Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Hum, ja vi que qhd é dificil, e nao queria VA para programar. Vou tentar ver um 24 polegadas 1080p. porque 27" 1080p ja deve dar para ver bem os pixeis.
 
Pessoal, ia para comprar o Asus VG27AQ recomendado no inicio da tópico quando me deparei com o Asus VG27AQ1A e fiquei confuso.
Estive a ver uma comparação entre os dois mas não consegui tirar as dúvidas.
Esteticamente são um pouco diferentes (suporte) mas as características parecem-me algo semelhantes. Um tem USB e o outro não mas isso não acho importante.
Sendo que a utilização é para tudo um pouco qual acham que é melhor? Gosto mais do suporte do VG27AQ mas consigo o AQ1A um pouco mais barato. Que fazer?
 
Não sei até que ponto o USB permite ou não fazer updates ao firmware e / ou se isso será necessário para esse modelo em particular.

Tens aqui a comparação entre os dois. vê por ti o que preferes, um parece vir muito mal calibrado de fábrica, mas não sei até que ponto que basta usar os ajustes do RTINGS para resolver isso, varia de painel para painel, isso e há a questão do suporte, visto bem parece que o 1A é mais uma revisão do original.
 
Não sei até que ponto o USB permite ou não fazer updates ao firmware e / ou se isso será necessário para esse modelo em particular.

Tens aqui a comparação entre os dois. vê por ti o que preferes, um parece vir muito mal calibrado de fábrica, mas não sei até que ponto que basta usar os ajustes do RTINGS para resolver isso, varia de painel para painel, isso e há a questão do suporte, visto bem parece que o 1A é mais uma revisão do original.
Alguns monitores gaming da Samsung consegues fazer atualização via pen, sendo que permite também por essa via realizar o downgrade. Convém é ter sempre a versão atual guardada e saber a proveniência do firmware que estás a carregar, será sempre recomendado o site do fabricante.
 
Não sei até que ponto o USB permite ou não fazer updates ao firmware e / ou se isso será necessário para esse modelo em particular.

Tens aqui a comparação entre os dois. vê por ti o que preferes, um parece vir muito mal calibrado de fábrica, mas não sei até que ponto que basta usar os ajustes do RTINGS para resolver isso, varia de painel para painel, isso e há a questão do suporte, visto bem parece que o 1A é mais uma revisão do original.
Essa comparação é feita com o VG27AQL1A que também é muito semelhante aos outros 2 que mencionei. Este parece ser o mais caro dos três. Será a última versão?
 
ah bolas, não reparei que não eram bem os mesmos. ups :D
Interessante, ambos têm analises de Março deste ano, por isso ou decidiram actualizar as mesmas ou o VG27AQ sofreu uma nova revisão.
Verdade seja dita eu comprei esse monitor há coisa de 3 anos atrás, por isso assumo que já tenha sofrido umas quantas actualizações.
 
@Prado89 @CountMeIn, os LG UltraGear são muito bons, sim, mas também há a questão de qual a vossa experiência com monitores e o uso que lhe vão dar, por exemplo o G32QC está a 320 €, a título pessoal acho a sua base completamente medonha e massiva e, mesmo assim, o monitor baloiça imenso, e não piada nenhuma à curva 1500R nem acho o painel VA nada de especial, preferindo sempre um IPS pela sua maior uniformidade de iluminação e cores..

Dito isto, há quem adore painéis VA e não veja mal nenhum com uma curva 1500R, chegando ao ponto de já não tolerar monitores planos.. dai estar a apresentar como sugestão, VA tem sempre a vantagem de lidar melhor com zonas escuras onde há mais detalhe e de ser uma melhor escolha para quem goste de jogar à noite / com pouco iluminação (em relação ao ter que descer os estores.. bem, é suposto, um monitor não pode levar com luz directa, é possível balançar isso escolhendo um painel com um brilho elevado ou com uma camada agressiva de tratamento anti-reflexo e / ou correr o mesmo a 100%, mas isso dá cabo das cores num IPS, já um VA tolera bem isso e até ajuda a mitigar várias desvantagens como a péssima uniformidade de brancos / cinzentos com o brilho baixo.

