[HDTV] Tópico Oficial LG OLED B6 (4K HDR/Dolby Vision)

Bem, este fim-de-semana andei a ver pelas grandes superfícies esta TV (a E6 a mulher mata-m€ :joker:) e a comparar com a KS7000.

Venha lá o black friday e uma promoção que me faça perder a cabeça para me juntar ao clube das OLEDs :victory:


Alguém sabe porque motivo existe uma diferença de preço tão grande da 55" para a 65"?
Li também noutro fórum que no modo jogo não é possível activar HDR, isto é verdade?
 
Última edição:
Finalmente acho que vou poder fazer parte aqui do grupo. Precipitei-me ao Black Friday e mandei vir uma 55' B6 com uma promoção que houve este fim de semana. Ficou-me a 1875€ com 500€ de vale, perfazendo um ""total"" de 1375€. Como tenciono arranjar uma PS4 Pro e comprar umas prendas de Natal, dou conta do vale.

Espero mesmo que corra tudo bem e que tenha aproveitado bem a promoção, não aguentei o bichinho mesmo com a Black Friday à porta.

Para quem gosta de calibrar TVs:

- Têm apontado o gamma para os 2.2 ou 2.4? Dados os pretos perfeitos, pelo BT.1884 fica um 2.4 perfeito em todos os IREs.
- Usam 120nits a 100 IRE para conteúdo non-HDR com esta tv?



1500€ com ou sem a promoção Cashback da LG? 1500€ + vale é mel.

Não existe BT1884, é BT1886.

A curva entre o 2.4 e BT é muito, muito semelhante. A olho nu não notarás absolutamente diferença nenhuma, mas uma vez que ela de origem já vem com BT1886 em ISF Dark, não mexas. E uma coisa é gama 1.9, outra é 2.2, outra 2.3, outra 2.4 e outra BT1886. A BT1886 não fica 2.4 nem a 2.4 fica BT1886. Quanto muito assemelham-se, mas todas são gamas diferentes, sendo que a BT1886 é a que tem maior escala de pretos e de brancos.

Não mexas na luminância dos 20 point White Balance. A única luminância que podes mexer é a dos 5 IRE - e apenas podes subir ou descer de 2 em 2 pontos - se achares que estás com black crush. Se não tiveres nada, não mexas. Qualquer maior mudança irá resultar em artefactos e em desvios na imagem e quando não se sabe, não se mexe.

Abraço e excelente compra! Foi praticamente dada.
 
Bem, este fim-de-semana andei a ver pelas grandes superfícies esta TV (a E6 a mulher mata-m€ :joker:) e a comparar com a KS7000.

Venha lá o black friday e uma promoção que me faça perder a cabeça para me juntar ao clube das OLEDs :victory:


Alguém sabe porque motivo existe uma diferença de preço tão grande da 55" para a 65"?
Li também noutro fórum que no modo jogo não é possível activar HDR, isto é verdade?

Com as LG OLED é verdade, o modo HDR corre apenas sem modo game. Eu venho de uma TV com input lag de 80ms, muito provavelmente até noto melhorias.

Corre por aí uma petição para pedir um update ao firmware que permita reduzir o input lag: https://www.change.org/p/lg-electronics-hdr-game-mode-for-lg-oled-tvs

Além disso, correm notícias de que a LG está a olhar para o assunto e que deverá lançar um firmware no final deste mês que reduza o input lag (ver avsforums) mas sem promessas.

Não existe BT1884, é BT1886.

A curva entre o 2.4 e BT é muito, muito semelhante. A olho nu não notarás absolutamente diferença nenhuma, mas uma vez que ela de origem já vem com BT1886 em ISF Dark, não mexas. E uma coisa é gama 1.9, outra é 2.2, outra 2.3, outra 2.4 e outra BT1886. A BT1886 não fica 2.4 nem a 2.4 fica BT1886. Quanto muito assemelham-se, mas todas são gamas diferentes, sendo que a BT1886 é a que tem maior escala de pretos e de brancos.

