Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Boas pessoal, estou a pensar em comprar um teclado novo nos proximos tempos e ja estou de olho num Ducky One 2 TKL. Não tenho duvidas em relação a switches ou tamanho mas gostava de saber onde posso arranjar um e se arranjo com layout PT-PT. Ja vi um site que vende e que diz que vem PT-PT mas nao posso ir a loja e gostaria de ver.

Se alguem tem outras sugestoes ou experiencias/criticas a este keyboard gostaria de ouvi-las também
 
Boas pessoal, estou a pensar em comprar um teclado novo nos proximos tempos e ja estou de olho num Ducky One 2 TKL. Não tenho duvidas em relação a switches ou tamanho mas gostava de saber onde posso arranjar um e se arranjo com layout PT-PT. Ja vi um site que vende e que diz que vem PT-PT mas nao posso ir a loja e gostaria de ver.

Se alguem tem outras sugestoes ou experiencias/criticas a este keyboard gostaria de ouvi-las também

Passei de um Corsair K70 mx red para um Ducky One 2 TKL mx brown (PT), e o teclado é mesmo magnifico, lindo, estou fascinado, mas também vai um pouco do gosto de cada um. Só o facto de não ser preciso software para alterar seja o que for aliado a uma boa qualidade de construção, recomendo mesmo.
 
Passei de um Corsair K70 mx red para um Ducky One 2 TKL mx brown (PT), e o teclado é mesmo magnifico, lindo, estou fascinado, mas também vai um pouco do gosto de cada um. Só o facto de não ser preciso software para alterar seja o que for aliado a uma boa qualidade de construção, recomendo mesmo.

Confesso que ainda estou um pouco indeciso. Notas falta do wrist rest do K70? Ja a muito tempo que uso um teclado com um e nao sei se vou sentir falta dele. Outra coisa, o teu veio com os extras? (keycaps e spacebar)
 
Possuo um Redragon Kumara, ao setar o nível do led para desligado o mesmo permanece enquanto o pc está ligado, todavia se efetuar o reset da máquina os leds voltam em brilho médio, ou seja, o teclado não salva a configuração, eu estava com um mantistek gk2 que usava normalmente com o led desligado, busquei um tkl, porém está ocorrendo isso. Tem alguma forma de deixar sempre com o led off ?
 
Alguém tem experiência a fazer (DIY) teclados?
Há muito tempo que quero fazer um keypad, mas falta-me descobrir onde e como fazer o mais básico, arranjar quem me faça uma placa base de alumínio com o layout para switches Cherry que preciso.
O resto faço eu, mas este passo mais básico já me atrasa há muito tempo, porque queria mesmo evitar mandar fazer fora.

P.S.
Há muito tempo que não participo no forum, mas acho que não estou a colocar isto no sítio errado.
 
Confesso que ainda estou um pouco indeciso. Notas falta do wrist rest do K70? Ja a muito tempo que uso um teclado com um e nao sei se vou sentir falta dele. Outra coisa, o teu veio com os extras? (keycaps e spacebar)

O meu veio com os extras ( keycaps roxas ), spacebar não trás nenhuma a não ser a que vem com ele neste caso a year of the dog. Relativamente ao wrist rest, o do K70 era altamente, mas não noto falta, até porque fica mais compacto. Pessoalmente voltaria a trocar sem hesitar..mas também é um pouco gosto pessoal.
 
Alguém tem experiência a fazer (DIY) teclados?
Há muito tempo que quero fazer um keypad, mas falta-me descobrir onde e como fazer o mais básico, arranjar quem me faça uma placa base de alumínio com o layout para switches Cherry que preciso.
O resto faço eu, mas este passo mais básico já me atrasa há muito tempo, porque queria mesmo evitar mandar fazer fora.

Estás a falar de que placa? Estás a falar da plate (o metal que fica em cima do resto para proteger o PCB), ou do PCB mesmo (onde se soldam os switches e estão as conexões)?
 