A questão aqui é, gastar 450 € e ir para um bom IPS ou gastar 320 € e ir para um VA e, bem... há uma razão porque um custa 450 € e outro 320 €, no entanto também há o LG 27GN800-B a 350 €, é basicamente a antiga versão do 27GL83A-B sem altura ajustavel, visto que por 50 € já se compra um bom braço e é muito mais prático ter um monitor num bom braço, especialmente para quem problemas de espaço na mesa, até não é uma má escolha de todo.. só que vejo que só está a esse preço numa loja com a qual estou prestes a entrar em litígio devido.. a um monitor, mas sendo um IPS LG acho que até é seguro fazer lá a compra, se possível recomendava irem mesmo à loja e pediram para ligar o monitor, só mesmo para testar se sofre de Backlight Bleed agressivo ou algo semelhante, que se mal saia da loja acabou, não há devoluções.. mesmo se o encomendarem online, enfim..

Sim, há outros modelos e outras marcas, a título pessoal sou LG IPS all the way, mas o G32QC é uma boa opção para o preço, é o que é.. desde que não vos calhe em casa com o painel partido.. mas do pouco que vi até que não é mau de todo e a curva é parva para 27' mas não é muito exagerada nesse tamanho (isso a anda a sair muito painel VA pela curva porque é "imersivo" e o raio que é imersivo, painéis VA saem com curvas agressivas porque têm péssimos ângulos de visão e a única forma de mitigar isso é curvando o painel, imersivo o.. enfim), se possível vão à loja levantar o monitor e peçam para o testar, embora a loja em particular não tenha nada contra a devolução de monitores adquiridos online.. por isso há sempre a sua segurança ai.

De resto há que notar que tenho vindo a compreender que isto de "ser muito bom para gaming" ou "ter excelentes contrastes" ou "excelente brilho" é extremamente circunstancial, um monitor com 350nit de brilho nada adianta se o vão usar num local bem iluminado onde nunca irá passar dos 15% de brilho em trabalho ou uns 60% em jogos (brilho elevado distorce o contraste e causa cansaço), o mesmo quase que se pode dizer do contraste, os VA acusam 3000:1 que é muito bom e realmente nota-se um aumento de detalhe em zonas mais escuras mas não é aquela experiência de "é como ter uma TV como monitor", não é, ganha-se mais um pouco de detalhe em certas zonas mas também sacrifica-se bastante em outros aspectos, como arrastamento de pretos, perda de luminosidade nos cantos e maus ângulos de visão, os últimos pontos não interessam nada se vão passar o tempo a jogar, agora se vão trabalhar (e com fundos brancos) ai a narrativa já muda.

Dito isto IPS vai oferecer IPS Glow e Blacklight Bleed, mas para quem ficou a arder 500 € num VA, posso-vos dizer que nunca mais irei por as mãos num VA, aqui só entram IPS e acabou, os VA apresentam uma imagem nada uniforme, estou a arrastar uma tela com um fundo branco e o tom do branco vai mudando, os cantos perdem detalhe e as cores são.. muito estranhas, não nego serem excelentes para jogar, não me importava nada de ter um VA para jogar e um IPS para trabalhar mas um VA para trabalhar? Nem morto..

Ao ponto de que vou livrar-me to tal peso motor do VA, nem que tenha que o vender com 100 € de prejuizo, é esse ao ponto que detestei a experiência de um VA, vou pagar para não o ter que usar, prefiro um IPS 34' 1080p 144hz com arrastamento da imagem a um VA 34' 1440p 144hz que até que tem uma imagem bastante suave...


