Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

Viva pessoal. Ando a pensar comprar um teclado mecânico e enquanto navegava deparei-me com este fórum. Muito resumidamente o que preciso é que fosse TKL, sem fios, funcionasse correctamente em mac (pois apenas vou usá-lo em mac) e tivesse layout PT. Quando digo funcionar correctamente em mac refiro-me em carregar nas teclas F1-F12 e seja feito a acção multimedia correspondente (por exemplo F1 diminui o brilho do ecrã, F2 aumenta, etc). Por algumas pesquisas e reviews que vi gostei mesmo muito do ducky one 3 ou ducky myia pro, o grande problema destes teclados é que não são bluetooth/wireless mas ainda assim acho que são para os que estou mais inclinado. Também gostei do logitech g915 TKL mas tem aspecto muito gaming e eu vou usar o teclado para trabalhar e não ligo nada a corzinhas, etc. Keychron penso que seria uma boa escolha se não tivesse o entrave do layout PT. Dentro destes requisitos o que me aconselham?
Não estou 100% limitado às restrições que mencionei embora se houvesse oferta para esses requisitos seria ideal :)

Obrigado desde já.
1) Qual o orçamento?
Até 150€.


2) Quando vais comprar o material?
Comecei a ver teclados mecânicos recentemente e não tenho pressa em adquirir o material.

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

O ideal seria layout PT mas acho que me não me incomoda muito se for layout UK ou Nordic

4) Que formato preferes?
Tenkeyless 75% ou 80%

5) Que tipo de switches preferes?
Não percebendo muito do tema ainda e estava a pensar em adquirir os brown pois parece ser o intermédio entre red e blue. Basicamente gosto de sentir as teclas quando estou a teclar e o barulho não me incomoda desde que não seja exagerado

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Programação

7) Extras (elimine o que não pretende)
Preferência que seja 100% compatível com mac pois apenas vou utilizá-lo em mac. Quando digo 100% compatível refiro-me às teclas F fazerem a acção multimedia correspondente no mac. Por exemplo, F1 diminuir luminosidade, F2 aumentar, etc.

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Possivelmente irei comprar online pois as escolhas em lojas físicas PT não são muitas.

Reparei que devia ter respondido primeiro com este questionário, por isso deixo aqui em reposta ao meu próprio comentário o questionário preenchido.

Uma vez mais, obrigado a todos pela partilha de opiniões e experiências.
 
Bons dias a todos
Alguém que tenha o teclado Logitech G915 TKL Lightspeed RGB Wireless PT (ISO) me sabe dizer se a tecla ENTER é "grande"
Obrigado
 
A Amazon está com um bom preço para os G915, tanto full size como TKL, 150 €, diria que é finalmente um bom preço para eles, isso e a garantia de 3 anos torna a sua compra mais segura, sejamos honestos, que com dois anos de uso teclas vão-se partir ou perder a cor, é um Logitech.
Eu tenho teclados com 10 anos que não têm tal problema, tanto mais baratos como mais caros. Fico verdadeiramente surpreso como se pode aceitar tamanha falta de qualidade, a um preço considerado elevado.
Cada uma sabe de si mas há opções muito melhores.
 
Compreendo a tua opinião, eu só comprei este modelo por estar em promoção e por fazer parte do "ecossistema" Logitech, tinha um G13 que finalmente (após 10 anos) entregou a alma ao seu criador e queria algo para o substituir, pensei na oferta da Razer, mas um TKL mecânico wireless por 150 € achei que seria uma boa escolha.

Da Logitech só tive problemas com o G413 cujo CTRL esquerdo foi ao ar devido a 300 horas de Warframe (não só devido a isso, claro, o teclado já tinha 4 anos na altura, mas ajudou) e as teclas terem "perdido a cor", suspeito que tenha sido uma combinação de ter deixado cair algo em cima delas e o uso "generoso" de alcool-gel e alcool para limpar o teclado.

Agora já não limpo os teclados com alcool e lavo as mãos depois de as ter limpo com alcool-gel.
 
o g915 comprado na amazon vem com o layout ES, certo? não será facil ou viável converte-lo para layout PT? tambem ando de olho nesse mas até preferia o g815 porque nao vejo qualquer utilidade em wireless num teclado (é só para usar com o PC desktop, que é fixo), mas parece-me que para o g815 nao existe sequer layout pt.
 
Não me afecta, isto porque as teclas não se conseguem ler sem estarem iluminadas, o que é muito bom para mim pois assim não me confundo e consigo usar o teclado como um PT facilmente, de resto gosto bastante das teclas, as media keys e o ajuste de volume estão muito bons, e, ah!, dá-se perfeitamente com o MX Palm Rest :D
 
Sim, tenho, tenho vindo a migrar lentamente para 100% sem fios, agora já estou praticamente lá, só me resta mudar o headset que uso para trabalhar, mas o modelo que estou de olho ainda é bastante caro, isso e queria algo TKL, o ser sem fios, neste caso em particular é muito importante porque eu tenho um "setup" para trabalhar e outro para jogar.