Não mexas na luminância dos 20 point White Balance. A única luminância que podes mexer é a dos 5 IRE - e apenas podes subir ou descer de 2 em 2 pontos - se achares que estás com black crush. Se não tiveres nada, não mexas. Qualquer maior mudança irá resultar em artefactos e em desvios na imagem e quando não se sabe, não se mexe.

Abraço e excelente compra! Foi praticamente dada.


Ups, foi lapso na escrita o 1884, obrigado pela correcção!

Estou a par das diferenças entre gammas fixos e o BT1886, sendo que o BT1886 possui valores baixos de gamma nos low IREs. No entanto, fiquei com a ideia que o BT1886 em OLEDs, com os pretos perfeitos (Y=0) e contraste infinito levaria a um 2.4 perfeito por todo o espectro.

Tenho um colorímetro em casa (X-Rite Display Pro) com o qual tenho calibrado alguns ecrãs, portanto muito provavelmente irei mexer um pouco no white balance se vir que existe uma diferença discrepante na cor nos cinzentos (duvido que aconteça no modo ISF Dark da tv, talvez a partir dos 80 ou 90 IRE). No HDR nem devo tocar. Sem ferramentas melhores não consigo ir muito além.

Nada como esperar pela TV e ver o que aparece! Até lá, venha ou não a arrepender-me, tenho a agradecer-te pelos inúmeros bons posts que tens colocado nesta board, sempre informativos! Ajudaram-me imenso na decisão.
 
@farokinha

A minha Oled (920v), permite hdr em modo gaming, contudo e pela minha experiência em jogar com hdr noutro modo, não sinto qualquer input lag (não jogo competitivo e jogo pouco fps multiplayer).

Sinceramente, pelos fóruns gaming, em relação às Oleds de 2016 que (ainda?) não permitem hdr no modo gaming, não vejo grandes queixas em relação à experiência que esses jogadores estão a ter. Bem pelo contrário, pois em termos de qualidade de imagem, até aí o Oled é uma maravilha.

É a minha opinião de jogador, pela excelente experiência que estou a ter com a Pro e Oled .

É uma preocupação natural, mas a prática tem provado que acaba quase por ser um problema mais no papel que em contexto real.
 
Não há nenhuma confirmação em relação a isso
Mais logo tento encontrar a resposta do apoio ao cliente da LG confirmando o que disse.
Não tenho tempo para procurar no AVForums neste momento.

Mas também há quem diga que em modo HDR normal com todos os processamentos desligados o lag até não é tão mau como pintam.
 
Com as LG OLED é verdade, o modo HDR corre apenas sem modo game. Eu venho de uma TV com input lag de 80ms, muito provavelmente até noto melhorias.

Corre por aí uma petição para pedir um update ao firmware que permita reduzir o input lag: https://www.change.org/p/lg-electronics-hdr-game-mode-for-lg-oled-tvs

Além disso, correm notícias de que a LG está a olhar para o assunto e que deverá lançar um firmware no final deste mês que reduza o input lag (ver avsforums) mas sem promessas.




Ups, foi lapso na escrita o 1884, obrigado pela correcção!

Estou a par das diferenças entre gammas fixos e o BT1886, sendo que o BT1886 possui valores baixos de gamma nos low IREs. No entanto, fiquei com a ideia que o BT1886 em OLEDs, com os pretos perfeitos (Y=0) e contraste infinito levaria a um 2.4 perfeito por todo o espectro.

Tenho um colorímetro em casa (X-Rite Display Pro) com o qual tenho calibrado alguns ecrãs, portanto muito provavelmente irei mexer um pouco no white balance se vir que existe uma diferença discrepante na cor nos cinzentos (duvido que aconteça no modo ISF Dark da tv, talvez a partir dos 80 ou 90 IRE). No HDR nem devo tocar. Sem ferramentas melhores não consigo ir muito além.

