e após várias recomendações fiz uma lista entre estes modelos:

AOC 24G2
Acer xf243y
Benq ex2510
msi g241
Asus vg249q
viewsonic xg2405

Alguém que me possa ajudar a escolher entre 1 deles? qual seria o melhor? ou se por algum dinheiro a mais valeria a pena outro?

Muito obrigado
HP x24ih funciona bem com ps5 a 120hz também e é mais barato sendo que é bom monitor.
 
Malta, estou indeciso entre o G2U 27" QHD e o Ozone DSP27 QHD. Já sei que o G2U é para muitos o monitor de eleição em termos de qualidade/preço, mas sinceramente a lotaria dos painéis deixa-me com os 2 pés atrás e em termos de cores e brilho, pelo que li (e li muito), fica a baixo do Ozone.

Alguma opinião aqui de quem tenha testado ambos?
 
Última edição:
Malta, estou indeciso entre o G2U 27" QHD e o Ozone DSP27 QHD. Já sei que o G2U é para muitos o monitor de eleição em termos de qualidade/preço, mas sinceramente a lotaria dos painéis deixa-me com os 2 pés atrás e em termos de cores e brilho, pelo que li (e li muito), fica a baixo do Ozone.

Alguma opinião aqui de quem tenha testado ambos?

Eu acho que mais vale dar o extra pelo LG 27gl850 ou Dell s2721dfg.

Gigabyte m27q também é uma opção, mais barato 30-40€.
 
Última edição:
Back
Topo