Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Para quando pacotes com velocidades de 2Gbs e routers Wi-Fi 6e ou 7?
Espera pela DIGI, até lá não existem grandes probabilidades de aparecer esse pacote.
Relativamente a routers deve aparecer ou este ano ou para o próximo o que tem entrada SFP. Este router terá um custo de 4,99€/mês + custo instalação 40€
Nao existem informações para routers diferentes, as queixas do mau desempenho do FiberGateway são muitas mas ficam abafadas ou dão resposta ao cliente que é dos equipamentos do mesmo.
 
Não tenho fidelização à alguns anos. Eu não quero é pagar uma fatura por inteiro quando apenas vou ter uns dias sem me cortarem o serviço. Está Fatura de janeiro de é 14 de janeiro. Se a de fevereiro for TB a 14 de fevereiro então tinha de pedir para cortar agora nestes dias. Mas estive a ver e a faturação deles não é num dia certo.
 
Não tenho fidelização à alguns anos. Eu não quero é pagar uma fatura por inteiro quando apenas vou ter uns dias sem me cortarem o serviço. Está Fatura de janeiro de é 14 de janeiro. Se a de fevereiro for TB a 14 de fevereiro então tinha de pedir para cortar agora nestes dias. Mas estive a ver e a faturação deles não é num dia certo.
não importa se já não tem fidelização, ao terminar a fidelização o contrato renova por 30 dias todos meses, no mesmo dia do mês em que a fidelização terminou. O melhor é ligar para 16200 e perguntar qual o dia do mes que o contrato renova.
 
Boa noite,

Registei de propósito uma vez que não consigo resolver este meu problema com ningúem:

https://forum.meo.pt/internet-fixa-...abo-no-router-156746?postid=219221#post219221

Tenho o pacote 1Gb/400mb da MEO e tenho flutuações no serviço. Hoje ao fim de muitas insistências vieram trocar o router às 12h e fiquei com 900mb até às 17h, 20h tinha 627mb, e às 21 já só tinha 391mb.


Todas as medições são feitas por cabo à porta 3, com um portátil novinho, sem vpn nenhuma, só com 8% de cpu, 16gb de ram e placa de rede de 1gb, router wifi6


Os técnicos que vieram hoje dizem que não há perdas na fibra ótica. Tenho o router em modo bridge com um segundo router da tplink deco x73-dsl mas para evitar qualquer coisa desligo o router tplink do router meo e faço os testes diretamente no router meo.


Ninguém me consegue ajudar e já estou a perder a sanidade com este mistério.



Alguém consegue ajudar?
 
Boa noite,

Registei de propósito uma vez que não consigo resolver este meu problema com ningúem:

https://forum.meo.pt/internet-fixa-...abo-no-router-156746?postid=219221#post219221

Tenho o pacote 1Gb/400mb da MEO e tenho flutuações no serviço. Hoje ao fim de muitas insistências vieram trocar o router às 12h e fiquei com 900mb até às 17h, 20h tinha 627mb, e às 21 já só tinha 391mb.


Todas as medições são feitas por cabo à porta 3, com um portátil novinho, sem vpn nenhuma, só com 8% de cpu, 16gb de ram e placa de rede de 1gb, router wifi6


Os técnicos que vieram hoje dizem que não há perdas na fibra ótica. Tenho o router em modo bridge com um segundo router da tplink deco x73-dsl mas para evitar qualquer coisa desligo o router tplink do router meo e faço os testes diretamente no router meo.


Ninguém me consegue ajudar e já estou a perder a sanidade com este mistério.



Alguém consegue ajudar?

Consegues os mesmos valores com o TP-Link e com outro dispositivo?

Estão realmente abaixo dos valores de referência da MEO.

Screenshot-2023-02-06-225602.png
 
Sim hoje à tarde antes de ficar lento, tinha os 900mb em todos os aparelhos por cabo, quer no router meo, quer no deco x73 quer no deco x75 pro.