Nada como esperar pela TV e ver o que aparece! Até lá, venha ou não a arrepender-me, tenho a agradecer-te pelos inúmeros bons posts que tens colocado nesta board, sempre informativos! Ajudaram-me imenso na decisão.

Se tens um calorímetro então a conversa é diferente. :P
Podes mexer na luminância mas mexe apenas nos 5 IRE, segue o meu conselho, e não te esqueças de correr o AVS HD 709. :p

Normalmente, os "entusiastas" calibram as TVs para 120nits a 100 IRE porque é assim que é no cinema, no entanto, visto que agora já há filmes masterizados com 4000nits (HDR10), eu não alteraria os 100 IRE e deixaria a TV fazer o "downscale" (não é esta a palavra mas pronto) de nits correctamente. Alterares o luminance a 100 IRE pode fazer com que fiques com a imagem demasiado escura depois.

Mas para começares podes fazer como os tipos do AVForums que nem se aventuraram a ir aos 20 Point White Balance e focaram-se nos 5 Point, Low e High. Pelos vistos, de origem estas Oled já são excelentes e têm apenas uma ligeira acentuação nos azuis. Diminuindo os mesmos nos White Balance e aumentando ligeiramente os vermelhos faz com que fiques com o Delta perfeito.

Bem vindo e não é preciso agradeceres. Desfruta da bicha! :D
@Blue Zee é verdade. Não há modo Game HDR mas o input lag em HDR das Oleds deste ano é inferior ao input lag do modo Game HDR das Oleds de 2015.

Penso que anda envolto dos 45-54ms na B6 e é ligeiramente mais alto nas restantes (algo na casa dos 60ms).
Provavelmente irão lançar algum update para diminuir ainda mais o input lag e assim ficará. A mim não me faz confusão nenhuma pois jogo com HDR e não noto input lag nenhum. Claro, com filtros desligados.
 
Última edição:
EDIT: Confirmei agora. A B6 tem 38ms em 4K HDR @ 60hz. Apenas 4ms a mais que a Sony ZD9.

Não acho que o Game Mode seja crucial, visto que a B6 já tem um input lag bastante aceitável.
 
Só não comprei a 55 B6 por causa do inputlag, porque senão fosse isso nem pensava 2 vezes, ainda por cima com vale de 500euros já dava para o PS VR.

Mas 40ms de inputlag não é para mim.

EDIT: Confirmei agora. A B6 tem 38ms em 4K HDR @ 60hz. Apenas 4ms a mais que a Sony ZD9.

Não acho que o Game Mode seja crucial, visto que a B6 já tem um input lag bastante aceitável.

De acordo com o Rtings, com o ultimo update, o inputlag varia:

4k @ 60Hz @ HDR 38.2ms - 54.5ms
 
Desde que não estraguem nada só para baixarem o input lag.

Pois, esse é mesmo o problema. Normalmente pioram o processamento de imagem para conseguirem menor input lag. Se assim for, prefiro deixar como está... :)
Só não comprei a 55 B6 por causa do inputlag, porque senão fosse isso nem pensava 2 vezes, ainda por cima com vale de 500euros já dava para o PS VR.

Mas 40ms de inputlag não é para mim.



De acordo com o Rtings, com o ultimo update, o inputlag varia:

4k @ 60Hz @ HDR 38.2ms - 54.5ms

Isso é um bug já referido oficialmente pela LG e que será corrigido no próximo update. Essa variação ocorre por flutuações, algo que será corrigido brevemente.
E os dados concretos são 34ms em Game Mode e 38ms em HDR. A Rtings não é o único site de reviews do mundo, apesar de ser bastante completo. Dá uma passada na HDTVTEST para tirares mais ilações. Os métodos de medir input lag variam de ferramenta para ferramenta e de painel para painel.

Tomara a E6 ter o input lag da B6. Agora é aguardar e esperar pelo próximo firmware, que corrigirá o input lag nas Oleds.
 