Estás a falar de que placa? Estás a falar da plate (o metal que fica em cima do resto para proteger o PCB), ou do PCB mesmo (onde se soldam os switches e estão as conexões)?

Uma placa de metal para montar os switches, e duas placas de acrílico para fazer a caixa.
Não vou usar PCB, fica muito dispendioso mandar fazer um PCB para uma amostra de 1, e vai precisar de placa de montagem na mesma. Só compensava fazer PCBs se muita gente estivesse interessada para dividir os custos.
Facilitava muito o trabalho, mas não é menos verdade que também nunca desenhei um PCB, nem encontro ninguém para o fazer. Software como o Express PCB é muito para a minha cabeça, e não quero cometer erros com algo que já de si vai ficar carote.
Vou antes soldar manualmente todos os switches para fazer uma matriz, e programar as teclas numa placa Arduino.
 
Hmmmm eu não tenho documentos disso, mas estou curioso com a tua ideia. Seria algo assim, mas com switches MX?
Um bocadito mais complexo, mas não muito mais.
Está mais próximo disto, mas com o meu layout reduzido:
O "segredo" da coisa está mesmo em ter uma placa devidamente cortada, o resto é paciência e atenção.

owo3rwb.jpg
 
@Resev queres um numpad tradicional ou algo ao teu gosto?
Como tenho um teclado 60%, tinha alturas que dava jeito ter os números no formato do numpad. Então mandei vir um NPKC 17 dos states, Pro Micro do eBay e pus o meu irmão a trabalhar (soldar tudo) xD a parte do firmware já fui eu a tratar. Algumas fotos aqui.

Se isto te servir, consegues mandar vir esta (ou outra, certamente que devem existir mais) e então fazer as ligações e firmware.
Se queres algo mais custom, acho que te safas com alguém que tenha uma CNC ou faça peças à medida. O encaixe para o switch de certeza que deve estar documentado em algum lado (deskthority, r/MechanicalKeyboards, alguma wikia). Sabendo isso, é uma questão de fazer uma placa ao teu gosto e encontrar alguém que a faça.
 
Boas pessoal.

Preciso de comprar um teclado mecânico para o meu irmão e uma vez que se aproxima o aniversário do rapaz vou aproveitar :)
Segue o questionário:

1) Qual o orçamento?
140€, mais coisa menos coisa

2) Quando vais comprar o material?
Fevereiro

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.
a) PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO/ANSI


5) Que tipo de switches preferes?
a) Black
b) Brown
d) Red

Sinceramente não sei, talvez red. Tive um black e tenho atualmente Red. Gosto mais, mas quanto a ele não sei. Brown é uma mistura dos dois?

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação (RGB, o puto gosta disso)


8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
É indiferente, desde que seja layout PT.

Agradeço a ajuda!
 
Pessoal alguem tem opiniao acerca do teclado Razer Huntsman? Li alguns sites e falam muitos bem dos switchs ópticos... tenho receio por ser razer... serão melhores que mx red?
 
Se me poderem ajudar na escolha do proximo teclado :

1) Qual o orçamento?
Até 150€, podendo ultrapassar caso se justifique.

2) Quando vais comprar o material?
Em breve.

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
PT

4) Que formato preferes?
ISO

5) Que tipo de switches preferes?
1º Cherry Mx Blue
2º Cherry Mx Brown

Actualmente uso um Asus Strix Tactic Pro Mx Brown mas 1 ou 2 teclas andam a 'escrever 2 vezes qd apenas as pressiono 1 vez'.
Gosto do Mx Brown mas gostava de experimentar o Mx Blue.

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
Teclas retroiluminadas individualmente - é um factor essencial pois costumo escrever num ambiente escuro. (iluminação de fundo rgb e auras é indiferente)
Teclas multimedia com preferência por 'roda' de volume de som
Meia dúzia de teclas macro laterais tb davam jeito, mas não é factor decisivo.

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Indiferente.

Obrigado.
 