Resumindo, o LG 27GN800-B é uma boa escolha, comprem um braço e a questão está resolvida, vão para o G32QC se vão exclusivamente usar o mesmo para jogar. e se toleram todas as desvantagens de que um painel VA tem. e ah, e não esperem grande coisa do VRR, com a minha RTX 3070 todos os jogos abaixo de 60 frames resultaram na perda de imagem durante dois segundos no intervalo de uns 30 a 30 segundos e há vários relatos de que o monitor cintila de caraças em vários jogos mesmo acima dos 60 frames, no meu caso ele desliga-se por completo (a loja não considerou isso avaria, o "monitor está a trabalhar correctamente").

Originalmente teria dito para comprar o monitor online e pedir a devolução se não estiverem satisfeitos visto estar abrangido pela lei mas... aparentemente as lojas Portuguesas não gostam de seguir a lei Portuguesa.. sempre se possível comprem da Amazon, sempre, sempre da Amazon, lojas Portuguesas apenas em último caso.
@Morais obrigado pelo tempo, palavras e paciência desperdiçados connosco.

De facto, ando muito de olho arregalado para o Gigabyte G32QC, até porque já vi e li várias reviews. Agora a questão aqui é, até que ponto será necessário algo tão grande para a minha secretária/quarto/necessidades? Será que o 27" não é mesmo o ideal para substituir os actuais 24" (que esses sim já são curtos)?

Eu costumo jogar (actualmente so efootball PES 2021) e tento jogar assim a uns 1,80 a 2m do ecrã para ter maior "imersão" daquilo que é possível, mas também jogo Assassins Creed. Vejo muitos vídeos Youtube e poderei ponderar ver filmes (um ou outro) se o monitor assim justificar.

Estou a considerar também os 27" da LG...

A ver se vejo mais umas reviews...

Eu diria que no meu caso será, uns 70% lazer (navegacao web, youtube e afins) e o resto "gaming".

Cumprimentos!
 
Bem...como não consegui decidir entre os vários modelos da Asus acabei por comprar o LG 27GL850-B. :D
Espero não me arrepender.
Eu acabei por ficar muitíssimo inclinado para esse também. Neste momento só não avancei, porque a loja "física" que eu estava disponível para ir lá buscar directamente está esgotado, e pelos comentários e relatos tenho receio de encomendar online e vir com problemas no painel :(
 
Desde que encomendes de uma loja que aceita devoluções de monitores está tudo bem, há muitas grandes lojas nacionais que aceitam, tanto que só sei de uma grande loja que não aceita, mas sim, os CTT não sabem transportar mercadoria.. até parece que seria o trabalho deles mas, nem por isso..
 
Eu acabei por ficar muitíssimo inclinado para esse também. Neste momento só não avancei, porque a loja "física" que eu estava disponível para ir lá buscar directamente está esgotado, e pelos comentários e relatos tenho receio de encomendar online e vir com problemas no painel :(
A LG anunciou o 27GP83B.

165hz Nano IPS
400 nits.

Mesmo preço.
 
Boas, o que acham do Lenovo G27Q-20? Alguém com feedback? Não percebo muito de monitores, mas comparando com specs parece-me dos melhores e mais baratos dos QHD com 1ms e 165hz. Desde já obrigado.

EDIT: Estou indeciso entre este Lenovo G27Q-20 com painel IPS e o AOC Q27G2U com painel VA.
 
Última edição:
Olá a todos, o meu irmãozito anda a procura de um monitor para jogar até +- 170€. Ele tem visto pelo refresh rate e o tempo de resposta, e fomos hoje a uma grande superfície tentar ver os monitores ao vivo para ver como é a cor, e não ligaram nenhum monitor dizendo que eles são todos iguais porque são IPS..
Podem me dizer entre estes, qual seria a melhor opção? Se houver um outro melhor não aqui mencionado, também aceito sugestões
PHILIPS 242E1GAJ, HP X24ih, LG 24GL600F-B, Samsung LC24RG50FQRXEN

Muito obrigado!
 
Ola, estive a ver a primeira pagina, so para tirar as duvidas. O melhor fhd 144hz com as melhores cores 'e o BenQ EX2510 ne?