Última edição:
Pois, esse é mesmo o problema. Normalmente pioram o processamento de imagem para conseguirem menor input lag. Se assim for, prefiro deixar como está... :)


Isso é um bug já referido oficialmente pela LG e que será corrigido no próximo update. Essa variação ocorre por flutuações, algo que será corrigido brevemente.
E os dados concretos são 34ms em Game Mode e 38ms em HDR. A Rtings não é o único site de reviews do mundo, apesar de ser bastante completo. Dá uma passada na HDTVTEST para tirares mais ilações. Os métodos de medir input lag variam de ferramenta para ferramenta e de painel para painel.

Isso era muito bom porque ao preço que está em promo e os 500 em vale... melhor não há.

Se corrigirem, achas que vão conseguir os 20ms da Samsung?

Só não comprei a B6 por causa disso, porque queria mesmo oled... sei que é o melhor.

Mas também acho que fico bem servido com a Samsung 55KS8000 por uns anos, e como são 20ms em HDR 4K, é algo muito bom para Gaming.
 
Isso era muito bom porque ao preço que está em promo e os 500 em vale... melhor não há.

Se corrigirem, achas que vão conseguir os 20ms da Samsung?

Só não comprei a B6 por causa disso, porque queria mesmo oled... sei que é o melhor.

Mas também acho que fico bem servido com a Samsung 55KS8000 por uns anos, e como são 20ms em HDR 4K, é algo muito bom para Gaming.

Sinceramente, não. Quanto à KS7000/8000, não são 20ms, são na realidade 37.5/38ms com o Chroma Subsampling activo (escala 4:4:4 = PC) ou 21/22ms sem o Chroma Subsampling activo.

Provavelmente diminuirão para 30ms fixos, o que será excelente e calará toda a gente. Estes valores aliados a 0.01ms de tempo de resposta fará desta TV uma das melhores para gaming.

Continuas a focar-te demasiado no input lag e a colocares de parte o tempo de resposta que é igualmente importante, como já te explicámos anteriormente. É por isso que embora nas Oleds tenhas um input lag ligeiramente maior, não notas tanto arrastamento como em LCDs tradicionalmente com input lag mais baixos.
 
Só não comprei a 55 B6 por causa do inputlag, porque senão fosse isso nem pensava 2 vezes, ainda por cima com vale de 500euros já dava para o PS VR.

Mas 40ms de inputlag não é para mim.



De acordo com o Rtings, com o ultimo update, o inputlag varia:

4k @ 60Hz @ HDR 38.2ms - 54.5ms
que eu saiba a LG ainda não lançou o firmware que irá segundo eles resolver o problema do input lag , mas mesmo com esse fix duvido que venhas a ter 20ms de lag
 
Sinceramente, não. Quanto à KS7000/8000, não são 20ms, são na realidade 37.5/38ms com o Chroma Subsampling activo (escala 4:4:4 = PC) ou 21/22ms sem o Chroma Subsampling activo.

Provavelmente diminuirão para 30ms fixos, o que será excelente e calará toda a gente. Estes valores aliados a 0.01ms de tempo de resposta fará desta TV uma das melhores para gaming.

Continuas a focar-te demasiado no input lag e a colocares de parte o tempo de resposta que é igualmente importante, como já te explicámos anteriormente. É por isso que embora nas Oleds tenhas um input lag ligeiramente maior, não notas tanto arrastamento como em LCDs tradicionalmente com input lag mais baixos.

Não meto os dois de lado, os 2 são importantes, tempo de resposta/inputlag.

A oled teria tempos de resposta brutais, enquanto que na KS8000 são 16ms

Mas o inputlag da KS é melhor que a B6, são 20ms de acordo com rtings.

Jogo com isso do chroroma subsampling desligado não preciso disso, já agora como sei se tenho isso activado ou não na KS?
 
Back
Topo