@Resev queres um numpad tradicional ou algo ao teu gosto?
Como tenho um teclado 60%, tinha alturas que dava jeito ter os números no formato do numpad. Então mandei vir um NPKC 17 dos states, Pro Micro do eBay e pus o meu irmão a trabalhar (soldar tudo) xD a parte do firmware já fui eu a tratar. Algumas fotos aqui.

Se isto te servir, consegues mandar vir esta (ou outra, certamente que devem existir mais) e então fazer as ligações e firmware.
Se queres algo mais custom, acho que te safas com alguém que tenha uma CNC ou faça peças à medida. O encaixe para o switch de certeza que deve estar documentado em algum lado (deskthority, r/MechanicalKeyboards, alguma wikia). Sabendo isso, é uma questão de fazer uma placa ao teu gosto e encontrar alguém que a faça.
Isto. Posso acrescentar mais uma ideia que é arranjas uma placa de acrylico. Desenhas no coreldraw ou outra coisa os cortes para o encaixe dos switches (há muita coisa já feita por isso é só copiar e meter a localização dos cortes ao teu gosto) e mandar cortar. Sai mais barato do que cortar com CNC. Outra ideia é desenhares em 3D e mandares imprimir. O que não falta é info e projectos já feitos sobre isto no reddit. Eu quando tiver mais tempo vou fazer algo assim:
HAX2aLN.jpg
 
@Resev queres um numpad tradicional ou algo ao teu gosto?
Como tenho um teclado 60%, tinha alturas que dava jeito ter os números no formato do numpad. Então mandei vir um NPKC 17 dos states, Pro Micro do eBay e pus o meu irmão a trabalhar (soldar tudo) xD a parte do firmware já fui eu a tratar. Algumas fotos aqui.

Se isto te servir, consegues mandar vir esta (ou outra, certamente que devem existir mais) e então fazer as ligações e firmware.
Se queres algo mais custom, acho que te safas com alguém que tenha uma CNC ou faça peças à medida. O encaixe para o switch de certeza que deve estar documentado em algum lado (deskthority, r/MechanicalKeyboards, alguma wikia). Sabendo isso, é uma questão de fazer uma placa ao teu gosto e encontrar alguém que a faça.

O layout (link) é custom, da minha autoria, mas inspirado pelo A4tech X7 G100, que uso há muitos anos, que tem a ideia certa (ao contrário de TODOS os outros keypads no mercado), mas muitas teclas supérfluas, e é de membrana (e de bem má qualidade...rija e desconfortável).
Um numpad ortholinear (é o formato a que te referes), é muito reduzido e limitado. Eu já pensei nisso há muito tempo, mas cheguei rapidamente á conclusão de que não chega.
Eu também prefiro um padrão ortholinear e o meu keypad segue esse padrão, porque tenho imensa dificuldade em usar o padrão "staggered" dos teclados comuns.
O problema é mesmo arranjar alguém que faça a placa por CNC.
A documentação anda por aí, já a vi antes e descubro de novo, e na verdade nem é nada de difícil.
É saber o tamanho standard de um switch Cherry, decidir se queres um espaço para switches permanentes ou removíveis (removível tem 4 "notches" por espaço, para poder remover (substituir) os switches, e permanente...é um quadrado (aka, depois de colocado, só tiras o switch a partir)). Daí é saber a separação standard entre switches, dividir o espaço de um switch por 4 para usar esse valor na separação de clusters de teclas (tenho 9 clusters de teclas com 25% de separação entre si (aka 1/4 de uma lateral de um switch cherry), dois deles com uma separação vertical de 50% e 100% respectivamente, e 5 staggers no layout, com 25% de "inclinação")
A sério, é mais difícil entender o que escrevi, do que olhar para o layout e associar os termos.
 
Só resolvo este problema enviando para RMA certo?
Já fiz update de firmware e não resolveu.

O meu tem um defeitotb que nunca consegui resolver, em que a tecla "+" no num pad não liga se tiver no modo de cores wave.
Acabei por não o enviar apra RMA porque teria de pagar mais 20-30 euros por o ter comprado em Inglaterra e nem a loja nem a Asus se Responsabilizarem.
 
Back
Topo