Realizei ainda agora este teste e já subiu um pouco.https://www.speedtest.net/result/14316110668
Consegues verificar a velocidade com outro serviço, como a loja da EPIC Games ou Steam?

Já agora, sabes se essas quedas de velocidade ocorrem sempre nos mesmos períodos?
 
Sim hoje à tarde antes de ficar lento, tinha os 900mb em todos os aparelhos por cabo, quer no router meo, quer no deco x73 quer no deco x75 pro.

Realizei ainda agora este teste e já subiu um pouco.https://www.speedtest.net/result/14316110668

Entretanto os meus vizinhos foram dormir e mistério dos mistérios voltei a ter internet a 900mbs

https://forum.meo.pt/internet-fixa-...abo-no-router-156746?postid=219235#post219235

e0efa41e-fbd3-4795-b266-090e741c53be.png


Este teste é feito no router meo porta 3.

4d82c7a7-806d-4ecd-aac9-1952810dc1f1.png


já no teste acima é ligado ao deco x73-dsl

773e589e-dd1b-42d7-bc5d-6cb2b29e3b9b.png


finalmente neste último já é no x75 PRO

Algúem consegue elucidar-me para o motivo destas variações de valores ao longo do dia?
 
Entretanto os meus vizinhos foram dormir e mistério dos mistérios voltei a ter internet a 900mbs

https://forum.meo.pt/internet-fixa-...abo-no-router-156746?postid=219235#post219235

e0efa41e-fbd3-4795-b266-090e741c53be.png


Este teste é feito no router meo porta 3.

4d82c7a7-806d-4ecd-aac9-1952810dc1f1.png


já no teste acima é ligado ao deco x73-dsl

773e589e-dd1b-42d7-bc5d-6cb2b29e3b9b.png


finalmente neste último já é no x75 PRO

Algúem consegue elucidar-me para o motivo destas variações de valores ao longo do dia?
Essa questão dos horários é suspeita, os períodos de queda de velocidade coincidirem com os períodos mais comuns de saída do trabalho e regresso casa pode levantar algumas hipóteses.
1. Algum dos teus vizinhos estar a utilizar a tua ligação, improvável e conseguias verificar;
2. Pode existir alguma sobrecarga ou congestionamento da rede na zona onde habitas;
3. Pode haver algum problema ou congestionamento na tua instalação, mais provável caso seja de alguma forma partilhada com a dos teus vizinhos (PDO ou cabos).
 
Essa questão dos horários é suspeita, os períodos de queda de velocidade coincidirem com os períodos mais comuns de saída do trabalho e regresso casa pode levantar algumas hipóteses.
1. Algum dos teus vizinhos estar a utilizar a tua ligação, improvável e conseguias verificar;
2. Pode existir alguma sobrecarga ou congestionamento da rede na zona onde habitas;
3. Pode haver algum problema ou congestionamento na tua instalação, mais provável caso seja de alguma forma partilhada com a dos teus vizinhos (PDO ou cabos).
@inguinha realmente começo a desconfiar dos pontos 2 e 3.... Agora não sei como obrigar a MEO a verificar isso.. Tenho andado sempre a insistir no tema que tenho flutuabilidade na rede sem eu fazer nada...
 
@inguinha realmente começo a desconfiar dos pontos 2 e 3.... Agora não sei como obrigar a MEO a verificar isso.. Tenho andado sempre a insistir no tema que tenho flutuabilidade na rede sem eu fazer nada...
Podes conferir no teu contrato qual a velocidade mínima descrita, velocidade real inferior à mínima acordada em contrato dá direito a rescisão.
Para situações em que a velocidade do acesso da internet fixa não cumpra o mínimo estabelecido, o cliente terá o direito a rescindir o contrato sem encargos, sem prejuízo da apresentação de ofertas alternativas pela MEO, nomeadamente através de tecnologia wireless

Podes sempre alegar que caso não verifiquem a situação procederás à cessação de contrato, o que é um direito teu.