IMG-20220403-152237.jpg

IMG-20220403-152325.jpg


Quanto à bateria, acho que o G915 tem suporte para 1000 horas sem iluminação e não me lembro da ultima vez que carreguei o MX Keys, já o G403 é que acho que o carrego de semana a semana e o MX Master 3 de mês a mês, quando ao G915 estar centrado e não à esquerda como muito pessoal usa (uns até têm o teclado curvado e tudo) é uma questão de hábito (tanto que o G13 era usado da forma correta, tinha-o pousado à esquerda do MX Keys) mas tenho que ver isso, é mesmo uma questão da memoria muscular da mão esquerda estar tão habituada a estar curvada que me parece ser a forma mais "confortável" de estar no teclado.

No total, diria que foi algo como 110 € + 40 € pela combinação MX.
Depois, este já não sei bem que o rato tem 5 anos, mas deve ter sido algo com 150 € + 60 € pelos G.
Não planeio mudar o G304, só quando eventualmente o switch do botão esquerdo morrer, que adoro o rato.

Já, em relação à combinação MX... aí sim a língua do teclado é importante por usar imenso os caracteres especiais e alternar com o meu Thinkpad (que é um ENG convertido para PT) e afins para trabalhar, senão ainda tinha ponderado ir para algo como um K860 com um MX Ergo, e continuo com ambos debaixo de olho que, tal como foi com o G915 e o MX Master 3, se vir algum deles com um desconto considerável (no caso dos que referi foi 100 € e 50 €, respetivamente) pode ser que os compre, por exemplo uns 40 € pelo MX Ergo era compra imediata..

..
ó bolas...
o MX Ergo está com 50 € de desconto...
Bem, fica para outra altura, compro quando for para fazer mesmo o "combo" ergo, teclado e rato.

Dito isto tudo... a mudar o G915 preferia que tivesse adaptado o tom da linha MX, o preto torna o gasto das teclas extremamente visível (especialmente o G915 em que já noto bem a presença do óleo dos dedos, algo que o MX Keys consegue disfarçar bem ao usar teclas cinzentas, ao contrário das pretas usada pelo G915) para não falar em ser muito mais confortável para ler bem as letras (para quem precisa), dai achar que o tom da linha MX ser uma excelente escolha.
 
Última edição:
Compreendo, só o tenho em ES porque só uso o "lado esquerdo do teclado", tanto que decidi testar usa-lo como o G13 (completamente para a esquerda do tapete) e gostei bastante, não está ao nível de um G13 mas foi uma melhoria considerável, claro que não dá para teclar direito assim mas nunca foi o plano, volto a referir que este G915 mais parece um Das Keyboard com os LED desligados, por isso é algo que até aprecio que assim não me confundo tanto, apenas não tenho memoria muscular dos números (ai usava o numpad do MX Keys) mas isso não é muito importante para jogar.

Outro ponto curioso que testei e decidi ler sobre isso, usar um teclado com a parte do topo erguida é mesmo má ideia e desconfortável como tudo, e tem vindo a dar-me alguma "impressão" ver "críticos" a dizer que "ah o MX Keys falha por não dar para erguer mais o teclado", é suposto não erguer o teclado, no máximo peçam para ser possível erguer a frente do teclado, não a traseira. Foi a primeira coisa que testei com o G195 e foi uma diferença no conforto.

Doi um pouco a alma ver vídeos de pessoal "ah e tal sou um conhecedor de teclados e gastei 5.000 € em teclados e afins" e depois tecla em autênticas "monstruosidades" sem nenhum tipo de apoio e os pulsos completamente curvados...
 
Boas pessoal

Quero trocar o meu teclado mecânico coolemaster que já tem uns bons aninhos.
O que me aconselham.

) Qual o orçamento?
130€

2) Quando vais comprar o material?
Não tenho urgência

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

Prefito PT


4) Que formato preferes?
(65%)

5) Que tipo de switches preferes?
MX Red

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Gaming


7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
d) Design Gaming
e) Design Sóbrio


8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Queria preferêncialmente numa loja fisica, mas também pode ser online.
 
Olá a todos, já aqui alguém mandou vir um teclado directamente da xtfry?

Adicionei o futuro K5 à minha "wanted list" e gostava de fazer uma build custom.

De notar que irá ter Layout PT, também personalizável.

https://xtrfy.com/keyboards/k5-compact/

Bem, após muita ponderação, acabei por mandar vir o Keychron K4 v2, RGB Aluminum Frame, Switches Gateron Red.

O atendimento ao cliente, achei-o muito bom, tendo em conta que os contactei no domingo e 5-10 minutos depois já tinha resposta do apoio.

Agora é rezar que não pare na Alfândega. :smilliex:
 
Boas maltinha.
Venho partilhar a minha nova aquisição.
Tofu65 com switches Gateron Black Inks v2.
Teclas Venit "Monster" compradas na Amazon.
O teclado mandei vir da KBDfans que se situa na China.
Já tinha deambulado por teclados mecânicos mas já há muito tempo que não usava um mas tenho que dizer que tou a adorar esta nova experiência, o som e feeling é divinal.
Já há muito tempo que não ficava tão contente com uma compra.



Tive de aceitar e comprar teclas não PT, pelo menos das que vi ,não me satisfizeram. Preferia ter as legendas das teclas no sítio certo mas lá terá que ser até encontrar outras.

Já agora estou a ter problemas em configurar umas teclas usando o software VIA.
Não sei se alguém se deparou com este problema, quero meter estes simbolos < > noutras teclas mas não tou a conseguir. No windows tenho o teclado em PT.
 
Última edição:
Back
Topo