Isto com ajuste de altura. ou ha melhor ate 250€? Tenho uma nvidia ou seja idealmente com g-sync.
 
Última edição:
Boa Tarde alguem com feedback do

Samsung Odyssey G7 32 polegadas?​

Ou o upgrade para 4k 144hz vale a pena?
 
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

300€
2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Tenho a GTX 1060 OC 6Gb mas vou colocar a 3060ti quando o valor melhorar lol

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27
5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Estou a pensar para 1440p

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
Ordem 144

7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA

8) Opções de monitor pretendidas
Penso qualquer um atual serve bem para o propósito
=============================================
Fim do Questionário
============================================

Vi um monitor que chamou bastante atenção que foi o

Monitor Ozone DSP27 IPS 27" QHD 144Hz FreeSync / G-SYNC Compatible​

Preço muito atrativo mesmo mas existe alguma alma carinhosa que tenha um que possa dar o feedback dele? Compensa
reparei que aqui falavam maravilhas do

Monitor Gaming LG 27GL850-B (27'' - 1 ms - 144 Hz - FreeSync)​

Mas a diferença de valor é muita
A dúvida é se existe mais algum que recomendam dentro de IPS ou o ozone é desperdício de dinheiro, preciso de ajuda :/
 
@BOSS_PT O LG vale o extra. Mas se tens apenas uma gtx 1060 mais vale comprares 1080p 240hz. Não vais ter uma boa experiencia a 1440p com a 1060 e reduzir a resolução fica muito mau mesmo.
Eu na altura que comprei o 27GL850 tinha uma 1070ti com overclock manual e mesmo assim tinha de reduzir os gráficos para ter uma experiência aceitável. Jogos competitivos tinha de jogar a 1080p o que ficava mesmo horrível.
O mínimo para uma boa experiência a 1440p é uma 5700XT, 1080ti ou 2070 super.

240hz 1080p ips:
Asus VG259QM
MSI MAG251RX
 
Última edição:
Se houver um outro melhor não aqui mencionado, também aceito sugestões
PHILIPS 242E1GAJ, HP X24ih, LG 24GL600F-B, Samsung LC24RG50FQRXEN
Tens recomendações na 1ª página, desses ia para o HP
Ola, estive a ver a primeira pagina, so para tirar as duvidas. O melhor fhd 144hz com as melhores cores 'e o BenQ EX2510 ne?

Isto com ajuste de altura. ou ha melhor ate 250€? Tenho uma nvidia ou seja idealmente com g-sync.
Sim o benq é o melhor.
Boa Tarde alguem com feedback do

Samsung Odyssey G7 32 polegadas?​

Ou o upgrade para 4k 144hz vale a pena?
É diferente...procuras mais fluidez ou mais resolução?
E também tens que ter um sistema para acompanhar isso, mínimo RTX 3080
Se não tens pressa esperava pelos novos 4k144hz com HDMI 2.1 que vão sair este ano, assim tiras proveito de 4k120hz nas consolas (se jogares na consola também).

Vi um monitor que chamou bastante atenção que foi o

Monitor Ozone DSP27 IPS 27" QHD 144Hz FreeSync / G-SYNC Compatible​

Preço muito atrativo mesmo mas existe alguma alma carinhosa que tenha um que possa dar o feedback dele? Compensa
reparei que aqui falavam maravilhas do

Monitor Gaming LG 27GL850-B (27'' - 1 ms - 144 Hz - FreeSync)​

Mas a diferença de valor é muita
A dúvida é se existe mais algum que recomendam dentro de IPS ou o ozone é desperdício de dinheiro, preciso de ajuda :/
Tens feedback do ozone na 1ª página.
Pessoalmente dava o extra pelo LG.
De qualquer modo não tens pressa visto que ainda vais comprar a 3060ti, a preço decente só mesmo lá para o final do ano pelo andar da coisa...até lá arranjas promoção no LG ou saem novos modelos melhores...
 
Back
Topo