Se estás a pagar por 1000/400 então têm de te fornecer de forma estável pelo menos o mínimo acordado em contrato.
Se a tua zona ou a tua instalação não permite usufruir do serviço 1000/400 de forma estável tinham de verificar e informar-te, dessa forma poderias escolher uma outra velocidade ou até um outro operador.

Aperta com eles.
 
Entretanto os meus vizinhos foram dormir e mistério dos mistérios voltei a ter internet a 900mbs

https://forum.meo.pt/internet-fixa-...abo-no-router-156746?postid=219235#post219235

e0efa41e-fbd3-4795-b266-090e741c53be.png


Este teste é feito no router meo porta 3.

4d82c7a7-806d-4ecd-aac9-1952810dc1f1.png


já no teste acima é ligado ao deco x73-dsl

773e589e-dd1b-42d7-bc5d-6cb2b29e3b9b.png


finalmente neste último já é no x75 PRO

Algúem consegue elucidar-me para o motivo destas variações de valores ao longo do dia?
Isso deve ser OLT congestionado, devido à splittagem da fibra 😕
 
Isso deve ser OLT congestionado, devido à splittagem da fibra 😕
Bem, depende...

Trago novidades, não são boas.

Agora quando se usa o giga, ou seja, o vosso download bate nos 970/980mbps, a velocidade de upload é reduzida no OLT para 90/100mbps. Tudo é feito em questão de milisegundos.
Antes só perdiamos para a perda de +/- 20mbps para a confirmação dos pacotes.
As novas normas em teste entraram em vigor a 15/01/23, como ninguém se pronunciou (não houve reclamações) passam a efectivas.
Alguém pode explicar melhor? Fiquei baralhado no porquê em termos técnicos. Alguém expecialista por aqui?
 
Ahaha o classico "se ninguém se queixar está bom".
Reparei que o a UZO (que é a Altice/MEO) puseram agora pacotes 1gb/100, talvez esteja relacionado? Ou não, sinceramente essa parte não tenho muito conhecimento...
 
Bom dia companheiros.

Não sei se já foi colocada aqui esta questão mas cá vai. Na duvida de me repetir peço já desculpa.

Estou a construir uma casa e está nos finalmente. Mandei colocar fichas RJ45 nas divisões e tal, quadro de telecomunicações e tudo mais. A minha questão é, eu consigo deixar o router dentro do quadro de telecomunicações? Pergunto isto porque nao gosto de ver o cabo da fibra na sala (o meu robot de limpeza já arrancou um ou outro, erro meu confesso).

A ideia seria alimentar todas as saídas RJ45 no quadro de telecomunicações.

Não sei se me faço entender pois sou leigo nesta área
 
Bom dia companheiros.

Não sei se já foi colocada aqui esta questão mas cá vai. Na duvida de me repetir peço já desculpa.

Estou a construir uma casa e está nos finalmente. Mandei colocar fichas RJ45 nas divisões e tal, quadro de telecomunicações e tudo mais. A minha questão é, eu consigo deixar o router dentro do quadro de telecomunicações? Pergunto isto porque nao gosto de ver o cabo da fibra na sala (o meu robot de limpeza já arrancou um ou outro, erro meu confesso).

A ideia seria alimentar todas as saídas RJ45 no quadro de telecomunicações.

Não sei se me faço entender pois sou leigo nesta área
Sim consegues colocar o router no quadro de comunicações.
Pode ter é duas desvantagens em relação a deixar o aparelho exposto, que são um maior aquecimento e uma atenuação no sinal do Wi-Fi.

Dependendo do número de fichas RJ45 que pretendes alimentar podes também precisar de colocar um switch no quadro.

Caso só pretendas alimentar as portas RJ45 no quadro um switch resolve a questão.
 
Back
Topo